Router MEO – Partilhe um Disco/Pen USB na rede

294 Comentários

Nos últimos tempos, temos trazido até vós alguns artigos com o objectivo de ensinar a tirarem o melhor partido das funcionalidades que o  vosso router da MEO (Thomson) permite. Já ensinámos a mudar a gama do serviço DHCP (aqui), a configurar VoIP e assim realizar chamadas gratuitas na rede fixa (aqui), a configurar o mecanismo de Port Forwarding (aqui), a proteger o seu router Meo dos vizinhos (aqui), entre outros (ver artigos relacionados).

Hoje vamos aprender como é fácil partilhar um disco externo/Pen USB, ficando este acessível a todos os utilizadores que estejam ligados à rede.

meo_0000

O objectivo deste artigo consiste em partir um dispositivo de armazenamento (ex. disco externo, Pen USB, etc), com ligação por USB, em toda a rede. Assim, será possível aceder via rede ao dispositivo USB, sendo uma óptima forma de partilhar conteúdos (ex. fotos, filmes, música, documentos)  entre utilizadores da mesma rede.

Como configurar a Partilha de conteúdos?

Comecem por aceder à página de administração do router, a partir de um PC ligado à rede Meo, abram um browser e coloquem o endereço IP: 192.168.1.254 (por norma). Serão solicitadas as credenciais de acesso que são as seguintes:

Utilizador: Administrator

Password: 3!play

Em seguida, devem ir ao menu Ferramentas e escolher Partilha de conteúdos

meo_s00

Já dentro da página de configuração  de partilha de conteúdos, escolham a opção configurar e procedam à activação do serviço e preencham os campos solicitados:

  • Nome do Servidor: MEO (por exemplo)
  • Descrição do Servidor: introduzir uma pequena descrição do servidor
  • Workgroup: Workgroup onde se encontram todos os PC’s (importante quando queremos aceder por nome)

Os restantes campos são preenchidos automaticamente.  Na parte associada à lista de discos ligados, seleccione a opção “No Managed partitions”. Relativamente às configurações no router está feito.

meo_s01

Agora a partir de qualquer PC ligado à rede, basta abrir um browser e inserir o endereço \\192.168.1.253

Será apresentada uma pasta com o nome Disk_a1, que dará acesso ao conteúdo do dispositivo de armazenamento ligado à interface USB.

meo_s02

Nota muito importante: Segundo a data-sheet do equipamento Thomson, apenas são suportados dispositivos USB que usem como sistema de ficheiros FAT32.

Em Resumo…

Esta funcionalidade é interessante, na medida em que nos permite partilhar, na rede, diversos tipos de conteúdo através de um dispositivo de armazenamento USB. Esta pode também ser uma boa solução para termos um sistema de backup centralizado na rede.

Partilhar:
Tags:

Comentários

294

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de M.Manuelito

    Muito bom…lá vai o meu disco de 500GB USB a ter uma utilização como deve ser 🙂

    1. Avatar de João Serralheiro
      João Serralheiro

      Bom dia,

      Já efectuei esta configuração na primeira série destes routers da thomson e é de facto muito bom, melhor ainda se pode conseguir, pois cheguei a ter configurado o DYNDNS no router e o serviço de FTP, e deixando apenas o router ligado em casa, de qualquer local com internet é possível aceder (com permissões só de leitura ou escrita também dependedo do user) a todo o disco apartir de qualquer local 🙂 a única limitação é de facto ter de ser em FAT32

      1. Avatar de Ivo Fernandes
        Ivo Fernandes

        Já agora, peço a vossa ajuda.

        Já tive todas estas opções configuradas, mas, recentemente, deixei de conseguir aceder via FTP.

        Surge a informãção de que não tenho permissões para aceder à pasta.

        Alguém me consegue ajudar?

        Obrigado.

        1. Avatar de João Serralheiro
          João Serralheiro

          Boas,

          Já tive o mesmo problema, criei um novo utilizador, e é também aconcelhado, para não utilizar o adm do router.
          Para tal nas configurações>utilizadores dá para criar.

          1. Avatar de Mauro
            Mauro

            Boas pessoal, tambem nao consigo formatar o meu disco em FAT32 so consigo em FAT

      2. Avatar de jose carlos
        jose carlos

        Boas alguem me pode ajudar a configurar este router para eu poder aceder ao meu disco fora de casa , ja tenho dominio dyndns criado.
        obgdo
        cumpts
        jose carlos

        1. Avatar de Castro
          Castro

          Conseguis-t configurar?

          Precisava de configurar o meu, das uma ajuda?

          Obrg

      3. Avatar de Dárcio Gonçalves
        Dárcio Gonçalves

        Boas João Serralheiro, sabes-me explicar como consegues aceder ao disco de outras redes, fora de casa? Como configurar?

        Obrigado

      4. Avatar de Tiago
        Tiago

        Como se configura ligando por cabo de rede?

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Olá a todos!

      Estou aqui com um problema que não sei se alguém me pode ajudar.

      Tenho uma televisão philips pfl7606. Ela tem um cabo de internet directamente lá ligado. Cabo esse que vem do meu router meo thomson TG784n.

      O meu problema é que quando vou à TV e procuro pelo modem ela encontra-me o thomson tg784n e aparecem lá várias pastas (music, pictures, video e browse files – disk_a1). Acontece que dentro de cada diz que não tem nada. Já andei aqui à voltas e mais voltas para ver como consigo através do computador aceder a estas pastas e colocar lá filmes para que consiga ver na TV mas não sei como as encontras.

      As minhas duas perguntas são:

      – Tenho que mexer em alguma configuração do próprio modem. Eu na partilha de filhos do modem já tenho activo o media server

      – Quando abro o windows media player aparece-me lá o thomson como sendo “other library” mas não consigo colocar lá nada. É como se estivesse bloqueado.

      Alguém me consegue dar uma ajuda para colocar isto a funcionar?

      Obrigado.

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Boa tarde, pessoal…
      de inicio tudo me corria de feição, mas agora, não sei porque, nem consigo criar uma nova pasta, quanto mais guardar lá alguma coisa…
      ja tem alterar as permições, mas nada, mesmo com sessão iniciada como administrador (alias, até é a unica conta que tenho).
      alguem já teve o mesmo problema?
      brigadão

      1. Avatar de ele
        ele

        Eu tenho um problema pior. Umas vezes consigo aceder ao disco e outras não. E mesmo que consiga aceder, não posso alterar nada (apagar ou escrever). Neste momento não estou a conseguir aceder, mas apesar disso no sítio do Technicolor Gateway está indicado o espaço total do disco e o espaço livre, por isso presumo que o problema esteja no router. Talvez tenha sido um update remoto do firmware do router que tenha estragado o esquema.

        Uso o Windows 8 e o meu disco é um WD My Book 2TB.

        1. Avatar de ele
          ele

          Parece-me que afinal o problema está no Windows 8, porque consegui aceder (e modificar!) ao My Book a partir de um PC com Windows XP. Maldito Windows 8! Oxalá o Windows 8.1 resolva o problema.

    4. Avatar de Jortas
      Jortas

      O meu router tem duas portas usb. Será possível ligar duas impressoras diferentes, uma em cada porta?

  2. Avatar de Bruno Moreira
    Bruno Moreira

    Bom artigo, só uma dúvida, o disco tem mesmo que ter um sistema em FAT32 é que se assim for cria algumas limitações. Já alguém testou com NTFS?

    Bruno Moreira

    1. Avatar de Paulo Nóbrega
      Paulo Nóbrega

      Viva, NTFS não funciona. Tem de ser mesmo FAT32 🙁

      1. Avatar de Dárcio Gonçalves
        Dárcio Gonçalves

        Boas!
        Isso é uma caca! E para ficheiros grandes? Tipo ISO’s de dvd’s? Não permite pois não? Vou ver se crio uma partição para essas coisas! Vou ter é de fazer primeiro uma cópia de segurança por via das dúvidas! Aproveito e vejo se existem actualizações de firmware para o disco!

  3. Avatar de Lopes
    Lopes

    muito util sim senhor

  4. Avatar de hummmmmmmm
    hummmmmmmm

    hi

    este IP 192.168.1.253

    é para aceder fora da rede ? Se sim como se trata o caso de Ip dinâmico ?

    Ou esta funcionalidade é só dentro desta rede ?

    by

    1. Avatar de 3nvy
      3nvy

      o ip 192.168.1.253 só é acessivel dentro da rede, se quiseres aceder fora da rede tens de figar a partilha FTP 😉

      1. Avatar de Dr. Orly
        Dr. Orly

        http://www.dyndns.com/

        E resolve essa situação. O pplware podia fazer um tutorial sobre isso.

      2. Avatar de Zei
        Zei

        Boa tarde a todos,

        Neste caso também pode ser utilizado o serviço de dynip do sapo já que o Meo utiliza o serviço adsl do sapo. Basta aceder à Área de Clientes do Sapo e criar um hostname. A diferença deste para o Dyndns é que não precisa de ser configurado em mais lado nenhum e actualiza-se automáticamente quando o router recebe um endereço ip novo.

        Cumprimentos a todos.

        1. Avatar de Dárcio Gonçalves
          Dárcio Gonçalves

          Boas Zei
          Sabes se existe algum tutorial a explicar como criar o hostname no sapo, assim como partilhar o disco na rede, podendo aceder remotamente, fora da nossa rede?

          Muito obrigado

          1. Avatar de Dárcio Gonçalves
            Dárcio Gonçalves

            Eu tenho um Host criado no “No-IP”, só não sei se está bem configurado, e não sei agr como configurar o router após ter o host criado!

    2. Avatar de johnito
      johnito

      Esse ip é da rede interna e não da MEO.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        É um IP atribuído pelo router da MEO, através do serviço DHCP

    3. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      Não experimentei no MEO, mas deverás activar o DNS Dinâmico (com um serviço da lista – no qual terás de criar previamente uma conta) e ficas com um nome público.

      Depois podes aceder por FTP para o nome/domínio que escolheste!

      😉

  5. Avatar de 3nvy
    3nvy

    Já uso este truke à bastante tempo 😛
    Uso um disco de 500 gigas para partilhar filmes, musicas e programas, assim posso aceder a eles em kualker pc que esteja na rede ^^

    É só pena a limitação a FAT32, que pralem de limitar conteudos que tenham mais de 4 gigas, como alguns filmes blue-ray que tenho, a velocidade tambem é muito menor do que se fosse formatado em NTFS, mas prontos é o que temos 🙂

    1. Avatar de ismael
      ismael

      ola boa noite, alguem me pode ajudar como mudo o meu disco para FAT32 ??

