Facebook e Microsoft: Cabo submarino de 160 Tbps está pronto

47 Comentários

Foi em 2016 que demos a conhecer que o Facebook e a Microsoft se preparavam para disponibilizar um cabo submarino no Oceano Atlântico para ligar os Estados Unidos à Europa.

De acordo com informações, o projeto encontra-se concluído sendo que o novo cabo submarino garante uma largura de banda de 160 Tbps, o equivalente a conseguir o streaming de 71 milhões de vídeos em HD, ao mesmo tempo.


Suportado pela Microsoft, pelo Facebook e também pela Telxius, este novo cabo será dedicado, nesta primeira fase, à comunicação de dados entre os centros de dados das duas gigantes tecnológicas, ligando os dois lados do Atlântico.

O cabo tem uma largura de banda de 160 Tbps, o que significa que é muitos milhões de vezes mais rápido que a comunicação de nossa casa. Segundo a Microsoft, este cabo apenas estará em funcionamento em 2018.

Cabo Marea enrolado e a bordo de um navio Foto: Microsoft

Batizado de Marea, este novo cabo tem oito pares de fibra e 6.600 km de comprimento e vai ligar a cidade de Virgínia Beach, na Virgínia, até à cidade Espanhola de Bilbao.

Num post da Microsoft, a gigante tecnológica revela que este cabo foi implementado em menos de 2 anos, um recorde nesta área. Segundo a empresa, a instalação de um cabo a este nível demora 3x mais.

O MAREA foi desenhado para ser interoperável com uma grande variedade de equipamento de rede. Este novo design aberto traz vários benefícios óbvios para os consumidores: custos mais reduzidos e uma maior facilidade de atualização de equipamentos, o que levará a crescimentos de largura de banda mais rápidos, uma vez que estes sistemas podem crescer ao ritmo das tecnologias óticas.

A gestão do MAREA ficará a cargo da Telxius, a empresa de estruturas de telecomunicações da Telefónica, que para além da sua manutenção ficará também com a responsabilidade de comercializar a sua utilização a todos os potenciais interessados.

Via Microsoft

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Isto dá-me vontade de chorar.
    Como é possível que um cabo destes, tão importante, passe ao lado de Portugal? Não temos condições para receber um cabo destes? Fala-se tanto na economia do mar e este devia ser um dos enfoques de Portugal devido à sua posição estratégica. Mas não, deixamos que vá para Espanha ou para Inglaterra (isso está a acontecer com cabos da America do Sul e África). Incompetência nossa ou algo mais do que isso?

    1. Avatar de Alexandre Norte
      Alexandre Norte

      Nós não deixamos nada, claramente foi uma opção estratégica.

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Nao fazes ideia de quantos pensam que Portugal pertence a Espanha… alem disso nos andamos nas festas da cerveja e futebol, e os politicos a dar beijinhos a criancinhas e velhotas enquanto noutro “mundo” andam a fazer negociacoes e propostas. Quando fica decidido ficamos “ei lá, podia ter vindo paracá, porque nao veio???”. Mais uma “mini” fresquinha e isso passa, pelo menos temos internet Gigabit (debaixo do poste que sai do fornecedor e praí com 100GB ate reduzirem para 100 Mbps com excepcao se forem detectados testes de rede, mas isso ninguém precisa de saber) 😀

      1. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        Verdade, Aqui na Irlanda já não está muito mal, mas mesmo assim, ainda há muita gente confusa em relação ao nosso País, ouço barbaridades do género que Portugal é uma região no Sul de Espanha, que o Algarve é um País no Sul de Espanha e Portugal é uma outra parte separada, pertencente a Espanha, que a nossa Lingua é originária do Brasil, e que o verdadeiro Português é o do Brasil e o nosso é adulterado. Isto tudo irrita-me imenso, estou sempre que possível a ensinar o máximo sobre o nosso País, mas o que torna tudo ainda mais difícil é que aqui há uma grande comunidade de Brasileiros, com documentação falsa Portuguesa, a ensinar Brasileiro como se fosse Português original, a falar do nosso País a ensinar o que não sabem e nem fazem ideia, sobre um País que nem conhecem.

