TG789vac v2: O novo router super rápido da MEO

110 Comentários

Se vai ser um dos novos clientes do serviço MEO, especialmente se subscrever o pacote de Internet doméstica a 1 Gbps de download, então deverá receber o novo router da operadora, o TG789vac v2.

Este novo equipamento da Technicolor traz já Wi-Fi de última geração, garantindo um significativo desempenho comparativamente ao seu antecessor. Vamos conhecê-lo melhor.

meov2_00


De acordo com algumas informações dos nossos leitores, a MEO começou a instalar o novo router Technicolor TG789vac v2 em clientes que subscreveram o recente serviço que permite downloads até 1Gbps e uploads na ordem dos 100 Mbps.

Quais as novidades do router Technicolor TG789vac v2

Como referido o router Technicolor TG789vac v2 traz tecnologia de última geração. De acordo com a informação disponibilizada pela própria MEO aqui:

Para ligações sem fios em acesso Wifi, os routers Gigabit da MEO (Technicolor TG789vac v2) possibilitam o acesso à mais recente norma técnica Wifi (802.11 ac) com ligações simultâneas na banda de 2.4 Ghz e 5 Ghz, possibilitando acesso a velocidades 4 vezes mais rápidas do que as ligações anteriores apenas a 2,4 Ghz (802.11 b/g/n). Confirme se o seu dispositivo, PC, tablet ou smartphone já possui a respetiva norma para usufruir do máximo das capacidades do serviço à sua disposição.

r1

Resumo das Especificações

  • 1 interface Wan
  • 4 portas Gigabit Ethernet LAN
  • Wifi: IEEE 802.11n 2.4 GHz (2×2) e IEEE 802.11ac 5 GHz (3×3)
  • Funções avançadas de VoIP
  • UPnP A/V e DLNA
  • 2 interfaces USB 2.0
  • Várias funções que garantem uma melhor performance ao nível do streaming de vídeo
  • Cor: Branco
  • Saber mais aqui

r2

O novo router da MEO vem “competir” com o Smart Router da Vodafone que também já traz suporte para última geração do Wi-fi (802.11ac), o que significa que é 4X mais rápido e tem um maior alcance, comparativamente a equipamentos com a norma n.

Fonte das Imagens

Comentários

110

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro C.
    Pedro C.

    txiii isto é um router da década passada….
    fogo….

    1. Avatar de Pedro Pinto
      Pedro Pinto

      Não me importava de ter este router da década passada. Mas nem isso nos deixam ter. Temos de gramar com o Technicolor TG784n v3.
      Deprimente as velocidades em wifi…

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        E então? Nenhum ISP é obrigado a te garantir a velocidade por Wireless.

        Sabes bem disso, quanto eu… Se não sabias, deverias! Hoje em dia só garantem por Cabo alias para isso é que existe Routers a vender, para melhorar a gestão da Internet e para teres uma melhor cobertura e uma melhor tecnologia Wireless.

        Geralmente os operadores só trocam de router quando aparece motivos mais que suficientes para tal, porquê? Porque só compensa quando é necessário mesmo.

        Até hoje foi necessário devido as velocidades Gigabits e a concorrência.
        O ISP só é obrigado a te garantir as velocidades por Cabo ponto final.

        1. Avatar de Pedro Pinto
          Pedro Pinto

          Ninguém diz que são obrigados a garantir essa velocidade por wireless. Nem escrevi isso.
          Mas como sabes com a norma 5 GHz as velocidades que poderia ter seriam muito mais elevadas do que as atuais.

          E como também sabes, os routers mais antigos vão deixar de ser vendidos. Estes mais novos vão ser disponibilizados a novos clientes mesmo aqueles que pagam menos do que eu por mês. Há justiça nisso?

          Já para não falar de poder ter apenas disponível uma porta gigabyte. Só posso ter um equipamento a 200 megas de velocidade ? Não faz sentido.

          1. Avatar de Pedro S.
            Pedro S.

            Isso da porta gigabyte é facil resolver, basta ligar um switch de portas gigabyte.. 😉

          2. Avatar de Charles
            Charles

            gigabit!
            =(gigabyte/8)
            ou seja, 8 Gigabit = 1 Gigabyte

          3. Avatar de Pedro S.
            Pedro S.

            É a treta do corretor ortográfico do telemóvel!! 🙂

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Que decada? Se o antigo router a ser posto era este: http://www.avanzada7.com/en/imagen-producto/3-technicolor-tg784n-v3.jpg com 3 portas 10/100, 1 Porta 10/100/1000

      Não faria sentido por um router gigabit no mercado se não existia velocidades superiores a 500Mbps, agora já existe 200mbps e 1Gbps logo faz todo o sentido.

