VoIP no router D-Link DVA-G3170i – Chamadas grátis

59 Comentários

Por Miguel Almeida para o PPLWARE

No seguimento do artigo anterior sobre o router D-Link DVA-G3170i em que expliquei como mudar as credências de acesso e a chave WPA da rede vamos agora ajudar a configurar o equipamento para o serviço VoIP, é um processo relativamente simples. Este serviço é gratuito, ou melhor é já pago por cada cliente mas muitos não usufruem dele e sendo assim vamos ensinar como configurar um router D-Link DVA-G3170i também com o serviço Sapo.

dlink_05

Antes de começar, quero deixar claro que todas estas alterações que vamos fazer, são totalmente legais e autorizadas pelo operador em causa.

Uma nota muito rápida: quero apenas referir que ao contrário daquilo que muitos pensam, VoIP não é sinónimo de chamadas gratuitas. O que normalmente acontece, é que os preços das chamadas são por norma inferiores e em algumas situações as chamadas são efectivamente gratuitas. Para o serviço que vamos configurar, avanço desde já que conseguimos chamadas gratuitas para toda a rede fixa e 0,20 euros para a rede móvel.

Material necessário:

  • Router D-Link DVA-G3170i;
  • Telefone analógico (pode ser um telefone antigo… desde que funcione);
  • Conta VoIP da Sapo.

Passo 1 – Criação da conta VoIP da Sapo

Para proceder à criação de uma conta VoIP, vamos começar por aceder à área de clientes da Sapo aqui, introduzir as vossas credenciais de cliente Sapo (o utilizador começa por asxxxxx).

No menu do lado esquerdo devem escolher VoIP e depois Criar/Gerir VoIP. Nessa mesma página é-vos dada a possibilidade de subscreverem um número VoIP ou mesmo definir um,  e para finalizar têm de definir uma password. Devem guardar esse dados pois vão precisar dos mesmos mais a frente.

clip_image002

Passo 2 – Ligação do Telefone ao router

Para isto precisamos de um telefone normalíssimo (não precisa de suportar a tecnologia VoIP) sendo que o único requisito é que funcione e tenha um cabo telefónico normal (RJ11).

A ligação do telefone ao router pode ser efectuada através da porta no router identificada como Phone. Nessa porta devem ligar o cabo telefónico do telefone que vão usar.

clip_image004

Passo 3 – Configuração do VoIP no router

O próximo passo é proceder às configurações do serviço VoIP no router. Para acederem à página de administração do router devem, a partir de um PC ligado à rede, abrir um browser e colocar o endereço IP: 192.168.10.1 e é-vos solicitado as credenciais de acesso que são as seguintes (por omissão):

Utilizador: admin

Password: admin

Carregam no menu Advanced->Voice e no sub-menu Existing Voip Profile Accounts seleccionam a opção Edit:

clip_image006

Se nunca mexeram nesta opção em princípio está tudo configurado por omissão e não precisam de mexer, para quem já modificou alguma coisa aconselho a porem as opções da seguinte maneira:

clip_image008

clip_image010

Neste passo é só isto, vamos ao próximo.

Adicionar o nosso número VoIP nas configurações do router

Para isto escolhemos o menu Advanced->Voice e no sub-menu Line and Accounts seleccionamos a opção VoIP Line, em baixo aparecem-nos os perfis criados (por omissão temos um) e seleccionamos a opção Edit:

clip_image012

Dentro desta configuração só têm que adicionar o número VoIP que vos foi atribuído logo ao início no site da sapo e a password que escolheram ao criar o número, todas as configurações que se encontram por omissão deixam estar.

Atenção: devem acrescentar o prefixo +351 seguido do vosso número VoIP.

clip_image014

Já está, como disse anteriormente é um processo simples e rápido que tem o intuito de ajudar aqueles utilizadores com menos conhecimentos técnicos e que tenham algumas dificuldades.

Nota: Se necessário reiniciem o router.

