Novo Wireshark 3.0! Veja a nu o que anda na sua rede

10 Comentários

Quantas vezes já teve a necessidade de perceber o que se passa de errado com a sua rede de dados? Lentidão, comunicações estranhas, falhas de comunicação, todos estes “sintomas/comunicações” podem ser facilmente estudados tendo uma ferramenta para esse efeito.

No campo do “sniffing” de dados,  a ferramenta mais popular é sem dúvida o Wireshark. Vamos conhecer o que traz de novidades a nova versão.

Wireshark 3.0


Foi em dezembro de 2015 que ficou disponível ao público a versão 2.0 do mais popular sniffer de redes. O Wireshark é uma ferramenta de análise protocolar, que permite a captação em tempo real de PDUs (Protocol Data Unit). 

Wireshark 3.0

O processo de captura de tráfego é realizado via placa de rede (seja wireless ou wired), funcionando esta num modo especial que é designado de modo promíscuo (possibilidade de capturar todos os pacotes, independentemente do endereço de destino).

Wireshark 3.0

Quais as novidades do Wireshark 3.0?

De acordo com a documentação disponibilizada, o Wireshark 3.0 traz várias melhorias ao nível da interface gráfica e foram removidas algumas funcionalidades mais obsoletas.

Wireshark 3.0

Esta nova versão traz suporte para novos idiomas, suporte inicial para tokens  PKCS #11 para decifrar RSA no TLS  e o instalador para Windows vem agora com Qt 5.12.1.

As interfaces sshdump e ciscodump extcap podem agora usar o recurso proxy para ligações SSH.

O Wireshark é provavelmente o melhor sniffer com interface gráfica e sem dúvida uma ferramenta essencial para qualquer administrador de rede ou curioso nesta área das redes de comunicação. O Pplware tem já alguns tutoriais disponíveis que podem ajudar os iniciantes – ver aqui.

Wireshark

Leia também…

Wireshark: Vamos “snifar” tudo o que passa na rede

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spoky
    Spoky

    Aos especialistas e entendidos na materia, o que devo aprender neste programa para por exemplo detectar intrusos, IPs estranhos, pacotes estranhos, é possível decifrar pacotes? Alguem pode dar um ilustre ou onde pesquisar os comandos? O que recomendam verificar semanalmente, mensalmente para prevenção por exemplo?

    Eu conheço Wireshark, sei o básico do básico. Mas gostaria de saber o mais importante, os protocolos, os “rules” para detectar alguma anomalia, alguma atividade suspeita e posteriormente analisar-la.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Outro exemplo, o Wireshark é possível fazer um monte de coisas. Mas é possível saber se estão-nos a espiar? Por exemplo alguma agência etc? Como devo proceder? Que tipos de protocolo devo vigiar? Alguma regra em especifico para aplicar e filtrar?

      1. Avatar de John
        John

        Sinceramente duvido que tenhas alguma coisa que valha a pena espiar 🙂

  2. Avatar de gonsa
    gonsa

    Youtube e Google são teus amigos.

  3. Avatar de Greaser
    Greaser

    E sobre a ferramenta de engenharia reversa Ghidra da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA disponibilizada recentemente gratuitamente…

  4. Avatar de Vera Lucia
    Vera Lucia

    Software inútil, funcionava bem quando as redes eram compostas por hubs agora com switches é inútil só dá para ver o próprio trafego.

    1. Avatar de Nuno Daniel
      Nuno Daniel

      Wrong! Port mirroring.

    2. Avatar de nop90
      nop90

      lol, tanta ignorância num só comentário

  5. Avatar de Rafael
    Rafael

    Wireshark é o maior medo da Microsoft.
    Por aí detectas tudo o que fazem.