      Obrigado

    2. Avatar de Thyago Sampaio

      Acredito que NTFS tem desempenho inferior ao Fat32

      NTFS:
      -mais segura
      -um pouco mais lenta
      -permite restrições de acesso a arquivo e diretório
      -compactação de determinados diretórios
      -menos compativel
      – fragmenta-se pouco

      FAT32:
      – mais compativel
      – mais rápida
      – fragmenta-se muito

      Fonte: http://www.tecmundo.com.br/tira-duvidas/27338

      1. Avatar de Bruno o.
        Bruno o.

        acho que o ntfs é mesmo para resolver o problema dos 4 gbs. depois existe soluçoes melhores mas acho que nao sao compativeis com windows

  6. Avatar de Emp
    Emp

    🙂
    Também é possível partilhar uma impressora, dá mais trabalho e requer mais algum know-how.
    Mas o google é nosso amigo 😀

    1. Avatar de projecto1724
      projecto1724

      Boas, já agora podias partilhar com o ppl, como fizeste isso…a mim dava-me jeito 🙂

      1. Avatar de Thyago Sampaio

        Novas impressoras tem diversas funcionabilidades de redes como :

        Wireless
        Serviços de email
        Atualização de firmware pela internet
        etc…

  7. Avatar de Rik
    Rik

    É caso para dizer que o router meo é um canivete suiço

    da para tudo

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, não é mau :), Há melhores mas também há piores. AS vezes é importante é saber o que fazer com estes “maquinões”

      1. Avatar de Emp
        Emp

        O que eu acho realmente mau é mesmo o Wifi. Quando era cliente do MEOadsl tinha um 2Wire e conseguia ter sinal em toda a casa e mesmo na rua a alguns metros de distância.
        Com este não tenho muito menos sinal em casa e na rua é mesmo para esquecer.

        1. Avatar de Lopes
          Lopes

          realmente em relação ao alcance wireless a rede MEO deixa um pouco a desejar, eu em casa de um piso para outro o sinal enfraquece muito.

          1. Avatar de Twilight
            Twilight

            Os routers thomson meo trazem o wifi limitado a 25%. Não estou muito certo sobre o motivo da limitação mas julgo que tem a ver com o facto de ser equipamento domestico.

        2. Avatar de Lopes
          Lopes

          o valor de 25% de alcance do wifi dá para alterar?

          1. Avatar de Pedro Mota
            Pedro Mota

            Encontrei na net um artigo interessante sobre aumento da potencia do sinal wifi no router. Não é sobre o thomson, mas pode ser um ponto de partida. Quem criou o artigo fez alguns teste e tenta explicar algumas questões sobre velocidade/potencia/ruido

            http://tomatousb.org/tut:increasing-wrt54g-transmit-power

  8. Avatar de tactos
    tactos

    alguem sabe como colocar este router a fazer WOL?

    1. Avatar de Daniel Isidro
      Daniel Isidro

      Yep!
      Trabalho a na Arábia Saudita numa plataforma petrolifera e quando preciso de aceder ao meu PC em lisboa configurei tudo usando os tutoriais aqui do pplware.

      Tenho o WOL, WOL por android, VPN a correr com raspberry PI (para fugir a websense da empresa, aqui que ningém nou ouve!!:D )

      Para o WOL segue o link aqui do pplware:
      https://pplware.sitedev.pt/networking/wol-acorde-o-seu-pc-atravs-da-internet/

      No artigo fala em usar o no-ip, mas eu tenho o seriço dynip da meo e funciona as mil maravilhas!

      No meu caso uso para fazer WoL a partir do meu portatil o EMCO WakeOnLan Free é mais complexo mas é muito bom!

      Um detalhe, sege a 100% a parte do arplist, senão deixa de funcionar.

      Aqui podes configurar fazer o WoL a partir de andorid, penso que também deve de haver identico para ios:
      https://pplware.sitedev.pt/networking/wake-on-lan-acorde-o-seu-pc-remotamente-via-android/

      Finalmente para teres uma rede mesmo fanex a maneira aconselho-te este tutorial para uma VPN com o raspberry pi, implica investimento no “pi”, mas vale a pena!
      https://pplware.sitedev.pt/linux/raspberry-pi/raspberry-pi-instalar-e-configurar-servidor-vpn-pptp-parte-i/

      Só a 3 / 4 semanas consegui por tudo a funcionar e o que posso dizer é que bomba altamente!

      Fiz WoL no andorid no aeroporto de Frankfurt para testar com 3G o envio dos magic packets e funcionou!
      Estou neste momento a bordo, na Arabia Saudita, em pleno Golfo Persico, com uma ligação via satelite de 1Mbit/s com uma “espetacualar” latencia de 600ms e consigo fazer WOL, aceder (lento) ao pc de casa, trabalhar nele por remote destop access, tranfereir ficheiros, desde que não abuse no tamanho, fazer shutdown do pc, como se tivesse em casa.
      A VPN, sempre que o websense da empresa me bloqueia por alguma razão, ligo-a e pumba, tudo aberto!!
      Alias com a VPN activada acedo a minha rede de casa e a uns dias instalei o webmin no pi remotamente usando o tutorial do explicado pplware também.

      Mas não esquecer, fazer todos os paços para que funcione bem!

      1. Avatar de Vítor M.

        Espetáculo… um dia manda umas fotos desse fantástico país 😉

        1. Avatar de Daniel Isidro
          Daniel Isidro

          Estou no mar a várias milhas da costa… quase na fronteira maritima com o Irão!!
          É só basicamente agua e plataforas de exploração de petroleo e gás natural a volta!!
          Em terra, é basicamente areia, camelos e petróleo!! 😀

          https://www.facebook.com/daniel.isidro.7/media_set?set=a.103031006394327.6737.100000622840335&type=3

          Agora se me falares do Bahrain, Qatar ou Dubai… ai já pia mais fino!! 😀

          Cumprimentos, e continuem a fazer excelentes artigos e tuturiais!

  9. Avatar de bayimage
    bayimage

    E para o serviço da Vodafone (Thomson)? Será possível tb? E será possivel ter acesso a esse conteudo no menu da televisão?

    Isso é que era!!!!

    Bom Ano para todos!!!!

    1. Avatar de Lopes
      Lopes

      para aceder pela TV deve dar atraves de um pc, mas se der directamente melhor, mas não deve dar

    2. Avatar de 3nvy
      3nvy

      Se tiveres uma dakelas tv’s todas xpto que têm ligação wireless para se ligarem à net, talvez consigas entrar na rede ca tv e aceder aos dados no disco xD

      1. Avatar de bayimage
        bayimage

        pois….. essa brilhante conclusão já a tinha tido tb (não leves a mal).
        mas como não tenho uma tvxptowifiturbodiesel………

        1. Avatar de Pedro A.
          Pedro A.

          Se já tinhas percebido porque é que perguntaste? Se a TV não pode aceder à rede como é que acede ao disco? Dah…

          1. Avatar de bayimage
            bayimage

            @Pedro A.

            (desculpa não me expliquei bem)

            TV BOX….
            menus…
            conteúdos…

            …..

            sería possível aceder através da tv box aos conteúdos que estão disponíveis na rede/router que dá acesso a uma coisa chamada iptv….
            se estão disponíveis na rede, tal como a net….?

            acho que a minha questão não é assim tão descabida colocada assim.

            isto é uma opinião únicamente minha, a tua pode ser diferente,…

          2. Avatar de Twilight
            Twilight

            Não dá na MEO. Não conheço o serviço da Vodafone mas seria preciso a box ter serviços de rede. Se for o caso basta ter a capacidade de aceder a shares de um pc pois o principio é o mesmo. Mas ainda assim tb não estou a perceber a razão da pergunta. A box da vodafone permite ler imagens ou videos de discos externos por exemplo?

          3. Avatar de martunis
            martunis

            atravez da box? dah!

    3. Avatar de NF
      NF

      Eu tenho Vodafone e o router é o TG712 que não tem porta USB 🙁

  10. Avatar de Daniel Silva
    Daniel Silva

    No meu zon hub tenho ligado um hub usb de 4 portas e posso ter desta forma mais de um disco e impressora em simultâneo.
    Não sei se no modem da MEO esta forma de expandir as funcionalidades também dá mas podem sempre testar 😉

    1. Avatar de 3nvy
      3nvy

      No router da meo também podes ter mais do que 1 disco, dado que há 2 portas usb podes ligar 1 disco diferente a cada uma (No entanto não sei se funcionará com hubs), depois é so aceder com o mesmo ip (192.168.1.253) e estarão lá os dois discos 🙂

      Quanto a ter impressora e disco ao mm tempo isso já não sei.

      1. Avatar de Daniel Silva
        Daniel Silva

        Como desconheço os modems da MEO não sabia que tinham mais de uma porta… Em relação aos da Zon, foi logo a primeira coisa que tentei fazer quando o tive porque uma USB sabia a pouco :p
        (Neste momento tenho 2 impressoras e um disco ligados em simultâneo sem problemas)

      2. Avatar de Twilight
        Twilight

        Os que têm 2 portas são os TG787. Mas muita gente tem o TG784 que têm apenas uma porta USB. Desconheço se com um HUB a coisa funciona. Já li algures que sim. Mas como não experimentei não sei.

        1. Avatar de André Barão
          André Barão

          O meu é o TG784 e tem 2 portas USB..

    2. Avatar de Jorge Désirat
      Jorge Désirat

      zon hub ftw

  11. Avatar de Rese7
    Rese7

    Bons e interessantes artigos 🙂

    Este router é igual ao da clix fibra (pelo menos é o que me parece pela fotografia).

    Será que estes artigos podem ser usados directamente por quem tem este router com outro operador?

    Já agora … Como ligar a este router Thonson por cabo, ou Wi-Fi, um router (ADSL) Asus WL-600G de forma a aproveitar o servidor de impressão deste último.

    Obrigado.

    1. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      Pelo que dizem aqui é possível partilhar a impressora directamente to thomson, por isso não precisas.
      Mas se o quiseres realmente fazer apenas tens de ligar um cabo de rede de uma das portas to thomson à porta WAN do outro router, e provavelmente desactivares o DHCP do 2º router porque pode entrar em conflito com o thomson.

      1. Avatar de Rese7
        Rese7

        Pedro,

        O meu problema é que o Asus é um router ADSL e não tem porta WAN 🙁
        Utilizava este router Asus (http://pt.asus.com/websites/global/products/ecjk8UCkALyocP9C/Out.jpg) para partilhar a impressora e um disco quando tinha Clix ADSL. Agora passei para a Fibra, instalaram-me o Thomson (no hall) e deixei de poder partilhar o disco e a impressora (que estão no ‘escritório’ junto do Asus e de uma ficha telefónica!!).

        Será que é possível ligar o Thomson directamente a uma das portas LAN do Asus (posso usar powerline para chegar ao ASUS)?
        Terei que fazer algum tipo de reencaminhamento/configuração adicional?

        Será que é possível ligar estes routers via Wi-Fi 😉

        Obrigado.