Quais as vantagens deste serviço:

  • Chamadas Grátis para a rede fixa nacional;
  • Chamadas a €0,20/min para rede móvel;
  • Disponível em qualquer lugar do mundo;
  • É grátis até 2 números VOIP;
  • Total controlo de custos.

Para quem quiser consultar o tarifário completo pode fazê-lo aqui: Tarifário VoIP Sapo.

Com a crise que estamos a enfrentar este serviço vem mesmo a calhar, vamos lá poupar dinheiro em chamadas pessoal.

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Xiii, “olha o tlf anterior ao anterior que eu tive…” 😀

  2. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Simples e prático de usar. Parabéns pelo tutorial.

    Ninguém sabe como colocar as definições no router de modo a não usando telefone, se use software no PC (tipo PhonerLite ou X-Lite) e conseguir que o software autentique os nossos dados. Noutros routers (sem operador) funciona bem. Neste inclusivamente já tentei com a abertura de porta no router, mas sem resultado.

  3. Avatar de Bráulio

    Antes de mais, bom tutorial. 🙂

    Tenho por aqui um router desses parado e gostava de saber se é possível associar o número de telefone PT ao serviço VoIP da Sapo. Gostava de aderir a este serviço, mas ter de distribuir um novo número a família, amigos e conhecidos…

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    É só comigo ou acontece a mais alguém não conseguir criar uma conta voip?? dizem-me o seguinte:

    “Não foi possível realizar a operação pretendida.
    Foram detectados os seguintes problemas:
    Sapo adsl: Por favor contacte-nos para o nº de apoio a cliente 707 22 72 76

    Por favor tente novamente.
    Se o problema persistir, contacte o Serviço de Apoio a Clientes.”

    Já tentei com vários browsers, não fosse alguma problema relacionado com isso, mas o resultado é o mesmo.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      aconteceu comigo…deve ser um erro na criação da tua conta…
      liga 16200 de um fixo(chamada gratuita) e pede para eles ta criarem…
      mas alem disto tens que configurar uma aba:
      Phones and Devices
      e activa-la, so depois é que dá!!

      cmps

  5. Avatar de The STK
    The STK

    Atenção, não é grátis até 5 números… Só é grátis um número. Um 2º número para clientes com Factura Electrónica (FE) e Débito Directo (DD) também é grátis. O 3º, 4º e 5º número são pagos, e só podemos ter no máximo 5 números associados a uma conta 🙂

    1. Avatar de Hugo Cura

      Sim. Corrigido. Obrigado.

      1. Avatar de The STK
        The STK

        No prob 🙂
        A malta às vezes pode-se distrair e depois aparece a factura em casa.
        Uso bastante o serviço voip do sapo, ainda não descubri foi o softphone perfeito, encontro sempre defeitos.

    2. Avatar de Paulo Brinca

      Para clientes Telepac (com DD + FE) os 3 primeiros números são gratis.

  6. Avatar de Tavares
    Tavares

    Uso o sipdiscount. Há algum inconveniente ?

    1. Avatar de Tavares
      Tavares

      Altero o voip.sapo.pt para voip.sipdiscount.com, mas fica sempre o do sapo. Isto está restrito apenas ao SAPO ?

  7. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Lol isto parece uma foto lá de minha casa… tenho um router e um telefone exactamente iguais a esses. Aqueles telefones tipo telemóvel com base carregadora acabam sempre por dar barraca e tive de recorrer ao velhinho telefone para uso que é igual a esse.

  8. Avatar de Fábio A
    Fábio A

    Só queria que explicasses melhor esta alínea,

    “Quais as vantagens deste serviço:

    * É grátis até 5 números VOIP;”

    De resto excelente trabalho!
    cumpz

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Está errado, grátis até ao segundo número salvo erro. A partir daí pagam se os números a mais.

  9. Avatar de Tavares
    Tavares

    Quando se faz uma chamada, tem que se colocar primeiro o 351 ???

