ownCloud 4 – A tua própria Cloud…com novas funcionalidades

36 Comentários

Agora com suporte para encriptação de ficheiros, controlo de versões, integração com o Dropbox, FTP e Google Drive. Experimente já uma DEMO aqui

Hoje em dia falar em tecnologia é sinónimo de falar em cloud! Embora pareça ser uma tecnologia recente, a verdade é que a tecnologias associada as clouds começou a ser investigada em 1960 por John McCarthy, grande impulsionador desta tecnologia. Tendo em conta que o início desta investigação começou já  há cerca de 40 anos, o seu sucesso deve-se em muito à Amazon que teve/tem um papel importantíssimo na sua evolução. A partir de 2007, grandes empresas como a Google, Microsoft e IMB começaram também a apostar nesta tecnologia.

E nós podemos criar a nossa própria cloud?  Sim! Com o ownCloud rápido e são muitas as funcionalidades disponibilizadas.

cloud_00

O projecto ownCloud permite aos utilizadores implementarem a sua própria cloud privada. Este projecto assume-se como um alternativa gratuita aos vários serviços cloud-based já existentes e disponibiliza como base um gestor de ficheiros, suporte para partilha de musica, streaming, calendário, contactos e muito mais..tudo no nosso computador ou servidor. É também possível desenvolver pequenos webservices para a cloud (ver aqui) Antes de instalarem o ownCloud podem testar o serviço acedendo aquia um demo.

Eis um conjunto de imagens do que é possível ter numa cloud implementada com base no ownCloud.

anterior próxima
 

Novidades do ownCloud 4

A versão 4 do ownCloud traz algumas novidades, das quais se destacam:

  • Encriptação de ficheiros (mais segurança)
  • Controlo de versões dos ficheiros, incluindo a possibilidade de fazer roll back
  • Integração com o Dropbox, FTP e Google Drive
  • Suporte para Drag & Drop no processo de upload de ficheiros
  • Partilha de calendários
  • Melhorias no suporte ao WebDAV, CalDAV, CardDAV
  • Melhorias no suporte à partilha de ficheiros
  • Melhorias ao nível da performance
  • Melhorias na galeria de fotografias
  • Disponibilização de uma API para programadores
  • Logs via syslog
  • ….e muito mais

own_00

Como instalar o ownCloud 4 no Ubuntu?

Para instalar um servidor de clouds no Ubuntu baseado no ownCloud devem seguir os seguintes passos: Passo 1 – Instalar dependências

sudo apt-get install apache2 php5 php-pear php-xml-parser php5-sqlite php5-json sqlite php5-mysql mp3info curl libcurl3 libcurl3-dev php5-curl zip

Passo 2 –  Download do ownCloud 3 e copiar o mesmo descompactado para o directório /var/www/

cd
wget http://download2.owncloud.org/releases/owncloud-4.0.0.tar.bz2
tar -xvf owncloud-4.0.0.tar.bz2
sudo mv owncloud /var/www/owncloud

Passo 3 – Definição de permissões

sudo chown -R www-data:www-data /var/www/owncloud

Passo 4 – Restart ao Apache

sudo /etc/init.d/apache2 restart

Depois de realizados os passos anteriores com sucesso, basta abrir um terminal e introduzir o endereço http://localhost/owncloud para acederem à vossa própria cloud

Nota: Quem pretender instalar em outras distribuições, pode dar uma vista de olhos aqui.

Homepage: owncloud

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Pereira
    Pedro Pereira

    Podem-me indicar outros softwares do genero ? De preferencia Free ? 🙂

    Obrigado

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Para que precisas de outros? Este é GRATUITO e o melhor dentro do seu segmento.

  2. Avatar de Glauco
    Glauco

    Já havia instalado uma versão anterior, porém não achei mto customizavel.

    Existe também, uma limitação no tamanho dos arquivos enviados, porém achei a solução, só não me lembro o site 😛

    1. Avatar de Glauco
      Glauco

      http://drupal.org/node/97193

      “Removendo” o limite de Upload no Owncloud

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        Sou muito nabo, mas estas opçao interessa-me.