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Dá para ligar os router por cabo de rede normal por entradas ethernet, tens é que configurar o router asus (desligar-lhe o dhcp pois entra em conflito com o thomson e apagar a pool de endereços). Por wifi é muito complicado e desconfio que nao dê. Basicamente tens que transformar o router asus no thomson xD.
          Em casa tenho um router thomson com um cabo de rede ligado a outro router a mais 70 metros (Resumo: duas redes wireless distintas e funcionalidades dos dois routers interligadas)

          CUIDADO: Depois de configurares o router asus para liga-lo ao thomson o asus desaparece (configura o nome da rede e pass antes) pois depois de configurado para a partilha se ligares um cabo de rede do asus a um computador diz-te que estás ligado ao thomson e nunca mais tens acesso ao menu de config do asus.

          Eu tive o thomson ligado a um d-link(muito facil de configurar) mas agora tenho dois router thomson ligados pois o d-link queimou e devo dizer que os router thomson não são faceis de configurar para quem nunca trabalhou com redes.

          Aventura-te!!

  12. Avatar de cmtuga
    cmtuga

    Muito Bom!
    Pena ser em FAT32.

    cumps.

  13. Avatar de Bruno Melo

    Se não tivesse uma time capsule era uma boa alternativa…
    Já agora e impressora ñ consegue partilhar???

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Por acaso também necessitava de colocar a printer partilhada. Alguém sabe como?

    2. Avatar de 3nvy
      3nvy

      Já foi dito nos comments que é possivel ligar impressora ao router, apartir dai é so ligar um pc á rede e imprimir pá impressora que está partilhada no router.

      Google é nosso amigo –> http://omeumeo.omeuforum.net/t258-impressora-ligada-ao-router (8º Post)

      Atenção que para fazer isto é perciso ter Telnet activado, que vem descativado por defeito no Vista\7.

      Procurem na internet como activar o serviço Telnet no vosso sistema operativo 😉

  14. Avatar de Manuel
    Manuel

    Artigo muito bom.
    Só que já tenho a porta USB ocupada com a impressora, que também está partilhada na rede.
    Este router está muito à frente.

  15. Avatar de joca
    joca

    Alguém me saber dizer a função daquele botão na frente do router?

    1. Avatar de João Serralheiro
      João Serralheiro

      Esse botão serve para configuração “automática” do WiFi, quando se pede ao windows para ligar ao Wifi, a configuração do router pro defeito permite a introdução de um PIN em vez da chave de acesso ou então quando o pc tenta ligar ao carregar nesse botão o router abre temporáriamente a ligação wifi, auto-configura o pc e faz a ligação wifi automática (nem sempre funciona correctmanete)

      1. Avatar de Hugo Dias
        Hugo Dias

        Já que estão a falar deste botao… ha ja alguns meses que o eu botao da frente tem a cor vermelha! Não consigo por nada que ele fique verde como no inicio.

        Isto significa que a rede esta aberta?

  16. Avatar de João Gonçalves
    João Gonçalves

    Para printserver:

    http://www.meoforum.com/meo-adsl-internet/175-tutorial-printserver-routers-thomson-tg787-tg784.html

    No meu caso, na parte de personalizar as definições da impressora no pc tive que seleccionar “contagem de bytes” senão nunca terminava as impressões. (tenho o TG784)

    Visto que o Router só tem uma porta USB tenho que testar com um hub para ver se consigo ter FTP e Printserver…

  17. Avatar de Nuno Oliveira
    Nuno Oliveira

    Partilhar a Impressora através do router da Meo

    ->PARTE I

    Primeiramente verifiquem o seguinte:
    1) Win+R para abrir a consola executar. Dêem entrada ao comando “optionalfeatures” e caso a opção “Cliente Telnet” esteja “unchecked”, seleccionem-na e cliquem em Ok.

    ->PARTE II

    2) Ligar uma impressora USB à entrada USB do router
    3) Abrir uma janela do DOS (Win+R -> cmd)
    4) Executar o comando: telnet 192.168.1.254 (
    Login: Administrator
    Pass: 3!play
    5) Executar o comando: “printersharing LPD queue add name=TG784printer type=Raw default=yes”
    6) Executar o comando: “printersharing LPD config state=enabled”
    7) Executar o comando: “printersharing LPD list” . Verifica que a condição do “enable” está a 1. Se sim, continue o processo. Se não, repita os passos anteriores e não se esqueça do ponto (3).
    8) Executar o comando: “saveall”
    9) Abrir o painel de impressoras e faxes
    10) Clicar em Adicionar uma impressora
    11) Seleccionar Impressora local ligada a este computador e clicar em seguinte
    12) Seleccionar Criar nova porta do tipo standard TCP/IP port e clicar em Seguinte
    13) Clicar em Seguinte na primeira janela da aplicação para configuração do porto TCP/IP para ligação à impressora
    14) Colocar no endereço IP 192.168.1.253 e clicar em Seguinte
    15) Seleccionar Personalizado e clicar em Definições
    16) Seleccionar o protocolo LPR, colocar “TG784printer” no nome da fila de impressão e clicar em OK
    17) Clicar em Seguinte
    18) Clicar em Concluir
    19) Depois instalar os controladores da respectiva impressora.

    PS) A meo tem 2 modelos: TG787 e TG784, por isto é só alterar os nomes dos router conforme o modelo 😉

    PS2) Usar uma pen no router é óptimo, mas prefiro deixar a minha impressora a funcionar via wireless pelo USB do router =D

    1. Avatar de projecto1724
      projecto1724

      Tenho uma HP940C e não funciona 🙁

      1. Avatar de projecto1724
        projecto1724

        Resolvido 🙂

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Excelente, funcionou perfeitamente! Muito obrigado 🙂

  18. Avatar de Richard Soares
    Richard Soares

    É possível colocarem um tutorial, para partilhar esse disco na internet, tipo servidor ftp ou algo do género??

    1. Avatar de André
      André

      Tens que ter aquele check onde diz servidor activo no FTP.

      Depois vais a partilha de jogos e aplicações e escolhes FTP server e metes este IP:

      192.168.1.253

      (Este passo não sei se é necessário, mas foi como eu consegui)

      O próximo problema, são os ip’s dinâmicos (normalmente os ISPs têm ip’s dinâmicos, ou seja, se estiveres fora da rede nunca vais saber a que ip te deves ligar)

      Para resolver isto, podes criar conta no http://www.no-ip.org, ou utilizas esse um serviço semelhante do SAPO que já foi referido aqui nos comentários (dynip do sapo). E depois nas opções do router vais a DNS dinâmico e metes os dados da conta que criaste no no-ip(procura no youtube como criar conta no no-ip que encontras facilmente). E penso que é só isto.

      Eu consegui por a funcionar deste modo. Mas o meu IP ainda não mudou, portanto pode não estar bem configurado.

      Qualquer dúvida, coloca aqui nos comentários que eu tento ajudar.

      1. Avatar de Richard Soares
        Richard Soares

        Obrigado mal puder experimentar eu digo como correu!!

        1. Avatar de Richard Soares
          Richard Soares

          Ok consegui configurar, mas quando entro o endereço que configurei no NO-IP vou ter à página do router!!

          1. Avatar de André
            André

            isso é porque provavelmente estás a escrever http://

            e deves escrever ftp://

            Mas diz-me uma coisa estás a aceder à página do router de fora da rede?

      2. Avatar de Rui Gomes
        Rui Gomes

        “Tens que ter aquele check onde diz servidor activo no FTP.
        Depois vais a partilha de jogos e aplicações e escolhes FTP server e metes este IP:
        192.168.1.253
        (Este passo não sei se é necessário, mas foi como eu consegui)”

        Obrigado pelo tutorial!!
        Este passo é essencial para se poder aceder externamente ao FTP, pois o router não cria a regra automaticamente na firewall. No entanto, no meu caso, depois de escolher “FTP Server” na “partilha de jogos e aplicações” não me deixa escrever o IP… escolha “”, faz reload da pagina e volta ao mesmo, ou seja, não aparece forma nenhuma de introduzir o IP. Mais alguém com este problema?

        1. Avatar de André
          André

          Não consegues seleccionar a opção ?

          Depois de seleccionares isso, ele faz reload e aparece uma caixa para colocar o ip.

          1. Avatar de Rui Gomes
            Rui Gomes

            Antes de mais, obrigado pela resposta!
            Consigo seleccionar, ele faz o reload, mas não aparece caixa nenhuma para colocar o IP :(! muito estranho. já fiz o reset do router e tudo. Aliás, uma dica para quem está com problemas em abrir portas: por vezes um reset resolve o problema. Outra hipotese é desligar a firewall do router por completo

      3. Avatar de Bruno
        Bruno

        Fiz todos os passos mas não consigo atribuir ás partilhas o FTP server. o meu router(Thomson TG784n) não atribui . Sabes porquê?

  19. Avatar de André Almeida
    André Almeida

    Boas…Gostava de saber se se consegue fazer algo com o router WL-520GU que tem uma porta USB para partilha de impressora…

    O problema é que já tentei de várias formas por a dar a impressora e as vezes dá outras vezes não…Coisa estranha…

    Já que não posso usar a impressora na rede,gostava de saber se posso configurar uma pen para tal

    cumps

  20. Avatar de José Castanho
    José Castanho

    Olá Pedro boa tarde,
    Estive a consultar os seus posts sobre redes, reparei que é uma área forte nos seus conhecimentos. Estou com um problema de ligação a alguns routers. Tenho dois routers Wi.Fi da mesma marca que se encontram afastados em salas diferentes, cerca de 15 metros. Como é que se compreende que eu na sala onde está um deles, não consiga aceder à Internet e consiga do mais afastado. O sinal deste que está mais perto está no máximo e não acedo a uma única página net…

    Desculpe o incómodo e desde já o meu obrigado.

    1. Avatar de Egas
      Egas

      Possivelmente os routers estão a usar o mesmo canal, experimenta mudar o canal de um router para o 3 e o de outro para 9 para ver se notas alguma melhoria.

  21. Avatar de tactos
    tactos

    ninguem leu a minha pergunta ou apenas não sabem?
    alguem sabe como fazer wake on lan neste router?

  22. Avatar de Egas
    Egas

    Muito bom, era mesmo isto que estava procurando.

    Alguém sabe como se faz o mesmo para o router d-link da Sapo?

    1. Avatar de Egas
      Egas

      Outro problema, tenho um disco de 1TB da western em NTFSS e não consigo formatá-lo para FAT32, possivelmente só para exFAT e não sei se é compatível…

      1. Avatar de 3nvy
        3nvy

        o windows n consegue formatar discos em fat32 que tenham + que 1 certo limite de capacidade. Tens de usar programas externos como o easus partition master 😉

        1. Avatar de Egas
          Egas

          Usei esse programa e está muito intuitivo, já tenho o disco pendurado no router.
          Obrigado

  23. Avatar de Joao Rodrigues
    Joao Rodrigues

    Boas
    Eu tenho o serviço dynDNS configurado no router e nem assim consigo aceder.
    pede-me user e pass mas nunca aceita nada.
    poder aceder aos conteudos da pen via internet é que era de valor.
    Um tuto com isso dava um jeitaço

  24. Avatar de Rleal
    Rleal

    Eu raparei também era possível ligar um WebCam ao router, que utilidade tinha isso, e como posso fazer isso?

