Router Fiber Gateway MEO: Como mudar o nome das redes Wi-Fi

66 Comentários

A MEO tem um novo e poderoso router que foi concebido pela Altice Labs em Aveiro e que garante comunicações 10x mais rápidas no Wi-Fi.

Designado de Fiber Gateway, este é um dos primeiros routers a suportar a norma 802.11ac Wave 2 podendo oferecer uma largura de banda na ordem dos 1,73 Gbps. A interface de gestão também foi renovada e hoje vamos mostrar como mudar facilmente o nome das redes Wi-Fi.


Como sabemos as redes Wi-Fi têm associado um SSID (Service Set IDentifier) – vulgarmente referido como nome da rede. Este nome consiste num conjunto máximo de 32 carateres (números e letras) e o utilizador atribuir-lhe o nome que pretender (veja aqui algumas sugestões).

Para procederem à mudança do nome da rede Wi-Fi no novo Router Fiber Gateway devem seguir os seguintes passos:

Passo 1) Para começar devem aceder à página de administração do router, usando o endereço http://192.168.1.254, e introduzir as credenciais de acesso (meo/meo). Se tudo estiver OK, devem entrar na página de gestão do router. Logo na página inicial devem carregar sobre o ícone do Wi-Fi 2,4 Ghz ou Wi-Fi 5 Ghz para acederem às configurações da rede Wi-Fi.

Nota: O Fiber Gateway da MEO tem suporte para a mais recente norma técnica Wi-Fi (802.11 ac wave 2) com ligações simultâneas na banda de 2.4 Ghz e 5 Ghz, possibilitando acesso a velocidades 10x mais rápidas do que as ligações anteriores apenas a 2,4 Ghz (802.11 b/g/n). Sempre que possível o utilizador deve ligar-se à rede que funciona nos 5Ghz.

Passo 2) Já dentro da interface de configuração, escolhemos se pretendemos alterar o nome da rede nos 2,4 Ghz ou nos 5Ghz. Para este exemplo vamos escolher a rede dos 5 Ghz. Para alterar o nome e outras configurações basta carregar em Editar.

Passo 3) Em seguida, como mostra a figura, há vários parâmetros que podem alterar no que diz respeito à rede a operar nos 5Ghz. É possível definir:

  • A largura de canal (define o tamanho da ligação disponível para a transferência de dados. Um canal de 40 MHz designa-se normalmente por canal largo. No caso de um canal de 20 MHz, estes são designados de canais estreitos. A norma 802.11ac suporta canais agrupados de 80 e 160 MHz (saber mais aqui).
  • Canal
  • Potência de transmissão
  • SSID (nome da rede)
  • Autenticação de rede
  • Ativação da funcionalidade WPS
  • Modo de encriptação
  • Password (chave de acesso à rede)

Depois de efetuadas as alterações é só gravar e ver se o novo nome da rede já aparece.

E pronto, está feito. Esta é uma configuração relativamente simples de realizar. Desta forma, podem dar um novo nome à vossa rede Wi-Fi que até pode servir de publicidade no caso de estar afeta a uma superfície comercial. Em nossa casa, basta darem asas a imaginação. Não se esqueçam que agora passam a ter dois SSID de redes Wi-Fi (um para a rede 2,4 Ghz e outro para a rede 5Ghz).

Qual a sua opinião sobre o novo router da MEO e respetiva interface?

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Almeida
    Carlos Almeida

    Bom dia,
    sabem-me dizer por favor as dimensões deste novo router, principalmente a altura dele?
    Desde já agradeço.
    Cumprimentos
    Carlos Almeida

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Carlos: 244x202x35 (mm)

      1. Avatar de Carlos Almeida
        Carlos Almeida

        Muito obrigado.
        Cumprimentos
        Carlos Almeida

      2. Avatar de Carlos Almeida
        Carlos Almeida

        Desculpe Pedro, só mais uma questão, se me puder ajudar, o suporte é desmontável para o colar na horizontal? É que o local da instalação tem apenas 23 cm? Sabe-me dar essa informação?
        Muito obrigado.
        Carlos Almeida

  2. Avatar de A.Soares
    A.Soares

    Bom dia Sr. Pedro Pinto,
    sabe-me dizer se este Router está disponível para os novos clientes / pacote Fibra telf + NET 100+100 por 22.99 ? E se não for abusar, sabe-me informar se têm acesso DMZ?
    Cumprimentos

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas A.Soares.
      DMZ tem.
      Relativamente à disponibilização para novos clientes, penso que só nos pacotes Giga. No entanto penso que é possível ter o equipamento mediante o pagamento de uma mensalidade adicional. Tem de se informar com a MEO.

