WampServer 2.0i – Apache + MySQL + PHP no Windows

28 Comentários

Quando necessitamos de criar sites/conteúdos Web, temos de possuir um ambiente de desenvolvimento que possua suporte para as tecnologias nas quais vamos desenvolver os nossos sites.

O WampServer é um ambiente de desenvolvimento WEB (semelhante ao XAMPP) do qual fazem parte o Apache, MySQL e PHP.

Através deste pacote de software, qualquer utilizador conseguirá colocar em funcionamento um servidor WEB completo, sem qualquer configuração adicional.

wamp

Para quem não sabe, o Apache Web Server foi criado em 1995 por Rob McCool, que na altura era funcionário da NCSA (National Center for Supercomputing Applications). Este servidor web é distribuído numa variedade de plataformas impressionante, deste o Windows, Linux, Novel, Mac, OS/2 BeOS e etc. O PHP é uma linguagem de programação para server-side scripting e o  MySQL Base de dados open source mais popular. O PHPMyAdmin permite gerir facilmente (via browser) as base de dados.

O WampServer 2.0i traz incluído:

  • Apache 2.2.11
  • MySQL 5.1.36
  • PHP 5.3.0
  • PHPMyAdmin

Funcionalidades do WampServer 2.0i

  • Gestão dos serviços: Apache e MySQL
  • Instalação/troca para novas versões do Apache, MySQL e PHP
  • Acesso e gestão de logs
  • Criação de alias
  • Definir idiomas

Como começar

Depois de efectuar o download da aplicação (aqui) basta mandar instalar.

wamp_1

Será necessário definir onde vamos instalar o Wampp.

wamp_2

Após instalação, basta acedermos ao ícone posicionado na barra de tarefas, para usufruirmos das funcionalidade do WampServer.

wamp_3

Vamos testar a página por omissão (carregar em Localhost), para verificar se está tudo a funcionar.

wamp_4

Nota importante: O directório (definido omissão) onde podemos colocar os nossos sites é: C:\wamp\www. No caso de colocarem um site dentro da pasta pplware, o acesso via browser a esse site deverá ser feito da seguinte forma: http://localhost/pplware.

Agradecimento ao Nuno Amaral pela dica

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7
Download: WampServer 2.0i [16 MB]
Homepage: WampServer

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marcio
    Marcio

    Eu sempre utilizei o xampp, e sempre me dei bem. Aliás tenho mais de 500 websites a funcionar.
    Não sei se devo tentar mudar para este, pois não vejo nada que possa substituir o xampp em matéria de funcionalidades.

  2. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Faltou nesse artigo, talvez possa ser feito em outro, uma comparação entre os dois produtos. O que levaria um desenvolvedor a escolher um ou outro.

  3. Avatar de Inluxc
    Inluxc

    Já usei os dois.. mas agora optei pelo Zend Server Community Edition, muito bom..

  4. Avatar de Street Racer
    Street Racer

    O que dava mesmo jeito era arranjar uma maneira de ter o Apache, PHP e MySQL sem registar serviços (sem precisar direitos de administrador) é que dava jeito!

    1. Avatar de JGomes

      é opcional no WAMP registar serviços.

    2. Avatar de João
      João

      O EasyPHP / Wamp package permite isso. Depois de instalado basta copiar a pasta do EasyPHP por exemplo para uma pen, e correr em qualquer PC, independentemente dos direitos do utilizador (PHP 5.3.2 | Apache 2.2.15 | MySQL 5.1.45 | PhpMyAdmin 3.3.2).

  5. Avatar de Carlos Reis
    Carlos Reis

    Este programa é bom e simples de usar. É uma boa referência, até o tenho no meu tópico no fórum

    http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=5834

    🙂

  6. Avatar de Nuno Amaral

    Eu uso isto. Recomendo.

    1. Avatar de Mandrake
      Mandrake

      Uso faz um tempinho, recomendo pra desenvolver aplicações.

      Mas pra Sites Robustos nada melhor que o apache e mysql instalado na raça. =D

      1. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Neste caso, apenas o xampp apenas se limita a fazer a instalação das várias aplicações. Tens total acesso ao php.ini, o conf do apache e ao mysql.

        Não fazes nenhum site robusto (não entendi a parte do robusto) melhor que eu, so porque instalas os componentes em separado.

        A robustez de um site não depende do modo como instalas, mas sim, do modo como programas.

  7. Avatar de pfizer
    pfizer

    Olá,

    Usei o Wamp durante algum tempo.. no entanto certo dia “bateu mal”..

    Instalei o Xampp e vos digo que além de fazer o mesmo serviço que o Wamp disponibiliza mais serviços.

    Ah e o problema que me tinha dado com o Wamp nao se voltou a repetir, portanto e na minha opiniao, Wamp é jeitoso mas Xampp dá-lhe o bigode!

