Operadoras já podem oferecer rede móvel 4.5G em 2016

39 Comentários

Com o crescimento significativo do segmento dos dispositivos móveis há que dar resposta ao nível de infraestruturas de comunicação. Num momento em que as redes 4G começam a ser o padrão, alguns fabricantes já trabalham no 4.5G e também no 5G, apesar que as tecnologias de quinta-geração só deverão ser implementadas nos operadores em 2020.

A Huawei anunciou recentemente que já no próximo ano terá disponível comercialmente a tecnologia 4.5G.

TXs


Em 2020, a tecnologia 5G vai multiplicar por 1.000 o volume de dados móveis e por 100 a velocidade de download, permitirá ampliar a largura de banda, baixar os preços e libertar espectro.

Os dispositivos ligados vão crescer 100 vezes em apenas cinco anos e os transportes e a indústria dos media serão dois dos sectores mais beneficiados. Mas, como ainda faltam 5 anos para 2020, a Huawei decidiu antecipar-se e confirmou hoje que em parceria com a HKT terá tecnologia 4.5G disponível já no próximo ano.

Segundo as revelações, a tecnologia 4.5G da Huawei garante uma velocidade máxima de transferência de dados na ordem dos 1,2 Gbps.

45g

Tendo como base as mais recentes inovações da Huawei nas redes 4.5G de 1Gbps e a força da nossa experiência em redes de fibra, estamos muito orgulhosos por estabelecer um novo parâmetro de comparação para a banda larga móvel global.

Alex Arena, Diretor do Grupo HKT

Além da velocidade gigabit, as redes móveis 4.5G da Huawei destacam-se pela baixa latência e por suportar mais de 100 mil comunicações num espaço de um quilómetro quadrado.

Na sua zona já tem rede 4G?

Partilhar:
Tags:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fernando "Eagle" de Sousa
    Fernando “Eagle” de Sousa

    Aqui no Nordeste do Brasil, mal temos 3G. rsrsrs

    1. Avatar de Wistfultale
      Wistfultale

      O mesmo aqui! A rede aqui é uma porcaria, em dias de temporais nem rede consigo apanhar…

      1. Avatar de Zé Montanelas
        Zé Montanelas

        Isso é muito variável, também consoante a operadora, a NOS tem o sinal mais fraco de todas

  2. Avatar de João terra
    João terra

    em muitas aldeias existe só 3g

    1. Avatar de n900
      n900

      Em muitas nem 2g

    2. Avatar de Nuno Nunes
      Nuno Nunes

      Aqui só ah 2G o 3G é uma miragem e as operadoras nem querem saber dos clientes :S mas enfim estamos em portugal

  3. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Espero bem que aumentem significativamente os planos de tráfego ou acabem com este limites absurdos

  4. Avatar de Ricardo Saraiva

    Onde moro por mais que reclame com a NOS não há previsão de colocarem 4G, embora a Vodafone e a meo tenham 4G e velocidades de 43.2 Mbps no 3G, quanto ao 3G a NOS na mesma zona indica velocidades de até 7.2 Mbps, onde noto mais dificuldades em usar o 3G é no upload, a velocidade é muito baixa e o Ping elevado. No que respeita à NOS é necessário investimento na rede móvel, no Concelho de Cascais poucos são os sites com antenas 4G. Por parte da Vodafone na zona já modernizaram a rede toda, mudaram antenas e bts, nos testes que realizei com o FieldTest num Nokia colocaram 3G nos 900 MHz em todos os sites, quanto ao 4G não tenho maneira de testar na Vodafone nem no meo.

    1. Avatar de Daltro de Souza
      Daltro de Souza

      Aqui no Brasil, mal chega à 5mbps com as “melhores” operadoras (3G).

    2. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Tens certeza do que dizer com “velocidades de 43.2 Mbps no 3G”?