      Abraço
      PP

      1. Avatar de A.Soares
        A.Soares

        Obrigado Pedro P. pela disponibilidade, e celeridade na resposta!
        em alternativa ( já pensando que podem não fornecer sem custos adicionais ) o outro Router têm DMZ? ( calculando que será o Technicolor TG784n v3 )
        Se poder confirmar/ajudar, agradeço
        Abc
        AS

    2. Avatar de M.Sousa
      M.Sousa

      Tenho o mesmo serviço MEO, mas por 28,99!!! estou a ver que tenho que negociar mais.

  3. Avatar de Carlos Almeida
    Carlos Almeida

    Desculpe Pedro, só mais uma questão, se me puder ajudar, o suporte é desmontável para o colar na horizontal? É que o local da instalação tem apenas 23 cm? Sabe-me dar essa informação?
    Muito obrigado.
    Carlos Almeida

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Dar dá, mas não é aconselhável por questões de refrigeração.

      Abr
      PP

      1. Avatar de Carlos Almeida
        Carlos Almeida

        Muito obrigado.
        Abraço
        Carlos Almeida

      2. Avatar de Fernando Catarino
        Fernando Catarino

        Bom dia. Também pedi para me colocarem na horizontal, quando fizeram a instalação. Como já tinha uns tubos em aluminio a separar a box do router adsl, disseram logo que sim por tinha como refrigerar.

  4. Avatar de Nuno C
    Nuno C

    Bom dia,

    Sabem se suporta VPN?

    Obrigado

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não suporta (nativamente)

  5. Avatar de Benni
    Benni

    Aos entendidos… Comparado com um Asus rt-ac87u qual vos parece ser melhor? Asus certo?

  6. Avatar de Rudi
    Rudi

    Suporta bridge mode para um router privado?

      1. Avatar de Rudi
        Rudi

        Então não há forma de obter um ip publico para um router e tem de se usar o ip interno do fiber gateway?

        1. Avatar de Pedro Pinto

          O router tem sempre um IP público associado, que até o podes associar a um equipamento.

          1. Avatar de Rudi
            Rudi

            Ok execelente, obrigada pela informação.

          2. Avatar de Manel
            Manel

            Lamento, Pedro, está errado. Permite bridge sim. Está em desenvolvimento.

          3. Avatar de Pedro Pinto

            Neste momento não permite! Qual a dúvida?

    1. Avatar de Eduardo Protasio
      Eduardo Protasio

      Alguma novidade relativamente a este tópico? Já permite bridge. Para verem, na minha configuração actual eu ligo o meu router directamente ao ONT. Não uso a linha telefónica.

      Estou a usar em ambiente empresarial e tenho 1 router com 2 portas WAN para ter redundância de internet. Se não me permite brigde, terei que ficar na configuração actual. Mas as velocidades interessavam-me bastante.

      Não é possivel usar os ONT’s actuais para atingir estas velocidades?

  7. Avatar de Fernando Dias
    Fernando Dias

    Não é possivel atribuir o mesmo nome aos SSID 2.4 e 5.0

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Era suposto ?