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Eu também andei a procura disso e cheguei a conclusão que não é possível. A porta USB só está preparada para serviços de alojamento e print server (Atenção que as impressoras multi funções vão perder todas as funcionalismos que não sejam apenas para imprimir.)

  25. Avatar de Rleal
    Rleal

    Antes tinha a opção de ligar um WebCam ao router. Qual era utilidade de fazer isso, e como poderei faze-lo?

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Eu também andei a procura disso e cheguei a conclusão que não é possível. A porta USB só está preparada para serviços de alojamento e print server.

      (Atenção que as impressoras multi funções vão perder todas as funcionalismos que não sejam apenas para imprimir.)

  26. Avatar de Fernando Pinto
    Fernando Pinto

    Excelente artigo. Só tenho a reclamar de uma coisa de chacha: No início do texto onde está “chamadas gratuitas na rede fica”, evidentemente que é rede “fixa”. 🙂

  27. Avatar de Mauro
    Mauro

    Gostaria de saber se isto tambem é possivel para partilha de uma impressora

  28. Avatar de João Franco
    João Franco

    so uma simples questão:

    consigo aceder pela ps3 ah pen ou ao disco partilhado ?

  29. Avatar de Sara Canelas
    Sara Canelas

    Artigo muito bom, incluindo os artigos relacionados, mas este em particular pois assim permite uma melhor partilha de documentos entre os utilizadores da mesma rede.

    Um pequeno à parte para ver se consigo resolver este problema:

    Em Agosto de 2010 adquiri os serviços da MEO mas de há dois meses para cá persiste este problema. Moro num T2 (apartamento), é pequeno e o router como o modem encontram-se na 1º divisão da casa (sala). O meu quarto é a divisão mais distante da sala. É normal apanhar sinal fraco do meu wireless? A casa é pequena e a meu ver acho que a distância não justifica o sinal fraco :S

    Obrigada a todos 🙂

    1. Avatar de André
      André

      Isso depende dos obstáculos que há entre o router e o computador. Mas sendo uma casa pequena o sinal deveria ser bom, digo eu…

      1. Avatar de Sara Canelas
        Sara Canelas

        Sim, isso já me passou pela cabeça mas acho que a distância não justifica o sinal fraco que tenho no meu quarto. Chego por vezes até a perder o sinal obrigando-me assim a sair do quarto para vir para a sala. Obrigada na mesma. Acho que a melhor solução mesmo será ligar à MEO mesmo 🙂

        1. Avatar de Bruno Veiga

          Tenta colocar a antena noutra posição.
          As ondas wireless não são rectas e podes estar a apanhar pouca rede por isso.
          Eu tive o mesmo problema, tinha a antena para a cima e bastou inclinar para a direita para fazer diferença.
          Exprimenta.

  30. Avatar de Jorge Salvador

    Parabéns Pedro por mais este excelente artigo sobre este router, apesar de dizerem que não presta, que é barato, afinal este router não é nem de longe nem de perto o que querem fazer querer. Neste artigo em particular a única limitação mesmo é só ser válido para discos com sistema de ficheiros em FAT32. Mesmo assim estou deveras impressionado com as capacidades deste router Thomson.

    1 abraço.

    Jorge Salvador.

  31. Avatar de reimor
    reimor

    ola viva
    fiz tudo segundo o tutorial mas ao meter o ip sugerido no browser diz me 404 not found..ja tentei de tudo sem sucesso,alguem tem dicas?
    obrigado

    1. Avatar de André
      André

      Experimenta fazer

      Iniciar -> Executar… -> \\MEO

      e vê se abre alguma coisa

      1. Avatar de Pedro Pinto

        o uso do nome às vezes dá barraca pois é necessário que o netbios esteja a funcionar correctamente. o IP é sempre mais confiável.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      hum…
      1) conseguiste aceder ao router sem problemas (ao IP: 192.168.1.254)?

      2) abre a linha de comandos e escreve: ping 192.168.1.253

      3) faz um restar ao router

      1. Avatar de reimor
        reimor

        Ola Pedro
        Sim,consegui aceder ao router por esse ip sem problemas.Conficurei segundo o tutorial,aparece a pen e tudo isso,mas depois nao consigo aceder,da o erro 404.
        Ja reiniciei o router e foi igual,quanto ao ping nao entendo muito da questao,mas meti o que disseste em executar ele abriu a cxa de comando e desligou-se por ela mesma.
        Suponho que comunicava com o router.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          hum…deixa cá ver como te posso ajudar. Podes.me mandar um printscreen da tua configuração?

          1. Avatar de reimor
            reimor

            sim,mando ja isso,mas qual email?

          2. Avatar de Pedro Pinto

            manda para ppinto @ pplware . com ou coloca mesmo aqui

            ppinto

          3. Avatar de Master of Menir
            Master of Menir

            Olá cmg passa-se algo semelhante; se faço na linha de comando:
            //MEO – acedo ao disk#1

            Se lanço no browser:
            http://192.168.1.253/
            Nada ! Erro 404 !!!.

            O que está mal ?
            Dão uma dica ?
            Obrg.

          4. Avatar de Hugo Rodrigues
            Hugo Rodrigues

            Têm de ter atenção às barras e ao programa que estão a utilizar!

            “//” é diferente de “\\”

            Têm de utilizar o Explorador do Windows
            (não é o mesmo que o Internet explorer)

    3. Avatar de Lopes
      Lopes

      reimor estava com o mesmo problema que tu e fui ao executar e fiz \\192.168.1.253 e já abriu

      isto para o caso de ainda não teres resolvido o problema

  32. Avatar de Caetano
    Caetano

    Olá cibermagos.

    Suponho que deverá dar para partilhar a impressora pelo mesmo mesmo meio… Alguém já testou?

    Obrigado
    Abraço
    CAetano

  33. Avatar de Paulo Figueira
    Paulo Figueira

    Boa Noite,

    Tenho em casa um router thompsom da meo, tentei fazer o que estava aqui escrito neste artigo e não estou a conseguir aceder à pen visto que nas opçoes de partilha de conteudos aparece-me o seguinte “Mounting error: wrong formatting” embora eu tenha a pen num sistema de ficheiros FAT32.
    Gostaria que me ajudassem a resolver este problema.

    Obrigado.

    1. Avatar de Paulo Oliveira
      Paulo Oliveira

      cmg passa-se exactamente o mesmo

      1. Avatar de Agostinho Santos
        Agostinho Santos

        Eu tenho também esse problema com uma pen da marca Dane-Elec de 8Gb, aparece o mesmo erro
        Mounting error: wrong formatting, já formatei e reformatei em fat32 com closter de 4kb e 32kb e mesmo assim nada. Em contrapartida com uma pen de 4Gb da Sandisck, não tive qualquer problema. Gostava de aquirir um disco de 500Gb mas fico na duvida se ele será reconhecido pelo Router 784. Alguém poderá informar que marca de disco a usar sem problema ?
        Esse erro do Mounting error: wrong formatting será devido a drivers que o router devia de ter e não tem .
        Desde já obrigado .

        1. Avatar de Agostinho Santos
          Agostinho Santos

          Alguém poderá me informar quais os discos externos USB (500Gb ou mais) marca, modelo, compatíveis com o Thomson TG784,tenho a Versão do Software: 8.4.2.Q
          Obrigado

  34. Avatar de Filipe Rodrigues
    Filipe Rodrigues

    Eh eh… já faço isto desde a um anos, quando aderi a meo. Muito útil, rápido e eficaz até hoje.

  35. Avatar de Orite
    Orite

    Fiz tudo como diz o tópico, mas qundo tento aceder a Pen aparece a mensagem: “Não é possível desligar nete momento. A ligação está actualmente ocupada com uma operação de ligar ou desligar”
    O que estou a fazer mal?

    1. Avatar de Renzokuken
      Renzokuken

      Same here! Alguém consegue ajudar a resolver isto?

      Gracias

  36. Avatar de Mário Caramujo
    Mário Caramujo

    Alguém me sabe dizer se isto só funciona na gama por defeito do router (192.168.1.254), é que tenho o meu router na gama 192.168.6.1 e não consigo aceder de forma nenhuma á pen.

    E já agora estando na primeira gama e sendo o ip do router o 192.168.1.254 porque é que para aceder á pen não se vai ao 254 mas sim ao 253?

  37. Avatar de Orite
    Orite

    Esqueci-me de referir que uso este router através do serviço Sapo e não MEO, não sei se faz direfrença.

  38. Avatar de foxizzel
    foxizzel

    porque só há dicas para o router da meo? será porque o pplware está na sapo (grupo PT) ou há outra razão?

  39. Avatar de BrunoG.
    BrunoG.

    Desisto, fiz tudo isso e apesar da pen aparecer na página de configuração do modem o endereço 192.168.1.253 não faz nada, quer no desktop quer por wireless no portátil

  40. Avatar de Orite
    Orite

    No meu caso o prob ficou resolvido, reiniciei as máquinas todas da rede (router incluído) e “fez-se Luz”!
    É sem dúvida uma grande dica. Obrigado.

  41. Avatar de Ric
    Ric

    Muito bom e útil esse partilha de ficheiros pela usb ou disco e como muitos falaram realmente é pena só funcionar no sistema de ficheiros FAT32, já agora vinha a calhar se colocassem um tutorial sobre a criação de uma pequena rede com o router de MEO.
    Obrigado e continuem esse bom trabalho que têm feito.

  42. Avatar de Kingdra
    Kingdra

    Ora aqui esta uma coisa que procurava a bastante tempo e não encontrava.

    Belo trabalho Pedro, e belo trabalho Pplware tambem.

  43. Avatar de Hélder Pinheiro

    Grandes máquinas estes routers 😀

  44. Avatar de Pedro Gomes
    Pedro Gomes

    Já tem uns meses que não consigo aceder ao router através do browser. Não mudei o IP nem nada.

    Como podem ver no link em baixo consigo aceder por telnet. Se alguém puder dar uma ajuda..

    (http://img202.imageshack.us/img202/3919/routermeo.jpg)

    1. Avatar de André
      André

      Já verificaste se o gateway tem mesmo esse ip?
      Já experimentaste com outro browser?

    2. Avatar de projecto1724
      projecto1724

      a mim acontece o mesmo, nem Administrator nem sumeo, não consigo aceder de maneira nenhuma

  45. Avatar de mjrp
    mjrp

    NTFS no router do MEO
    Andei a pesquisar e encontrei esta pérola:
    http://forums.modem-help.co.uk/viewtopic.php?t=8935

    Aparentemente está disponível a opção NTFS, não aparece no interface de configuração do Thomson mas sim através de Telnet.

    Alguém (mais entendido no assunto) pode ajudar ?