      1. Avatar de Paulo Brinca
        Paulo Brinca

        Boa Tarde.

        Para si pode não fazer sentido, mas apenas se não tiver em conta todos os cenários.

        A velocidade dos equipamentos não se prende apenas com o exterior, sendo que no meu caso tenho equipamentos NAS, utilização multimédia em rede, etc… sendo toda a minha infraestrutura centralizada num único local.

        Com o atual router MEO, sou obrigado a utilizar um switch gigabit para que seja possível distribuir rede gigabit por toda a casa.

        Já com este novo router posso dispensar esse mesmo switch, simplificando a minha infraestrutura, reduzindo os custos com equipamentos e consumos de energia.

        1. Avatar de Pedro S.
          Pedro S.

          Se tiveres mais que 4 equipamentos, tens que ter na mesma um switch. 4 portas: um computador, uma box, um nas, uma consola… Mais um e ja foste!! 😉

    3. Avatar de Mota
      Mota

      Passo.
      Routers da MEO é esquecer. Prefiro usar o meu Asus, router da meo só dá problemas e eles sempre a ignorarem.

      1. Avatar de int3
        int3

        Confirmo para a NOS também.

      2. Avatar de Geiras
        Geiras

        Qual é o teu Asus? Estou farto do meu router da meo, também estava a pensar em trocar…
        Para jogar online não se arrasta e não há dia que não esteja com as luzes vermelhas a piscar.

  2. Avatar de Fil
    Fil

    será que trocam plo antigo??? 🙂

  3. Avatar de Freitas
    Freitas

    Se for melhor que o anterior, já que só me deu problemas, tive de comprar um outro e problema resolvido, na Meo era mudamos as configurações isto todos os meses, até cansava.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Mas que problemas? A MEO nem outro ISP garante velocidade por wireless se é isso que te referes!
      Que teimosia das pessoas quererem que os ISPs garantam a velocidade contratada por Wireless.

      Fizeste muito bem em comprar um router, o router que compraste é teu! Não é alugado e podes gerir a Internet muito melhor 😉

      De resto não tem quase nenhum problema os routers antigo apenas tinham uma 1 Gigabit mas com um switcher resolvia-se num instante.

      1. Avatar de Freitas
        Freitas

        o meu problema era igual ao do Mota, o router deles não tem qualidade.

    2. Avatar de Mota
      Mota

      Exatamente como eu!!!

      Wi-fi da net constantemente a cair, eu constantemente a ligar. A solução deles foi “Vamos fazer reset”, depois de o ter avisado várias vezes que o mesmo processo já tinha sido feito por mim, e por outros 3 colegas dele.
      Solução? Comprar um router da asus, desativar o wifi da meo. E agora tá tudo impecável.

      Meo pra mim chega.

  4. Avatar de António Campos Leal
    António Campos Leal

    “De acordo com algumas informações dos nossos leitores, a MEO começou a instalar o novo router Technicolor TG789vac v2 em clientes que subscreveram o recente serviço que permite downloads até 1Gbps e uploads na ordem dos 100 Mbps.”

    Gosto desta.

    1. Avatar de Vítor M.

      Chama-se “proximidade”… 😉

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Não chama. Chama-se publicidade disfarçada de noticia

        1. Avatar de Vítor M.

          LOL… nada a ver 😉 mas se não consegues mais que essa ilação…

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Falamos também da Vodafone. Nunca vi uma pub 2 in 1 😀

  5. Avatar de Mestre
    Mestre

    Quem tem fibra 100/100 não pode pedir para trocar por esse router?

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Dificilmente te vão trocar, isto porque se o serviço está a funcionar bem dificilmente te trocam por esse, alem disso a nível de stock ainda existem bem poucos.. Enquanto o antigo ainda existir vão durar alguns anos para aparecer estes novos routers.

      Existir existe, mas o stock não é grande coisa!
      Duvido que te troquem tal como disse, se o serviço funciona normalmente com as velocidades contratadas por Cabo e com uma Placa de Rede Gigabit não há anomalias logo dificlmente te trocam isso!

      Compra um router que é melhor, é teu e geres a Internet muito melhor aconselho
      http://asus-portugal.com/isp-config/ um desses routers, um router teu é teu.. não é alugado.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Aqui que ninguém nos ouve… pode-se sempre aproveitar uma trovoada e fritar o router “acdentalamente”! Pode ser que se tenha sorte e calhe um dos novos… 😀

      2. Avatar de Mestre
        Mestre

        Mas eu posso alegar que só tenho uma porta gigabit e pretendo ter mais PCs ligados por cabo com 100/100…

      3. Avatar de Tiago
        Tiago

        Podes sempre dar-lhe três valentes murros que ele queima 😉
        Quando o router fizer parte de publicidade irei voltar a fazer isso já que tenho 200/100

        1. Avatar de Carlos moreira
          Carlos moreira

          Olha eu ja tinha serviço adsl e ao mudar para fibra tenho esses router. Se nao desses eu disse ao técnico que podia ir embora

        2. Avatar de Elisabete
          Elisabete

          Qual o modelo do seu router nesse pacote?
          Atinge mm essas velocidades?
          E em termos de Wi-Fi o q acha?

