Redes – Sabe o que é o modelo OSI?

72 Comentários

Recentemente, durante uma conversa de amigos, alguém me questionava no âmbito das redes informática, porque se dizia que um determinado equipamento funciona numa determinada camada (layer) do modelo OSI.

Nesse sentido, preparei um pequeno artigo (não muito técnico), que tenta explicar o modelo OSI.

osi_000


Há uns bons anos atrás, cada fabricante tinha as suas tecnologias, topologias, protocolos e então havia problemas na interoperabilidade entre equipamentos. Com o evoluir da tecnologia, os fabricantes de equipamentos chegaram a conclusão que o caminho a seguir se deveria basear em normas (standards).

Das muitas organizações ligadas a normalização  destacam-se o IEEE (Institution of Electrical and Electronics Engineers) , ISO (International Organization for Standardization) e ITU (International Telecommunication Union).

O Modelo OSI (criado em 1970 e formalizado em 1983) é um modelo de referência da ISO que tinha com principal objectivo ser um modelo standard, para protocolos de comunicação entre os mais diversos sistemas, e assim garantir a comunicação end-to-end.

O modelo é composto por 7 camadas, em que cada camada realizada funções específicas.

Camadas do modelo OSI
  • Aplicação (Application)
  • Apresentação (Presentation)
  • Sessão (Session)
  • Transporte (Transport)
  • Rede (Network)
  • Dados (Data Link)
  • Física (Physical)

osi_00

Principais funções de cada camada
  • Aplicação (Application)
    • Fornece serviços às aplicações do utilizador.
  • Apresentação (Presentation)
    • Encriptação e compressão de dados.
    • Assegura a compatibilidade entre camadas de aplicação de sistemas diferentes
  • Sessão (Session)
    • Controla (estabelece, faz a gestão e termina), as sessões entre aplicações.
  • Transporte (Transport)
    • Controlo de fluxo de informação, segmentação e controlo de erros
  • Rede (Network)
    • Encaminhamento (routing) de pacotes
    • Esquema de endereçamento lógico
  • Dados (Data Link)
    • Controla o acesso ao meio físico de transmissão.
    • Controlo de erros da camada física
  • Física (Physical)
    • Define as características do meio físico de transmissão da rede, conectores, interfaces, codificação ou modulação de sinais.
Modelo OSI – Protocolos

A seguinte figura, ilustra em que camada funciona um determinado protocolo. Por exemplo, quando falamos a nível de TCP/UDP estamos mais especificamente a falar da camada de transporte.

osi_01

Analogia do modelo OSI com a comunicação via carta

Osi_parallel_port

Vamos então a um exemplo, para ilustrar como tudo isto funciona. Para isso vamos exemplificar como funciona o acesso a uma página Web, através de um browser, e como tudo encaixa no modelo OSI. Vamos começar de cima para baixo (camada de aplicação para camada física)

  • Na camada de aplicação, o browser (aplicação) serve de interface para apresentação da informação ao utilizador. Para este pedido (cliente-> servidor), foi usado o protocolo HTTP
  • O formato dos dados é tratado na camada de apresentação. Os formatos tradicionais da Web incluem HTML, XML, PHP, GIF, JPG, etc. Adicionalmente são usados mecanismos de encriptação e compressão para a apresentação da informação.
  • Na camada de sessão é estabelecida a sessão entre o computador cliente (onde estamos a fazer pedido via browser) e o servidor web (que aloja a página requisitada).
  • O protocolo TCP  fornece garantia na entrega de todos os pacotes entre um PC emissor e um PC receptor (neste caso, a entrega de toda a informação da página web do servidor para o cliente). Isso é uma funcionalidade da camada de transporte.
  • Tanto o PC cliente como servidor possuem um endereço lógico (endereço IP neste caso). Isso é uma funcionalidade da camada de rede. Adicionalmente os routers determinam qual o melhor caminho para que os pacotes possam fluir (encaminhamento) entre cliente e servidor web.
  • O endereço IP (endereço lógico) é então “traduzido” para o endereço físico (endereço MAC da placa de rede. Isto é funcionalidade da camada da dados
  • Cabos de cobre, fibra óptica, placas de rede, hubs e outros dispositivos, ajudam na ligação física entre o cliente e o servidor que acontece na camada física.