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Não é preciso, é só marcares o número para onde queres ligar. 😀

    2. Avatar de Hugo Cura

      Não, apenas nas opções voip do router…

  10. Avatar de FnF
    FnF

    Alguém indica um pequeno tutorial em como configurar o VoIP do Sapo no PhonerLite?
    Thx.

    1. Avatar de Lameira
      Lameira

      Boas jovem…

      Acabei de configurar o phoner lite.

      Em configuração manual colocas
      Proxy:
      proxy.voip.sapo.pt:5070
      Domain:
      voip.sapo.pt
      STUN:
      voip.sapo.pt:5060

      Usuario:
      +3513xxxxxxxx
      autentificacao:
      +3513xxxxxxxx

      e depois no menu de utilizador coloca o numero telefone:
      +3513xxxxxxxx

      Ao ligar marcas por exemplo:
      0035193x xxx xxx

      Apenas isto

      Espero ter ajudado

      cumps

      1. Avatar de FnF
        FnF

        Funciona, obrigado!!!

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        COnsigo fazer chamadas com esse programa , mas ligar para o nº voip e receber a chamada com o mesmo programa não parece funcionar…ou falta-me algo?

        Obrigado

        1. Avatar de The STK
          The STK

          Pois acontece-me o mesmo

      3. Avatar de Paulo Brinca

        Já que falas no PhonerLite, em primeiro lugar, para utilizadores Telepac as configurações são em tudo semelhantes, apenas sendo necessário alterar de “sapo” para “telepac”.

        Em segundo lugar, já procurei por todo o lado sobre custos dos SMS via Voip, alguém me sabe dar essa informação?

  11. Avatar de Lameira
    Lameira

    Excelente howto…

    tenho a mesma questão do tavares…

    Já configurei tudo, marco o numero do meu telemovel
    93x xxx xxx e 0035193x xxx xxx apenas espero uns segundos e pihhh pihhh pihh pihhh…

    Algo se passa…

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Confirma se tens as configurações como as que estão nas screens.

      1. Avatar de Lameira
        Lameira

        Já consegui obrigado…

        Era uma questão de actualizar o firmware.

        Deixo aqui o Link para quem precisar.

        ftp://ftp.dlink.pt/Adsl/DVA-G3170i/Firmware/DVA-G3170_PT_v1.20.zip

  12. Avatar de VDIAS

    Alguem me pode confirmar se a ZON tem algum serviço identico?

  13. Avatar de Silvestre
    Silvestre

    Tenho uma duvida!
    Depois de aderir ao serviço posso ligar para os números fixos que quiser ou só posso ligar para 2?

    1. Avatar de XXBIGMACXX
      XXBIGMACXX

      aqui todas as duvidas, mas posso afirmar, no fim de configurares o voip podes ligar para todos os fixos e moveis.
      http://net.sapo.pt/extras/voip/

      1. Avatar de Silvestre
        Silvestre

        Obrigado.. Já estou esclarecido…

        Excelente tutorial já tenho o meu numero Voip.

        1. Avatar de Miguel Almeida
          Miguel Almeida

          Boa. 🙂

  14. Avatar de jouze
    jouze

    Boas,

    Alguém sabe se é possivel fazer algo semelhante mas com um router 3g, tipo kanguru?

    Cumps a todos

  15. Avatar de Filipe Dias
    Filipe Dias

    Oi pessoal. tenho uma dúvida..
    Nós podemos fazer chamadas gratuitas para a rede nacional a qualquer hora? Também podemos receber chamadas?

    Cumps

    1. Avatar de Filipe Dias
      Filipe Dias

      @Pedro Pinto, agradecia uma resposta, por favor..

      Abraço…

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Boas Filipe, o teu pedido é uma ordem. Relativamente à tua questão é simples: podes efectuar e receber chamadas a qualquer hora.

        Abraço
        Pedro Pinto

        1. Avatar de Filipe Dias
          Filipe Dias

          hehe…

          Obrigado Pedro Pinto =)

          Abraço!

  16. Avatar de Paulo Gonçalves
    Paulo Gonçalves

    Tenho net sapo adsl 20eur/mes, em que 10eur é para internet e 10eur é para o telfone PT (que já é voip). É possivel cancelar o serviço de telefone e usar à mesma este esquema do artigo?