  6. Avatar de alix
    alix

    é possível pedir para substituir para o novo ou em novos contractos?

      1. Avatar de Carlos Barreiro
        Carlos Barreiro

        CONTRACTOS em português de Portugal.

        1. Avatar de ilumi
          ilumi

          ‘CONTRACTOS’ EM PORTUGUÊS DE PORTUGAL?! EM QUE SÉCULO?

          1. Avatar de Carlos Barreiro
            Carlos Barreiro

            A maioria dos portugueses recusam escrever nos termos do assordo ilegal. ainda vejo, e bem, em programas que se instalam a opção PT europeu ou PT brasileiro. . .Dupla grafia pelo Acordo Ortográfico de 1990: contrato ou contracto. Até o aborto ortográfico diz que se pode escrever em PT/Pt ou em PT/Br. Isto no século XXI

          2. Avatar de abaptista
            abaptista

            CONTRATO,
            segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss, «pacto entre duas ou mais pessoas, que se obrigam a cumprir o que foi entre elas combinado sob determinadas condições» e, na área jurídica, «acordo de vontades entre as partes, com o fim de adquirir, resguardar, transferir, modificar, conservar, ou extinguir direitos» ou «documento que ratifica esse acordo».
            CONTRACTO,
            que no Brasil também se escreve “contrato”, significa «que sofreu contracção; contraído», de acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa 2003 da Porto Editora.

        2. Avatar de João Lima
          João Lima

          Enganaste, com ou sem acordo sempre foi contrato.

          1. Avatar de Carlos Barreiro
            Carlos Barreiro

            Não enganei nada, Esta palavra em bloguesVer mais
            …com ele sobre o meu contracto
            Em sergiopsantos.blogs.sapo.pt
            …novo chefe sobre o meu contracto ..
            Em sergiopsantos.blogs.sapo.pt
            Blogues do SAPO
            Contracto, acordo entre duas partes, . . . Integração faseada, diz o BE
            Precários vão ser integrados nos quadros do Estado
            12 nov, 2016 – 12:43
            A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) disse haver um acordo com o Governo para que em 2017 os precários da administração pública comecem a ter contractos de trabalho efectivos.

            “Encontrámos a fórmula de um acordo de princípio para começar a integrar os precários da função pública e terem contractos de trabalho que correspondem à função que ocupam”, afirmou Catarina Martins.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Não, e tudo depende do stock não podes obrigar nenhum operador a te colocar X ou Y equipamento indepentedemente se é novo ou não, desde que o serviço não tenha anomalias e tenhas a velocidade por cabo com o contratado, dificilmente te vão fazer isso..

      E acho muito bem, porque razão queres este novo router?

      1. É alugado, não é teu.. Se um dia quiseres usar-lo ou levar-lo para outra casa não podes.
      2. É limitado em termos de Gestão da Internet e Configurações.

      O melhor é sempre comprar um Router e só tens vantagens

      1. É teu, não é alugado.
      2. Consegues gerir melhor a tua Internet.
      3. Configurações Avançadas
      4. Maior cobertura Wireless
      5. É TEU!

      1. Avatar de T
        T

        1º Quando tiveres avarias com o serviço a primeira coisa que o ISP vai fazer é mandar-te colocar o deles e se não tiveres azar o teu… (Não é que concorde mas é o que acontece)

        2º Vais gastar uns bons €€€ se fôr um router em condições.

        3º Configurações avançadas só para teres um telefone a funcionar.

        PS: Se mudares de casa pedes novo serviço e a nova operadora dá-te outro. Se fôr a mesma e houver o mesmo serviço também te deixa levar para o novo local.

        1. Avatar de FilipeOS
          FilipeOS

          Não é verdade.

          Tenho vodafone e eles não colocaram o novo router nos meus termos, queriam que pagasse mais e tivesse serviço pior, então comprei um da Asus e instalei tudo OK. Como o router deles ainda lá está e carrega a informação toda etc (apenas nao gere o wifi), ele são obrigados a dar assistencia pois basta apenas removeres o Asus e ligares o ONT no deles…

          1. Avatar de FilipeOS
            FilipeOS

            ah, sim, gastei 140€ mas mandei-os lavar por baixo quando vierem falar em fidelizações.