    3. Avatar de int3
      int3

      Cabos Portugueses:
      Columbus-III
      BUGIO
      Africa Coast to Europe (ACE)
      Atlantis-2
      EllaLink
      Azores Fiber Optic System (AFOS)
      CAM Ring
      Flores-Corvo Cable System
      SeaMeWe-3
      SAT-3/WASC
      Europe India Gateway (EIG)
      Tata TGN-Western Europe
      Main One
      West African Cable System (WACS)

      transatlanticos:Columbus-III , EllaLink, Atlantis-2

      Espanha:
      Pencan-8
      Pencan-9
      Pencan-7
      TRANSCAN-3
      Canalink
      PENBAL-5
      Subcan Link 2
      Subcan Link 1
      Balalink
      Estepona-Tetouan
      FLAG Europe-Asia (FEA)
      Pencan-6
      Columbus-III
      BARSAV
      SAT-3/WASC
      MAREA
      Tata TGN-Western Europe
      Atlantis-2
      ALPAL-2
      West African Cable System (WACS)
      EllaLink
      Oran-Valencia (ORVAL)
      Africa Coast to Europe (ACE)

      Transatlanticos: Columbus-III , EllaLink, Atlantis-2 e agora este novo:MAREA.

      Ou seja temos 3 e eles tinham 3 transatlanticos. agora ficaram com mais um que liga aos EUA. do ponto de vista geográfico faz mais sentido eles até terem mais cabos porque têm mais costa do que nós.

      por isso está calado que só dizes bosta de boca para fora.

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        int3, desses cabos que falas nem compares a largura de banda e importancia entre os PT e ESP LOLOL típico, fala em quantidade e nao no que realmente importa. Ter 5 Fiat nao é igual a ter 5 BMW

        1. Avatar de Goncalo
          Goncalo

          Nao difere muito, os FIAT sobrem dos típicos problemas eléctricos, mas os BMW ultimamente sofrem de problemas ainda mais graves, há imensos relatos de alguns que simplesmente incendeiam do nada, enferrujam com facilidade. Um ex-colega meu comprou um série 3 para desenrascar (aqui são muito baratos e quase ninguém os quer, um serie 3 de 2001 compra-se por cerca de 500 a 1000 euros em bom estado, um série 5 de 2005 anda por volta de 2500, 3000, mas chega-se a encontrar bons exemplares por menos de 2000 euros). Portanto, não vás por aí, usar automóveis como instrumento de comparações está cada vez mais difícil.
          Isto foi só um aparte, claro que compreendi a ideia, e tens toda a razão, este cabo é como um Porsche ao pé dum Yugo.

    4. Avatar de Um velho marinheiro
      Um velho marinheiro

      Simples. Como referem no texto, a empresa parceira responsável pela estrutura é a Telxius, que pertence à Telefónica espanhola. Em Portugal talvez a única empresa que pudesse entrar neste tipo de negócios seria a Altice, o que não me parece que fosse grande concorrência neste contexto particular. E, mesmo que a Altice chegasse à frente, tenho as minhas reservas em relação à vinda do negócio para Portugal, pois do ponto de vista estratégico parece-que que iriam preferir levar o cabo até França.
      Digo eu que não percebo nada disto…

    5. Avatar de Carlos
      Carlos

      Bilbau fica mais perto do centro da Europa.
      Se fosse apenas uma questão de países teriam ido parar algures à Galiza e poupavam várias centenas de quilómetros de cabo marítimo.

  2. Avatar de ArneiroS
    ArneiroS

    Ligavam a Portugal que ficava mais barato em custo material.

    1. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      E o que se gastava a enterrar esse mesmo cabo desde o Atlântico até Espanha?
      É mais rentável fazer mais uns kms de cabo dado que é só larga-lo no fundo do mar, do que estar a fazer uma vala com centenas de kms para poupar em materiais…

    2. Avatar de UmRevoltadoComOMundo
      UmRevoltadoComOMundo

      Pois, isto se o nosso governo não criasse uma taxa propositalmente só para passar o cabo aqui. Não é à toa que um servidor no exterior é muito mais barato que em Portugal. As empresas tecnológicas aqui são mal tratadas em comparação com outros países.