  17. Avatar de Pedro Alves
    Pedro Alves

    Se eu usar este serviço VOIP, fico sem puder usar usar o serviço “normal” de telefone ?

    1. Avatar de Hugo Cura

      O que te faz pensar isso? São independentes…

    2. Avatar de Pedro Pinto

      @Pedro Alves,

      Não, passas a ter dois serviços. O VoIP e o legacy “normal”…e não pagas mais por isso. Aliás, o serviço VoIP até traz mais vantagens 🙂

      1. Avatar de Pedro Alves
        Pedro Alves

        Obrigado Pedro Pinto,
        mas como o meu router já é antigo não tem esse suporte a Voip :\

  18. Avatar de Denis Pereira
    Denis Pereira

    Boa Tarde,

    Bem como não poderia deixar de ser mais um grande 😛 tutorial!

    Eu já deu para reparar que desse lado é MEO! Eu tenho uma questão que já procurei por vários sítios e ainda não cheguei a nenhuma conclusão.
    Eu tenho o serviço 100Mb da meo (Fibra) e o router são os que vêm por defeito.

    Huawei – Echo Life HG860
    THOMSON TG784

    Por diversas vezes eu encontro-me com problemas na ligação por Wireless e por cabo os técnicos cada vez que reporto a situação, levam os aparelhos existentes trocando por uns novos. (Coisa que não resulta)

    Problema:

    Deixo de ter sinal wireless a cerca de 50cm do router, ou tenho o sinal com três/quatro barras de 5. (Sinal Fraco, furado e de muita má qualidade)

    Em relação ao cabo ligado ao PC, simplesmente deixo de ter conectividade sendo obrigado a desligar “virtualmente” a ligação de rede e voltar activar.

    Causas:

    Wiriless ainda não consegui obter nenhuma em concreto.

    Em relação ao cabo basta estar com o google earth aberto e andar de um lado para o outro e a ligação foi-se, ou ir ao youtube ver uns vídeos puxar para a frente o vídeo e para trás etc.. e a ligação pufff…

    Não sei se alguém teve ou tem este tipo de problemas…

    S.O.: Windows 7 64 Bit Ultimate
    CPU: Intel Quad Core Q9450
    Motherboard: Asus Striker Formula II
    RAM: Gskill 2048 x 2
    GPU: Asus GTX 480
    Fonte de alimentação: Corsair AX 750

    Obrigado 😛 todas as sugestões são bem vindas!

    P.S: Já pensei em adquirir um Router cisco 877 ou algo do género acham que resulta?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Denis Pereira,

      Vais fazer uma coisa. Sacas este programa: https://pplware.sitedev.pt/linux/inssider-%E2%80%93-informacoes-sobre-as-redes-wireless-no-ubuntu/ (também la está o link para Windows), e manda-me um screenshot das redes que apanhas. manda-me o screen com os canais.

      PPinto

  19. Avatar de Ticoo
    Ticoo

    Boas.

    Dá para ligar este router ao Thomson do MEO Fibra para utilizar a porta VoIP?

    Obrigado 🙂

  20. Avatar de Dário
    Dário

    Boas malta,

    Eu fiz isto em minha casa através do telefone com a assistência técnica sapo. Eles informaram-me que ao ter este número VoiP poderia ser cofigurado no Skype para usarmos a vontade.

    A minha ideia era a seguinte: tenho um smartphone com Skype instalado. Visto ter plano de dados, e se conseguisse configurar o numero no skype conseguiria fazer chamadas para rede fixa a custo zero… Alguém sabe se isto é possivel e como o fazer?

    Cumprimentos

  21. Avatar de Martinho
    Martinho

    Boas e em relação ao numero antigo 2….. esse fica sem funcionar? É que acabei de configurar o voip, consigo ligar para o numero voip mas para o numero associado da pt não consigo

  22. Avatar de Paulo Brinca

    Alguém já descobriu alguma forma de receber as chamadas no pc com o PhonerLite?

