Expandir o sinal da TV com um Kit PowerLine

100 Comentários

Partilhem as vossas experiências com esta tecnologia

Há cerca de um ano mudei de serviços de comunicação e subscrevi um pacote de TV + telefone + Internet para casa. Na altura optei por duas boxes (uma DVR Full HD instalada no quarto e outra instalada no escritório – de referir que com MEO ADSL podemos ter no máximo 2 MEOBoxes).

Recentemente, com a alteração de algumas divisões, necessitava de passar o sinal ADSL para a  sala uma TV….mas o problema é que não tinha cablagem de dados até esse local. Solução simples e rápida…Powerline (PL)!

pl_04

Todos nós sabemos o quanto as vezes é complicado ter sinal/rede numa determinada divisão. Na altura da instalação do serviço MEO, apenas foi passada cablagem para dois locais para instalação das duas MEOBoxes adquiridas….e agora é quase impensável andar andar a “passar cabo” pela casa.

Na tentativa de arranjar uma solução barata e funcional, decidi adquirir um Kit Devolo 500 (que oferece 500 Mbps de largura de banda – ou seja, (teoricamente) 5 x mais largura de banda que uma ligação tradicional a 100 Mbps) para testar….e os resultados foram surpreendentes.

pl_05

Como muitos utilizadores, o meu receio era comprar um equipamento que não funcionasse correctamente. Como o objectivo era passar o sinal para uma TV (streaming) sempre coloquei em questão se a solução adquirida não iria causar algum tipo de latência/lag que influenciasse a qualidade de transmissão (levando até a que existissem falhas).

Após 3 meses com a solução instalada, partilho hoje alguns resultados e conclusões:

Resultados

Como testes, decidi usar a recente ferramenta da ANACOM NET.MEDE para avaliar um conjunto de parâmetros:

  • Taxa de Download/Upload
  • Delay

Como podemos ver pela imagem seguinte, num dos endpoints do PL obtive um delay de 21.14 ms, uma taxa média de download na ordem dos 3,16 Mbps e uma taxa de upload media na ordem dos 630 Kbps que, para o caso, não é muito importante.

pl_00

A seguinte imagem apresenta um relatório mais detalhado dos dados obtidos.

pl_01

Relativamente ao atraso, podemos verificar que a latência é na ordem dos 21,14 ms….um valor muito aceitável tendo em conta o tipo de ligação.

pl_03

Informações sobre a ligação

Nota: De referir que a minha habitação fica no limite relativamente à cobertura de ADSL e daí até nem dispor de largura de banda suficiente para a tecnologia HD.

pl_07

Conclusões
  • é impressionante como a tecnologia PL facilita a expansão do sinal!
  • Toda a solução é muito discreta e, como é sabido, tira partido da infra-estrutura eléctrica (ou seja, basta que hajam duas tomadas, ligamos os equipamentos PL e temos uma rede ponto a ponto a funcionar

clip_image001

  • O sinal chega nas melhores condições e em todo este tempo nunca notei qualquer tido de latência/lag
Sobre o Kit devolo 500

Estes adaptadores compactos permitem-lhe usar a rede eléctrica doméstica como se de um longo cabo de rede se tratasse, transformando qualquer tomada num ponto de acesso à Internet.

Os adaptadores dLAN 500 duo  estão equipados com duas interfaces Fast Ethernet, permitindo assim que múltiplos dispositivos terminais sejam ligados em paralelo – onde uma tomada esteja disponível. É possível, por exemplo, ligar um computador e impressora em rede, ou uma televisão e consola de jogos à Internet com apenas um adaptador. Ambos os adaptadores são dotados de tecnologia 500 Mbps.

Aproveitando este artigo, vamos reservar o espaço seguinte para algumas que questões que possam vir a surgir por parte de todos os leitores.

Alguns questões sobre PowerLine

Os PowerLine funcionam em casas com instalação eléctrica trifásica?

Habitualmente nas habitações a instalação eléctrica é monofásica, por ter mais vantagens para o cliente. No entanto quando falamos de escritórios é muito provável que as instalações sejam trifásicas. Neste caso, se os equipamentos dLan estiverem em fases diferentes não há uma ligação física entre eles – isto é, não há comunicação. Neste caso temos que “ligar” as três fases. Para isso devemos usar uns equipamentos que fazem o acoplamento de fases.

Os Adaptadores  PowerLine suportam canais de alta-definição/3D?