      1. Avatar de Fernando Dias
        Fernando Dias

        Claro! Em todos os equipamentos que tenho tido podia e posso dar o mesmo nome ao SSID 2.4 e 5.0. estou a falar em DrayTek e Asus que actualmente é um RT-AC 3200
        Se não o puder fazer não compro o router era só o que mais faltava ter de andar a trocar de rede para aceder no mesmo router

        1. Avatar de Manel
          Manel

          Fernando, aqui vai uma dica: Não podes comprar o router anyway lol…

          1. Avatar de Fernando Dias
            Fernando Dias

            Agradecido.
            Não conheço este novo equipamento da MEO mas todos os outros que tive comparados por exemplo com os DrayTek eram uma bosta. Estamos a falar de equipamentos empresariais com capacidades interessantes como suportarem 50 VPN, terem uma area onde era possivel configurar dados para ele se ligar como se fosse o router da meo. Ligavas o Draytek no ONT e não precisavas do router da meo para nada. Com este tem o ONT integrado vai ser mais dificil arranjar um que sirva. Mas enquanto der não quero o router da MEO a trabalhar para mim.

      2. Avatar de PCN
        PCN

        Dar dá… o router é que ainda não tem inteligência para saber qual é melhor nem o telemóvel. Além disso, com o mesmo nome normalmente o router irá sempre apanhar o 2,4GHz em primeiro lugar porque a cobertura é maior. Já ouvi falar de redes MESH que fazem esse handover de forma limpa, e acho que alguns iPhones também já têm qq coisa, mas do lado dos routers não conheço. Vejam este artigo da apple: https://support.apple.com/pt-pt/HT202628

  8. Avatar de Luis A.
    Luis A.

    Podem postar mais fotos do router? O mesmo já vem com o nome altice, em vez de MEO? Obrigado

    1. Avatar de Manel
      Manel

      Essa é a parte que mais te importa nisto tudo? O naming no plástico? Santa Maria…

  9. Avatar de Alexandre Castro
    Alexandre Castro

    Acabaram de fazer a instalação em casa, mas colocaram um outro router (branco), diz o técnico que tem as mesmas definições para o serviço pedido M4O Giga. A única diferença é que não tem o ONT já incluído. Podem-me dizer se é verdade ou deverei cancelar esta instalação?

    1. Avatar de Alexandre Castro
      Alexandre Castro

      Após reclamações dizem que não colocam o novo router!! Argumentam que são iguais (antigo e o novo FiberGateway) Pplware, deverei concluir que são iguais os routers?

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Se não tens largura de banda para o novo router…o antigo até tem mais coisas 😀

        1. Avatar de Alexandre Castro
          Alexandre Castro

          Confirmaram que poderia ter o novo router https://pplware.sitedev.pt/informacao/novo-router-da-meo-10x-rapido/, não entendo então para que anunciaram o novo router.

        2. Avatar de Manel
          Manel

          Pedro, porque continuas a induzir a malta em erro? Dizes que não dá bridge. Dizes que o antigo tem mais coisas.

          Ainda nao percebeste que estão em desenvolvimento? Incrivel..

          1. Avatar de Pedro Pinto

            É mesmo isso…não faz bridge e o antigo tem mais funcionalidades neste momento…no entanto não é tão poderoso

  10. Avatar de joão dias
    joão dias

    Boa tarde meus caros,

    Sabem dizer-me como se coloca novas portas neste router, estou a ter muitas dificuldades em resolver este problema.

    João Dias

  11. Avatar de Gilberto Santos
    Gilberto Santos

    Este router de momento tem bugs.
    o maior problema de momento é não dar para encaminhar a porta 80.

  12. Avatar de nuno ribeiro
    nuno ribeiro

    Não consigo entrar na admin do router (http://192.168.1.254/) com a combinacao meo/meo. Dá sempre “Login falhou. Por favor insira credenciais válidas.”
    Será que mudaram?

      1. Avatar de nuno ribeiro
        nuno ribeiro

        É o novo Fiber. Por baixo do router diz mesmo user/pass = meo
        Mas não consigo entrar com meo meo nas credenciais.

        1. Avatar de Emi
          Emi

          o mesmo aqui. Alguem sabe outra senha de acesso?

          1. Avatar de AFPinto
            AFPinto

            Entrem com o chrome. Com o IE não reconhece o login meo/meo, mas com o chrome já dá.