    2. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      A não ser que tenhas um daqueles pacotes de 60 euros mensais para cima, podes esquecer este router. Mesmo com refidelização, só to instalam se colocares um serviço de 200Mbps para cima e estiver disponível essa velocidade na tua localização. Mesmo que pagues o dos 110 euros mensais que é o de 400Mbps, só te instalam este modelo em caso de nova contratação ou teres um modelo com mais de 4 anos (ou se o teu se avariar por motivos técnicos).

    3. Avatar de Mota
      Mota

      @ALIX

      Claro que não!! O meu anda meio afanado e nunca sequer puseram a questão de o substituir. Eles querem é resets e dinheiro ao fim do mês.
      Compra um router tu, e quando acabares o contrato muda de operadora.

  7. Avatar de alix
    alix

    e quantas antenas wifi tem? 1 como o outro? LOL

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Até poderia não ter antenas, o numero de antenas não significa absolutamente nada… O que faz quase todo o trabalho não é as antenas propriamente, essas apenas facilitam e ajudam a ter uma melhor cobertura, quem faz todo o trabalho é o tipo de tecnologia Wifi usada 😉

      1. Avatar de alix
        alix

        o que tenho actualmente n é grande coisa. já tive quase a pensar em meter um da asus. junto com o outro

      2. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Jorge, permite-me discordar por favor. O elemento radiante para a frequência(s) de rádio em questão será sempre um elemento crucial, em termos de ganho em db, se as mesmas estão ressonantes e se possuem tecnologia de beeming / follow signal ou são omnidirecionais / direcionais. Sem elemento radiante em condições, por muito boa que seja a tecnologia / modulação, o sinal não chega a lado algum. Alias, sem antena ressonante, até podes queimar o emissor com onda estacionária ( swr). Forte abraço

        1. Avatar de int3
          int3

          gosto dessa expressão “antena ressonante”. eu uso “antena irradiante” porque irradia energia em forma de ondas eletromagnéticas.
          Eu acho que estás a confundir um circuito ressonante para a onda carrier para modular-la e depois irradiar-la com a antena. 😉

          1. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Boas. A antena terá de ser “ressonante” para a(s) frequência(s) em questão. Ou seja, afinada , ou com o comprimento correcto para o comprimento de onda. A energia irradiada, só sai se a antena estiver calibrada, senão volta para trás a energia e frita o andar final de saída do emissor por efeito de joule (SWR). A antena terá de estar com a mesma impedância do andar final, ou seja, neste caso, os 50 ohm. E ai sim, o circuito estará todo ele ressonante, pois a antena também ele é elemento resistivo. Portanto, não é espetar qualquer antena que isso funciona pois em rádio-frequência a história não é bem assim. Trust me, já tenho uns bons anos da coisa 🙂 Forte abraço mestre int3 🙂

          2. Avatar de Pedro Pinto
          3. Avatar de int3
            int3

            Técnico Meo,
            Sou radio amador já tive que estudar isso tudo. Todo o circuito até antena tem que ser de 50 ohms. Ao contrário das TVs que usam, se não estou em erro, 60 ohms. Até os cabos para as boxes e o “router” da NOS em EuroDOCSIS é de 60ohms.
            Anyway, além de estar calibrada em termos de tamanho (1/4 cump. onda) há vários tipos de irradiar. seja direcional ou omnidirecional. Mas há vários tipos de antenas.

          4. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Operador coaxial é de 75 ohm. TV / satélite também. Num circuito amplificador operacional, com recepção, pré-amplificacao, emissão, tem vários estágios, podes ter steps de alta ou baixa impedância, que não sejam os 50 ohm. Tas enferrujado pá!! Mas a tua informática anda no ponto 🙂 73 Ct7ael

    2. Avatar de Filipe Silva
      Filipe Silva

      Estás insatisfeito com as antenas ?
      Arranja o asus RT-AC5300 e o teu rabo apanha também rede WIFI

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Para quem quiser uma análise “melhorzita” com a interface do router deixo aqui o link:
    http://gigacom.servehttp.com/gct/index.php/2016/11/25/analise-technicolor-tg789vac-v2-meo/

  9. Avatar de Ângelo
    Ângelo

    Fiz o upgrade para 200Mbps e puseram-se esse router.

  10. Avatar de Sergio
    Sergio

    A NOS bem que podia investir mais no seu router, mas também estou a 6 meses de terminar o contrato e recentemente começou a passar fibra da vodafone na minha zona, vamos lá ver o que consigo negociar..