Sim. Em utilização prática, os adaptadores  oferecem larguras de banda média reais até superiores a uma rede Ethernet de 100 Mbps cablada, o que é mais do que suficiente para transmitir fluxos de vídeo HD entre set-top boxes de IPTV e o respectivo router.No caso da devolo, os adaptadores das séries dLAN 500 AV e dLAN 500 até têm capacidade suficiente para a transmissão 3D.

Posso usar o PL ligado a uma ficha tripla / bloco de tomadas?

Sim – com excepção dos blocos de tomadas com filtros, que impedem a passagem do sinal de dados.

Comentários

100

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David
    David

    Dei me muito mal com a solução da belkin HD a GB, funcionou na transmissão de tv (da sala para um quarto ao lado da sala) mas se fosse para um segundo quarto (mesmo ao lado do 1º mas a duas divisões da sala) já não funcionou bem, o tv muitas vezes falhava tendo que reiniciar todo o sistema powerline. atualizei para o ultimo firmware mas continou tudo na mesma. de referir que os da belkin (HD GB) também aquecem muito ficando a ferver. foi uma má experiência.

    aqui fica a solução testada: http://www.belkin.com/us/p/P-F5D4076/

  2. Avatar de António Eduardo Marques

    @David, assim se prova que nem todos os dispositivos powerline são iguais! 😉

  3. Avatar de SCunha
    SCunha

    Com este tipo de solução conseguiste ligar uma MEO Box noutra difição sem perca de sinal e qualidade de TV?

    1. Avatar de paulosousa
      paulosousa

      Eu uso os da aztech para ver tv com a box da meo numa outra divisão da casa, pelo menos há um ano e nunca tive problema.
      e o meu é o kit com wireless , ficando com tv e internet via wireless ou cabo já que o powerline wireless tem 2 rj45.

      1. Avatar de augusto
        augusto

        Paulo
        Qual é o modelo que usas?

      2. Avatar de paulosousa
        paulosousa

        Acrescento que tenho adsl com 20 megas, e ta mesmo a 20 megas, e consigo ter obter bem perto disso com as box desligadas usando o powerline. Vejo canais HD sem notar perda de qualidade ou atraso.
        Recomendo

      3. Avatar de RASG
        RASG

        E vez meo sem uma 2ª box na outra divisão?

  4. Avatar de FDA
    FDA

    as tomadas têm obrigatoriamente de estarem montadas na mesma fase para funcionarem?
    por exemplo, a divisão onde ta o router e a tomada e a divisão aonde quero colocar a o sinal que fica uns 2 pisos abaixo, duvido muito que vão buscar as tomadas ao mesmo disjuntor

    1. Avatar de Pedro Pinto

      tens essa resposta no final do artigo.

      1. Avatar de Manuel Miranda
        Manuel Miranda

        FDA,

        Se vives numa vivenda, em princípio tens uma alimentação monofásica. Como tal, a fase é a mesma para todos os locais da casa, independentemente dos disjuntores.

        Eu não sei o alcance do PL, mas tens que ver que, em principio, o cabo de energia vai da tomada onde tens o router ao quadro e do quadro à tomada 2 pisos abaixo.

        Não me parece que vás ter problema de acordo com a figura do site:
        http://www.devolo.com/microsites/startup/img/devolo-dlan-szenario-200.jpg

  5. Avatar de Francisco
    Francisco

    O que tem a ver o titulo com o artigo ?

    1. Avatar de Fábio

      De facto nao percebi como é que o sinal de TV é passado pela powerline… o título não tem muito a ver com o artigo.
      É possível passar o sinal de TV para um PC?

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Eu explico 🙂
        Não sei se têm em casa algum serviço de TV (ex. Meo, CAboVisão, etc)..que usem Box. Ora o sinal chega a vossa casa e liga ao router que por sua vez liga a BOX.

        Ora, se por algum motivo vocês quiserem ter esse sinal numa outra divisão, então, em vez de passar cabos, podem usar estes equipamentos. Não sei se me fiz entender…

        1. Avatar de Ricardo Santos
          Ricardo Santos

          Certo Pedro, contudo confesso que me baralhei um pouco, pelo que também o considero um pouco ambíguo.

          Como nota, tem-se o sinal numa outra divisão mas o número de box’s mantem-se igual, sendo que terá que se deslocalizar uma das box para essa divisão… Trata-se apenas de deslocalizar uma das boxs para outra divisao sem uso de cabos… qql das formas o produto parece-me bom, não tendo perdas perdas significativas.