    1. Avatar de Rui Teixeira
      Rui Teixeira

      Fui dar uma olhadela, pois também é do meu interesse. Não há nada ali que indique que a opção NTFS exista. Eu acedi por telnet e não consegui encontrar nada, mas também não sou especialista nenhum…

  46. Avatar de Diogo Rodrigues Gameiro
    Diogo Rodrigues Gameiro

    boa tarde, segui todos os paços deste tutorial também me ocorre o de dar erro quando escrevo o endereço 192.168.1.253 se alguém poder ajudar agradecia…

    obrigado

  47. Avatar de Nuno
    Nuno

    Boa tarde. E se quisermos partilhar uma multifunções?

    Também dá para utilizar o Scanner via router Thomson ?

  48. Avatar de Lopes
    Lopes

    se calhar já estarei a pedir muito, mas não dará para aceder da BOX ao disco partilhado?

    1. Avatar de JG
      JG

      Foi preciso ler todos os posts para chegar quase ao último para fazeres a minha pergunta. Seria MUITO interessante aceder ao disco pela BOX. Alguém sabe?

  49. Avatar de fernando moleiro
    fernando moleiro

    nãoconsigo fazer nada

    o meu router é dos novos THOMSON TG787 SIP….
    posso fazer alguma coisa?

  50. Avatar de Redin
    Redin

    Descobrir a root password dos modelos TG784/TG787

    http://forums.modem-help.co.uk/viewtopic.php?t=7454

    Será que funciona? Ainda não testei.

  51. Avatar de Snipper1
    Snipper1

    Boas…
    Andei a “Googlar” um pouco sobre o assunto e li algures oO(não me recordo onde), que o Partition Magic, faz a conversão do Sistema de Ficheiros mantendo a integridade do mesmo… Ou seja, converte NTFS para Fat, sem formatar…
    Quando chegar a casa vou testar e depois logo vos informo dos resultados 😀
    Muito bom, se funcionar, para quem como eu, tem discos esxternos em NTFS

    1. Avatar de Hugo Rodrigues
      Hugo Rodrigues

      *reminder*

      O acesso aos dados vai ficar mais lento.

      A taxa de transferência de dados no cenário FAT32+USB+Wifi

      é muito menor do que no cenário
      NTFS+USB

  52. Avatar de Luis Carvalho
    Luis Carvalho

    Boas,
    O que acontecerá se colocar um disco NTFS???

  53. Avatar de Leandro
    Leandro

    Boas,
    com esta forma de partilhar não a possibilidade de instalar o ubunto ou Windows na pen e fazer boot pela rede ?

  54. Avatar de Muras
    Muras

    Boas,

    Tenho 1 disco iomega ligado ao router da meo, mas não consigo aceder ele via ftp:\\192.168.1.253… como posso desbloquear esta situação?

    1. Avatar de André
      André

      Ou fazes ftp://192.168.1.253
      ou fazes \\192.168.1.253

      Atenção às barras

      1. Avatar de Muras
        Muras

        Mas mesmo assim não dá.

        Não é possível encontrar esta página Web.

        Não foi encontrada qualquer página Web para o endereço Web: file://192.168.1.253/

  55. Avatar de STP
    STP

    Obrigado!

    Já tinha tentado antes e não tinha conseguido!

    Agora consegui.

    O meu problema é que o \\192.168.1.253 pelo brower não dava!

    Nem se tentar ftp://Administrator@1**.**.**.**/

    So indo para o folder explorer é que deu.

    Se alguém souber porque é que o ftp nao da, agradecia.

    Obrigado por este artigo!

    E que continuem.. heeh

  56. Avatar de karlos
    karlos

    Boas.

    Ainda não consegui entender o porque de não conseguir entrar por ftp://Administrator@1**.**.**.**/
    pede user e pass e qual é?

    1. Avatar de rnatario
      rnatario

      A mim acontece-me o mesmo. Já resolveste o problema? A palavra passe e o usernamen não são os mesmos com que entramos no router.

  57. Avatar de JC
    JC

    Boa tarde

    Excelente artigo.
    tenho uma questão fazer: Dá para aceder pelo Ipad através do browser? com o \\192.168.1.253 não consigo porque me diz que é de uma rede local…
    Cumprimentos a todos

      1. Avatar de JC
        JC

        É bem capaz de funcionar. A apps custa 2,39€ !
        Se alguem conhecer uma aplicação gratuita que faça o mesmo… ou outra dica.
        Obrigado

  58. Avatar de x3minater
    x3minater

    Como posso aceder ao disco através do Ubuntu?

    1. Avatar de x3minater
      x3minater

      Nevermind… -.-

      1. Avatar de EleProprio
        EleProprio

        I do mind. Eu gostaria de saber.

  59. Avatar de JOSE CAMPOS
    JOSE CAMPOS

    boa noite
    fiz tudo conforme descrito aqui,mas metendo o ip que vcs fornecem da me erro ao aceder a pen e nao consigo!
    parece que ja somos muitos.pq nao estudar o problema?
    obrigado

  60. Avatar de Carlos
    Carlos

    Amigos,

    Configurei o dynip da sapo e fiquei com o endereço: serxxxxxx@dynip.sapo.pt

    E agora o que faço para poder usar este endereço, tenho que configurar alguma coisa no router ?

    È que queria aceder do trabalho à pen que está no router de casa !

    Podem-me ajudar-me

  61. Avatar de spyvspyaeon

    Felizmente tenho os meus discos em Fat32 (uso para o windows e para o Mac 🙂 ligar foi extremamente simples. Uma nota, no meu caso o ip “\\192.168.1.253” não funcionou, naveguei até a pasta da REDE localizei a pasta de partilha e mapeei a pasta como “z:” 😛 mais acessível acedo em ambos.

    a grande vantagem é poder desligar os pc’s durante o dia e ter um disco externo sempre on e acessivel. Vou é personalizar os logins do router 😛

  62. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    FAT32 -.-”

    1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      Apos testar…

      “Mounting error: wrong formatting”

      Sim esta em fat32, testei mais que uma pen…

  63. Avatar de João Pedrosa

    Boas
    Antes de mais obrigado pelo post, ajudou-me bastante mas estou com um problema.
    Eu consigo aceder à pen na rede mas quando tento aceder externamente faço o login, mete os dados todos bem e dá este erro
    “421 Home directory not available – aborting”
    O que faço?

  64. Avatar de raxales
    raxales

    boas,
    Eu consigo aceder á pen mas apenas ás pastas q o meo criou automaticamente , filmes, musica e fotos, estas dentro de uma pasta Media e aparece também uma pasta a dizer shared. eu consigo por lá documentos atraves da ligação agora
    as outras pastas que eu criei , documentos etc… nao aparece nada.

    ajuda thanks

    raxales

  65. Avatar de DiogoPereira
    DiogoPereira

    O meu problema é o seguinte , tenho um disco de 1t a partilhar na rede , mas se eu quiser adicionar ficheiros não posso , diz que eu não tenho permissão , já tentei ir as propriedades da pasta que eu quero meter os ficheiros mas mesmo assim não me deixa meter as tais permissões.
    cumprimentos

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      eu tb nao tenho permissao para escrever, só lê o disco

  66. Avatar de Nome
    Nome

    À partida as desvantagens são o sistema de ficheiros FAT32 e o login sem encriptação, a segunda resolve-se facilmente usando um túnel SSH ou uma VPN.

  67. Avatar de Renato
    Renato

    Boas, grande post! Consigo aceder aos ficheiros multimedia através da ps3. De topo era conseguir ver os filmes da pen nas box. As box trabalham através de cabos utp rj45, alguém me ajuda como aceder aos ficheiros através da box?

  68. Avatar de Luís
    Luís

    Houve umas perguntas interessantes que não foram respondidas, e sendo que isto já é antigo esta tb fique por ai mas fiquei curioso por saber se alguém conseguiu aceder aos contéudos de um disco externo pela box de modo a se poder p.e. ver os filmes directamente na tv. Sei que existem maneiras de centralizar mas se desse para aproveitar o router era mais prático.

  69. Avatar de Vítor Andrade
    Vítor Andrade

    Companheiros,

    Não sei se já foi dito por aí mas quero dizer-vos que com um Hub de várias portas podem colocar vários discos/pen ligados ao router!

    1. Avatar de Daniel Dias
      Daniel Dias

      Muito bom, era essa a minha ideia obrigado!

  70. Avatar de Luis
    Luis

    Boas, li tudo e fiz tudo como está ai, mas tenho um problema, cada vez que vou para entrar em \\192.168.1.253 aparece-me isto
    http://oi53.tinypic.com/5volf7.jpg
    Alguem me pode ajudar?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Isso é sinal que não consegues alcançar o dispositivo. Tens tudo bem confirmado? Na Interface do router consegues verificar que o 192.168.1.253 está atribuído a esse dispositivo?

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Nao, como é que atribuo?

  71. Avatar de David Salgueiro
    David Salgueiro

    Boa noite,

    Tenho a impressora partilhada por rede no Router, alguém me pode dizer se com um Hub USB consigo ter o Router a partilhar o disco e a impressora ?

  72. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    FAT32 é uma caca putrefacta… Não dá ext3 ou NTFS? O meu router antigo permitia mas agora tenho que usar o da thomson.. bela bosta :S

  73. Avatar de Pedro

    Alguém tem isto a funcionar no MAC LION?
    EU estou a tentar aceder a um disco externo que liguei no Thomson e não estou a conseguir ligação!…No entanto num PC com Windows 7 consigo aceder…

    Alguém sabe se é necessário configurar alguma coisa em especial no lion ou no router?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Deixa ver se aparece alguém com MAC que dê uma ajuda.

      1. Avatar de Pedro

        Pelos vistos, ainda ninguém se queixou…é que já funcionou no snow leopard e depois de instalar o Lion deixei de conseguir… mas consigo através de um pc com windows… Dá um erro tipo: O servidor não é compativel com esta versão…Por favor contacte o administrador do sistema

        1. Avatar de Joel
          Joel

          Ao que parece a Apple trocou a implementação do samba. Agora a Apple possui uma implementação do samba proprietária que não funciona com a maior parte dos clientes samba tradicionais (open-source). Por isso, segundo o que estive a ver pela web, a melhor solução poderá passar pela instalação do samba3 via mac ports, mas eu ainda não testei isso…

          Fica aqui o link com essa discussão, se alguém testar alguma destas soluções que diga.

          https://discussions.apple.com/thread/3206668?start=0&tstart=0

          cmps

  74. Avatar de Joel
    Joel

    No meu lion não não consigo aceder…

    1. Avatar de Marco Monteiro

      Eu com o Lion so consigo aceder para ver os filmes e séries. Ou seja ligo o disco a um computador para passar para lá, depois acedo através do mac com o Boxee que é uma app para gestão de conteúdos multimédia. E aí sim, consigo aceder e ver a partir de lá. 🙂

      1. Avatar de Joel
        Joel

        Claro, com esse tipo de aplicações. estavam aqui a debater era através do software que já vem com o mac. :D. mas mesmo assim, obgado não conhecia o Boxee. 🙂

    2. Avatar de MacHenry
      MacHenry

      Bom dia
      Depois de muitas horas de tentativa erro e baseado nas informações (muito úteis e válidas) aqui recolhidas, consegui aceder ao hd ligado via usb ao Thomson TG784 no meu macbook.
      Instalei um software gratuito chamado muCommander, sugerido em https://discussions.apple.com/thread/3206668?start=0&tstart=0, e assim consigo aceder aos conteúdos e gerir ficheiros.
      O problema é que tenho que transferir os ficheiros para o mac para os utilizar e ainda vou tentar passar as minhas bibliotecas do iTunes e do iPhoto.