      1. Avatar de Alexandre Norte
        Alexandre Norte

        Mas qual taxa?
        Mete mais tabaco nisso.

        1. Avatar de int3
          int3

          ZEE. pesquisa.

          1. Avatar de Miguel Henriques
            Miguel Henriques

            ZEE é a zona economica exclusiva, não é uma taxa

  3. Avatar de Joao ptt
    Joao ptt

    Que bom… para o Facebook e Microsoft.
    Para os utilizadores finais é que não deve fazer grande diferença, ou talvez faça, logo se verá.

  4. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Bem que podiam ter ligado em Portugal em vez de Espanha, poupavam uns bons quilómetros de cabo. 🙂
    Com a largura de banda que o MAREA apresenta, podem ser retirado da Europa vários tipo de servidores (servidores de jogos, alojamentos, clouds), de empresas americanas, que estão na Europa só para estar mais perto (ligação mais rápida) do cliente.

    1. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      E o que se gastava a enterrar esse mesmo cabo desde o Atlântico até Espanha?
      É mais rentável fazer mais uns kms de cabo dado que é só larga-lo no fundo do mar, do que estar a fazer uma vala com centenas de kms para poupar em materiais…

      1. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        Mas porque iria até Espanha? ficava a central em Portugal.
        Portugal tem uma boa (pela situação do país) cobertura de fibra para ligar o resto da Europa.

  5. Avatar de Quintela
    Quintela

    Isto do cabo entrar na europa por Bilbao é muito estranho, nós é que somos a ponta mais ocidental da europa!

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      E entregavam a gestão do cabo a quem em Portugal?! De ceteza que à MEO não…demasiada conflituidade laboral e “ganância” de domínio…a NOS também não de certeza pelo péssimo serviço que presta aos clientes. Restava a Vodafone…que vai deixar de ser uma empresa Europeia após o brexit!! A Microsoft e o Face podem ter muitos “defeitos”…mas não são “burros” nem “otários”!

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        E se antes de escreveres fosses ler um bocadinho ?? 🙂

        Eu ajudo : https://telxius.com/wp-content/uploads/2017/06/Telxius_map_052017.pdf

        Abc

      2. Avatar de int3
        int3

        MEO é um ISP de tier-3. estes cabos são geridos por ISPs de tier-1. nem portugueses são.

      3. Avatar de Derp
        Derp

        Tens a CPRM, a principal Gateway para peers internacionais e pertence à Altice 🙂 A gestão deste tipo de ligações são apenas feitas por operadores de peerings internacionais.

  6. Avatar de Marco Silva
    Marco Silva

    Ainda assim a instalação será mais rápida que a instalação de fibra em muitas zonas do nosso país xD

    Pena não entrar por Portugal

  7. Avatar de Adolfo Dias
    Adolfo Dias

    Ca estupidez, se entrasse por Portugal poupava-se muitos quilómetros de fibra…

  8. Avatar de João
    João

    Acredito que a razão pela escolha de Espanha, tenha recaído pela topografia oceânica ou até mesmo pela sua posição mais centralizada, a nível europeu. Portugal ainda tem pouca representação a nível económico e estratégico, infelizmente.

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    E ainda fazia ali uma paradinha nos Açores….

  10. Avatar de ????
    ????

    Qual o interesse de passar em Portugal?
    Eles próprios indicam que o objectivo principal é interligar os seus data center, e que saiba não temos nenhum cá, logo que interesse eles tinham em terminar o cabo aqui?

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Microsoft and Facebook designed MAREA to be interoperable with a variety of networking equipment. This new “open” design brings significant benefits for customers: lower costs and easier equipment upgrades which leads to faster growth in bandwidth rates since the system can evolve at the pace of optical technology innovation. Through Telxius, Telefónica brings longstanding experience in subsea cables to this new system. Telxius will serve as the operator of the system and sell capacity as part of their wholesale infrastructure business.

