NagiosQL – A interface gráfica para gerir o Nagios

13 Comentários

Como administrador de sistemas, é importante ter as melhores ferramentas que nos permitam monitorizar todos os elementos que fazem parte da nossa rede informática. Uma das plataformas gratuitas mais fantástica para monitorização é o Nagios, não só por ser opensource mas também pela forma como é possível estender a monitorização aos elementos mais estranhos.

No entanto a configuração do Nagios, via terminal, é bastante complexa. Hoje apresentamos a interface gráfica de gestão NagiosQL.

networking (2)


O NagiosQL é uma interface web, desenvolvida em PHP, que permite fazer toda a administração do Nagios. Com esta ferramenta, o utilizador pode rapidamente e de forma simples criar toda a sua configuração sem a necessidade de recorrer aos ficheiros de texto que fazem parte da estrutura do Nagios.

NagiosQL_00

Principais funcionalidades

  • Criar, apagar, modificar e copiar as definições
  • Criar e exportar configurações
  • importação simples de configurações
  • Auto Backups
  • Verificações consistentes
  • Verificação da Sintaxe
  • Gestão de utilizadores
  • Simples de instalar
  • Informações são mantidas numa base de dados MySQL

NagiosQL_01

O NagiosQL é sem dúvida um fantástico componente para quem tem o Nagios. Num próximo artigo vamos ensinar como instalá-lo (não se esqueçam que já devem ter o Nagios a funcionar – ver aqui como instalar).

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Ribeiro
    Ricardo Ribeiro

    Parabens pelo artigo – pelo ênfase à ferramenta Nagios, bem como ao tema Monitorização.
    Mas existem outros ‘addons’ (na minha opinião) melhores e mais completos que o QL, com uma enorme e vasto leque de plugins/addons em torno que torna o ‘core’ Nagios uma super ferramenta de monitorização – como costumo chamar – “Nagios com esteroides!” 🙂
    Se quiserem podemos trocar algumas impressões sobre o tema monitorização/Nagios e publicar um outro artigo sobre o tema!

    Grande abraço e parabens pelo artigo.

    1. Avatar de Victor Falcon
      Victor Falcon

      Só em pensar que foi o meu trabalho final na conclusão de curso até me dá arrepios… muito complexo para configurar “baixo nível” mas uma das ferramentas mais completas nesse campo.
      Excelente artigo.

    2. Avatar de Diogo Aleixo
      Diogo Aleixo

      Ricardo, partilha aí os addons que tu achas que dão esteroides ao Nagios.

      1. Avatar de Ricardo Ribeiro
        Ricardo Ribeiro

        Diogo,

        Tens “n” – entre os quais :
        PNP4Nagios
        RRDTools
        Mod_Gearman
        Livestatus
        NagVIS
        Thruk
        O proprio NagiosQL
        … “n”!

        É tudo conforme a tua necessidade.

        Dica = Dêm uma vista de olhos no Naemon – é um fork do Nagios v.4.

        Abraço.

        1. Avatar de Joao V.
          Joao V.

          E o Centreon? Parece-me bastante interessante!

    3. Avatar de Joao
      Joao

      E o que dissem da distribuição http://omdistro.org/ já com essa “tralha” toda configurada ?

      Sigo o nagios desde a versão 1 e ainda não vi nada mais fantástico.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Totalmente de acordo muito bom mesmo!!!

  2. Avatar de Vitor Iria
    Vitor Iria

    Carissimos,
    Na minha organização trabalhamos com uma infraestrutura nagios para controle do datacenter com mais de 7000 sondas.
    Pretendemos recrutar técnicos com experiência efectiva na administração de Infraestruturas Nágios.
    Se existirem interessados enviem-me CVs.
    Obrigado
    VI

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Viva Vitor

      Pode enviar-me a proposta para o e-mail sff: ppinto@pplware.com que eu trato de distribuir.

      Obrigado

  3. Avatar de Hugo leitao
    Hugo leitao

    Boas, eu uso o prtg da passler é gratuito até 100 sensores, a partir dai é pago. Quando usarem e experimentarem vão ver a facilidade de utilização e administraçao … Até me doi a alma ver grandes instituiçoes utilizarem o nagios …. O esforço humano/tecnico para configurar é surreal …

  4. Avatar de Hugo leitao
    Hugo leitao

    Boas, eu uso o prtg da passler é gratuito até 100 sensores, a partir dai é pago. Quando usarem e experimentarem vão ver a facilidade de utilização e administraçao … Até me doi a alma ver grandes instituiçoes utilizarem o nagios …. O esforço humano/tecnico para configurar é surreal …

  5. Avatar de Alexandre Oliveira
    Alexandre Oliveira

    Ola pessoal, alguém me poderia ajudar com a instalação deste serviço…
    o erro que me da e este:

    NagiosQL config path is not writeable – only database values updated

    juntamente com

    Create and/or store NagiosQL path settings failed

    agradeço se houver alguém disponível…

    aproveito também para dizer que espero ver artigo sobre a sua instalação e configuração com o nagios

    Cumps
    Obrigado

  6. Avatar de Alexandre Oliveira
    Alexandre Oliveira

    ola pessoal, deixo aqui um link para quem quiser instalar o nagios + nagiosql…:

    https://exchange.nagios.org/directory/Addons/Installation/Install-NagiosCore4/details

    funciona muito bem o script 🙂
    Agora espero que o tutorial para adicionar maquinas aconteça… Fico aguardar

    cumps