Software Defined Radio sabe o que é?

61 Comentários

Por João Martins para o PPLWARE.COM

Escute rádios amador , sistemas de aviação, telemetria dos aviões comerciais, entre outros…

Software Defined Radio (SDR), também conhecido como GNUradio, consiste no uso de um computador com placa de som e software adequado para “ouvir” (eventualmente emitir) emissões de rádio. Podemos comparar SDR a um scanner de rádio, onde os curiosos passam horas a descobrir e ouvir frequências que chegam até à antena, sejam conteúdos de voz ou dados.

Quem nunca sentiu essa curiosidade…!!!???

gnuradio_00

 

Além do computador e respetivo software, é necessário um receptor que basicamente é um front-end de RF. O receptor envia em bruto aquilo que é captado e a aplicação faz o tratamento de sinal – desmodulação (FM, AM, USB, LSB, etc), controlo de ganho, filtros, etc. Apesar deste conceito não ser recente, nos últimos meses houve uma grande revolução!

sdr_00

No passado os entusiastas construíam o seu próprio sintonizador, agora são usados dongles USB de TDT (Televisão Digital Terreste). Dado o seu baixo custo (desde 16 euros) e a gama de frequências que consegue sintonizar… é perfeito!

Tudo começou quando Antti Palosaari, um finlandês que escreve drivers de placas TDT para Linux, descobriu as potencialidades de alguns dongles USB depois de os ter “snifado”. Concluiu que as placas baseadas num chipset específico – Realtek RTL2832U, eram perfeitamente controláveis e podiam enviar os dados para a aplicação. O primeiro relato da sua descoberta foi publicado em 9 de Fevereiro de 2012. Com o driver que foi escrito para este chipset, a magia acontece.

Rapidamente começou a corrida aos dongles e a investigação foi alargada à comunidade cibernética. Neste momento os dongles USB de TDT mais procurados são aqueles baseados no RTL2832U e o tuner da Elonics E4000, que permite varrer o spectrum desde os 60MHz até aos 1700MHz. Ou seja, podemos sintonizar e ouvir as portadoras que usam essa faixa de frequências, nomeadamente:

  • Rádio Amador 144-146 MHz e 430-440 MHz
  • Aviação – 120 – 136 MHz
  • ACARS (telemetria dos aviões comerciais) – 131.725 MHz
  • ADS-B (informação de aeronaves-origem / destino, rota, callsign, velocidade, altitude, etc.) – 978 e 1090 MHz
  • Satélites Meteorológicos NOAA – 137 MHz
  • GPS – 1227 e 1575 MHz
  • Telemetria de satélites – várias frequências

E como nem tudo o que se ouve é voz, algumas transmissões necessitam de software de descodificação adequado (software de descodificação de transmissões de satélites meteorológicos, telemetria de satélites e aviação).

Dentro da faixa de frequências… existe um mundo para explorar.

Um exemplo..

 
Para quem pretende ouvir a frequência da Polícia, Bombeiros, Táxis, etc., há que ter algum cuidado, uma vez que a escuta dessas frequências é considerada ilegal, se bem que a maioria já passou para rádios de sistema digital (TETRA) cuja descodificação torna-se impossível de momento.

Escusado será dizer que outra vantagem é… ser um ótimo spectrum analyser!

Alguns links:

Hardware compatível: http://sdr.osmocom.org/trac/wiki/rtl-sdr
Drivers / Software: http://wiki.spench.net/wiki/USRP_Interfaces
HDSDR: http://www.hdsdr.de/

Partilhar:
Tags:

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Andrade
    Tiago Andrade

    Isto é espectacular, possuo um rádio CB no meu carro e sempre que ando por ai entro em contacto com varios amigos, mas neste modo estando em casa e podendo transmitir e receber a partir de este equipamento é muito bom.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Óptimo :).Aproveito para dar os parabéns ao Joao pelo excelente tema

    2. Avatar de João Martins
      João Martins

      Olá Tiago.