      Até à data, todos os valores que vi em Portugal, acho que nada passava dos 10mb em 3g, não interessava o tarifário/plano. Ainda para mais, por curiosidade, testei agora na minha zona a velocidade 4g (53mbps) e logo de seguida mudei para 3g e não passa dos 10.20 (bate lá, e não sobe não desce). O meu plano é de 100 mbps, supostamente porque não tem PUR, mas, chegando ai aos 100gb, caput, a velocidade em horas normais (8am – 22pm) é uma valente chanchada…

      1. Avatar de Nuno Nunes
        Nuno Nunes

        Ele não sabe as velocidades do 4G e do 3G :S

  5. Avatar de Reformado
    Reformado

    Mas, Portugal é pequeno comparado com o Brasil e, eu moro só a 30 Km de Lisboa, tenho G4, pago um download de 30Mb e 3Mb de upload à que dizem ser grande empresa de telecomunicações “””NOS”””e só consigo ter no máximo 0,78 a 2Mb excepto depois das 2h da manhã que sobe mais um pouco mas, o upload está quase sempre em 3,24Mb.
    Porquê?
    Coitados da NOS, não têm dinheiro para aumentar a capacidade do emissor de Sobral de Monte Agraço que é o que está bem perto de meu escritório.

    1. Avatar de Modem
      Modem

      Deve ser do parque infantil…

    2. Avatar de Angelo Martins
      Angelo Martins

      Em Bragança acontece exatamente a mesma coisa.

  6. Avatar de a tentar apanhar rede...
    a tentar apanhar rede…

    Ora ora, para quê essas “fúrias” todas de g´s se a actual 4g nem sai das cidades…? E mesmo assim, nunca têm as velocidades contratadas, é sempre aquela treta do “até…”. Tenho um contrato, sim ingénuo, de 60mbps e o máximo que vi até hoje foram cerca de 45mbps, e na minha zona é raro passar dos 5/8…

    Cabo e fibra, está bem, a Zon até tem mais do que contrata em certas zonas, mas não posso levar o cabo comigo para o meio do campo quando vou trabalhar, né…?

  7. Avatar de Orion
    Orion

    Eu aqui apanho 4G+ em algumas zona ^^

  8. Avatar de DJ
    DJ

    Meus amigos. A radiofrequência estará para os meus filhos como o tabaco para mim…. Há 25 anos atrás toda a gente sabia que o tabaco fazia mal, mas os lobby´s da economia, patrocínios e afins não permitiam dizer abertamente. Vejo a mesma história nisto. Todos sabemos que radiação é nociva e estamos atolados disso por todo o lado, cada vez mais…. Mas os negócios à volta disto… Por mim era tudo fibras e cabos… (Seja fibras ou coaxial) ganha-se a fiabilidade e a velocidade.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Então por essa lógica até a luz faz mal. Todos os corpos que não estejam a temperatura do zero absoluto emitem radiação constante. E não, nem toda a radiação é nociva.

      E se fosse tudo com cabo, como é que se contactava com os aviões, satélites, barcos, etc.? Por magia?

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Sim, usávamos Patronus mensageiros 😀

      2. Avatar de joao
        joao

        Dentro de alguns anos começaremos a ter resultados conclusivos acerca da influencia das comunicações moveis na saude publica.
        O telemovel anda por ai a distribuir radição a mais ou menos 20 anos e ja existem alguns estudos que apontam para alterações neurologicas em individuos que passam muito tempo ao telemovel.
        É esperar para ver, estudos mais conclusivos irao sair nos próximos anos.

  9. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Aqui em Portugal até podem vir com 5G que não serve de nada. Metem limites parvos, em que a velocidade passa a 128Kbps ao fim de 2GB de tráfego. É isso a PT com fibra xpto, e o máximo que comercializam é 400Mbps. Até a Vodafone tem 1Gbps.

    1. Avatar de dsf
      dsf

      tenho Vodafone, apanho 80Mbps…

  10. Avatar de Zaark
    Zaark

    Ainda à espera dos 24Mbps via ADSL (só chego aos 8 após as 2h da manhã e não posso ter a TV ligadas, se não é 3~3,5) e de 3G decente. Neste país, implementar estas tecnologias é como construir autoestradas em 1900.

