Quais as portas abertas no meu computador?

34 Comentários

Qual a porta/porto usado para HTTP? e LDAP? e POP3? e SMTP? TELNET? e FTP? DHCP e MSN…?

Analisando a sequência de artigos que têm sido realizados sobre redes chego a uma primeira conclusão..”Vocês gostam da área das redes !!!”. Nesse sentido vamos apostar mais nessa área por aqui, contribuindo com artigos que facilitem a compreensão de como funcionam certas tecnologias (ex: Modelo OSI, IOS, VoIP, Routing, etc).

Depois de lerem o título alguns de vocês devem estar a pensar “…lá vem mais do mesmo…a guerra de palavras vais começar..mas afinal é porto ou é porta? Como já tive possibilidade  de referir em artigos anteriores, eu uso os 2 termos.

09-11-2009 14-44-43

Uma vez que existem muitos portos/portas, nada melhor que possuirmos uma pequena “cábula” com o portos mais conhecidos e assim termos a noção do que temos aberto no nosso computador uma vez que muitos dos ataques às máquina são feitos por aí.  Podem fazer o download da cheat-sheet no final do artigo.

Ter uma porta/porto aberto significa que a mesma está apta para receber pacotes por aí. Para verificarem quais os portos abertos na vossa máquina existem diversas ferramentas. Deixo-vos aqui a dica para 3 delas (conto com as vossas dicas também):

Outra das formas é através da linha de comandos (Windows), usando o comando netstat numa das seguinte formas:

netstat -an |find /i "listening"  //Portas/portos a escuta
netstat -an |find /i "established" //Portas/Portos com ligação estabelecida
netstat -an |find /i "3389"     //Definir porta específica “3389”

Feito o teste, está tudo normal com a vossa máquina?

Download: Cheat-Sheet Portas/Portos
Download: Iana Port Numbers

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 3l3ctr0du3nd3
    3l3ctr0du3nd3

    «qual as portas?»?!?!?
    então e esse português, caríssimo? vai bem?

    1. Avatar de Funil
      Funil

      O meu pc nao tem portas mas sim chapas que é preciso desaparafusar para o abrir

    2. Avatar de Pedro Pinto

      3l3ctr0du3nd3
      Vai bem …Obrigado! Já tou a ver que não pescas nada desta área 🙂

      1. Avatar de joel antonio
        joel antonio

        senhor pedro pinto queria agradecer pelo o conhecimento que tem vindo a postar neste site sou operador de informática e agora tou a tirar o curso de informática e redes chamo-me joel tenho 27 anos

  2. Avatar de EsPoNjOsO

    Buenas 😉
    Eu concordo que a parte de redes deve ser bem explorada, pois como referem é pelos portos/portas que muitas máquinas começam a dar de si!
    Cumps,

  3. Avatar de Apaxe

    A Comodo Firewall tambem é uma boa ferrementa para saber-mos quais as Portas abertas e a que aplicação essas portas se referem.

    1. Avatar de Corrector Ortográfico
      Corrector Ortográfico

      @Apaxe

      “…saber-mos…” —> “…sabermos…”

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        quando se muda de linha…

  4. Avatar de Preto
    Preto

    Amigo Pedro muito bom trabalharem mais sobre redes aqui no pplware, eu pelo menos agradeço e se puder ajudar.

    Continuem o bom trabalho.

  5. Avatar de Maximusss2008
    Maximusss2008

    Caro Vitor e amigos:
    Por acaso conhecem algum programita q retire as publicidades no messenger da ultima versao??
    Ja tentei com o Patch e o Discover mas nao sao compativeis com esta nova versao do msn!!! Alguem conhece outro q seja compativel???
    obrigado

    1. Avatar de ViajantE
      ViajantE

      A-Patch funciona na ultima versão do messenger 🙂

      Cumprimentos

  6. Avatar de Hawk

    Eu uso o Currports ou o monitor do Kaspersky.

    1. Avatar de Santos
      Santos

      Eu tb uso o Kaspersky para espreitar essas portas.
      Será que o Portas não está envolvido nisso!?