        2. Avatar de ANTONIO COUTO
          ANTONIO COUTO

          e a TV liga a estes aparelhos com que cabo, para ver tv

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Estes cabos levam apenas sinal de rede (cabos UTP)

      2. Avatar de antonio
        antonio

        ou seja.
        Expandir a internet com powerline.

  6. Avatar de Ruben
    Ruben

    Isto funciona muito bem em instalações recentes e em bom estado. Também conta a qualidade dos Powerline.
    Para exemplo, tinha uma solução destas, e quando se ligava as luzes do pinheiro do natal a imagem da tv parava. E sabem porquê? As luzes eram dos chineses, causavam tanto ruído no circuito eléctrico que os Powerline perdiam a ligação. Teve de se comprar umas luzes um bocado melhores.
    E foi só um exemplo.

    1. Avatar de Manuel Miranda
      Manuel Miranda

      Estranho…tinham um transformador muito manhoso mesmo…

  7. Avatar de Paulo Barbosa
    Paulo Barbosa

    Uso uns D-link 200. O streaming é fraquinho só aguenta com framerates baixos se não engasga-se. No entanto consigo por net na arrecadação 3 andares acima de minha casa. Depende muito das divisórias e das interferências eléctricas.

  8. Avatar de Luis Braz
    Luis Braz

    É possível ter apenas uma box e distribuir esse sinal pela casa toda com este sistema?

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      A box liga sempre à tv.. a informação é que chega até ela pela rede eléctrica.

    2. Avatar de Manuel Miranda
      Manuel Miranda

      Ya. Vais ao aki e vendem um aparelinho que converte o sinal da box em sinal analógico que injectas na rede de tv da casa. claro k tens o mesmo canal em toda a casa.instalas o comando meo no telemovel e dpois controlas apartir do tlm.

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        A pergunta foi se com este sistema era possível ter tv em toda a casa. Com este sistema é possível ter tv em toda a casa desde que tenta uma box para ligar à Tv.

      2. Avatar de Bruno Costa
        Bruno Costa

        Boas Manuel. Podes dizer o nome desse aparelho ou então o link de onde se vende?

        Obrigado

          1. Avatar de Ricardo Gomes
            Ricardo Gomes

            Este modulador também dá para MEO ADSL?

  9. Avatar de C. M.
    C. M.

    …e se o prezado Pedro Pinto nos fornecesse detalhes complementares das interligações físicas realizadas, seria útil para os menos conhecedores…
    E em termos de legalidade da realização destas extensões de sinal o que dirá a PT?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas CM

      É tudo legal, é dentro da tua própria rede e é tudo muito simples. Basta que ligues um equipamento numa tomada…e outro noutra e está feito…ou isso, ou esticares cabo pela casa 😀

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        A clix quando me instalou cá 2 boxs de tv, já foi com o método de powerlines, tenho 3 adaptadores powerline da Clix em casa, isto já à 4 anos..

  10. Avatar de António Eduardo Marques

    @Luis Braz e @C.M., o Powerline (da devolo ou de qqr outra marca) não é um sistema de distribuição *de vídeo* mas sim *de dados*.
    Um par de adaptadores powerline funciona, na sua expressão mais básica, como um longo cabo de rede. O powerline serve para substituir uma instalação de rede Ethernet.
    Uma vez que uma STB de IPTV (Meo, Vodafone Casa, Clix) tem de ser ligada por rede ao router, um par de adaptadores Powerline resolve o problema.
    Há depois soluções mais completas e mais complexas, como se pode ver em http://www.devolo.pt, por exemplo. Mas neste caso um kit de dois adaptadores resolve a questão.

    1. Avatar de pixar
      pixar

      A questão não tem a ver com o tipo de distribuição, mas onde. Ser dados ou vídeo pouco importa. O que interessa, é que se trata de uma distribuição dentro da mesma casa. Por isso, de ilegal nada tem. Equivale, como disseste, a estender um cabo pela casa que também não é ilegal. Já estender um cabo para o vizinho…

  11. Avatar de Pedrito
    Pedrito

    Tenho uma dúvida, na outra ponta onde está ligado o segundo powerline para ter TV aí tem que se ter uma box, certo?

      1. Avatar de Pedrito
        Pedrito

        Obrigado pelo esclarecimento.

  12. Avatar de Paulo
    Paulo

    Boas consegues ver os canais tudo os aberto da meo.