    1. Avatar de alix
      alix

      mas convém ler as letras pequenas. n te esqueças disso

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Sim, estou habituado a lidar com isso.. a minha luta com a NOS é mais no sentido de pagar um pouco menos pelo por parte do serviço ser menos bom, nalguns aspectos. Vai ser difícil mas também caso contrario muda para a vodafone e apesar de baixar num apcote semelhante pelo menos deverei ter qualidade, onde nao tenho na NOS

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Para quem quiser comprar um router para ter melhor ligação Wireless e ter uma melhor gestão da Internet, eu não recomendo os routers das operadoras são limitados em termos de management.

      Recomendo uma vista de olhos, eu pessoalmente prefiro a ASUS pelo seu UI intuitivo e o seu QoS que funciona lindamente!
      http://www.tp-linkportugal.pt/
      http://asus-portugal.com/isp-config/index.html

      Não esquecer que os Routers das operadoras são alugados, e não são propriamente vossos logo compensa o investimento para quem quer as velocidades contratadas por Wireless

      Uma vez que não é garantida as velocidades por wireless, apenas por Cabo!

      1. Avatar de Pedro S.
        Pedro S.

        Querer a velocidade contratada por wireless ainda tem muito que se diga. Quem prima por velocidades contratadas, pings e latências baixas, opta por cabo. Até mesmo nos downloads se sente a diferença por cabo. É preciso ter em conta que a maioria dos dispositivos que temos em casa não dispõem das mais recentes tecnologias wireless, por isso, de que vale um router com wireless ac e dupla frequência quando computadores fixos, portáteis e telemóveis ainda estão na norma g ou n. Meramente publicidade.

  11. Avatar de C.Silva
    C.Silva

    Boas pplware, este router ainda não tem entrada “fibra óptica” correcto? Ainda é necessário um dispositivo aparte para converter em cabo de rede a entrada wan.

  12. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    O Wireless AC pode ser melhor nas interferências, mas perde muito mais sinal com obstáculos no meio do que nos 2.4Ghz.

    1. Avatar de mylittlelife
      mylittlelife

      Tu referes-te à banda de 5 Ghz (que nao é devida à norma “AC”) vs. 2.4 GHz.

      Óbvio que quanto maior a frequência mais sensibilidade à distância e obstáculos mas também obtens velocidades muitíssimo superiores. Assim podes meter os aparelhos lentos (smartphones, tablet) na banda de 2.4 Ghz e tens alcance, e podes ligar os rápidos (PCs, Consolas, box Streaming) na banda de 5 Ghz.

      Agora mete lá a aparelhada toda lá de casa a comer dos 2.4 GHz e vês a Boa (coff coff) Performance que tem 🙂

      Eu no meu routerzeco da TP-Link de 75€ consigo na banda de 5 GHz a 5m de distância do router cerca de 20 MB/s por WIFI com alguns obstáculos lá pelo meio (PC);

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Pois, mas num caso de 1 habitação com 1º andar, nos 5Ghz não chega lá nada, nos 2.4Ghz chega…

  13. Avatar de Silvia
    Silvia

    Eu tenho Nos, e não tenho sinal Wi-Fi nos quartos! O que sugerem.?

    1. Avatar de mylittlelife
      mylittlelife

      Dormir na sala.

      Agora a sério: há aparelhos pequenos “repeater” ou entao via “Powerline”.

  14. Avatar de Fantasma
    Fantasma

    É uma pena que os routers dos operadores na tenham gestão de VPNs. Presumo que este novo da MEO padeça do mesmo.

  15. Avatar de Gonçalo Nuno Lopes Mendes
    Gonçalo Nuno Lopes Mendes

    Por estar com problemas há cerca de 3 semanas e por conselho de um técnico da MEO pedi para me instalarem um destes.
    Posso testemunhar que tenho uma velocidade de wi-fi de 219 Mbps tendo eu um serviço de 200 Mbps subscrito.
    Melhorou e muito o serviço cá em casa.

    1. Avatar de mylittlelife
      mylittlelife

      Se tens um servico de 200-200 (bidireccional) esses “WIFI 219 Mbps” sao insuficientes já que isso é a velocidade medida num sentido e entre apenas 2 aparelhos.

      Se tiveres a fazer download de ficheiros a 200, upload para a cloud doutros ficheiros a 200 e ainda tiveres um outro aparelho a comunicar com o router (um PC para um NAS por ex.) entao esse sinal wifi vai ser claramente insuficiente.

      Estes router sao ainda somente para um uso muito caseirinho, quem tem vários aparelhos e utiliza Streaming, backup para NAS etc estes router sao super limitados e limitam a experiência.

