Novo router da MEO: Conheça a interface de gestão (vídeo)

53 Comentários

Como é do conhecimento público, a MEO tem um novo e poderoso router que foi concebido pela Altice Labs em Aveiro e garante comunicações 10x mais rápidas no Wi-Fi.

Este novo equipamento, designado de Fiber Gateway, é um dos primeiros a suportar a norma 802.11ac Wave 2 podendo oferecer uma largura de banda na ordem dos 1,73 Gbps. A interface de gestão também foi renovada e hoje vamos conhecê-la.


A Fiber Gateway (ao que chamamos router) é uma unidade de equipamento terminal ótico para terminação de redes óticas passivas (PON) numa arquitetura de entrega de serviços FTTH (Fiber-To-TheHome).

Especificações:

  • 4x 10/100/1000Base-T para ligação de rede Ethernet (conectores RJ45);
  • 2 canais FXS (conectores RJ11);
  • Interfaces
    • Wi-Fi 2.4GHz 802.11 b/g/n com MIMO 3×3
    • 5GHz 802.11 n/ac com MIMO 4×4;
  • 1x USB 2.0 para partilha de impressoras, partilha de conteúdos e para uplink de backup 3G / 4G;
  • Interface RF;
  • Interruptor de controlo da alimentação e WI-FI;

Interface de Gestão

Em termos de interface de gestão também há novidades. Veja o seguinte vídeo onde mostramos como é a nova interface de gestão e configuração deste novo equipamento.

https://videos.sapo.pt/eOYZCrHvp50V3Y6gOSvG

Este equipamento é oferecido com os novos pacotes Giga. No entanto, quem não quiser aderir a um destes novos pacotes, mas pretender ter este equipamento, terá de pagar uma mensalidade de 4,99€. A deslocação do técnico numa política de trocas rondará os 40€.

Conheçam também os novos tarifários

Oficial: Internet a Gigabit (fibra) da MEO por 44,99€

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de int3
    int3

    Finalmente vejo um ISP a fazer um device decente.
    O resto é lixo.

  2. Avatar de Alexander
    Alexander

    Continuam a melhorar os routers e os pacotes de fibra, no entanto quem tem ADSL (porque a fibra ainda não está em todo o lado) tem apenas 8mb a chegar a casa, quando está a pagar um pacote ATÉ 24mb* para tirar proveito de apenas metade, sendo que paga o bolo por inteiro.
    Deviam investir sim, mas de igual modo. A fibra é o futuro, (não faz sentido continuar a investir no ADSL) assim seria importante fazer chegar a fibra a todos os clientes.
    *As velocidades de Internet Fixa apresentadas dizem respeito às velocidades máximas para cada cliente e podem variar de acordo com as características técnicas da linha.

    1. Avatar de ...

      não será o futuro enquanto a mantiverem suspensa em poste de madeira sujeitas aos elementos naturais e “não naturais”…isto ainda não é a sério 😉

    2. Avatar de mike
      mike

      Faz como eu… TV por satélite e Internet por adsl…. Em vez de teres os 8 tens 10 ou 11…

  3. Avatar de Sérgio Fernandes
    Sérgio Fernandes

    Existe algum campo para adicionar portas, para poder partilhar alguns serviços para fora de casa?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Como assim, não percebi a questão.

      1. Avatar de DeuX
        DeuX

        Suponho que esteja a falar de portforwarding

        1. Avatar de Sergio Fernandes
          Sergio Fernandes

          Sim, é mesmo o campo do portforwarding, não fizeram video dessa parte. Gostava de saber se é fácil configurar como no antigo router da Meo.

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Sai numa próxima num tutorial específico.

  4. Avatar de Ognito
    Ognito

    a publicidade nos videos do sapo é tãaao chata….

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Faz refresh

  5. Avatar de me and me
    me and me

    “Como é do conhecimento público, a MEO tem um novo e poderoso router que foi concebido pela Altice Labs em Aveiro e garante comunicações 10x mais rápidas no Wi-Fi.”

    eles garantem que eu vou ter wifi 10x mais rapido? em sonhos… pode ir até 10x mais rapido… no meu caso nao fazia diferença alguma ja que nao tenho equipamentos em casa com a norma 802.11ac Wave 2

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, quem não tem equipamento com 802.11ac Wave 2 não consegue tirar partido total das super velocidades.
      Já agora a lista de equipamentos “certificados”:
      https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Condicoes-Utilizacao-Site/Equipamentos-Compativeis.pdf

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        802.11ac é uma coisa e 802.11ac Wave 2 é outra?