      1. Avatar de Cristiano Alves
        Cristiano Alves

        Ainda nao conseguiste melhor?
        pelo finder é que era mel 🙁

        Ja tentei enumeros ate montar uma unidade de rede, mas nada.

  75. Avatar de RS
    RS

    Caros, eu tinha o meu router MEO a funcionar lá em casa como media server (com um disco usb a ele ligado), e a PS3 encontrava-o e utilizava-o sem problemas. Acontece que agora, parece que o firmware do router foi actualizado remotamente pela PT (pois o interface da página de configuração está diferente) e a PS3 deixou de o ver da mesma forma. Ou seja, antes a PS3 detectava o server e depois via o conteudo repartido por movies, music, picture. Agora, vê a estrutura de folders, começando no a1$disk ou algo do género. Isto é o que vemos quando fazemos o unmout do disco nos settings do router, mas, continua tudo bem configurado como sempre esteve. Com este novo firmware simplesmente não consigo ter o mesmo visionamento do media server que tinha.
    Ideias? 🙂
    RS

  76. Avatar de rnatario
    rnatario

    Parabéns ao autor pela iniciativa.

    Voltando ao tema principal: partilhar uma pen/disco na rede.

    Seguindo todos os passos sugeridos, consigo efetuar a partilha na rede domestica. No entanto nunca consegui o acesso a partir do exterior, utilizando o serviço ftp.

    Quando utilizo os url definido no site do router (ftp://xxxxxx@ xx.xx.xx.xx),aparece uma janela com pedido de username e de password.

    Que códigos são estes? Utilizei os codigos de acesso ao router e nada.

    Alguma sugestão?

    Obrigado.

  77. Avatar de Vítor Andrade
    Vítor Andrade

    Boas,

    Tenho um disco de 1T ligado ao router.
    Num computador acedo a ele (via procura na rede) sem problemas, apenas um bocado lento. No outro quase tenho tempo para ir tomar café…

    Alguém me ajuda? Já vi aí falar em VPN e túnel SSH… será a solução para mim?

  78. Avatar de Andre s
    Andre s

    Viva! Já alguém tentou aceder através de iPad? Alguma app gratuita para o efeito? Cumps e parabéns pplware!

  79. Avatar de Pedro
    Pedro

    Da para partilhar um scaner?

  80. Avatar de Pedro D
    Pedro D

    Em primeiro lugar agradeço a publicação deste artigo que achei bastante útil. Já formatei o meu disco para FAT32 e irei experimentar a sua utilização como unidade de backup.

    Mas depois de ter lido o artigo como proteger o seu router Meo dos vizinhos fiquei com algumas dúvidas em relação à segurança desta opção. Mesmo não activando a opção de FTP e mudando as pswds corro riscos de segurança em relação aos ficheiros contidos no disco?

    Sendo um leigo nesta matéria agradeço o vosso feedback.

  81. Avatar de zebedeu
    zebedeu

    è possivel fazer com o router da meo um media center?

    Passar filmes para um disco e depois atraves da tv aceder á pen e ver filmes?

    A minha televisao detecta o router da meo como um media center mas nao consigo fazer nada.

    Alguma soluçao?

  82. Avatar de José Soares
    José Soares

    Preciso de ajuda tenho um router da Optimos o Huewey B260a e queria ligar o Thomson TG784 em rede sendo que o primeiro é que recebe a internet e o segundo era para partilhar a impressora mas o problema é que não consigo aceder a pagina de configuração do thomson. Algumas ideias do erro ???

  83. Avatar de Fernando Maia
    Fernando Maia

    Bom dia, antes de mais, parabens pelo excelente tutorial.
    Segui todos os passos e consigo aceder ao disco (em fat32 :/ ) ligado por USB ao router MEO. Tenho uma televisão com wireless (Samsung UE55D7000) e consigo através da tv aceder a todo conteudo desse mesmo disco, acontece que se tentar visualizar um filme com legendas apartir do USB partilhado em rede, ele reproduz o video mas não as legendas (DLNA streaming)… Alguém sabe como resolver isso?

  84. Avatar de Gelásio
    Gelásio

    Outra questão:

    Se a minha TV não tiver Ethernet ou Wireless, isto passa a ser um bocado inútil, correcto? Pelo menos no sentido em que não consigo aceder ao conteúdo do disco através da TV. Certo?

  85. Avatar de Nuno Sousa
    Nuno Sousa

    Necessito que me informem se será possível configurar uma pen banda larga Vodafone para distribuir net por wireless, através do router Thomson TG784.

    Obrigado e Cumprimentos

  86. Avatar de Bernardo
    Bernardo

    boas, penso que já fiz tudo, só não consigo aceder ao disco, não tenho a pasta no sitio “rede” por FTP também não consigo… alguma ideia do que estarei a fazer mal?

  87. Avatar de HDG3N3RATION

    ……em Lion tambem nao consigo , so com aplicação muCommander aqui sugerida , mas so se consegue mover os ficheiros de um disco para o outro , nao abre os filmes nem as fotos , copia …. 🙁

  88. Avatar de zpmac
    zpmac

    Boa tarde malta amiga epá preciso mesmo mesmo de ajuda malta…é o seguinte,eu tenho a meo em casa portanto o router/modem thomson ligado a box ate aki tudo bem a net funciona na perfeição, mas….tenho pc/torre com o windows Xp sp3 no quarto e pretendo liga lo a net, como o pc não tem placa wireless comprei uma pen SMC USB WIRELESS EZ connect 802.11g, formatei o pc para por tudo como deve ser, o pc está um mimo agora a parte de instalar a pen é que me está a dar uma dor de cabeça do caraças, faço a instalação da pen através do cd rom ate ai corre tudo com normalidade a seguir ela pede para introduzir a pen, eu faço isso ela detecta o thomson mas não passa disso não consigo ligar me a net ando nisso a uma semana e já estou a bater mal…se alguem m puder ajudar agradecia é que tenho trabalhos pra fazer e tou parado devido a este percalço…obrigado

  89. Avatar de zpmac
    zpmac

    Malta ando a procura das drives da pen banda larga ‘aquip 54musb wireless’…se o encontrarem agradecia que metessem aki o link…ajudem por favor obrigado

  90. Avatar de Jarras
    Jarras

    Boa tarde a todos,
    Necessitava da vossa ajuda, se possivel,na sexta-feira passada a PT foi a minha casa e colocou o meo fibra com o router thompson TG784, fiquei com a box ligada (apesar de muitos quebras de serviço, com o VOIP, mas o router continua a apresentar um comportamento estranho,o tecnico da PT trocou 3 routers e nada continuo sem serviço.O estranho é que ligo o router à corrente sem qualquer cabo de rede ligado e não consigo aceder ao router nem por cabo nem por wireless. Se sair da zona da minha residencia e fizer a mesma operação numa casa de outro familiar já tenho acesso ao mesmo router, quer por wireless quer por cabo.Será problemas electricos na minha casa ou será interferencias electromagneticas, alguém teve alguma situação semelhante ?
    Obrigado.

  91. Avatar de Claudio
    Claudio

    Ok ja tenho pen partilhada no router e se for no explorer por 192.168.1.253 abre a pasta diskA1, agora quero é aceder pela net, ja tenho endereço XXX.dydn.sapo.pt que abre pagina login do router…mas nem sempre. para aceder ao disco de fora da minha rede tenho de atribuir FtpServer a 192.168.1.253 mas diz sempre “A porta que está a configurar está em conflicto. Não é possivél atribuir” o que faço ?

    1. Avatar de Dárcio Gonçalves
      Dárcio Gonçalves

      Boas Claudio, estou com o mesmo problema, surge o erro: “A porta que está a configurar está em conflicto. Não é possivél atribuir”
      Já encontras-te solução?

      Obrigado

  92. Avatar de tiago
    tiago

    Boas,

    Ao ligar atraves do mac Lion,aparece uma mensagem:

    “the version of the server you are trying to connect to is not supported. contact your administrator”

    No windows 7 funciona.

    Alguem tem solução para isto?
    Obrigado

  93. Avatar de lomadu
    lomadu

    Por Favor ajudem-me….
    Fiz todos os passos certinhos mas quando chega á parte de escrever no browser isto: \\192.168.1.253, não dá.
    Não consegue aceder a esse endereço.

    Por Favor Ajudem-me!!!

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Experimenta antes no explorador do windows, ou neste caso no executar. No browser o mais certo é aparecer o erro 404.

  94. Avatar de vitor
    vitor

    sera k da para ligar a pen de banda larga para espalhar a net ??

  95. Avatar de Joao
    Joao

    Duvida…

    Eu consegui efectuar a partilha de conteudos mas atraves da minha consola WII (Wiimc – um media player ) não consigo aceder a pasta partilha atraves de SMB

  96. Avatar de ismael
    ismael

    andei a pesquisar haver se dava para ter um disco na MEO box mas acabei por saber que da para usar o disco no router alguem me pode esclarecer para que serve as 2 entradas USB

    obrigado

  97. Avatar de André Lopes
    André Lopes

    Boa noite como posso configurar utilizadores para acesso ao disco dentro da rede?

  98. Avatar de Alex
    Alex

    Eu ainda não consegui

    1. Avatar de Alex
  99. Avatar de André Lopes
    André Lopes

    Como conseguiste?

  100. Avatar de Thiago Monteiro
    Thiago Monteiro

    Estou com muita :@ do meu router, alguém poderia me ajudaR?

    Primeiro, faço passo a passo do tutorial, do manual da Thomson, mas não tive sucesso com o partilhamento FTP. O erro que deu foi o 601. Consigo acesso ao disco externo internamente, pelo \\192.168.1.253..

    Segunda, quando vou atribuir uma aplicação ou jogo a um computador, com o “LOG” marcado, quando dou “Adicionar” logo em cima em Aplicações atribuídos continua 0.

    Terceiro, não consigo acessar meu router remotamente…..

    Já tentei pelo DNS Dinâmico, também 0…..

    Se alguém puder me ajudar, sou grato dês de já….

    Com os melhores cumprimentos,

    Thiago Monteiro

  101. Avatar de wx
    wx

    pena que mandei vir um NAS to ethernet adapter hoje mesmo que custou 30 euros porque julgava que o router nao dava para fazer isto. P.S. No windows 8 a unidade MEO está sempre activa mesmo que não tenha uma pen ou um disco lá porém nao da para por la nada sem checar a tal caixa do ftp. O acesso ao ip do ftp ou pelo ip que a o menu de configuraçao da box da para aceder a pen nao funciona no windows 8, apenas acedendo como sendo um disco normal (duplo clique)

  102. Avatar de Banal
    Banal

    So para clarificar, os routers da Thomson sao dos melhores que ha, os problemas de wifi fraco, drive so em FAT32, nao poder gravar e restaurar configuracoes — isto tudo sao limitacoes impostas pelos animais da PT, os routers sao bons, mas sao enviados para a casa dos clientes com estas e outras funcionalidades reduzidas. Devo tambem dizer que ha maneiras de alterar isto tudo, o que eu tambem estou ha procura de como fazer.