Para finalizar, e respondendo a questão fundamental que me levou a escrever a este artigo, apenas referenciar as camadas onde operar os 3 equipamentos activos  tradicionais de uma rede:

  • HUB funciona a nível da camada 1 (camada física),
  • Switch na camada 2 (camada de dados). Há switchs capazes de funcionar também na camada 3.
  • Router na camada 3 (camada de rede)

Estejam atentos, pois brevemente teremos outros conteúdos da área das redes.

Partilhar:
Tags:

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Muito bem explicado 🙂

    Parabéns !

    1. Avatar de REBENTAKUZA
      REBENTAKUZA

      estou de acordo consigo grande trabAlho so faltou a qualidade

  2. Avatar de Armando Rocha
    Armando Rocha

    Excelente Apresentação! Clara e concisa.

    Cumprimentos,

    1. Avatar de PESCOÇO
      PESCOÇO

      Tu demora-te 9 meses

  3. Avatar de Emannxx

    OMG! Este artigo deveria ter sido escrito em Outubro de 2009, altura que precisei de explicar tim tim por tim tim o que era o Modelo OSI!

    Anyway, gostei… bom trabalho Pedro =)

    1. Avatar de João C

      E vão dois. Teria dado mesmo jeito!

        1. Avatar de fabio
          fabio

          devia ter saído a 3 meses, agora já acabei o ccna 1 =)

        2. Avatar de REBENTAKUZA
          REBENTAKUZA

          faLTOU O BOY

  4. Avatar de Lokier
    Lokier

    Bom artigo. Agora só falta aí um passatempo com Endereçamente VLSM para a malta treinar. :p lol

  5. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    xii que nostalgia… Ou não!

  6. Avatar de RCS
    RCS

    Bom post, com várias analogias.

    Só gostaria de deixar um reparo. Há switches até nível 7.
    Aqueles que usamos em casa é que são de nível 2.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, sim..Apenas referi o que é mais vulgar. Já agora switchs de layer 3 fazem encaminhamento (por norma) com base em ASICs 🙂

      Nunca mexi num switch L7, a ver se arranjo um dia destes um

    2. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      a isso existir tens tudo encorporado no switch?que grande maquina, isso é dedicadoa que?visto que normalmente a partir da camada 4 é a nossa maquina, no caso http a porta 8080.
      so conhecia switchs que também fazem routing não mais que isso.

      obrigado pela info 😉

      cmps

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas nesse caso consegues ir buscar ja os dados finais(a info que envias-te) correcto?

        cmps

  7. Avatar de lmx
    lmx

    boas..
    Estou a cimentar os meus conhecimentos e a aumenta-los também em redes parece que advinhas-te :P.
    Os meus parabéns, e o meu obrigado por este Grande Artigo Pedro,deve ter dado trabalho?!

    cmps

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @lmx

      Obrigado pelos elogios. O problema deste tipo de artigos é tentar não ser muito técnico e de forma geral escrever algo que toda a gente perceba. É muito mais fácil escrever num quadro 🙂

  8. Avatar de LMSS
    LMSS

    Muito bom artigo sem sombra de dúvidas presico e claro 😀

  9. Avatar de Alexandre Oliveira
    Alexandre Oliveira

    uma maneira que o meu professor nos ensinou para memorizar as inicias da parte da data foi a seguinte, de baixo para cima:
    Bonitas
    Francesas
    Parecem
    Sempre
    Doidas
    Doidas
    Doidas

    xD nunca mais me esqueci…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      ora isso do L1 para o L7…e chama-se a isso PDUs

      Camada 1 – bits
      Camada 2 – frames
      Camada 3 – packets
      Camada 4 – segments
      e depois Camada 5, 6 e 7 Data (Doidas, doidas, doidas) 🙂

    2. Avatar de m4x
      m4x

      A mim foi:

      Boas – Bits
      Francesas – Frame
      Parecem – Packet
      Sempre – Segment
      Dadas – Data
      Dadas – Data
      Dadas – Data

      mas o meu professor era um tarado xD

      e também sabia uma para as camadas *vai procurar na montanha de cadernos*:

      All – Aplication
      People – Presentation
      Seems – Session
      To – Transport
      Need – Network
      Data – Data Link
      Processing – Physical

  10. Avatar de EmanuelP
    EmanuelP

    Off-Topic:

    Internet Explorer 9 [Beta] lançado:

    Link para Download:

    http://windows.microsoft.com/pt-PT/internet-explorer/download/ie-9/worldwide

  11. Avatar de Renato Barbosa
    Renato Barbosa

    Sabem como aprendi e decorei as iniciais??