  11. Avatar de maria
    maria

    Claro, devemos usar a tecnologia a nosso favor. Mas sinceramente deviam ser feitos estudos que garantissem a nossa segurança. Isto a longo prazo nao auspicia nada de bom. A sede de competir, de se angariar mais clientes, de sermos sempre melhor que o outros. Nao pensem que estas entidades estao preocupadas, verdadeiramente com o nosso bem estar, aqui so interessa o lucro. E isto vai da tecnologia ate ao bens mais basicos. Têm que se feitos estudos(porque é a unica forma do mundo levar a serio, nao que seja novidade que as radiaçoes electromagneticas, trazem alteraçoes aos nossos atomos), têm que haver limites. Nao é por acaso que as pessoas dormem melhor, quando vao ate aos locais afastados da cidade – quando se vai la pra “terra”, por exemplo- enfim…lets see

  12. Avatar de maria
    maria

    Claro, devemos usar a tecnologia a nosso favor. Mas sinceramente deviam ser feitos estudos que garantissem a nossa segurança. Isto a longo prazo nao auspicia nada de bom. A sede de competir, de se angariar mais clientes, de sermos sempre melhor que o outros. Nao pensem que estas entidades estao preocupadas, verdadeiramente com o nosso bem estar, aqui so interessa o lucro. E isto vai da tecnologia ate ao bens mais basicos. Têm que se feitos estudos(porque é a unica forma do mundo levar a serio, nao que seja novidade que as radiaçoes electromagneticas, trazem alteraçoes aos nossos atomos), têm que haver limites. Nao é por acaso que as pessoas dormem melhor, quando vao ate aos locais afastados da cidade – quando se vai la pra “terra”, por exemplo- enfim…lets see

  13. Avatar de Eurico
    Eurico

    Isso n existe 3/4/5G. Nomenclaturas para enganar o cliente!
    Existe gsm, umts, e lte. Nas mesmas existem aumentos de capacidade. No gsm e umts acabou por limitações da própria tecnologia. No LTE o céu é o limite! Ate surgir outra.

  14. Avatar de Alex
    Alex

    lol para quê, aqui já tenho 4G vodafone, mas depois temos limites e cortes absurdos, fez-me voltar ao meo com velocidades de 3 MB. Bom fim de semana

  15. Avatar de nuno_p
    nuno_p

    Tanta gente a falar de limites de tráfego e de velocidade e eu aqui com 1200GB de downloads feitos em 15dias com “4G” e continuo com velocidade de download sempre acima de 30Mb/s e de download acima de 10Mb/s.

    E o que a maioria das pessoas que supostamente têm “4G” é sim LTE que é pre-4G, o verdadeiro 4G está a chegar lentamente e chama-se LTE Advanced.

    1. Avatar de nuno_p
      nuno_p

      Para quem não acredita, fica aqui um screenshot Do my vodafone

      https://farm1.staticflickr.com/591/22659647650_c70ccb8353_o.png

    2. Avatar de Badelhas
      Badelhas

      Que cena! Não existe a treta do “uso responsável” na net com pen 4g?

  16. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Podem ja em 2016?!?!?!?!?!?

    Damnnnnnnnnnnnnnnnnn

    Se nem sequer conseguem ter o 4G a trabalhar como deve ser e querem meter o 4,5????

  17. Avatar de rand
    rand

    “permitirá ampliar a largura de banda, baixar os preços e libertar espectro.” ou então simplemente criar um novo preço para a nova tecnologia 😉

  18. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    A NOS tem aquele tarifario xpto da WTF que mal se aguenta com a rede de dados!
    A vodafone (sou cliente) tenho sempre boa rede 3,5g(+- 10mbps) , mas os pings é que sao altos e a abrir o spotify sou capaz de demorar 1,3minutos.

  19. Avatar de João terra
    João terra

    para quem fala da pur, quem instaurou essa política não sabe o que anda a fazer. A PUR a meu ver é uma palhaçada e é ilegal. Eu se pago um serviço tenho de o usufruir e não ficar cortado a meio. é como eu ir a um restaurante e pedir um bitoque, pagar pelo prato completo e vir só metade para a mesa.

  20. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    O problema atual já não é a velocidade para a maior parte das regiões de Portugal (ainda há muitas exceções), mas sim os limites estúpidos de tráfego (download/upload). Tinha 4G da Vodafone sempre acima dos 30 Mbits e mudei para a Meo/Adsl para ter apenas 6Mbits, mas não tenho limite de tráfego. Se a Vodafone 4G acabar com os limites (tinha 100Gbytes/Mês), volto novamente para a Vodafone.

    1. Avatar de nuno_p
      nuno_p

      Vodafone Net fixa não tem limites de tráfego, o pacote empresarial é que tem os 100GB de limite.

  21. Avatar de Magno Campos
    Magno Campos

    primeiro dava jeito cobertura pelo menos 3G em TODO o continente e ilhas…
    DEPOIS sim aumentar velocidades..