      Atenção, para que seja possível emitir é necessário um transceiver! Estes dongles apenas são receptores, não têm capacidade de emitir. No entanto, existem no mercado (Googling) muitos transceivers SDR, mas claro que custam várias centenas de euros dependendo da faixa de frequências e largura de banda capturada.

      cheers

      1. Avatar de Duarte
        Duarte

        Olá, não consigo fazer a minha PEN de DTH fazer SRD 🙁 alguem me pode ajudar?

    3. Avatar de paulo henrique dos passos
    4. Avatar de Vilar

      Amigo Tiago, desculpe meter-me na conversa. Mas isso que está a dizer já é possível há muito tempo aqui entre nós dos CB e TT. Vá a este site e instale o eQSO, lá nos encontramos, depois pode falar do CB para o PC lá de casa, e claro está responderem.
      Qualquer duvida entre em contacto: vilar98@sapo.pt
      Vilar, CT2KFS desde a Guarda.

  2. Avatar de Wavep
    Wavep

    Excelente post, Muito obrigado.

  3. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    Excelente artigo!

    Desconhecia a possibilidade de usar receptores de TDT para o efeito. Se estiver igualmente dentro da recepção comercial do tipo Digital Radio Mondiale http://www.drm.org/, em bandas a partir da velha LW, seria igualmente bem-vindo. 🙂

    1. Avatar de João Martins
      João Martins

      Olá Pedro Ribeiro!

      LW já é uma frequência muito baixa para estes dongles chegarem lá. LW está entre 3 e 30MHz. Estes dongles com o driver modificado, permitem apenas descer a um mínimo de 60MHz sensivelmente. Mas sim, de facto é uma excelente ideia usar estes dongles nas bandas propostas pelo DRM, desde que exista software de decoding e as frequências estejam de acordo com os requisitos dos dongles TDT.

      cheers

      1. Avatar de Pedro Ribeiro
        Pedro Ribeiro

        Sim. Obviamente, estes equipamentos não servirão para essa gama de frequências. Por isso mesmo, poderia conhecer alternativas acessíveis (tanto técnica como financeiramente) para aceder a essas frequências. De qualquer forma, deu-me a conhecer uma possibilidade impressionante a todos os níveis, o que agradeço mais uma vez. 🙂

    2. Avatar de Luis Parente
      Luis Parente

      Sim e possivel mas com um upconverter.

      Por ex:
      http://george-smart.co.uk/wiki/FunCube_Upconverter

      Nao e perfeito mas pelos videos funciona.

      1. Avatar de Pedro Ribeiro
        Pedro Ribeiro

        Excelente! 🙂

        Sabe onde poderei encontrar já feito?

        1. Avatar de Cláudio Silva - CT2KBX
          Cláudio Silva – CT2KBX

          Em CT1FFU.com existe um adaptador para podermos escutar HF

  4. Avatar de Paulo . Cunha

    Bom dia.

    Antes de mais parabéns pelo post:)

    Alguém me sabe dizer um modelo que possua este chipset?!

    Obrigado e continuação de um excelente trabalho!

    1. Avatar de João Martins
      João Martins

      Olá Paulo.

      Neste link existe uma compilação de HW compatível:

      http://sdr.osmocom.org/trac/wiki/rtl-sdr

      Tenho a “ezcap USB 2.0 DVB-T/DAB/FM dongle” que veio da DealXtream por 16 euros. Contudo, nas principais superfícies comerciais podes encontrar facilmente a GIGABYTE GT-U7300 (aprox. 35 euros) que também serve. Com esse dongle e uma vez que o tuner é um FC0012, a faixa de frequências que se poderá capturar é menor (não sei precisar de momento, mas deverá ser entre 70-1400MHz). Claro que o E4000 é o eleito por todos, pela faixa de frequências que consegue e ampla compatibilidade.

      cheers

  5. Avatar de Anonymous #3
    Anonymous #3

    Sugestão:

    Façam um tutorial do FRN e dos links-radio.
    Para os beginners é muito mais fácil usarem o FRN dado que não exigue qualquer equipamento adicional.
    Basta um computador com placa de som (microfone e colunas), uma ligação à net qualquer e este software que se instala em poucos segundos.

