Wi-Fi HaLow – Chegou o concorrente do Bluetooth e do ZigBee

17 Comentários

Apesar dos requisitos normalmente fáceis de satisfazer, a Internet das Coisas veio trazer novos desafios na área da energia. Os protolocos de comunicação sem fios actuais oferecem mais do que largura de banda suficiente para os mais diversos serviços nesta área mas falham sobretudo na gestão energética.

Assim a Wi-Fi Alliance anunciou hoje na CES 2016 um novo protocolo direccionado para a Internet das Coisas ao qual deu a denominação de IEEE 802.11ah HaLow.

wifi


Contrariamente ao que se vinha a projectar até hoje para outras soluções, a maioria dos projectos assentes na filosofia da Internet das Coisas não necessita propriamente de muita largura de banda. Por outro lado, apesar de actualmente os protocolos Wifi suportarem comunicações acima dos 300 Mbps, a verdade é que não são muito eficientes no que se refere à energia.

O bluetooth aparece assim como a tecnologia ideal, especialmente a partir da versão 4.2 uma vez é eficiente em termos energéticos, permite o acesso à Internet e a capacidade de transporte de dados é até 10 vezes superior comparativamente a versões bluetooth anteriores. No entanto, como todos sabemos, o a tecnologia bluetooth é apenas adequada para comunicações de curta distancia (inferiores a 100m).

Juntando o melhor dos dois mundos, a  Wi-Fi Alliance anunciou hoje o IEEE 802.11ah HaLow, um novo protocolo direccionado para os projectos da área das Internet das Coisas que tem como principal característica a eficiência energética. De acordo com a informação disponível no site wi-fi.org, este novo protocolo garantirá um bom raio de cobertura e funcionará na gama dos 900 Mhz.

80211spectrum-diagram

A confirmar-se na prática as características anunciadas, o Wi-Fi HaLow será o protocolo perfeito para a área da domótica, para carros inteligentes, saúde “digital”, agricultura, equipamentos de fitness, relógios inteligentes, Smart citys, etc.

Wi-Fi HaLow is well suited to meet the unique needs of the Smart Home, Smart City, and industrial markets because of its ability to operate using very low power, penetrate through walls, and operate at significantly longer ranges than Wi-Fi today.

Wi-Fi HaLow expands the unmatched versatility of Wi-Fi to enable applications from small, battery-operated wearable devices to large-scale industrial facility deployments – and everything in between

Edgar Figueroa, Presidente e CEO da Wi-Fi Alliance

A Wi-Fi Alliance revela também que certamente a maioria dos equipamentos que até actualmente apenas funciona na gama dos 2.4 Ghz (802.11 b/g/n/) e 5Ghz (802.11ac) passarão também a ter suporte para o IEEE 802.11ah, para a gama dos 900 Mhz. Tal como outros dispositivos Wifi, os equipamentos com Wi-Fi HaLow terão como base o protocolo IP, o que aumenta significativamente a importância e utilidade deste protocolo.

Os primeiros equipamentos com suporte para esta nova norma só deverão chegar em 2018. Relativamente à largura de banda, não existe qualquer informação pela parte da entidade.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de alguem
    alguem

    Boas noticias, mas contudo tenho uma duvida. Sabendo que a gama dos 900hz também é usada para as telecomunicações radio GSM, UMTS e tambem para o LTE, como é que não vai existir degradação de sinal entre ambos?

    1. Avatar de int3
      int3

      não vai porque podes modular dados por frequência com apenas alguns KHz de largura.

  2. Avatar de Marco Pinheiro
    Marco Pinheiro

    900mhz? A frequência da tdt e do 4g na Europa? Não vai correr muito bem por estes lados, nos EUA talvez.

    1. Avatar de Poeta
      Poeta

      Por acaso 900MHZ é da 3G, seja como for tem razão, não vai ser permitida esta frequência na Europa para o WIFI.

    2. Avatar de Modem
      Modem

      os 900Mhz são usados nas redes 2G e 3G, e nos EUA tb existem redes 2G, podem é usar outra banda.

  3. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Na banda dos 900 MHz a largura de banda deverá ser relativamente fraquita, mas o alcance bem superior ao normal

  4. Avatar de Pedro Monteiro
    Pedro Monteiro

    Welcome 5G 2020

  5. Avatar de Alex
    Alex

    GSM – 850Mhz (America)
    GSM – 900Mhz
    DCS – 1800Mhz
    PCS – 1900Mhz (America)
    3G UMTS – 2100Mhz
    4G LTE – 2600Mhz

    1. Avatar de Rui
      Rui

      LTE em Portugal funciona nas bandas 3, 7 e 20… E só uma curiosidade o 1 iPhone com LTE em Portugal, só funciona na banda 7 = 1800MHz.

  6. Avatar de RC1
    RC1

    A apple ja criou ha uns tempos o air send que usa wifi directo entre 2 smartphones a mais de 760mbs. O bluetooth n chega a 3mbs

  7. Avatar de Rodrigo Almeida
    Rodrigo Almeida

    Receio que com esta tecnologia as áreas urbanas vão ficar ainda mais saturadas. Imaginem tudo o que é MEO/ZON/VDF a emitir em 900Hz.

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    @Rodrigo, parece-me que isto não vai ser para comunicações de telemóveis. Será antes para aplicações máquina para máquina.

  9. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    A regulamentação nacional (anexo 4 do QNAF/ANACOM) não contempla o uso de dispositivos isentos de licenciamento nessa banda, julgo que na maioria da Europa a situação será idêntica.
    Existe contudo uma faixa nestas condições nas imediações dos 866MHz, usada tipicamente para alarmes e estações meteorológicas sem fios, no entanto, a reduzida largura da mesma e as regras de operação julgo inviabilizarem o uso nesta aplicação.

  10. Avatar de Costa
    Costa

    Pergunta, em casa consigo detetar 18 redes wi-fi, fora as que não estão visíveis.
    Em termos de saúde estes sinais todos, incluindo outros mais fortes, serão saudáveis?

    1. Avatar de Miguel2
      Miguel2

      Existe poucos estudos sobre isto no entanto existem alguns que indicam que acima de x pode originar cancro, mas como tudo só daqui a alguns anos vamos saber a verdade toda sobre os sinais sem fio, existem muitos interesses instalados!

  11. Avatar de Miguel2
    Miguel2

    Não estou a ver isto a passar em PT, era bom que fosse possível usar os 900Mhz para wifi em PT sem licenciamento.

    Eu próprio tenho 2 ligações de APs nos 900Mhz entre 5km e confirmo que tem um alcance superior quando comparado com o mesmo tipo de AP em 2.4 e 5Ghz só consigo 1km.
    Por outro lado estou usar os 900Mhz sem licenças, isto a 2 anos e para já ninguém chateou, tambem é para ligar uma aldeia a outra que não tem praticamente antenas GSM,3G mas sei o que estou a fazer é ilegal mas como o sinal não é LOS passa entre várias arvores teve mesmo que ser nos 900Mhz 🙂

  12. Avatar de Tico
    Tico

    Podiam era criar um sistema wifi com harmonia, por exemplo uma pen wifi em que a mesma pen dê para comunicar com a net, com o rato e com o teclado, não faz sentido ter 3 pens wifi uma para comunicar com cada coisa.