  103. Avatar de Sintronics
    Sintronics

    boa noite
    consigo aceder a pen pelo explorer
    mas não pelo browser ( firefox,chrome )
    mas eu fiz ping no CMD no qual deu que a pen esta em
    192.168.1.253 ( CORRECTO )

    desconfiei que tinha um conflito

    e tenho 🙁

    quando se tenta ligar ftp server
    e dando manualmente a porta 192.168.1.253
    ele não adiciona e diz que tenho conflito

    não sei porque…. alguem me pode ajudar

    penso que esta é a razão de muita gente não aceder a pen
    via browser pelo 192.168.1.253

    podem fazer este teste nos vossos routers
    quase de certeza que vos vai dar que esta em conflito 🙁

    não sei a razão…

    tenho outra duvida tambem quando ponho
    a morada que o router me atribui a pen
    ftp://Administrator@x.xxx.x.xxx
    pede uma password

    qual é a password?
    existe uma password “default” atribuida pelo router???
    será que posso alterar-la???
    onde??

    alguem pode ajudar com este problemas???

    obrigado

  104. Avatar de sintronics
    sintronics

    boa noite
    ja sei qual é o conflito na porta 192.168.1.253

    o problema é culpa da meo
    ( os técnicos que veem a nossa casa e configuram mal o router )

    —————————
    teste isto por favor |
    —————————
    se forem a

    rede domestica
    interfaces
    local network

    se repararem teem no Pools DHCP
    o 192.168.1.253 atribuido
    dai que
    fica em conflito com a pen
    que tambem tem o 192.168.1.253

    por isso que varias pessoas aqui se queixaram
    como eu 🙁
    não se consegue entrar nos browsers ( firefox, opera, etc )
    ( na pen ) pelo 192.168.1.253

    alguem sabe como alterar o Pools DHCP???

    é que não tenho botão para editar 🙁

    segui as vossas intruções
    do tutorial para aparecer o botão editar
    mas nada

    acho que tinha que entrar em super user
    mas engraçado…

    nos utilizadores apenas tenho o Administrator
    quando acho que deveria ter os que se fala por ai

    microuser / sumeo / etc etc

    alguem me pode ajudar???

    obrigado

  105. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    boas quando tento acerder pede uma password e eu meto e dame esse erro :530 Can’t change directory to /dl/: -2
    se alguem pode-se ajudar agradecia

  106. Avatar de Adore
    Adore

    Boas pessoal… continuo sem conseguir aceder ao disco remotamente! Ninguém me consegue ajudar?!
    Ontem descobri a possibilidade de criar um endereço:”name.dynip.sapo.pt” que poderá ser útil neste processo, no entanto não sei quais as configurações necessárias no router para partilhar o disco! Outra questão, no endereço criado(name.dynip.sapo.pt ), qual será a password de acesso?

    Muito obrigado

  107. Avatar de João Oliveira
    João Oliveira

    Boa noite,

    Tenho MEO em casa, com o router Thomson TG784n, acedo à Net com um iMac com OS X 10.8.2 (Mountain Lion), pretendo partilhar um disco de 1Tb ligado ao Router, mas não deixa efectuar a ligação, dando a mensagem “A ligação falhou”.

    Alguém sabe o que possa ser?

    Alguma sugestão para eu conseguir aceder ao dito disco?

    João Oliveira

  108. Avatar de Carlos
    Carlos

    Muito obrigado pelo tutorial está excelente, já consigo aceder ao disco de todos os pc´s, o problema é que não consigo escrever no disco a não ser com o cabo usb. Sempre que tento enviar ficheiros para o disco diz-me que não tenho permissões. como alterar isto?
    Obrigado

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Viva Carlos,

      Pode deixar a mensagem de erro completa, sff?

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Olá, para gravar para dentro da raiz do disco é possivel mas para gravar para dentro das pastas que tenho criadas no disco dá-me o seguinte erro:
        Necessita de fornecer permissões de administrador para alterar estes atributo.

  109. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    Por favor é digam-me como posso colocar restrição de acesso ao disco ou password para que só algumas pessoas possam aceder ao conteúdo do mesmo. Precisava disto pois quero tentar colocar o disco acessível de fora da rede para usar como backup.

    1. Avatar de Adore
      Adore

      Boas Nuno Fernandes, infelizmente não te consigo ajudar, ainda estou na parte de partilhar o disco online, para que consiga aceder fora de casa, tá dificil! :s

  110. Avatar de Fyssas
    Fyssas

    Boas,

    Segui ao máximo o tutorial apresentado mas na página do router diz : “Partição 1 Mounting error: wrong formatting” … a Pen Usb está formatada em FAT32 … Não estou a perceber o porquê de mesmo assim indicar que o formato é errado.

  111. Avatar de R.M
    R.M

    No meu router diz que as portas já estão em uso…
    confirmei (embora não sabem que portas) e desactivei todas as portas que tinha abertas e nada funcionou…

    Pic: http://i.imgur.com/Cwy9u.png

  112. Avatar de Francisco
    Francisco

    Um pedido de ajuda, que já vi que existem “n” utilizadores a expor a mesma questão.

    Quando tento aceder via endereço http://ftp...

    ftp://192.168.1.253

    Pede um user e password, e já tentei usar as credenciais para login do router, e nada. Tentei criar um novo utilizador, e nada… simplesmente não sei que utilizador e password é que se refere.

    Já alguém conseguiu uma resposta? A ideia é configurar uma camara IP que grava para um endereço ftp, mas tenho de saber o endereço do Servidor, o utilizador e a Password.

    Alguém me consegue ajudar, por favor? Desde já, muito obrigado!

    PS: Excelente artigo!

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      UPDATE: como não consegui descobrir qual o utilizador e password solicitados, liguei para o apoio técnico da Meo através do número 16209.

      Após alguns minutos à espera e outros a explicar a situação, reencaminharam-me para outro número… 16202 (custo de 0,20 EUR por minuto).

      Aqui, numa chamada de 15 minutos e com péssima qualidade (estava a ligar de fixo, mas a chamada foi cheia de “cortes”), mostraram desconhecimento para o facto de pedir nome de utilizador e password – “quanto muito pediria só password, mas não as duas credenciais”, e tendo eu já experimentado o login de administração do router, da conta de administrador do computador, da sugestão meo – meo em ambos os campos, restou-lhes pedir para testar o código de cliente MEO e respectiva password, que já solicitei ao proprietário do contrato e aguardo…

      Alguém aqui já conseguiu ultrapassar esta questão? É que por rede, o acesso à pen é automático, só mesmo por ftp é que me são solicitadas tais credenciais.

      Obrigado!

      1. Avatar de Adore
        Adore

        Boas Francisco infelizmente nao te consigo ajudar, pois ainda nem consegui saber como efectuar a configuração ftp, se fizesses um pequeno tutorial agradecia imenso!

  113. Avatar de Francisco Tomé
    Francisco Tomé

    Os passos que segui com sucesso, foram os indicados aqui no tutorial da pplware. Tens de ter em conta que para que a pen fique disponível na tua rede, ela tem de partilhar o mesmo Workgroup que a tua máquina (corrijam-me se estiver errado).

    Verifica novamente todos os passos indicados acima, com calma. E lembra-te de usar uma pen ou disco formatado em FAT32.

    Relativamente à minha situação, continuo sem actualização pois ainda não me foram entregues as credenciais de cliente MEO para efeitos de teste… aguardo.

    1. Avatar de Adore
      Adore

      Obrigado Francisco, mas o meu problema é na configuração Ftp. Dentro de casa ligo à minha rede consigo aceder sem problemas, a dificuldade está em aceder fora de casa, de uma outra rede! :s

      1. Avatar de Francisco Tomé
        Francisco Tomé

        Dentro da tua LAN, consegues aceder à pen via FTP? Por exemplo, digitando ftp://192.168.1.253 (no caso da tua rede estar no range 192.168.1.xxx). Ou pede-te um username e uma password?

        1. Avatar de Adore
          Adore

          Pede login!
          Na altura em que estive de volta disto a tentar aceder, conseguia mas não por ftp. Adicionava a drive.
          Agora por ftp surge a indicação:

          “To view this FTP site in Windows Explorer: press Alt, click View, and then click Open FTP Site in Windows Explorer”

          Activei e abre-se um explorador mas sem ficheiros, que no meu caso deve ser problema do disco, pois já no outro dia ligado directamente ao PC não estava a conseguir aceder aos ficheiros

          1. Avatar de Francisco
            Francisco

            Pois, precisamente onde se prenda a minha dificuldade, com o Login FTP.

            Tenho uma câmara IP Lan que grava via FTP, e para não ter uma máquina ligada a gravar o feed, e visto o Router estar sempre ligado, queria colocar uma pen para esse efeito, mas por causa desse login que ele pede… niet.

  114. Avatar de Marco
    Marco

    Boas,
    Tenho um router do Sapo, e gostava de saber como configurar a porta USB para ter net através de uma pen de banda larga, em detrimento da ligação por cabo.
    Como uso muito pouco a net em casa, era uma forma de poupar uns trocos…

  115. Avatar de martunis
    martunis

    depois de tudo feito, resultou com o XP, mas com o Vista o sucesso n

  116. Avatar de Fábio
    Fábio

    Boas,

    Alguém se é possível fazer este procedimentoatravés de um smartphone Android? E caso seja como se faz?

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Afinal já descobri, não tinha nada que saber :p

      Para quem estiver interessado, é só usar o es File Explorer ir para o separador LAN, clicar em novo e no servidor escrever \\192.168.1.253\disc_a1

  117. Avatar de Vitor Cabral
    Vitor Cabral

    Boas Tardes.
    Tenho o meu router Thompson TG784n (2 portas usb)como printer server. tenho uma impressora numa das entradas de Ethernet (impressora com IP)e uma plotter numa entrada usb. Tenho dois PCs um ligado por rede e outro por wireless funciona tudo na perfeição (configurações da pplware). A minha pergunta é a seguinte como tenho uma entrada USB livre é possível colocar um disco de 1Tbite nessa entrada USB. E tudo continuar a trabalhar na perfeição ?

  118. Avatar de Tiago
    Tiago

    Como faço para ao entrar nessa pen em rede, ter uma password?

  119. Avatar de Alexandre Rosado
    Alexandre Rosado

    Tenho uma pergunta
    Eu uso xbmc como media center na minha smart tv e no meu table e telemóvel, mas agora não sei como aceder a pasta antes quando usava a zon sabia mas com a meo ou e diferente ou não da se alguém souber como fazer isso diga ia Sff

    Obg

  120. Avatar de Alexandre Rosado
    Alexandre Rosado

    Posso ter duas pen`s ligadas ao mesmo tempo se sim como faço

    Obg!