    E poderão comunicar com portugueses e estrangeiros por esse mundo fora, onde quer que se encontrem.

    De vez em quando alguns destes entusiastas (CBeístas, radioamadores e PMRistas) também aparecem pelo LoudTalks/Zello (sobretudo quando os PMR’s e os repetidores não têm alcance).

  6. Avatar de Nuno Almeida
    Nuno Almeida

    Boas, excelente tópico, mas eu adorava saber como consigo por a funcionar a minha pen DVB-T associada a este programa. Sou grande entusiasta em tudo que tenha haver com comunicações.

  7. Avatar de João Martins
    João Martins

    Aproveito para deixar links com frequências já “observadas”

    http://www.mygroupx.com/radioescuta.htm

    Forum muito bom ao nível de partilha de informação e frequências!

    http://www.phpbb88.com/scannerportugal/

    Pena os Pagers terem-se calado em Portugal, acho que já morreram todas as operadoras, mas no passado era um luxo ver as msgs a passar no POCSAG. Ai velhos tempos… “Joana, sabes que horas são? Vem já para casa. Ass. Mãe”

    1. Avatar de Nuno Almeida
      Nuno Almeida

      Boas alguém sabe dizer como configuro o programa com o placa de DVB-T?

      1. Avatar de João Martins
        João Martins

        Qual é a marca e modelo do dongle?

        1. Avatar de Nuno Almeida
          Nuno Almeida

          AVerTV Hybrid Volar HD(H830, caso n dê onde poderei encontrar compatíveis?

          1. Avatar de Manuel Martins
            Manuel Martins

            Pode sempre passar por aqui neste link ,( http://rtlsdr.org/softwarewindows )é o driver correcto para as pen´s dongle e o software mais estavel até ao momento ,

            boas escutas

            73´s

  8. Avatar de Nuno Almeida
    Nuno Almeida

    Boas, mais uma vez fiquei fascinado com a potencialidade deste tópico, e sendo grande entusiasta nesta matéria, gostaria de saber se a placa AVerTV Hybrid Volar HD(H830), da para o efeito. Em caso contrario onde poderei encontrar algum compatível.

    1. Avatar de João Martins
      João Martins

      Nuno, tanto quanto sei, nenhuma das AVerMedia possuem o RTL-2832U, assim sendo, não dá para SDR. Em qualquer loja existem à venda as GIGABYTE GT-U7300 e essas dão perfeitamente. Muito sinceramente, prefiro a Ezcap 668, para já é considerada a melhor para o efeito.

      http://www.dealextreme.com/p/mini-dvb-t-digital-tv-usb-2-0-dongle-with-fm-dab-remote-controller-92096?item=4

      1. Avatar de André Lopes
        André Lopes

        Boas tenho umas duvidas!
        Dizes que a Ezcap 668 é a melhor para o efeito, mas o link da dealextreme vai para uma Ezcap 645?
        O programa que usas para ouvir já vêm com a dongle?
        E o que é preciso alterar para poder ouvir?
        Obrigado Abraço

        1. Avatar de João Martins
          João Martins

          Olá André!
          De facto aponta para a 645… mas isso nem importa assim tanto, se não estou em erro, a diferença está apenas no tunner utilizado. Tanto quanto percebi, houve rutura de stock na 668.
          O software que é utilizado – HDSDR – podes fazer o download daqui: http://www.hdsdr.de/
          Tens é de usar um driver modificado para a placa, as instruções estão aqui: http://wiki.spench.net/wiki/ExtIO_USRP

          Está tudo bem explicadinho… mas se tiveres dúvidas, cá estarei! 😉

          abraço,

          João

    2. Avatar de Luis Parente
      Luis Parente

      Estas sao conhecidas como funcionando:
      http://sdr.osmocom.org/trac/wiki/rtl-sdr

  9. Avatar de Guilherme Calé
    Guilherme Calé

    Alguém sabe onde se poderá comprar uma antena Elonics E4000?
    Já estive a ver os distribuidores no site oficial, mas, aparentemente, apenas existem distribuidores na Ásia e o mais próximo de Portugal é da Turquia.