    As
    Argentinas
    São
    todas
    Roliças
    Lindas e
    Frescas

    Nunca mais esqueci lol

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Eu costumo dizer:

      As P***** Só Trabalham No Domingo, Pah!

      P = Pessoas 🙂

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    ISO significa International Organization for Standardization

    e não como está no texto.

    Cumps

  13. Avatar de Vasco Silva
    Vasco Silva

    Offtopic:

    Estou a comentar neste momento do IE9 Beta Pt-Pt.

    Experimentem! Está 5* =D

  14. Avatar de Hugo Cura

    Este tive de sabê-lo de cor para o exame de Automação Industrial. Já soube, agora já não sei 🙂

  15. Avatar de
    Anónimo

    Na altura que andei a estudar o modelo OSI, este post ia-me dar imenso jeito 😉

    Uma seca o modelo osi :s lololol

    Bom post!

  16. Avatar de João
    João

    Já soube, agora já não sei.

  17. Avatar de P.G.R

    Excelente post Pedro.
    Também já andei a OSIcrinar os miolos e assim parece tão mais fácil.

  18. Avatar de kwimerA
    kwimerA

    Quando ouvi falar nisto, ainda no secundário, nunca consegui decorar os nomes. Ainda por cima estavam em português BR e nunca percebi o que caral** significava camada de Enlace e porquê esse nome..
    Além disso era necessário decorar também a stack TCP/IP que mesmo assim era mais agradável e só tem 4 camadas.
    Depois de estudar cada camada ao pormenor e os protocolos, aí sim é fácil decorar as stacks.

    Mais um excelente post. Só faltavam umas screens usando o, já aqui muitas vezes divulgado, Wireshark. Fica a ideia.

  19. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Parabéns! Excelente explicação do modelo OSI!

  20. Avatar de Sith
    Sith

    Parabéns, Pedro Pinto, pelo artigo breve e explicativo.

    Para aliviar um pouco costumo dizer aos meus alunos que o problema não são os 7 layers do modelo OSI mas sim o “layer 8”, ou seja, as pessoas :)…

    Abraço e continuação de um bom trabalho.

  21. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Boas explicação, sim senhor!

  22. Avatar de jean
    jean

    Show de bola!

    Parabéns!

  23. Avatar de estrénico
    estrénico

    Muito bem! 🙂

    Agora que meteram o modelo OSI, é obrigatório então colocar o TCP/IP. 😉

  24. Avatar de Rodrigo S.
    Rodrigo S.

    Excelente apresentação de conteúdos, com a necessária simplicidade e analogia a situações da vida real 🙂

  25. Avatar de Rui Santos
    Rui Santos

    Muito bom, estava mesmo a precisar de um manual destes…

    Já agora, penso que já vi por aqui mas nao encontro, alguem me sabe dizer se existe algum software que faça a simulaçao de uma rede?

  26. Avatar de Hélia Lima
    Hélia Lima

    packet tracer (simulador da cisco)

  27. Avatar de Zéi
    Zéi

    Muito obrigado!

    Acredito que isto seja o ABC para o pessoal de redes…

  28. Avatar de mendes
    mendes

    muito bem explicado!
    Estou a dar isto no meu curso.

  29. Avatar de Fernando Fernandes
    Fernando Fernandes

    Viva,

    Na altura o meu professor deu uma explicação semelhante a tua, dos correios. Mas a tua está mais completa, e mais simples de entender.
    Apesar de saber isso de cor, gostei imenso do artigo. Os meus parabéns!!! Já agora eu defendia um “novo” modelo que só tem 5 camadas, senão estou em erro. Alias eu tirei o ccna, e lá só tinha 5 camadas. Essa duvida ira permanecer, as camadas 5,6,7 funde-se e fica só uma. Obrigado e um abraço a todos

    1. Avatar de estrénico
      estrénico

      O modelo OSI é só um modelo base. O que é utilizado actualmente é o “novo” TCP/IP que tem 4 camadas.