        Seria possivel explicares como se faz? Obrigado

        1. Avatar de Glauco
          Glauco

          só dar um Vi em /etc/php5/apache2/php.ini ( no openSUSE ou Ubuntu )

          #vim /etc/php5/apache2/php.ini

          e localizar as linhas

          upload_max_filesize = XXX GB
          post_max_size = XXX GB

          E Alterar para o valor desejado.

          #wq!

          para salvar a edição

  3. Avatar de jpng81
    jpng81

    Cada vez melhor e com mais funcionalidades…. mas a parte dos upgrades é que nunca fica como deve de ser 🙁 á sempre qualquer coisa que falha. No meu caso, não consigo instalar as 3ºparty apps. O media player continua a ter em certas alturas uns delays de resposta, provavelmente não gosta muito do chrome que é muito picuinhas com os tempos de espera a abrir páginas.
    Provavelmente vou instalar de novo 🙁
    5 estrelas.

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      Experimentei com o firefox e activei os download charts e acabei de enfarilhar o servidor 🙁 agora da erro de SQL. Tou a ver que vou instalar isto de novo.

  4. Avatar de rui
  5. Avatar de random
    random

    Sim senhor, bom artigo 😀
    Só falta eles adicionarem suporte para o skydrive

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Desde de já obrigado pelos Tutoriais e dicas que tem sido uma grande ajuda na escola!
    Posso criar duas clouds ( uma no portátil que uso na escola e outra no PC de casa) e sincronizar a Dropbox?

  7. Avatar de jpng81
    jpng81

    O clients de sincronização parecem estar a funcionar 5estrelas. 🙂

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    mas é possivel colocar isto num alojamento e começar a vender um serviço cloud?

    1. Avatar de RaCcOn

      É tens de comprar a respectiva licença comercial 😉

      Preços a rondar os 5000€ se bem me lembro 🙂

  9. Avatar de miguelmpn
    miguelmpn

    Os ficheiros ficam alojados onde?

    1. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      /var/www/owncloud/data/nome_do_utilizador/files

  10. Avatar de Diogo Rocha
    Diogo Rocha

    Eu tive de instalar mais uma dependência:

    apt-get install php5-gd

    Cumps.

  11. Avatar de Telmo
    Telmo

    «[…] grandes empresas como a Google, Microsoft e IMB […]»

    Não será IBM? 😉

  12. Avatar de vitor moreira
    vitor moreira

    Boas, instalei no mac com o mamp… entretanto tenho problemas no interface visual do oncloud.
    Estes problemas de visualização quer em firefox, quer em chrome e tb em ie no windows. Alguém sabe o que poderá ser o problema.

  13. Avatar de Xispate
    Xispate

    Podiam fazer um artigo se é que não o fizeram já a ensinar a malta que não tem Linux a instalar isto no Xampp ou mesmo a utilizar o Xampp. Se tiverem uma Pen com alguma capacidade de espaço até podem andar com isto no bolso porque funciona em modo “portátil”. É onde normalmente testo estas aplicações e funciona maravilha. E é muito simples de instalar. Quaisquer 5 minutos chegam.

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      Xampp é para testes e afins… porque é não crias uma máquina virtual e começas a experimentar com linux, e já agora para que querias andar com isto instalado numa pen para andar no bolso??? não percebo.
      Isto tira-se bom partido da aplicação é ter um servidor a correr máquinas virtuais no virtualbox, para estar sempre a funcionar.
      Experimenta no instalar o virtualbox em ubuntu e crias um servidor virtual de ubuntu server com o owncloud4 instalado e ficas com uma cloud privada.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        isso fica tudo instalado

  14. Avatar de jpng81
    jpng81

    O owncloud4 até opções porreiras, mas que acabam por empancar o servidor, por exemplo: Se tivermos uma pasta com 1Gb de coisas lá dentro e se fizerer-mos download directamente na pasta ele internamente começa a comprimir a pasta o que é mau, visto que 1Gb de informação não se comprime em questão de segundos o que faz com o servidor fique eternamente á espera o que o ficheiro fique comprimido para o poder enviar, e claro que os browsers não podem ficar 10minutos á espera que o ficheiro seja comprimido. Vou ver se dá para desactivar a compressão de ficheiros. As vezes este pequenos detalhes podem ser bons para uns casos mas não para outros.