    1. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Na loja online da Sysmocom ou na DealExtreme arranjas por 20 euros ou menos.
      Atenção, que nem todas da DealExtreme são E4k.

      1. Avatar de Guilherme Calé
        Guilherme Calé

        Obrigado

  10. Avatar de Ricardo Pontes
    Ricardo Pontes

    Altamente!! Desconhecia por completo.
    Ja mandei vir um dongle com o tal RTL2832U/E4000 do ebay por $19

  11. Avatar de lucas
    lucas

    E alguém sabe que dongles vendidos em Portugal são compatíveis ?

    1. Avatar de João Martins
      João Martins

      Lucas, de todas as que vi até ao momento, as GIGABYTE GT-U7300 são compatíveis, podendo ser encontradas nas bem conhecidas lojas de electrodomésticos. Pena custarem 35 euros.

  12. Avatar de Guilherme Calé
    Guilherme Calé

    Alguém sabe como utilizar um tuner E4000 em out-of-spec, para poder captar frequências até 2.5Ghz?

  13. Avatar de Bill Gates
    Bill Gates

    Rádio e computadores são minhas duas grande paixões!! Eu tenho um rádio Degen DE1103 e com ele faço muitas scutas de rádios farois, radio amadores e ondas curtas. Esse dispositivo junto com o software parece ser muito bacana pelo fato da decodificação

  14. Avatar de Guilherme Calé
    Guilherme Calé

    Alguém sabe qual é o tuner utilizado pelo Ezcap 668?

    1. Avatar de João Martins
      João Martins

      Olá Guilherme!

      A 668 é o dongle que tenho, seguramente posso garantir que é uma Elonics E4000 (e4k).

      cheers

      1. Avatar de Nuno Almeida
        Nuno Almeida

        Eu adorava comprar esse dongle, mas sou um pouco avesso em compras online, em portugal encontra-se? Eu não me importo de pagar antecipadamente a alguém que me adquira o equipamento.

        1. Avatar de João Martins
          João Martins

          Nuno,

          Tanto quanto sei, o melhor é mandar vir da DealXtream, não vejo outra forma de o adquirir aqui em território nacional. Eventualmente poderá tentar o eBay, mas pessoalmente prefiro a DealXtream. Demora tempo a chegar cá, cerca de 2 a 3 semanas, mas não se pode exigir muito quando nem os portes estamos a pagar!

          Por não usa um MBnet? Só tem de ir ao Mulibanco fazer a emissão.

          http://www.dealextreme.com/p/mini-dvb-t-digital-tv-usb-2-0-dongle-with-fm-dab-remote-controller-92096

          cheers

          1. Avatar de Nuno Almeida
            Nuno Almeida

            E nisto que me sinto ignorante MBnet? Ja ouvi falar em paypal, criar uma conta etc etc, eu vou ver se falo com algum familiar que ja tenha feito compras nesse site.
            Muito obrigado pela ajuda! Abraço

  15. Avatar de João Martins
    João Martins

    Já agora… uma gravação feita na véspera deste post!

    Isto foi gravado essencialmente com um pedaço de fio de cobre a servir de antena, fora da janela. São contactos entre aviões e a torre de aproximação do aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto). Não está com muita qualidade, uma antena feita à pressão e as emissões estavam a 80Km de distância, mesmo assim não foi mau!

    http://www.youtube.com/watch?v=KqiF2xZ7TPU

    Quando tiverem a vossa, experimentem liga-la à antena do prédio / casa! 😉

    cheers

    1. Avatar de Nuno Almeida
      Nuno Almeida

      Espectáculo, parabéns João! Não vejo a hora de arranjar o dongle adequado, se alguém conhecer alguém que tenho ou se disponibilizar a adquirir, eu pago antecipadamente, sem problema, eu n sei adquirir pelo ebay, já la vi a bons preços.