  8. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    viva,
    eu tenho usado o Xamp, mas desde algum tempo que o sites não apresentam as imagens completas, só aparece o inicio da imagem… será que o wamp resolve?

    1. Avatar de Marcio
      Marcio

      Não apresentar imagens completas de certeza que não é do xampp, mas sim de algum erro que efectues sem saber. Coloca melhor a tua duvida que de certeza que se não for eu, alguem te ajudará.

  9. Avatar de Guilherme-BR
    Guilherme-BR

    Gostei desse pois parece ser mais enxuto, ou seja só o essencial..!

  10. Avatar de Francisco
    Francisco

    Uso isto, 5* recomendo.

  11. Avatar de Brunno dos Santos

    Pois é eu não trocaria o Xampp por outro por nada… e o post não me ofereceu NADA a mais que o Xampp, que além de fácil instalação tem fácil configuração!
    Eu mesmo precisei instalr o Tomcat para servir sites em JSP e foi uma tarefa bastante tranquila…
    A única coisa que eu não consigo de modo algum é instalar o Subversion para funcionar junto ao Apache, aliás se alguem aqui souber como, por favor, me deem um help.

  12. Avatar de Jocele Alexandre dos Reis
    Jocele Alexandre dos Reis

    alguem ai ja viu falar do vertrigo… pois é, faz a mesma coisa…
    http://vertrigo.sourceforge.net/

  13. Avatar de João
    João

    Boas, eu já utilizei varias vezes o WampServer e nunca tive problemas, mas agora há uns tempos atrás ele começou-me a barra varias comando em HTML/PHP.
    Eu acho que tem a ver com versões mais antigas. conheço pessoas que tem versões antigas e corre tudo, mas nesta versão de volta e meia barra alguns comandos. alguém sabe o porque?

  14. Avatar de João Godinho
    João Godinho

    Tenho um site em php, meti na pasta do localhost, etc.
    Mas não funcionam as includes.

  15. Avatar de João Godinho
    João Godinho

    Ninguém sabe?

  16. Avatar de Max
    Max

    Gostaria de hospedar paginas desenvolvidas no eclipse, utilizando JSP.

    coloquei uma pagina JSP dentro do diretorio padrão do wamp e chamei no navegar, porem ele somente mostrou todo o codigo da pagina….

    Como posso fazer para hospedar paginas JSP?

  17. Avatar de Heron da Veiga

    Olá vc pode me ajudar? pq acontece este erro?

    segue uma print
    http://veigaeveiga.com.br/erros/ERRO_WAMPSERVER_01.jpg

    desde já agradeço

  18. Avatar de Homeopata
    Homeopata

    Olá,
    Estou tentando instalar um servidor Apache com o Moodle para colocar um curso online. Instalei o pacote completo que baixei do site da Moodle sem nenhum problema. O site abre perfeitamente no computador com o endereço http://localhost mas quando tento abrir a partir do endereço

  19. Avatar de Homeopata
    Homeopata

    Olá,
    Desculpem, a mensagem anterior saíu sem eu querer, devo ter carregado nalguma tecla sem querer.

    Estou tentando instalar um servidor Apache com o Moodle para colocar um curso online. Instalei o pacote completo que baixei do site da Moodle sem nenhum problema. O site abre perfeitamente no computador com o endereço http://localhost mas quando tento abrir a partir do endereço que criei no no-ip nada funciona. já abri a porta no router Thomson do MEO mas continuo sem conseguir ser visto, mesmo tentando no site see-me diz sempre que existe erro. Alguém pode dar alguma dica? Obrigado.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Tens de criar um VHost para esse ip.

  20. Avatar de Valmir
    Valmir

    Baixei o software moodle no meu pc e criei banco de dados e o curso, agora como faço para coloca-lo na web? Tenho instalado no meu pc o wampserver, grato

    Valmir

    1. Avatar de Homeopata
      Homeopata

      1º é necessário ter (comprar)um domínio, ou alugar espaço num servidor, ou configurar o seu computador para servir a internet. Existem soluções baratas caso não tenha um IP estático. Se seu IP for dinãmico pode utilizar um redirecionador de IP como o No-IP que deve ficar sempre ligado e direciona todos os internautas para o seu IP e sempre que ele mude o NO_IP assume no novo IP e faz o redirecionamento.

      2º Caso tenha modem com router wireless tem que abrir a porta 90 para o seu computador(se não estou em erro é a 90, mas é melhor confirmar). Se essa porta não estiver aberta o NO-IP não consegue entrar no seu computador para redirecionar o IP.

      Depois de tudo isso estar preparado sugiro que abra o XAMPP Control Panel Aplication para fazer o start e stop do Apache e do MYSQL.

      Eu consegui fazer isso tudo. Demorei um bocado mas fui lá.

      Boa sorte.