  30. Avatar de ana sofia grou
    ana sofia grou

    acabaste de dar cor e luz ao meu dia 😀 era mesmo isto que precisava , obrigada! muito bom trabalho 🙂

  31. Avatar de Adelio
    Adelio

    muito bom mesmo…

  32. Avatar de M.Anjos
    M.Anjos

    muito bem explicado!
    Estou a dar isto no meu curso.
    Gostei da apresentação.

  33. Avatar de Bruno
    Bruno

    Deu bem jeito isto tenho que entregar um trabalho ao meu prof de redes e felizmente safei me com uma boa explicação . Gostei da apresentação.

  34. Avatar de Valente
    Valente

    Ena Ena o que aqui vim encontrar. Nos anos 80 eu sabia de cór e salteado da camada 2 frames até à 4 Transport. Era o que interessava ao técnico. Os dados eram para outros.
    Boas recordações desses tempos.

  35. Avatar de ti ze
    ti ze

    Obrigada deu-me geito para entregar um trabalho

  36. Avatar de hugo daniel
    hugo daniel

    grande ajuda.
    esta explicação ajudou me a estudar para o teste

  37. Avatar de Guilherme Carvalho
    Guilherme Carvalho

    O modelo OSI basicamente foi criado para ligar dispositivos com hardware, software e Sistemas Operativos diferentes.

  38. Avatar de Joakimgzg
    Joakimgzg

    Muito bom, muito bom! tive um trabalho da escola que tinha de falar sobre isto, nada melhor que um copy-paste á descarada 😀

  39. Avatar de Pedro
    Pedro

    oba,obrigado pelos metodos de memorizacao do OSI,eu estava a me matar de tanto entender e lembrar de forma organizada essas layers.thanks pelas ideias…..

  40. Avatar de Thiago
    Thiago

    muito bom post !

  41. Avatar de Diogo Pereira
    Diogo Pereira

    Muito bom dia. Só queria dizer que este post está muito bom e podes me vir a safar num futuro teste. MUITO OBRIGADO

  42. Avatar de Mark
    Mark

    O artigo é bacana, mas não tem referência, né. Eu queria saber de onde veio as datas de “criação” e “formalização” do modelo.

  43. Avatar de Arlindo Miguel
    Arlindo Miguel

    Gosteiiii MuitOoooo

    Obrigado Pela Ajuda

  44. Avatar de Nelson Foca
    Nelson Foca

    Muito Bom, obrg!

  45. Avatar de Edilson Seco Ussumane Camara
    Edilson Seco Ussumane Camara

    Gostei da exposicao feita, mas falta algo ligado ao exercicio

  46. Avatar de Jones Figueira
    Jones Figueira

    Gostei do artigo. foi tirada algumas duvidas que tinha, obrigado…………….

  47. […] Bibliografia: Projecto de Redes Pplware […]

  48. Avatar de Eduardo Ferra
    Eduardo Ferra

    Muito bom, ajudou sem dúvida alguma

    1. Avatar de Dratix
      Dratix

      Hehehe com que então viste aqui ao mcpp’s site para estudar para o teste de rc hehehe

  49. Avatar de Carlos
    Carlos

    Excelente artigo. Parabéns!! Att, Carlos (Curitiba, Brasil)

  50. Avatar de Luis F. A. Junqueira
    Luis F. A. Junqueira

    PDUs. Memorizei em um curso Cisco CCNA criando a seguinte frase (que passo aos meus alunos):
    Depois – Dado
    De – Dado
    Dias – Dado
    Sem – Segmento
    Peixe – Pacote
    Quero – Quadro
    Bacalhau – Bit

  51. Avatar de MahSomething
    MahSomething

    Estava mesmo a precisar desta explicação. Muito Obrigado

  52. Avatar de Edgar Próspero Viegas
    Edgar Próspero Viegas

    Eu fiz o CCNA em 2019 e desconhecia isto…aprendi pela via mais difícil!
    Informação simples e directa, bom trabalho!