Redes: Conheça o protocolo SIP! Chamadas telefónicas na rede IP

9 Comentários

Sempre que realizamos uma chamada telefónica, através da rede IP, é muito provável que os nossos terminais estejam a usar o protocolo IP.

Depois de deixarmos uma breve revisão sobre a Arquitetura TCP/IP e o Modelo de Referência OSI, vamos fazer uma pequena apresentação do protocolo SIP.


Sabe o que é o SIP (Session Initiation Protocol)?

O protocolo SIP (Session Initiation Protocol), definido no RFC 3261, é um protocolo de sinalização e controlo de sessões. Este protocolo é usado entre dois ou mais participantes de uma comunicação multimédia numa rede IP. Esta tecnologia foi desenvolvida pelo grupo de trabalho Multiparty Multimedia Session Control (MMUSIC) que pertence ao IETF.

Na prática, este protocolo, cujo formato das mensagens de texto são baseadas no RFC 822, permite o estabelecimento, modificação e terminação de sessões multimédia. O protocolo SIP é caracterizado por ser simples, modular, de fácil implementação, flexível e por ser um protocolo escalável.

Baseado no protocolo HTTP e SMTP, o protocolo SIP é normalmente usado em conjunto com outros dois protocolos: o SDP (Session Description Protocol) e o RTP (Real Time Protocol). O SDP é usado para a descrição de sessões multimédia, ao nível dos codecs e outros parâmetros, enquanto o RTP tem como função o transporte dos fluxos de dados da origem até ao destino, em tempo real, na rede IP.

Tal como acontece com o HTTP, os extremos da comunicação SIP são identificados por um Uniform Resource Identifiers (URI), sendo que o formato utilizado é sip: utilizador@dominio (semelhante a um endereço de e-mail).

O modelo de referência SIP é composto por várias entidades:

  • User Agents (UA) – agentes utilizadores, que correspondem aos dispositivos. Estes são responsáveis pelo início e fim das chamadas e podem atuar como cliente ou servidor;
  • Agent Client (UAC) – entidade que efetua pedidos e recebe as respetivas respostas SIP;
  • User Agent Server (UAS) – entidade que recebe os pedidos e gera as respostas SIP;
  • Proxy Server – entidade que tem associadas várias funções, das quais se destacam a autenticação dos utilizadores, autorização e contabilização dos recursos e também o encaminhamento dos pedidos de sessão.
  • Outbound Proxy – um proxy que recebe pedidos de um cliente, mesmo que não seja o servidor de domínio do URI de solicitação;
  • Redirect Server– é um user agent que responde a pedidos, convidando o cliente a contactar outros URI.
  • Registrar Server – servidor que aceita os pedidos de REGISTER e coloca as informações recebidas nesse pedido nos serviços de localização do domínio que gere.

 

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Revolucionário
    Revolucionário

    Bom tutorial.
    Só precisava de uma ajuda!!
    Para que serve o STUN nos servidores de voz por IP e nos SIP Trunks?

    1. Avatar de nop90
      nop90

      Porque grande parte dos utilizadores estão em NAT e é necessário descobrir o IP público e porta utilizadas. (Explicado de forma muito simplista e resumida)

  2. Avatar de Marco
    Marco

    Viva, vamos colocar mais 4 telefones ip num edifício anexo a sede da instituição, nessa sede já existe uma rede interna a funcionar com telefones ip, a ligação entre os 2 edifícios será com cabo de rede, no entanto o orçamento apresentado refere a rubrica de 4 Liçencas SIP Subscriver, mesmo sendo uma rede interna é necessária ser cobrado esse valor

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Será para algum codec? Softphone?

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      O PBX/Central VoIP poderá necessitar de licenciamento para contas SIP.

      Cumps

  3. Avatar de Alberto Brás
    Alberto Brás

    Olá PPL, por acaso alguém me consegue ajudar na configuração de SIP Trunks com o numero da vodafone no 3CX?
    estou a configurar com os seguintes dados:

    Server: ims.vodafone.pt:5060
    Outbound Proxy: proxythomson.ims.vodafone.pt:5060
    Authentication ID: +3512xxxxxxxx@ims.vodafone.pt
    Authentication Password: id client

    Obrigado

  4. Avatar de OSVANDER
    OSVANDER

    Mais um excelente post. Mas precisava se aprofundar mais um pouquinho.

  5. Avatar de Pedro Guedes
    Pedro Guedes

    Asterisk e nao pagam nada.
    Mas montar em linux nao e para meninos.
    E provavelmente o soft mais dificil em linux mas uma vez a funcionar …
    e so poupar.
    So nao esta mais difundido pela complexidade e desconhecimento da classe.
    SIP trunk? Nao, entre os telefones e asterisk usem sip mas com trunk iax2 do asterisk para o provider, simplifiquem.

  6. Avatar de McGoms
    McGoms

    No meio disto como fica o Fax?