    2. Avatar de Nuno Santos
      Nuno Santos

      Boas que tipo de problemas?!?!?!!É que eu tenho pings de 30 por cabo e quando ligo de repente fica com ping de 4 a 8 e passado uns dias volta ao mesmo

      1. Avatar de Gonçalo Nuno Lopes Mendes
        Gonçalo Nuno Lopes Mendes

        Os meus problemas eram de perda total de sinal de 10 em 10 minutos… ligava para a assistência e ficava bom por 1 ou 2 horas e a partir dai voltava ao mesmo.

        1. Avatar de Nuno Santos
          Nuno Santos

          Perda por wirelles ou cabo?!?

          1. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Wireless.

          2. Avatar de Nuno Santos
            Nuno Santos

            Eu tb e nao o substituem enfim

    3. Avatar de Pedro S.
      Pedro S.

      A grandeza da velocidade de wireless não é a mesma que a velocidade de internet de chegada ao router!!! Não confundir MB/s com Mb/s!!!

      1. Avatar de Az8teiro
        Az8teiro

        O que tu referes é a escala, porque a grandeza é a mesma. Estás a comparar metros com centímetros! É a mesma unidade, mesma grandeza muda a escala.

  16. Avatar de Jose
    Jose

    Tenho este router há cerca de 2 semansa e com as televisões em HD tenho 200 MB de download e 100 de upload. Tem dois sinais de wi-fi coom duas frequências diferentes. Estou muito satisfeito.

  17. Avatar de Fernando
    Fernando

    Atenção: A palavra “Contacto” não mudou com o acordo ortográfico. “Contracto” não existe, nem em PT/PT ou PT/BR

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Então vai a um dicionario de PT/PT que ja tenha as normas do acordo, e veras qie esta tudo bem.

  18. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Alguém consegue arranjar as configurações para MEO deste router? Acho que consigo comprar um vindo de fora do país.

  19. Avatar de Tiago Batista
    Tiago Batista

    Podiam ter aproveitado esta para juntar o router com o ont, mas não, dois monos, um para cada coisa…

  20. Avatar de vitor oliveira
    vitor oliveira

    Eu não preciso,pois como vivo a 13 Km de Mafra tenho net a 10 megas. Quando tiver hipótese,despacho a pior operadora do mercado(Meo).

  21. Avatar de Tiago Vilhena
    Tiago Vilhena

    Eh tenho net 200/100 e consegui que me instalassem esse router. Aproveitei o fato do aumento de tarifas que ocorreu e “deram-me” 200mbps de download e o novo router e posso conferir que é bem melhor em tudo.

    1. Avatar de Toze
      Toze

      Sem dúvida. Também tenho 1 router desses há 1 mês mais ou menos. Tinha saído à uma semana segundo o técnico. Com o meu samsung s7 por wifi 200 megas de down e 100 de upload. 7 Ping. Para não falar das portas gigabit etc

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Vivam,

        Enviem-me umas fotos sff do router para ppinto AT pplware.com. Obrigado

        1. Avatar de Toze
          Toze

          Boas. Qual o mail?

  22. Avatar de Filipe V
    Filipe V

    os routers fornecidos pelo operador servem apenas para a Box, para todo o resto o melhor mesmo é usar um outro router dedicado, mesmo sendo uma unidade de baixo custo é sempre melhor que a fornecida.

  23. Avatar de Ricardo Abranches
    Ricardo Abranches

    Presumo que continue a não ter DMZ nem a hipotse de colocar uma porta em modo Bridge.
    Já o da vodafone também não tem modo bridge mas tem DMZ o que possibilita a criação de VPNs do tipo LAN to LAN.

    1. Avatar de LF
      LF

      Boas
      Tem as duas funcionalidades, DMZ ou Bridge.

  24. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    De que vale o 1Gbps se a maior parte dos pc’s domésticos têm placas que apenas trabalham a 100mbps?

  25. Avatar de joão
    joão

    o router continua a ter portas e utilizadores acessíveis por fora e com a mesma senha para todos? então esqueçam. nem vale a pena. ainda por cima, nem deixam configurar os utilizadores aceder a todas as configurações do router.

  26. Avatar de Pedro Neves
    Pedro Neves

    Ligar este router a uma Xbox One de forma estável é quase impossível.

    O NAT raramente funciona correctamente.

  27. Avatar de Luis Caldas
    Luis Caldas

    Alguem sabe se este router se consegue configurar o WOL pelo mesmo processo do anterior. Pela arplist etc etc?