  121. Avatar de desconhecido
    desconhecido

    Boas,
    Eu para ligar a minha máquina ao FTP do router tive de o fazer atraves do ip:
    \\192.168.1.63
    Se lerem o manual o router atribui enderecos a partir do 63…64…..255 por pré-definição.
    Espero ter ajudado alguém 🙂

  122. Avatar de Angelo
    Angelo

    Boa Noite

    Gostaria de saber como posso formatar um disco de 500gb de fat para fat32 😀

    Obrigado desde já

  123. Avatar de ele
    ele

    tenho um my book 2tb ligado ao router e consigo aceder aos ficheiros, mas não consigo apagar uma pasta. diz que precisa de permissões root. alguém me pode ajudar?

    1. Avatar de ele
      ele

      Parece que o problema está no Windows 8.

  124. Avatar de ele
    ele

    p.s.: estou a usar o windows 8

    1. Avatar de ele
      ele

      Parece que o problema está no Windows 8.

  125. Avatar de ele
    ele

    p.s.2: o meu router é o Technicolor TG784n v3

    1. Avatar de ele
      ele

      Parece que o problema está no Windows 8.

  126. Avatar de eagle
    eagle

    Boas…
    Parabéns pela dica.

    Uma questão:
    É possível fazer isto mas limitar o acesso ao disco apenas a um pc?

    É que eu faculto a wi-fi a amigos que vem a casa e a um vizinho e ao colocar o disco lá só quero que o meu pc tenha acesso…

    1. Avatar de eagle
      eagle

      Alguém ajuda?

      1. Avatar de ele
        ele

        Acho que tens que activar a opção “Partição gerida”, mas não faço ideia de como tweakar com essa opção depois de activada.

        Só sei que diz isto na ajuda:

        ====
        Partição gerenciada
        Para impedir que os usuários comecem a criar pastas em seu(s) dispositivo(s) de armazenamento e mantenham a estrutura de diretórios limpa e transparente, o Technicolor Gateway permite que você configure um (dos ) dispositivo(s) de armazenamento USB como Partição Gerenciada. Se a unidade de disco ou partição for selecionada como partição gerenciada, os usuários só poderão acessar as seguintes pastas:

        Media (Mídia)

        Shared (Compartilhado)
        Se estas pastas não estiverem em seu dispositivo USB de armazenamento, o Technicolor Gateway criará as pastas automaticamente. Todas as demais pastas serão ocultas do usuário.
        ====

  127. Avatar de Duarte
    Duarte

    Uma pergunta:
    Gostaria de saber se dá para ligar um disco rigido ao router Thomsan da Meo, para que ele me sirva de armazenamento aos meus dois computadores, de forma a que tudo que eu coloco neles seja direccionado para o HD. Minha cloud caseira ;).
    É possível? O que é aconselhável? O mais simples possível, pois não percebo nda de programação.
    Obrigado.

  128. Avatar de Jortas
    Jortas

    Olá,
    Li com muita atenção o vosso artigo e consegui configurar o printserver, mas gostaria de saber se era possível aproveitar a outra porta USB?
    é que ao aceder às configurações o router apenas me dá hipótese de um ip para a USB.
    Obrigado.

  129. Avatar de miguel
    miguel

    Boas gostaria de saber como aceder ao disco partilhado através de outra rede?
    Já estar partilhado internamente vou pelo link que aparece no router mas quando
    Meto motor de pesquisa pede-me nome de utilizador e pass.
    obrigado

  130. Avatar de João
    João

    Boas
    No meu router Thomson tg784 passado um pouco de ligar o meu disco de 500 gb, apaga as luzes todas e fica apenas a luz do power e falham todos os equipamentos
    Sabem o que eu posso fazer para evitar isto?

    1. Avatar de joão
      joão

      RR: — No meu router Thomson tg784 passado um pouco de ligar o meu disco de 500 gb, apaga as luzes todas e fica apenas a luz do power e falham todos os equipamentos
      Sabem o que eu posso fazer para evitar isto?

      boas 🙂 nunca experimentei um disco tão grande no router, mas pelo que disseste ou o router não suporta um disco tão grande

      ( não é por ser fat32, o limite do fat32 são 2,198,754,099,200 bytes com um cluster de 128 )

      se for falha, é pelo hardware do router, pode ser uma falha de corrente na porta usb

      ( volts suficientes, para alimentar o disco )

      já agora, o disco é alimentado por usb??? ou por transformador???

      aguardo comentários de outros utilizadores, que possivelmente já terem discos rígidos ligados ao router, um abraço

      1. Avatar de João
        João

        O disco é alimentado por usb, e so vai abaixo quando estou a fazer o upload para o disco, a fazer download nao vai

  131. Avatar de Bruno
    Bruno

    Uso este recurso para ter uma impressora usb disponivel em rede. É o melhor!

  132. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    Boas,
    Relativamente a esta solução da WD, acham que vale a pena o investimento?
    http://www.wdc.com/wdproducts/library/AAG/POR/4178-705202.pdf
    Abraço

  133. Avatar de Eduardo Castro
    Eduardo Castro

    Boas,
    Já agora sabem se a MEO box consegue aceder aos conteúdos da pen? A ideia seria partilhar vídeos na PEN e visualizar na TV..

  134. Avatar de Artur
    Artur

    Boa noite,

    Antes de mais, obrigado pelo post pois foi de extrema importância para perceber como configurar o disco no router.

    Ao ligar através do mac Maverick,aparece uma mensagem:
    “the version of the server you are trying to connect to is not supported. contact your administrator”

    No windows 7 funciona.

    Alguém tem solução para isto?

    Obrigado

  135. Avatar de Gonçalo Pereira
    Gonçalo Pereira

    Bom dia,
    Tenho o novo router da MEO que vem com o M4O que é o
    Technicolor TG784n v3.
    Configurei o router para poder utilizar pen nele e funcionou na perfeição. As configurações são as mesmas que apresentam aqui, o que muda são só os graficos.
    Quando tentei funcionar com um disco externo a coisa mudou de figura, não deu. Formatei de duas maneiras sendo que uma delas foi “FAT32” que no windows 7 é “exFAT” e mesmo assim não deu.
    Gostaria que alguem me pudesse ajudar para poder usar o meu disco sff. URGENTE

    1. Avatar de Gonçalo Pereira
      Gonçalo Pereira

      dá um erro dá este erro “Mounting error: wrong formatting” mas já fiz a formatação

    2. Avatar de ele
      ele

      FAT32 e exFAT não são a mesma coisa.

    3. Avatar de Ribeiro
      Ribeiro

      Eu encontrei o mesmo problema. Pelo que percebi o router não lê discos formatados em GPT, tens que mudar para MRB. Podes usar a aplicação “gestão de computadores” que existe no painel de controlo do Windows para fazer esta alteração.
      No meu caso o problema ficou resolvido, se bem que a taxa de transacção de dados é muito fraca(+/- 1Mb/s).

      Espero ter ajudado!
      Cumps

  136. Avatar de Alexandre Santos
    Alexandre Santos

    Boa noite,
    O meu problema é o seguinte: o router não é reconhecido pelo pc como um computador (tenho windows 8), é apenas reconhecido como dispositivo multimédia. Com windows 7 funcionava na perfeição. Alguém me pode dar uma ajuda?

  137. Avatar de daniel
    daniel

    Boas

    Tambem tenho um disco a ser partilhado na minha rede doméstica.

    Gostaria de saber como é que posso por uma senha quando acedo ao disco?

    Cumpts

  138. Avatar de Sérgio Magalhães
    Sérgio Magalhães

    Boas.
    Tenho andado às voltas com o meu router Technicolor TG784n v3 e o meu NAS silver store. Então é o seguinte.
    Tenho dois LED com suporte DLNA e tenho o NAS ligado ao router com o DLNA activo, mas não consigo visualizar o NAS nas televisões, apenas consigo ver o router. Alguém me sabe dizer o que poderá ser?
    No pc, também consigo aceder bem ao NAS.
    Obrigado pela ajuda que me possam dar.

  139. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas, a mim dá sempre este erro Mounting error: wrong formatting, alguém pode ajudar

    1. Avatar de androidman
      androidman

      Da minha experiência isso pode ocorrer por um de dois motivos: ou estás a usar um formato não suportado pela aplicação (não me recordo qual é o suportado) ou precisas de fazer root.

  140. Avatar de DD
    DD

    Boa Noite,

    Ja consegui configurar o disco no router e consigo aceder sem problemas mas é muito lento tanto com wireless e por cabo de rede.

    Existe alguma solução para melhorar a velocidade ?

    Obrigado

  141. Avatar de Luis
    Luis

    Muito bom mesmo resultou aqui, bem, mais ou menos visto que a pasta “Disk_a1” não aparece na rede e para aceder a pen tenho que colocar o ip deste género na parte onde aparece o diretório \\192.***.*.***\ e só ai é que aparece o tal Disk_a1.
    Fora isso sem problemas.

  142. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boas,

    Necessito de ajuda, segui os passos mas não consigo entrar atravez do ip 192.168.1.253 aparece-me a 404 Not Found

  143. Avatar de Hermosilha
    Hermosilha

    A mesma situação, 404 Not Found.
    Windows 10.
    Alguém tem solução?

    1. Avatar de Hermosilha
      Hermosilha

      No android ligo sem problemas.

    2. Avatar de João Gonçalves
      João Gonçalves

      Bom dia!
      Tbm estou com o mesmo problema, no windows 10, 404 Not Found.
      Gostaria de ajuda…

  144. Avatar de Eduardo Sousa
    Eduardo Sousa

    Boa tarde!
    A todos os que me possam ajudar deixo aqui a minha dúvida:
    Segui todos os passos deste tutorial para utilizar a minha pequena e velhinha pen de 2GB.
    Contudo, quando abro o endereço 192.168.1.253 no browser encontro um erro 404. Procurando pelo Explorer do Windows também não dá resultados. No entanto quando retirei a pen e a liguei ao computador tinha 4 pastas que, ao que tudo indica, significa que estava a funcionar.
    O meu router é um Technicolor TG784n v3 mas reparei que o processo é igual.
    Agradeço desde já

  145. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    Boas
    No local onde trabalho queria usar um disco externo partilhado para servir de backup dos computadores (não têm muita coisa e são só 3, por isso serve). Acontece que não consigo entrar no router popis aparentemente alguém mudou os dados de acesso e agora não faço ideia do que possa ser. A mim dizem que nunca tocaram no router, mas a verdade é que já procurei pelos vários utilizadores/pw possíveis da MEO e nenhum funciona.

    Sabem como posso entrar sem ter de fazer reset? É que não quero perder o acesso à internet porque depois confesso que não sei como recuperar…eles lá que sabem as frequências, etc, que para aqui metem…