Três países da UE ainda sem 5G! Portugal é um deles…

51 Comentários

Parece surreal, mas Portugal está mesmo muito atrasado no que diz respeito ao 5G. É verdade que o processo não está parado, mas começou mal e o leilão para a atribuição de direitos de utilização de frequências nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 1800 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz  já leva 68 dias!

Sem muita admiração, Portugal está na cauda da Europa no que diz respeito ao 5G.

Três países da UE ainda sem 5G! Portugal é um deles...


O 5G em Portugal continua a ser uma página em branco, pelo menos no que diz respeito ao último relatório trimestral do Observatório Europeu do 5G. Tal como Lituânia e Malta, Portugal não tem nenhuma oferta comercial para a rede de comunicações de última geração. O relatório foi publicado a 11 de abril.

Segundo o relatório…

No final de março de 2021, 24 Estados-membros beneficiavam de serviços 5G (Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Estónia, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Luxemburgo, Holanda, Polónia, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha e Suécia)

Como referido o 5G irá funcionar em várias gamas de frequências. De acordo com a informação do relatório, apenas três países da UE atribuíram licenças de 5G na gama dos 26 GHz. Esta é a gama de frequências que permitirá tirar todo o potencial desta tecnologia, mas não será para “Internet doméstica”.

Network Slicing: O 5G para serviços críticos de emergência

O 5G permitirá velocidades 10x mais rápidas que o 4G usando a mesma quantidade de dados. Tal como se tem dito, o 5G não será uma Internet para o utilizador final… mas também. O 5G permitir dar resposta a serviços críticos de emergência, de elevada resiliência, tais como aplicações industriais (Indústria 4.0), viaturas autónomas, cirurgias à distância ou serviços de emergência.

A quinta geração de comunicações móveis vai potenciar uma série de serviços inovadores. Realidade virtual e aumentada, carros conduzidos remotamente ou autónomos, cirurgias à distância, são alguns dos exemplos que poderão ter na base uma rede de comunicações assente no 5G. Como referido, a latência baixará para os 5ms, podendo abrir portas a um novo mundo de possibilidades e cenários.

Em Portugal estamos ainda no processo de atribuição de frequências que, tal como referido, já vai no sexagésimo oitavo dia de licitação. De referir também que a própria ANACOM tem intenções de mudar as regras do leilão.

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Castro
    Castro

    sinceramente não entendo esta corrida de ser primeiro no 5G… São sempre os mesmos argumentos a cada nova evolução, e no entanto não há um grande salto dum dia para o outro! Ver todos a quererem o mesmo ao mesmo tempo só leva a preços mais caros.
    Aquilo que por ventura poderá trazer grandes mudanças vai demorar anos a implementar, e nem sei se é assim tão apetecível dados os grandes custos associados.

    1. Avatar de N1ldo
      N1ldo

      Verdade, tanta pressa e nem o 4G está em pleno no país.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Essa é que é essa!

      2. Avatar de Infinity
        Infinity

        Nem o 3G

      3. Avatar de Urtencio
        Urtencio

        mas para que queres nesta altura 4g em pleno se já tens/ou vais ter soluções melhores??
        Não achas que é um investimento sem qualquer sentido estar nesta altura a cobrir o pais todo com 4g?

        1. Avatar de N1ldo
          N1ldo

          O problema é que não temos 4G em condições, o mesmo vai acontecer com o 5G, mau vai estar disponível daí vem o 6G, e assim por seguinte.

        2. Avatar de GM
          GM

          O drama é que o 4G, que já tem uns anitos em cima, em muitas partes do país passou ao lado.

        3. Avatar de Miguel
          Miguel

          5G para mim neste momento não interessa, e enquanto não aparecerem utilizações diferenciadoras, por mim pode ficar o 4G

        4. Avatar de André R.
          André R.

          Sim, já todo o povo tem telemóveis 5G, vamos esquecer o 4G

        5. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Caro Urtencio por essa ordem de ideia coloco uma questão. Porque vamos investir no no 5G se depois vem o 6G ? 🙂

    2. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      +1
      Nem conseguem ter cobertura de 4G em condições.. que interessa isto?
      Enquanto tivermos operadoras gananciosas isto nunca vai a lado nenhum.

    3. Avatar de Ricardo Mendes
      Ricardo Mendes

      Permita-me discordar. Vivo numa zona rural onde não há alternativa para além de 4G e finalmente consigo ser servido com velocidades que me permitem aceder a vários tipos de serviços que de outra forma a ADSL não seria alternativa. 5G iria permitir-me um serviço mais próximo de um serviço de fibra e assim deixar-me de sentir como um cidadão de 2a categoria no acesso à Internet.

      Para além disso há toda uma série de infraestruturas públicas e privadas que iriam ter benefícios em diversos aspectos pois o espectro 3G e 4G estão simplesmente saturados e sem largura de banda disponível para serem escalados.