  15. Avatar de Silva
    Silva

    Mas é necessário ter permissões específicas a nível de servidor ou um servidor dedicado? para customizar…

    Pelo menos num alojamento que tenho aconteceu-me isto… não sei se será em todos… ou alguns tenho abertas as permissões necessárias…

  16. Avatar de Redin
    Redin

    Perdoem-me o meu cetissismo mas, um simples pc com acesso por “Logmein” não será a mesma coisa?

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      Claro que não… logmein precisas de ter um computador com windows instalado para aceder remotamente, para transferir ficheiros …. é complicar.
      Com isto podes ter um servidor de linux a funcionar sem ambiente grafico e apenas com o apache2 e php5 a funcionar… em que podes ter multiplos utilizadores com a sua área reservada.
      Considera isto como uma alternativa gratuita ao dropbox, mas com os ficheiros sempre do teu lado.

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Esse “Claro que não” foi um pouco como assumires logo à partida que eu deveria ter um PC, MAC ou Android.
        Ora o Linux até pode ser muito bom mas eu não pesco nada dele (por muito esforço que já tenha feito para perceber daquilo).
        Assim seria preciso escreverem aqui uma “Biblia” para eu saber como instalar um servidor de que falas.
        Eu apenas referi o Logmein porque independentemente do SO aplicado, acho que se faz o mesmo que o software aqui proposto. A parte que para ti é complicar para mim é um estado natural.
        Mas considerando que terei de também dar valor ao que propões, consegues convencer-me do contrario?
        Eu até que gostaria.

        1. Avatar de jpng81
          jpng81

          É assim o mais apropriado para o owncloud funcionar creio que seja em linux, mas também não digo que não dê em windows com o servidor xammp.
          Sinceramente o logmein nem se aproxima do que o owncloud faz, são coisas diferentes para propósitos diferentes embora no logmein seja possível transferir ficheiros, mas estar com uma assistencia remota aberta e ao mesmo tempo estar a transferir ficheiros é normal que se torne lento.
          Quanto a linux, faz experiências com o ubuntu numa máquina virtual em windows, começa com ambiente gráfico, e experimenta a instalar o apache2 vais ver que não é complicado.
          Eu sei que ao inicio pode ser frustrante a mudança de windows para linux. Mas depois á medida que vais explorando as cenas começas-te a dizer para ti “Como é que eu usei tantos anos o windows e nunca experimentei a sério linux”.

  17. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Como é que este serviço funciona num AD em Windows?

  18. Avatar de João Batista
    João Batista

    Boas,

    Queria istalar isto no meu servidor online mas não estou a conseguir mesmo 😡

    Algum toturial ideias ?

    http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=11671&pid=82655#pid82655

  19. Avatar de Joao David
    Joao David

    Boas, perdoem-me a ignorância mas qual é a diferença entre usar um serviço como o Dropbox e usar o OwnCloud? É poder alojar os arquivos por exemplo num HDD com o espaço que quisermos?

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      Owncloud é teres o teu servidorzeco de linux em casa com uns valentes Terabytes em discos com o que tu quiseres lá por.
      Neste caso com o owncloud não tens limitações e no dropbox tens os limites de espaço que eles te impôem.

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Mas pelo contrário acho que vais ter uma limitação no ownclud acerca da largura de banda para acederes ao teu servidor. No dropbox tens uma largura de banda bem maior mas na tua casa tens a limitação que o teu servidor de internet te fornece.

  20. Avatar de Philipp
    Philipp

    Olá,

    Alguém poderia me informar a localização dos usuário criados no ownCloud, é criado no MySQL ou direto no apache?

    Muito obrigado.

    Aguardo.

  21. Avatar de Rodrigo Prates
    Rodrigo Prates

    Estou tentando colocar o owncloud para acessar meu servidor FTP e não estou conseguindo. Lista todas as pastas do meu linux mas não abre. Alguma sugestão?

  22. Avatar de fabio
    fabio

    eu apenas não entendo como eu dou acesso para o cliente via ftp