Qualcomm: Internet sem fios a 4.8 Gbps está a chegar

8 Comentários

Com o crescimento exponencial do número de dispositivos que usam tecnologia sem fios para comunicarem, torna-se fundamental desenvolver novas normas que garantam um maior desempenho, uma melhor cobertura e que sejam especialmente eficientes em termos energéticos.

Hoje a Qualcomm anunciou dois novos chips já com suporte para a norma 802.11ax, que aumentam em 4x a capacidade de transmissão de dados comparativamente aos equipamentos com a norma wifi 802.11ac wave 1.



O 802.11ax, também denominado de HEW -High-Efficiency Wireless, é uma nova norma aumenta que permite aumentar até 4x a capacidade de transferência de dados, comparativamente à norma atual, o 802.11ac wave 1 (a norma 802.11ac wave 2 pode chegar aos 6.8 Gbps).

Esta nova norma foi desenhada especialmente para cenários de alta densidade onde existem muitos equipamentos a estabelecerem ligações em simultâneo (ex. estádios de futebol, restaurante, concertos, etc).

Hoje a Qualcomm tornou-se a primeira empresa a anunciar uma solução comercial baseada neste protocolo. Desta solução fazem parte o chipset Dual-band 2×2 QCA6290, direccionado para placas cliente e o SoC IPQ8074 para Routers, Gateways e Access Points.

Para se ter uma ideia, com uma configuração MIMO 12×12 (8×8 na banda dos 5GHz + 4×4 na banda 2.4 GHz) a velocidade de comunicação pode chegar aos 4.8 Gbps. Este SoC vem com CPU de 14 nm ARM Cortex A53 com 4 núcleos.

A Qualcomm referiu que estes dois novos produtos poderão chegar ao mercado ainda em 2017 ou então no princípio de 2018.

Via Qualcomm

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anderson Sizenando Chantal Moreira
    Anderson Sizenando Chantal Moreira

    Aqui na Ladrolândia vai custar o olho da cara.

  2. Avatar de Roompy
    Roompy

    Sim esperemos em 2018. Se isto agora esta a ser implementado quer dizer que os topo de gama que vao chegar no MWC nao terão ainda este chip. La para o fim do ano quase de certeza os fabricantes chineses terao isto. Mas duvido que estejam disponíveis no mercado Europeu.

  3. Avatar de PeterSnows
    PeterSnows

    Ainda quase ninguem usa o ac.
    Só agora com os novos routers da Vodafone e MEo e que se vai comecar a utilizar.
    Pelo menos é o que o meu wifi analyzer diz.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, é verdade e é “apenas” o 802.11ac wave 1

  4. Avatar de Max
    Max

    Qual o alcance? E o que aconteceu com o Wimax que alcaria 50km da base? Aqui no Brasil ninguém mais fala dele. Será que as operadoras de celular deram um sumiço antes de vingar?

    1. Avatar de poio
      poio

      50km em PtP é na boa, agora o wimax é ultrapassado pelo 3g e 4g para ligar a equipamentos moveis

  5. Avatar de me and me
    me and me

    a questao interessante é ser idealizado para ambientes com milhares de utilizadores, era interessante perceber se a estabilidade era conseguida/mantida durante todo o evento…

    em termos de velocidade é relativo pq nao vou estar à distancia de um braço do router/access point e 99% dos equipamentos nao usam estas normas…