  28. Avatar de Luis Caldas
    Luis Caldas

    Deixo para quem tiver interessado.
    Copiei de um post anterior com algumas alterações. E funciona neste router novo da MEO
    username: sumeo
    password: bfd,10ng

    •Entrar no cmd;
    •Escrever: “telnet 192.168.1.254?
    •Escrever nome de utilizador e password
    •Escrever: “ip”
    •Escrever: “arplist”

    Ver qual o computador que se quer usar o WOL e com os parâmetros deste executar o seguinte:
    “arpdelete” intf=LocalNetwork” ip=“192.168.x.xxx” hwaddr=“xx:xx:xx:xx:xx:xx”
    Isto permite apagar a entrada dinâmica (atenção que isto deve ser feito num computador diferente do que quer usar o WOL pois ao apagar a entrada ele não criá-la novamente. Caso não tenha outro computador deverá usar no momento que faz este processo um IP diferente do que vai usar depois.)

    De seguida, adicionar a entrada estática:
    “arpadd” intf=LocalNetwork” ip=“192.168.x.xxx” hwaddr=“xx:xx:xx:xx:xx:xx”

  29. Avatar de Hitardo
    Hitardo

    Cautela nas afirmações.
    A Norma Wifi do IEEE com melhor alcance é a 802.11g, oferecendo melhor propagação de onda, quer em locais livres, quer em locais bloqueados por paredes.

    Mas, para as necessidades atuais, os 54Mbps de limite teórico para esta Norma são insuficientes.
    A Norma 802.11n oferece melhor velocidade, mantendo um alcance satisfatório.

    Mas – indo contra o que é afirmado no artigo, destacando o último parágrafo – o Wifi 5.xGHz (5.0 ou 5.8) não oferece melhor alcance! Porque esse é atingido nos 2,4GHz.
    O que a tecnologia mais recente oferece é:
    1) Maior largura de banda (300, 600, 1000 e 1300Mbps);
    2) Menor congestionamento nos canais, porque:
    a. Estão fora das frequências altamente populosas (a adicionar o Bluetooth, os micro-ondas, etc…);
    b. Ainda há poucos equipamentos a suportarem esta tecnologia.
    3) Maior espaçamento entre os canais, limitando as interferências (mas com amplitudes de 80MHz, tal volta a acontecer.

    Pessoalmente tenho equipamentos com a Norma 802.11ac há muito tempo, desde o meu antigo smartphone LG G2, aos meus dois routers TP-Link Archer D5 e Xiaomi Mi Wifi (R1D, com HDD de 1TB).
    E, sinceramente, acho que muitas pessoas sentirão reais benefícios com este router.

    Mas não porque tem esta Norma!
    Mas sim porque os routers anteriores não só tinham fraco Wifi, como possuíam SoCs fracos que não conseguiam dar resposta a 6 equipamentos ligados e a requererem largura de banda ao mesmo tempo.
    Este router será capaz de o fazer, uma vez que o seu SoC foi concebido para “elevado” desempenho.

    Considero, ainda assim, que os routers em que investi o meu dinheiro são melhores e oferecem melhores resultados do que este.
    O router da operadora só está instalado porque tem o ONT embutido.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Hitardo
      Reli várias vezes o teu comentário e fui espreitar no texto onde estava a dizer que com 5Ghz se conseguia um melhor alcance.
      Pelo que deduzo é a esta frase “O novo router da MEO vem “competir” com o Smart Router da Vodafone que também já traz suporte para última geração do Wi-fi (802.11ac), o que significa que é 4X mais rápido e tem um maior alcance, comparativamente a equipamentos com a norma n.” O que aí se quer dizer é o equipamento, no seu todo, garante um maior alcance comparativamente aos antecessores que apenas tinham norma n. Estes novos routers continuam a suportar as normas antigas.

      A nossa explicação

      Qual a diferença entre 2,4 GHz e 5 GHz?

      Falar em redes wireless é sinónimo de falar na norma IEEE 802.11. O IEEE 802.11 é uma especificação standard para as redes sem fios (WLAN, wireless local Area Network) que define um conjunto de protocolos. As normas mais usadas actualmente são o 802.11a, que permite uma taxa de transmissão de 54 Mbps e usa frequências na ordem dos 5 GHz, o 802.11g que funciona na banda dos 2.4 Ghz e permite taxas de transferência de rede na ordem dos 54 Mbps, o 802.11n que funciona nos 2.4 Ghz e 5 Ghz e permite taxas de transmissão entre os 300 Mbps e 600Mbps e, mais recentemente, o 802.11ac que funciona na gama dos 5 Ghz e permite, neste momento, taxas de transmissão na ordem dos 3.6 Gbps.

      A frequência dos 2,4 GHz é muito “congestionada” ! Hoje em dia, dentro da nossa casa, existem outros dispositivos que operam na banda de 2,4 GHz como, por exemplo, o micro-ondas, sistemas de alarme, sensores, etc, que podem interferir com a nossa rede wireless. Além disso, o espaço coberto pela nossa rede wireless é muita das vezes “inundado” por outras outras redes wireless (redes dos vizinhos) que operam exactamente na mesma frequência (mesmo canal).