      1. Avatar de Castro
        Castro

        Se vives numa zona rural podes ter a certeza que serás dos últimos a obter alguma coisa do 5G, sabe-se lá em que década! A tecnologia que anseias requer tanto investimento que nem sequer faz muito sentido económico fora de zonas urbanas.

        1. Avatar de Chico Esperto 2 e meio
          Chico Esperto 2 e meio

          Castro, estás muito longe da realidade, olha que Portugal não é apenas Lisboa e Porto e algumas localidades rurais conseguem ter 4g a funcionar em pleno e observa que, a tecnologia já não é tão cara como afirmas, acho que perdeste um pouco o conceito de racionalidade, do que essa tecnologia, que por si já está quase “obsoleta” proporciona neste momento.

          1. Avatar de Castro
            Castro

            O 5G é caro, deverias informar-te melhor, já que as grandes vantagens apregoadas (que permitiriam algo mais próximo do fibra) requerem muito mais investimento do que alguma vez foi feito com o 4G, e são investimentos quase sempre falados para zonas urbanas. Tu vais ver algo com o nome 5G noutras zonas, mas não passa duma pequena evolução do 4G.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Não fazes ideia do que é o 5G, se te queixas que não tens 4G, 5G ainda pior porque nas cidades obriga uma antena em cada rua para se ter sinal 5G imagina lá no cu do mundo se vão meter uma antena em cada rua de cabras?

        Que melhorem o 4G.

      3. Avatar de N1ldo
        N1ldo

        Claramente no seu caso é uma exceção, me desloco muito no trabalho, sei bem que mau a gente se afasta das cidades as velocidades caem drasticamente.

  2. Avatar de Nuno+Palma
    Nuno+Palma

    É da maneira que aprendemos com os erros dos outros.
    Não vejo razão para esta pressa.

  3. Avatar de Paulo
    Paulo

    Portugal

    O país de divisões onde algumas localidades do interior e meio rural mal tem televisão com TDT(sim o simples descodificador TDT nao basta, precisas de ter antena especial de corrida, ligar para ativar receptor de sinal etc)

    pressa para o 5G, pra que? fachada pois 90% da população neste momento nunca atinge nem precisa as velocidades maximas do 4G…quanto mais do 5G…

    1. Avatar de Joao Cordeiro
      Joao Cordeiro

      Quando funciona bem, tem razão.

      Mas a vantagem do 5g que eu apoio é o MIMO, sendo bem mais estavel em ambientes maus.

      Ou seja, com menos zonas sem sinal ou aqueles problemas de instabilidade que por veses sentimos numa cave ou numa praia remota.

      Esa parte, julgo ser positiva.

  4. Avatar de Cláudio Andrade
    Cláudio Andrade

    mentira, o estádio da luz já tem 5g logo portugal já tem 5g ( nesmo assim o clube continua a perder )
    ( nao ligo a futebol )

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      +1 também não ligo a futebol… já liguei quando era ingénuo

  5. Avatar de Joao Cordeiro
    Joao Cordeiro

    É facil. É apenas preciso as operadoras nacionais deixarem de fazer birra, comprarem as bandas e implementarem a tecnologia.
    Em vez de se porem em tribunal a tentar anular o leilão.

  6. Avatar de Maduro
    Maduro

    Está a fazer falta?

  7. Avatar de Mário
    Mário

    Por mim não devia vir nunca. Mas uma porcaria a bombar na antena por cima da minha casa, não descansam enquanto não tivermos todos bombardeados por radiação.

    1. Avatar de eu2
      eu2

      Já somos, todos os dias passa uma bomba nuclear em cima de nós

  8. Avatar de Dc
    Dc

    E eu aqui ainda a usar o 3G para poupar bateria.

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Desliga o equipamento. Gasta ainda menos.

      1. Avatar de Dc
        Dc

        Incomoda-te algo rapaz?

  9. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    5G? Aqui onde vivo nem fibra há…

  10. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Atenção que 5G nem sempre é sinónimo de mais largura de banda.
    Tenho 5G em França, e a largura de banda é inferior ao 4G em Portugal, no Alentejo.
    Estive durante o Natal em Portugal, e tinha mais largura de banda em 4G do a que tenho aqui com 5G.
    Tanto é que tenho dois cartões sim em modems router com outro balancer router e uma ADSL para poder ter internet decente.
    Portanto na prática a largura de banda em Portugal é superior a alguns países europeus.

    1. Avatar de Joao Cordeiro
      Joao Cordeiro

      Sim, mas as tecnologias nao se comparam assim..

      Nao podemos comparar 5g no meio do campo com 4g ao lado da antena..

      Nas mesmas condições de banda e distancia, o 5g é superior ao 4g. Permitindo mais símbolos por segundo por mhz, ou seja mais trafego. Permitindo tambem uma melhor gestao de clientes ligados às antenas, ou seja menos lag.