      The new transatlantic, subsea cable system will be 6,600 km.
      It will run between Virginia Beach (US) and Sopelana/Bilbao, Vizcaya, Spain.
      It is the first new cable system built south of the North Atlantic since 1999.
      It links southern Europe a data center concentration in the US, located in the North Virginia corridor.
      It is the first transatlantic cable landing in Virginia Beach and Sopelana/Bilbao, Vizcaya, Spain.
      The Sopelana landing is connected to an existing fiber network corridor in Europe linking major hubs like Paris, Frankfurt, Amsterdam, London.
      It is the highest-capacity transatlantic cable ever built with 8 fiber pairs and initial estimated design capacity of 160T Tbps.
      The tendering of the cable kicks off here in Sopelana where the works begin.
      It has taken three weeks from the cable factory in the US to get to the European maintenance hub (Calais) and Sopelana.
      Works in Sopelana will take a few days for anchoring operation prior to proceeding to start the landing across the Atlantic.
      Estimated construction completion in Autumn 2017.

    2. Avatar de JR
      JR

      Por acaso até temos, Data Center da PT na Covilhã

  11. Avatar de ADSL...
    ADSL…

    e ha pessoas ainda com ADSL 12MB onde recebem 6MB/1MB e sem outra opção de escolha ….

    1. Avatar de int3
      int3

      vai para o pico e queixa-te de ninguém passar lá cabo.
      triste.

    2. Avatar de Joao ptt
      Joao ptt

      Podem colocar Internet via satélite da satinternet.com em qualquer lado do país onde tenham boa visão para o céu, até 30/ 6 mbps por tanto até 5 vezes mais rápido a descarregar e até 6 vezes mais rápido a enviar.

  12. Avatar de Bruno
    Bruno

    Mas acham mesmo que essas duas PME´s estão interessadas em poupar uns trocos? Óbvio como alguém já referiu que foi uma decisão estratégica.

    1. Avatar de Edgar Silva
      Edgar Silva

      PME’s LOL, expensive words, cheap talk….

      1. Avatar de Pedro Pedrosa
        Pedro Pedrosa

        Alguém aqui não entende sarcasmo 🙂

        1. Avatar de Hugo Gonçalves
          Hugo Gonçalves

          Cuidado que ainda pensa que isso é uma doença! 🙂

  13. Avatar de Hélder Lemos
    Hélder Lemos

    Se bem me recordo, de um visita à estação de cabos submarinos de Sesimbra, Portugal era o único com ligação de cabos submarinos a todos os continentes (https://www.submarinecablemap.com/#/country/portugal).
    Geralmente esse tipo de cabos, dado o seu custo de implementação e manutenção, pertencem a consórcios de empresas.
    Para terem uma ideia, existem embarcações em Standby para reparação desses cabos e só esse custo ronda os 10 milhões euros/ano por embarcação e uma reparação de um cabo facilmente ultrapassa mais de 500 mil euros.

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Não é à toa que é a profissão mais bem paga.

  14. Avatar de Antonio
    Antonio

    Por acaso repararam que um dos donos do cabo é a Telefónica (Telsius)? Porque é que havia de vir para Portugal quando nem PT já temos, graças aos Sócrates, Salgados, Bavas e outros bandidos!!!

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Ja disseste tudo amigo.

  15. Avatar de carlitos
    carlitos

    Segundo ouvi seria a NOS e MEO que fizeram pressão para continuarmos neste marasmo de baixas velocidades e pagarmos mais que os resto dos países Europeus…

  16. Avatar de zé povinho
    zé povinho

    160TBs isso era para ligar aqui em minha casa, e não em Espanha, lá vou eu ter de ligar a chatear que se enganaram a ligar o cabo… 😀

  17. Avatar de Rui Verissimo
    Rui Verissimo

    ADSL… Cabos… Pessoal, falam mal do próprio país, em taxas, falam em Inglaterra, Conhecidos no estrangeiro não têm tanta qualidade como nós, deveriam estar gratos, e não sei se entenderam mas é para ligar os principais data centers ou seja se tiver mais perto do centro da Europa melhor, mais fácil é acaba por ser mais rentável, os hosts da Google, Microsoft etc estão nos Estados Unidos, o cabo simplifica imenso a transmissão de dados.