    1. Avatar de João
      João

      estou com o mesmo problema… deixei de conseguir aceder hoje… devem ter feito algum update, e mudaram as credenciais de acesso…

  13. Avatar de João
    João

    voces no username têm que meter meo mesmo em letras minusculas, ele é case sensitive! Eu metia o M em maiusculo e dava erro sempre 🙂

  14. Avatar de nuno ribeiro
    nuno ribeiro

    Não João, eu utilizo meo meo para login e pass e simplesmente dá erro de credenciais.
    Não consigo perceber porque não dá. É provável que as credenciais não sejam mesmo meo meo.

    1. Avatar de Johnson
      Johnson

      Eu tenho o mesmo problemo de login com meo/meo

      1. Avatar de nuno ribeiro
        nuno ribeiro

        continuo sem conseguir aceder com meo/meo mesmo no Chrome…. dá credenciais inválidas.

  15. Avatar de RD
    RD

    Uma vez que o router não suporta VPN nativamente, alguem sabe como se pode instalar isso? Um tutorial aqui dava jeito. Obrigado

  16. Avatar de Jorge Cardoso
    Jorge Cardoso

    Boas,

    Alguém já fez algum tipo de teste de velocidade de transferência de dados para um disco externo ligado ao router por USB?
    Fiz uma pequena experiência mas as velocidades que obtive não chegavam aos 3 MB/sec.

    Cumps

  17. Avatar de Nuno
    Nuno

    Tenho este router instalado.
    Vou comprar um adaptador Wifi para o meu PC. Para apanhar a rege 5G tem que ser 5G ou 5.8G também dá?
    Obrigado

  18. Avatar de Pedro
    Pedro

    Como desactivar MEO-WIFI?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Isso é feito na área de cliente. Mas não aconselhamos…Não gostas de ter rede MEO em outros locais?
      https://pplware.sitedev.pt/tutoriais/networking/no-tem-acesso-aos-hotspots-da-meo-wifi-saiba-o-que-fazer/

  19. Avatar de Michael
    Michael

    Bom dia, tenho este equipamento em casa. Mas ele está sempre a reiniciar/desligar. De forma aleatória. E às vezes tenho de ir fazer off/on no aparelho para ele dar sinal outra vez. Quer esteja a ser usado ou não! Está avariado? Alguma ideia que me possam ajudar?

    1. Avatar de jose
      jose

      Instalaram me agora e está acontecer me o mesmo , conseguiram resolver o problema?

  20. Avatar de paulo
    paulo

    sabem como desligar o meo-wifi neste router

  21. Avatar de José
    José

    Instalei recentemente MEO FIBRA e o router que me deixaram cá ficar foi esse, de momento estou satisfeito porque ele cumpre os objectivos, no entanto há duas coisas que queria fazer (se fosse possível), uma já vi que sim e que é mudar o nome da rede, a outra era alterar a password das redes wi-fi, será possível fazer isso sem afectar o desempenho e segurança do router, se sim alguém me sabe explicar como fazer?
    Obrigado

  22. Avatar de David
    David

    Bom dia, tenho o novo router Fiber Gateway MEO e gostava de o configurar, de modo a que na box não tivessem acesso aos códigos da rede WI-fi, para os clientes não entrar na minha rede.
    Será possível? Como posso fazer?
    Obrigado

  23. Avatar de nuno
    nuno

    continuo sem conseguir aceder com meo/meo mesmo no Chrome…. dá credenciais inválidas.

  24. Avatar de A.Pereira
    A.Pereira

    Bom dia alguém que me possa ajudar com a seguinte questão neste router. Não sei como eliminar montes de equipamentos que foram sendo ligados via wifi, tenho receio de fazer um remoto de fábrica e ficar as escuras. Uma ajuda seria bem vinda.
    Obrigado

    1. Avatar de A.Pereira
      A.Pereira

      Quis dizer reiniciar em modo de fábrica. As minhas desculpas
      Obrigado

  25. Avatar de Sam
    Sam

    Boas a todos!

    É possível configurar uma entrada de static arp?

    Obrigado!

  26. Avatar de Pedro Catarino
    Pedro Catarino

    Bom dia.

    Não consigo ter acesso à página do setup do router através do http://192.168.1.254. Alguém tem o mesmo problema e como resolveu?