      Claro que os ganhos nestas condições são menos de 20%. Mas existem ganhos.
      5g é uma tecnologia melhor.

      Claro que se operador substituir 10 antenas 4g por uma 5g, na mesma frequência, entao a qualidade cai.

  11. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Entretanto andam a passar pubs nas tvs.

    1. Avatar de GM
      GM

      Verdade. O monte de dinheiro que gastam na m#$%& da publicidade, deveria sim ser investido na rede e cobertura existente, e quando essa necessidade tivesse satisfeita e a funcionar devidamente, aí sim, partir para algo mais.

  12. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Mas afinal quando é que acaba esse leilão do 5G?
    Não tem data limite?
    Alguma boa alma pode esclarecer?

    1. Avatar de Joao Cordeiro
      Joao Cordeiro

      É uma falsa questão.
      Vao sendo leiloadas bandas ao longo do tempo. E ja acabou o leilão para alguns blocos de bandas.

      Se qualquer operador nacional quisesse, ja teria implementado 5g nessas bandas, e posteriormente adicionar outras bandas que ainda estao para leiloar..

      O problema é que os operadores nacionais querem obrigar a Anacom a voltar atrás nas regras do leilão e estão a atrasar o 5g nas bandas ja disponíveis propositadamente.

      1. Avatar de Joao Carvalho
        Joao Carvalho

        Comentário mais sem nexo.
        O leilão começou tarde e a más horas.
        Pior, só começou para as operadoras existentes DEPOIS de novos entrantes terem comprado o que lhes apeteceu.

        Portanto as únicas entidades que já poderiam ter teoricamente lançado o 5G eram os novos entrantes no mercado, algo que não aconteceu nem nunca irá acontecer, porque vão simplesmente usar a rede dos que cá estão há anos.

        A ANACOM é uma piada de mau gosto.

  13. Avatar de Infinity
    Infinity

    Se se preocupassem com o SNS, em vez de uma tecnologia em que uma fracção reduzida da populacao ira utilizar é que era de valor, mas neste país as prioridades estão todas trocadas.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      O investimento é dos privados… o estado não larga o dinheiro para isso.

      Agora que penso nisso, deviam estar a fazer pressão nos políticos para arranjar algum subsídio (dinheiro dos impostos) para recuperar o investimento e deixar os investidores ainda mais contentes com os administradores.

  14. Avatar de zakarias
    zakarias

    Ui, alguem tem que avisar o Luis Filipe Vieira

  15. Avatar de Tgg
    Tgg

    A nos é a unica qie faz publicidade porque é muito mais barato por ai antenas 5g que fazem mal a suade do que implementar uma rede de fibra. BOICOTE A NOS.NOS TEM DE FALIR

    1. Avatar de Joao Cordeiro
      Joao Cordeiro

      A NOS nao tem licença para nenhuma frequencia acima dos 6ghz. Porque a Anacom ainda não vendeu nenhuma.

      Portanto sinda nao está a espalhae nenhuma antena “5g” para fazer mal às pessoas.

      É favor informar-se antes de dizer porcaria.

  16. Avatar de Marco
    Marco

    Não faz mal , 4g+ vodafone está bom mim.
    Só vou comprar smartphone com 5g daqui a 8 anos.
    Segundo o que li a primeira rede 5g é igual ao 4g+ só mais tarde vem o melhor 5g .??

  17. Avatar de scp
    scp

    Alguma coisa não bate certo, Portugal não tem 5G mas batemos o recorde mundial do coronavírus em Janeiro.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      O 5G “frita” os cérebros, nomeadamente quando utilizam as frequências mais altas. Pelo menos é essa a suspeita.

      Os vírus e bactérias gostam de convívios… pode explicar os casos.

      1. Avatar de Joao Cordeiro
        Joao Cordeiro

        Hahaha
        (na verdade julga-se que o 5g em altas frequências pode aumentar significativamente o numero de cancros resultantes da mutação do DNA resultante da radiação.
        Mas por outro lado, boa internet = mais tempo no facebook = cerebro frito)

  18. Avatar de Nikola Tesla
    Nikola Tesla

    Pesquisem e estudem no canal do Youtube ou Brighteon, Electrosmog Portugal, as maravilhas do 5G…

  19. Avatar de x
    x

    Não preciso de 5G obrigado. Trabalho o dia inteiro, nem para acossar os tomates eu tenho tempo, quanto mais ver se tenho 5G no telemóvel, vão mas é trabalhar e caguem-se no 5G

  20. Avatar de X.X
    X.X

    Mas como assim não existe 5g em Portugal sendo que já muitos têm 5g no router para a net de casa ?

    Ou estão a falar em cartão sim para telemóveis em dados móveis ou assim?