      A gama de 5GHz, como não é muito utilizada, é menos susceptível a interferências, não havendo assim degradação de sinal. Além disso, usando as tecnologias adequadas, é possível ter um maior throughput em redes que operam nos 5 Ghz.

      Mas nem tudo são vantagens… pois quanto maior a frequência wireless, menor é o raio de cobertura. Além disso, as altas frequências têm um nível de penetração inferior em objectos e superfícies sólidas. Para ultrapassar tais desvantagens, existe actualmente o standard 802.11ac que recorre a técnicas de beamforming e a outras para que exista uma melhor penetração de sinal em determinados materiais de construção.

      1. Avatar de Hitardo
        Hitardo

        Sim, refiro-me a esse excerto:
        “já traz suporte para última geração do Wi-fi (802.11ac), o que significa que é 4X mais rápido e tem um maior alcance”.
        É dito que, como suporta esta última geração, se traduzirá numa velocidade 4x mais rápida e maior alcance.

        A velocidade é mais rápida, sim.
        Mas o alcance não é maior!

        As restantes afirmações do seu comentário estão corretas.

        Mas acrescento ainda:
        Esta – IEEE 802.11ac – não é a mais recente Norma de Wifi, uma vez que o 802.11ad está ao virar da esquina e o MU-MIMO ainda nem começou a ser banal.
        Porque o MU-MIMO, na minha opinião, é que irá melhorar definitivamente a experiência do utilizador, quando junto com uma maior transmissão de dados.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Sim, mas como te referi é e relação a todo o equipamento.

          Quanto ao 802.11ad já falamos dela: https://pplware.sitedev.pt/tutoriais/wigig-802-11ad-chegou-finalmente-downloads-a-8gbps/. Comercialmente ainda são poucos os equipamentos com isso.

  30. Avatar de Rui
    Rui

    Boas pessoal, vi comentários em que pedem para trocar este Router pelo antigo ? Não é possível eu concordar com tal.

    Tenho este mesmo modelo, e no que toca a testes de velocidade por wi-fi, consigo 3ms de Ping, 200 mbit download e 100 de upload no meu iPhone SE e no novo iPad quando conectados à rede de 5GHz.

    Nunca antes tive uma tão boa experiência com um router como com este.

    O meu 784 v3 quebrava nos 25 mbit por Wi-Fi, a rede caia, e tinha de me conectar novamente. Liguei para o suporte tecnico relatando o problema e mantive sempre a palavra mesmo após eles terem feito configurações remotas, veio o técnico lá a casa e trocou-me por este. Tudo resolvido. Nem pedia tão bons resultados no wi-fi, mas fiquei parvo quando vi uma latencia tão baixa mesmo por Wi-Fi e as velocidades contratadas a baterem certo!

    Recomendo que liguem para lá e se queixem. Até porque a menina disse que o cliente de 200mb tem direito a este equipamento , nem que seja pelo facto do mesmo possuir todas as portas 10/100/1000 !

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Colega tenho o pedido de substituição feito a segunda vez… e espero que deste aconteça o mesmo que aconteceu consigo…

      Já agora conseguiu isso só com chamadas? Ou teve de reclamar?
      Obrigado.

  31. Avatar de nks
    nks

    Prefiro o draytek 2925vac q tenho a substituir o deles completamente /3play. De qq maneira fiz 1 pesquisa e não encontrei nenhuma info na net em relação “wan throughput”… Não interessa dizer q tem uma wan a gigabit… isso quer apenas dizer q trabalha em velocidades superiores a 100mbits… o 2925 q dá 100 a zero a isso só tem 300mbits de wan throughput (embora tenha 2 wans ethernet + 1 usb)!

  32. Avatar de MMSS
    MMSS

    Boas pessoal,

    onde faço a alteração dos DNS neste modelo? estou farto de procurar e não encontro info.

    Agradecido

    1. Avatar de Alwxandru
      Alwxandru

      Boas,
      Vais pelo caminho:
      Rede domestica/Interfaces/LocalNetwork/Configurar/Pools DHCP/Configurar
      Metes os DNS primário e secundário, aplicar e tem de reiniciar o router.

  33. Avatar de Paulo Lima
    Paulo Lima

    bom dia,sera que pode ajudar? configuro no TG789 dois servico abro as portas, funcionam e pouco depois param mais tarde ao fim do dia voltam a funcionar as vezes não funcionammesmo assim.obrigado

  34. Avatar de Costa
    Costa

    Ganda treta… Wi-fi só para a zona onde se encontra. Mal ultrapassa 1 parede…. É mau mas tão mau que nem tem explicação a “maravilha” de router que é….