  6. Avatar de Cliente piloto meo
    Cliente piloto meo

    Não mostraram os serviços e as ferramentas.
    Faltava saber tudo em detalhe.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Em próximos artigos vamos mostrar tudo ao detalhe 🙂

  7. Avatar de Panquecas
    Panquecas

    Pagar para poder ter qualidade nos serviços que já pago?
    Ainda bem que o meu contrato MEO está a terminar.

    Já é absurdo para aqueles que tem de pagar a box, pois se operado nos bate à porta e oferece um serviço, é o pacote completo, não tem de vir com a conversa agora para usar ainda tem de pagar mais pelo equipamento.

    Se a moda pegar, já me estou a ver a ir ao café e pagar 0,50€ pelo café, mas depois ainda tenho de pagar 0,25 por usar a chávena e o pires.

    1. Avatar de ...

      …eu reclamei exatamente do mesmo e passei a não pagar…até ao final do contrato (depois e só renegociar preferencialemente com a melhor oferta) 😉

    2. Avatar de Rob
      Rob

      pois bem. se o amigo for a Itália, já o faz. Chamasse o “servizio”. Mal se sente numa mesa de um rest<urante já paga pelo menoa 5.50€.

  8. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    É vergonhoso que venham com estas tecnologias e que deixem os velhinhos clientes ADSL que não têm alternativa de Fibra no estado em que está! Para quando a implantação da fibra a quem realmente merece?

    1. Avatar de Mglr
      Mglr

      o pior é bloquearem o router todo e nao darem a pass da conta da internet para usar um router em condições.

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      …foi o que a Vodafone me fez, com um serviço ADSL cada vez pior, começaram a ignorar as minhas reclamações, fui obrigado a mudar de operador, isp são todos iguais.

  9. Avatar de Fernando Pires da Rocha
    Fernando Pires da Rocha

    Além das características anunciadas… alguém sabe o consumo do bicho em Watts? Vejo esta solução, se calhar mais económica em termos de consumo, em vez de termos um ONT + Transformador + Router + Transformador…

  10. Avatar de Emanuel Azevedo
    Emanuel Azevedo

    vamos esperar pela resposta da Vodafone…

    1. Avatar de ...

      A vodafone ja tem um router Wifi 5ghz com velocidades até 1300 Mbps……

  11. Avatar de pedro guedes
    pedro guedes

    Boa noite
    Vi o seu artigo sobre o novo router meo.
    Este novo router tem capacidade para:
    1) Adicionar mais do que um endereço IP na mesma ou outra rede nas interfaces lan?
    Por exemplo 192.168.1.254/24 e 192.168.50.0/27
    2) Adicionar rotas de rede as interfaces lan?
    route add 192.168.30.0/27 gw 192.168.1.1
    3) Tem acesso por linha de comando, telnet por exemplo?
    Obrg

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Pedro

      1) Não (via interface Web)
      2) Não (via interface Web)
      3) Sim

      1. Avatar de pedro guedes
        pedro guedes

        A linha da meo tem sido baseada nos speedtouch que tinham
        essas funcionalidades por linha comando via telnet mas nao via web.
        Sera o caso?
        E que se nao tem nem uma nem outra e um fracasso.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          ainda não tive tempo de explorar.

      2. Avatar de GAF
        GAF

        este router é HIPER MEGA LIMITADO.
        A gestão web uma treta.
        A gestão via telnet com o user meo meo nao tem acesso a quase nada.

        Queria ver os interfaces WAN. diz que não é permitido.
        Queria alterar o provedor de DDNS também nao permite.

        Alguem sabe qual o user de root/administração?? o user meo é extremamente limitado!

        Ao menos o thompson permitia fazer isso tudo!!!!

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Tambem gostava de saber qual e o user root/administração e a senha…

  12. Avatar de SempreABombearBits
    SempreABombearBits

    Mais uma pérola saída da PT Inovação.
    Os meninos da NOS devem ter passado o dia a ver o vídeo e a tomar notas.

    1. Avatar de mike
      mike

      Qual que….. Ficar 30 minutos a espera que o video carregue para verem???? Estão 5m para abrir o Face….

  13. Avatar de SempreABombearBits
    SempreABombearBits

    Com tanto Bit a cavalgar só mesmo com o router potente da PT Labs para dar conta do recado.
    Essas porcarias da Alcatel/Thomson/Technicolor (tudo areia do mesmo saco, a porcaria é a mesma desde do Alcatel SpeedTouch…) era reboots de 5 em 5 minutos até ao momento em que começavam a deitar fumo e pegavam fogo.