  16. Avatar de Nuno Almeida
    Nuno Almeida

    Encontrei este dongle, mas nunca adquiri por aqui, online só costumo comprar em Portugal.

    http://www.dealextreme.com/p/mini-dvb-t-digital-tv-usb-2-0-dongle-with-fm-dab-remote-controller-92096

    é seguro este site, e o dongle é o adequado?

    1. Avatar de João Martins
      João Martins

      Olá Nuno.

      Esse dongle é o que eu tenho, e posso mesmo dizer que veio do mesmo sitio. Demorou 3 semanas mas valeu bem a espera, não só pelos resultados, mas também pelo valor pago!

      Eu mandei vir desse mesmo link, correu tudo bem!

      cheers

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        O valor a pagar é só o referido pelo site (dealextreme) ou tem mais taxas da alfandega?
        Obrigado.

        1. Avatar de João Martins
          João Martins

          Olá Nelson.

          Não será taxado na alfandega, uma vez que o valor é reduzido.

  17. Avatar de Marcio Queiroz
    Marcio Queiroz

    Pergunta aos intendidos de comunicação em relação ao sistema tetra: Boa tarde,essa impossibilidade de decodificação é referida à transmissão,ou transmissão e recepção?E caso tenha um radio tetra e o software do referido radio conseguiria programar e escutar qualquer frequência coberta pelo referido radio?

    1. Avatar de Anonimo
      Anonimo

      Já é possível escutar Tetra não-encriptado através da utilização do software DSD. Contudo, não é possível ouvir as forças de segurança no sistema SIRESP.

      1. Avatar de NA
        NA

        Que software DSD, é esse? Partilhe aqui com os entusiastas 🙂

        Abraço

  18. Avatar de Guto Pohl

    Olá.
    Gostaria de saber se com o dongle abaixo conseguirei sintonizar ACARS.

    http://dx.com/p/ezcap-eztv665-dvb-t-usb-2-0-hdtv-tuner-receiver-set-1-x-cr2025-158821

    Obrigado e grande abraço a todos.

    Guto.

    1. Avatar de João Martins
      João Martins

      Olá!

      Sim, pode-se sintonizar o ACARS (Aircraft Communications Addressing and Reporting System).
      Esse dongle faz uso do tunner FC0013(~50-1000 MHz), não com uma abertura tão grande como o E4000 (~60-1700 MHz) mas como o ACARS transmite em 131.725 MHz não terás qualquer problema. Atenção que a frequência do ACARS varia de zona para zona, podes ver a tabela em http://www.acarsd.org/ACARS_frequencies.html

      A antena que vem com o dongle não é nada boa para essas frequências, pelo que recomendo a utilização de uma discone ou dipolo vertical dimensionada para os 130MHz.

      Espero ter ajudado…

      João

  19. Avatar de Guto Pohl

    Olá João Martins,

    Muito obrigado pelas informações. Inclusive pela tabela de zonas.
    Já montei algumas antenas dipolo vertical para 1090Mhz com sucesso. Então creio que poderei montar para a frequência em questão.

    Abraço.

    Guto.

  20. Avatar de alejandro
    alejandro

    olá a todos, bom, desculpem a minha ignorância sobre este assunto, mas gostaria de saber se vendem rádios receptores portáteis, nas lojas mais conhecidas de eletrónicos? em caso negativo, onde podemos comprar esse tipo de rádio? quanto custa em média o receptor mais barato?
    bom, vivo a cerca de 40km de distância do aeroporto da madeira,

    um rádio destes será fiável a essa distância?
    será que compença?

    bom, desculpem pela chuva de perguntas, lol,
    desde já, agradeço a atenção que as minhas questões possam merecer

    forte abraço para todos e saudações aeronáuticas.