  23. Avatar de Bráulio

    Boa noite,

    Gostava de ver um tutorial em como configurar um fax VoIP, talvez com uma análise ao fax e ao serviço, não sei. 🙂
    Também seria de interesse ver a ligação entre fax e o serviço Optimus Home (ou semelhante). A informação relativa a esta matéria é um pouco díspar.

    Seguindo esta “onda” VoIP, seria interessante para a comunidade.

    Continuação do excelente trabalho.
    😉

  24. Avatar de Jay_OR
    Jay_OR

    Seria suposto o LED do VoIP ligar?

    É que depois de tudo configurado, o LED continua desligado, será por eu ter o router a servir de AP, em vez de router principal? =S

  25. Avatar de marco
    marco

    olá.
    eu tenho 1 Reuters desses,mas agora estou com a zon.
    será k posso trabalhar com esse router mesmo tendo pacote zon???
    como posso ligar???

  26. Avatar de Pedro
    Pedro

    Se eu ligar para um numero 253 ou 252 é gratis com esse serviço?

    ou é para numeros com prefixo 30?

  27. Avatar de Marco Araújo
    Marco Araújo

    Fiz o que está ai escrito mas não consigo fazer chamadas VOIP com as configurações em cima mencionadas

  28. Avatar de Julio
    Julio

    Ola!!

    eu queria saber como configurar o voipbuster no router d´link

    Obrigado

  29. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Atrasado mas cheguei lá lol.
    Está a funcionar perfeitamente.

  30. Avatar de joão duarte
    joão duarte

    Deparo-me com as seguintes dificuldades:
    1. Não consigo efetuar a atualização de firmware.
    2 Não consigo que a opção voip lines no separador lines and accounts fique ativa
    3. O led de voip no router não ascende

    Em suma não consigo por o voip a funcionar. Alguém me dá uma ajuda sff?

  31. Avatar de Miguel Real
    Miguel Real

    Olá.

    Tenho este router da SAPO com o firmware 1.20 e estive a configurar com os dados do voip. Estive a experimentar instalar algumas apps no iphone mas o melhor que consegui foi apenas chamadas para o meu nº fixo de casa. Para fora as chamadas não conseguem ser efectuadas.

    Alguma explicação para isto acontecer?

  32. Avatar de Nuno
    Nuno

    boas. Alguém sabe como configurar para o voip buster? Tenho o router desbloqueado, já tentei mas não tive sucesso. 🙁

  33. Avatar de miguel
    miguel

    Boas, meu nº voip (conta) nas configurações do router dlink dva-g3170i diz “não registado”, logo não consigo fazer nem receber chamadas. Alguém ajude?
    Obrigado.

  34. Avatar de antonio farinha
    antonio farinha

    Olá, necessito de ajuda pois não consigo utilizar o meu Voip12, que já foi devidamente configurado e carregado com 12€. A instalação é a seguinte:
    Tenho internet através da linha telefónica da PT. Na sala tenho um telefone sem fios, e na mesma linha mas no escritório tenho o computador (desktop)com cabo internet ligado a 1 switch de 5 portas ethernet. Nele liguei, os cabos ethernet seguintes:
    1 cabo do computador ao switch + 1 do switch ao router + 1 do switch ao inthernet phone adaptador (marca cisco) (com 4 leds todos acessos)
    Liguei a rj11 do telefone antigo analógico ao router d-link, da PT mas não consigo efectuar chamadas pois o telefone dá sempre sinal de ocupado descontinuo bip,bip,bip. Se ligar a rj11 ao cisco em vez do router aparece 1 sinal continuo grave e mais tarde aparece o sinal ocupado como o anterior.
    Certamente estou a ligar algo errado,tenho sinal mas não correctamente pois não consigo chamar. O router e o cisco já foram configurados correctamente. Por outro lado já tentei também desligar o telefone sem fios e o resultado é o mesmo.
    Será que me podem ajudar?
    Obrigado