    Por aqui TG784n… Vade retro Satanás

    1. Avatar de mike
      mike

      O meu router da Meo tive que por um cooler por baixo se não tinha que reiniciar 3 ou 4 VX por dia…. QUALIDADE…

  14. Avatar de Miguel Almeida
    Miguel Almeida

    eu pois o M5O GIGA mas dizes que o router que tenho aguenta as novas velocidades da Internet que não pois o Fiber Gateway se viessem aqui a casa por o novo router tinha de para 40 euros

  15. Avatar de Marai João nunues sarmento santos duarte
    Marai João nunues sarmento santos duarte

    Tenho a informar que estou muito msl servida com a fibra.Quando não tinha fibra era raro a nete cair,agora alem de muito lenta,esta sempre a cair. Já reclamei muitas vezes ninguem quer saber,pago um serviço muito fraco.Já oara não falar nos telemoveis que para fazer uma chamada ou receber e um dia de juizo.Sinceramente estou desejosa que o contrato acabe pois ninguem quer saber de ajudar e ver o que esta mal.

  16. Avatar de Fernando Machado
    Fernando Machado

    Os trabalhadores da Meo não têm rosto, somos atendidos não se sabe por quem nem onde estão. Os donos também não são conhecidos. Não sou saudosista do passado, mas nesse passado não muito muito distante íamos a casa das pessoas, ouvia-mos as suas queixas e por norma o assunto era resolvido. Hoje, através do disco andamos a saltitar de número em número, esperando ter a sorte de ser atendido por alguém que mesmo sem rosto, tenha alguma dignidade e nos ajude.

  17. Avatar de Emi
    Emi

    meo/meo não funciona para login no meu Router (igual ao do vídeo). Alguma sugestão?

    1. Avatar de João Sobrinho
      João Sobrinho

      Também estou com este problema…

      1. Avatar de Emi
        Emi

        Descobri, só se consegue com o Internet Explorer. Chrome não dá 😐

  18. Avatar de João Agostinho
    João Agostinho

    Boas hoje instalaram este router com a fibra e nao consigo fazer portforward em alguns portos nomeadamente 22,443,80 alguemnja consegiu eu no pop3 e 3389 ja consegui os outros diz que a porta exterior ja tem uma allicacao no porto e eu nao configurei nada. Acedi por ssh e nao consigo mudar portos pois nao tenho permissoes do meo/meo ja usei os logins root entre outros disponiveis online e nenhum deu. Alguem ja conseguiu?

  19. Avatar de Jorge Cardoso
    Jorge Cardoso

    Boas,

    Alguém já fez algum tipo de teste de velocidade de transferência de dados para um disco externo ligado ao router por USB?
    Fiz uma pequena experiência mas as velocidades que obtive não chegavam aos 3 MB/sec.

    Cumps

  20. Avatar de Nuno
    Nuno

    Viva,
    Queria adicionar o duckdns à lista de ddns providers. Alguém sabe como?
    telnet, ssh ou algum acesso para tal?

    Obrigado,
    Nuno

  21. Avatar de Ricardo Fernandes
    Ricardo Fernandes

    Boas, tenho este router há uns dias e o que tenho notado relativamente ao da vodafone é que sempre que inicio uma pesquisa ou abro uma aplicação no telemóvel que necessite de net a mesma demora uns segundos até “receber” wi-fi quando anteriormente era quase instantâneo, independentemente de ser na rede normal ou na 5G, devo alterar alguma configuração no router e/ou telemóveis?
    Obrigado

  22. Avatar de Celso Portugal
    Celso Portugal

    Bom dia.
    Alguém sabe dizer como ligar a impressora à porta USB e configurá-la?
    o router nao a está a detetar…

    Obrigado.

    1. Avatar de Adriano Santos
      Adriano Santos

      Pois, também quero utilizar a porta USB para partilhar a impressora e poder imprimir via wi-fi.
      Como posso fazer?
      No Router da NOS, bastava ligar a impressora.

  23. Avatar de vlopes
    vlopes

    depois de muito insistir, trocaram por um destes sem encargos

  24. Avatar de rodrigo alberto de oliveira martins
    rodrigo alberto de oliveira martins

    qual e a referençia deste ruter para nao ser enganado quan comprare este novo ruter da meo

  25. Avatar de João Baião
    João Baião

    Gostaria de saber como podia configurar este router para partilhar por rede, ligando a impressora na porta usb do router Fiber Gateway.

    Muito obrigado

  26. Avatar de SC
    SC

    Pelos vistos este router não é nada de especial, há 2 anos que fazem a mesma pergunta e pelos vistos continuamos sem resposta.

    como partilhar uma impressora através da porta usb ?

    Cumprimentos