  21. Avatar de GdP
    GdP

    Bom dia a todos

    Parabéns ao João Martins por ter divulgado este tema, bem como a todos que têm contribuído para a discussão.
    Para todos os entusiastas de radiocomunicações e/ou de aviação a descoberta de Antti Palosaari em 9 de Fevereiro de 2012 veio trazer uma verdadeira revolução. O meu tributo vai para ele e também para a genialidade e bondade dos que têm desenvolvido software e o têm disponibilizado gratuitamente para uso de todos.
    Adquiri o respectivo equipamento há poucos dias e se me permitirem gostaria de partilhar as minhas primeiras impressões, que se resumem numa só palavra: fantástico!

    Para que serve um conjunto hardware+software específico
    1) Para recepção rádio de 24 MHZ a aproximadamente1850 MHz, permitindo ainda analisar o espectro numa faixa de 2 MHZ
    2) Para recepção do sinal ADS-B modo S e para visualizar a posição dos respectivos aviões, em tempo real.
    3) Para recepção rádio no espectro da onda média e onda curta, por intermédio de um conversor (ver este sítio http://blog.kf7lze.net/2012/09/14/round-up-of-rtlsdr-upconverter-choices/ ; ainda não comprei)

    Hardware:
    1) Computador e respectivo sistema operativo
    2) Antena, cabo coaxial e respectivas fichas
    3) Pen USB para TDT TV28T v2 DVB-T USB Stick (R820T) w/ Antenna and Remote Control (só serve este, que não encontrei à venda em Portugal, pelo que mandei vir através deste sítio http://www.nooelec.com/store/software-defined-radio/sdr-receivers/tv28tv2.html, tendo feito o pagamento por MB net; a entrega demorou cerca de 8 dias); de referir que custou cerca de 20 euros, já com os portes de correio incluídos!
    4) Extensão USB de 1,8 m ou 3 m
    5) Cabo adaptador Garmin MCX to BNC adapter cable (que também não encontrei à venda em Portugal, pelo que mandei vir através da Internet); também não chegou aos 20 euros, portes incluídos!

    Software específico, de utilização gratuita:
    1) Driver de instalação da pen (no sítio http://sourceforge.net/projects/libwdi/files/zadig/ )
    2) Software para a recepção de rádio (no sítio http://sdrsharp.com/index.php/downloads)
    3) Software para a recepção e descodificação do sinal ADS-B modo S (nos sítios http://sdrsharp.com/index.php/downloads ou http://rtl1090.web99.de/); são dois programas diferentes, para explorar.
    4) Software para visualizar a posição dos aviões cujo sinal foi recebido e descodificado pelo software anterior (nos sítios http://www.sprut.de/electronic/pic/projekte/adsb/adsb_en.html ou http://www.virtualradarserver.co.uk/Download.aspx ); também dois programas diferentes, para explorar.

    Impressão: volto a repetir: fantástico e por menos de 40 euros!
    1) Recepção rádio: indispensável adquirir o cabo adaptador MCX a BNC, pois vai permitir ligar a pen USB a uma antena decente. A recepção do rádio só vai depender da localização da antena (muito importante), da antena em si, e da qualidade do cabo coaxial e respectivos adaptadores. A sensibilidade é excepcional. Para esta finalidade a antena que vem com a pen USB não serve para nada!
    2) Recepção de sinal e visualização de aviões: a antena fornecida é bastante eficiente, sobretudo quando colocada junto a uma janela. Melhor só com uma antena fixa exterior (de preferência de construção caseira http://www.atouk.com/wordpress/?page_id=237 ou http://www.airlomba.net/index.php?pag=projects&projpg=coli1090 ; dois projectos credíveis), sendo muito importante um cabo coaxial com baixas perdas para 1090 MHZ. A maioria dos coaxiais não serve para esta finalidade.