      1. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Se se confirmar, mantenham essas portas sob vigilância apertada do SIS, pois a qualquer momento em vez de entrar um vírus / worm / Trojan pode entrar um submarino.

        1. Avatar de Paulo39
  7. Avatar de Bravellir

    Eu costumo usar o serviço shieldsup da grc.com . Testar as portas de fora para dentro sempre dá uma ideia do estado da nossa ligação.

    1. Avatar de ViajantE
      ViajantE

      É isso mesmo, é uma boa ferramenta.
      Eu postei sobre essa ferramenta online mas como coloquei o link devem ter apagado, peço desculpa.

      1. Avatar de ViajantE
        ViajantE

        Ups, afinal já apareceu o meu post lolll
        Mais uma vez peço desculpa e agora pela minha antecipação.

  8. Avatar de advised
    advised

    continuem o bom trabalho
    Obrigado

  9. Avatar de ViajantE
    ViajantE

    Para testarem quais as portas que estão abertas no vosso pc esta ferramenta online é bastante boa: https://grc.com/x/ne.dll?bh0bkyd2

    Exprimentem pode-se fazer vários testes.

    1. Avatar de Zana
      Zana

      Excelente!

      Assim não preciso instalar nada no computador.

      Obrigada.

    2. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      @ViajantE

      Muito prático, esse site.

      Os meus resultados estão excelentes, embora eu não seja nenhum maníaco pela segurança nem seja nenhum “geek”.
      1º teste:
      http://img413.imageshack.us/img413/1579/filesharing.png
      2º teste:
      http://img72.imageshack.us/img72/6735/commonports.png

  10. Avatar de Joao Carmona
    Joao Carmona

    Só para acrescentar esta info, pode-se fazer a mesma filtragem\procura usando o comando findstr:

    # netstat -an|findstr expressão

    Se quiserem saber qual a aplicação a usar dado porto acrescentar o switch -b (-p em linux):

    # netstat -anb|findstr expressão

  11. Avatar de R. Campachi
    R. Campachi

    Eu tenho instalado um software q além de mostrar as portas usadas faz a medição da conexão.

    SoftPerfect ® NetWorx = FREE

    http://www.softperfect.com/products/networx/

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Campachi
      Excelente dica…vai dar artigo.

      Abraço
      Pedro Pinto

  12. Avatar de samuel
    samuel

    Já que fizerem este artigo, dava-nos muito jeito fazerem um comparativo entre firewalls, pois a dificuldade de muita gente ainda reside na escolha da firewall que vão usar, muitos nem sabem o que é uma firewall.

    1. Avatar de Lynx
      Lynx

      Sublinho 😉

      Cumpts.

    2. Avatar de Ricardo Antunes
      Ricardo Antunes

      Isso é a mesma coisa que andar a fazer comparativos de AV, o que…

      O problema de muitas firewalls é que podem ser boas mas são complicadas, não é qualquer um que vai lá andar a mexer.

      O Windows já traz uma solução, pode não ser a melhor das melhores mas já é boa e além disso é nativa o que a torna muito mais rápida. Para a maioria dos utilizadores é mais do que suficiente.

  13. Avatar de Bruno
    Bruno

    E em linux tb há o comando similar:
    $ netstat -an | grep LISTENING
    e
    $ netstat -an | grep CONNECTED

    😉

  14. Avatar de TopPLus
    TopPLus

    Se for pra traduzir é Porto, porta é tipo: tens que fechar as portas para os ácaros não entrarem.

    1. Avatar de miguel
      miguel

      LOL como fazes para traduzir borboleta de ingles para PT.

      manteigaVoadoura

  15. Avatar de Tozzini
    Tozzini

    Posts com este são excelentes e visavam a partilha de conhecimentos. Só é pena a existência de alguns comentários parvos. Lanço aqui um repto ao Pplware: existem diversas formações, algumas, creio apoiadas pelo PRR. Seria interessante darem a conhecer algumas, assim como darem a vossa opinião. Não chega dar a conhecer as ferramentas. É preciso mais

    1. Avatar de Vítor M.

      A tua ideia é boa, sem dúvida, o problema é o tempo. Mas tens muita razão.