    Termino dizendo que cometi uma falha aquando da encomenda da pen e do cabo adaptador, pois apenas pedi uma unidade de cada; se fosse agora teria pedido duas!
    Fico ao dispor para qualquer esclarecimento adicional, bem como na expectativa de poder continuar a aprender com todos os intervenientes deste forum, despedindo-me com estima

    João

    1. Avatar de BS
      BS

      Boa tarde João, necessitava de discutir contigo alguns detalhes sobre este assunto.
      Abraço

  22. Avatar de João Martins
    João Martins

    Olá João.

    Podia ter dito… tenho aqui algumas fichas MCX para cravar em cabo, podendo assim fazer um pigtail para qualquer outra ficha.

    Achei interessante o seu comentário, de facto assim aprofundamos mais o conhecimento acerca desta matéria. O meu muito obrigado pela partilha!

    Por aquilo que pude verificar, o tuner R820T ganha claramente ao E4000. Eis uma review interessante entre esses dois tuners:

    http://www.hamradioscience.com/rtl2832u-r820t-vs-rtl2832u-e4000/

    Quanto à ligação externa de antena, fiquei com algumas dúvidas – se a entrada de antena é de 50 ou 75 Ohm… mas parece-me ser de 50 Ohm, já que as fichas MCX são usadas em cabo de 50 Ohm. Isto apenas tem implicações sob o ponto de vista de acoplar um cabo / antena para a impedância correta. Ligar esse dongle à tomada de antena TV do prédio é um desses casos, já que essa instalação é sempre de 75 Ohm.
    Acerca da antena, prefiro as que eu próprio fabrico, dando destaque às do tipo discone – são antenas wide band que conseguem praticamente cobrir toda a banda dos dongles – aprox. 60 – 2000 MHz. Claro que para os puristas podem optar por antenas especificamente calibradas para as frequências com especial interesse. No link que indicou, aquela antena é espetacular para o ADS, se bem que tive melhores resultados com uma QHA (helicoidal) que tem uma melhor relação de sinal ao longo dos dois eixos.

    Fiquei mesmo entusiasmado com este dongle… e só não mandei vir dois não vão eles ficar nos nossos amigos da alfandega! 😉
    (sim, primeiro mandei vir, depois é que escrevi este comentário)

    Já agora.. nem de propósito, ontem estive a meter o meu Raspberry PI a bombar com um dongle em modo SDR. Espetacular… funciona sem quaisquer problemas, desde que haja boa largura de banda entre o Raspi e o PC / notebook – aprox. 35Mbps… se estiverem ligados ao Raspi por Wireless, é bom que tenham mais de 54Mbps!

    Ficam aqui as instruções:
    http://www.hamradioscience.com/raspberry-pi-as-remote-server-for-rtl2832u-sdr/#more-1772

    Bons scans!

    JM

  23. Avatar de Lino Almeida
    Lino Almeida

    Tenho um receiver Infinitii TV que não tem conexão para antena externa,só uma anteninha para TV alguém sabe como conectar antena externa neste caso???
    73 Lino

  24. Avatar de Nuno Pereira
    Nuno Pereira

    Qual as placas compatíveis para mac?

  25. Avatar de João Damasceno.
    João Damasceno.

    Bem, olha só, eu possuo o rádio receptor e uma placa para adaptar no rádio e ligar no computador para ouvir o sinal via computador. Porém, como se instala e configura corretamente algum software no Ubuntu (15.04) para utilizar o recurso?? Tenho o GRC e o RTL-SDR porém, não sei configurar nenhum. Aliás, o RTL eu não sei nem abrir….!!!!

  26. Avatar de André Maia
    André Maia

    Bom dia. Estou a ponderar comprar a placa ezcap 668, gostaria de vos perguntar se esta placa com as drives e software necessários consegue apanhar a banda HF? nas faixas entre 60 e 66? Cumprimentos e muito obrigado por toda a informação