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      Vê a resposta acima do António Marques, a box vai funcionar de forma exatamente igual

    2. Avatar de K
      K

      Claro que sim, desde que os pagues. :p

  13. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    O que mais me interessava era usar isto para passar o sinal da net do apartamento dos meus sogros (3º andar) para o meu apartamento (1º andar do mesmo prédio). Isso é que era de valor! Só não sei como :/

    1. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      basta teres uma tomada que ligue a um disjuntor do quadro do 3º andar, para que fique no mesmo circuito eléctrico e voilá…

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Isso para mim é chines. Podes-me explicar melhor? Nem que seja por pics? Thanks 😀

        1. Avatar de Ricardo Santos
          Ricardo Santos

          Eu não sou electricista lol =), mas sei que isso é possível fazer. A teoria é essa, agora a prática e o grau de dificuldade só um electricista te poderá esclarecer. mas que é possível é. (nota obviamente que ao ligar a um dos dijuntores do 3º andar, este terá que ter amperagem suficiente para aguentar os equipamentos lá ligados, nomeadamente os teus e os que já se encontram ligados no 3º andar).. Agora pode é dar mt trabalho fazer isto num prédio, e não faço ideia as questões legais da situação.

          1. Avatar de K
            K

            Se vais meter um electricista ao barulho, então se calhar é melhor pedir logo que passe cabo de rede.
            A ideia disto é conveniência, se vais ter que chamar um electricista, faz a coisa como deve ser 🙂
            E ainda poupas o valor dos aparelhos.

      2. Avatar de pixar
        pixar

        E como ele fazia isso? Punha uma extensão pelas escadas? Para isso mais valia estender um cabo de rede. Assim nem precisava dos PL.

    2. Avatar de pixar
      pixar

      Sem uma boa dose de manhosices, nada feito. O sinal teria de passar pelo quadro do teu sogro e pelo teu antes de chegar ao teu PC. As bobinas dos disjuntores e contador bloqueavam o sinal.
      Por isso, nada feito.

    3. Avatar de Manuel Miranda
      Manuel Miranda

      Manda o cabo de rede pela conduta de ventilação da casa de banho….pela sanita tambem dá mas é mais chato…

  14. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Sem dúvidas que é uma boa solução mas que nem sempre funciona…

    Temos que ter em conta o tipo de instalação eléctrica que temos em casa, imaginemos que a casa por ser relativamente grande exista mais que um disjuntor geral de energia, caso as tomadas em questão estiver em disjuntores diferentes já não funciona. O sistema de PLC pode também causar interferências em STB com gravação e no caso de estar a gravar um canal e ver outro. Não há nada como um cabo direto 😉

    1. Avatar de pixar
      pixar

      Ora. Nem precisa de ser disjuntor geral. Qualquer disjuntor bloqueia ou atenua os sinais de alta frequência como é o caso.
      Numa instalação elétrica bem feita, divisões da casa distantes estão em disjuntores diferentes.

    2. Avatar de Paulo Barbosa
      Paulo Barbosa

      Errado. Funciona desde que estejam todas dentro do mesmo circuito diferencial. Podem estar em disjuntores difrentes

  15. Avatar de carlos
    carlos

    Posso dizer que tive e ainda bem que ja nao tenho. A MEO quando montou na altura colocou me esse equipamento até que queimou, arranjei outros e puft deixaram de funcionar. Tanto quanto me foi informado por alquem conhecido que trabalhava na MEO eles deixaram de montar esses equipamentos devido a grande parte deles avariarem.

    Posso dizer que o meu vizinho teve um em casa e outro na garagem a distancia são 6 andares e funcionava relativamente bem durante o pouco tempo que os teve.

  16. Avatar de André Luz
    André Luz

    Também expande o sinal via wireless?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Se as powerline tiverem suporte para wireless….sim 🙂

      1. Avatar de André Luz
        André Luz

        Pois lol. Mas eu estou a perguntar em relação às que são mostradas no artigo.
        São as Devolo Powerline dLAN 500 duo certo? Pelo que estive a ver essas não expande wireless, mas posso ter visto mal

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Sim, o Devolo Powerline dLAN 500 não tem a componente wireless.

  17. Avatar de Pedro Azevedo
    Pedro Azevedo

    Esta é a versão sem wireless, não é? Será que com Wireless os valores seriam estáveis? Estou a pensar numa solução assim…

  18. Avatar de NewJ
    NewJ

    Powerline foi a melhor coisa que inventaram..

  19. Avatar de Filipe
    Filipe

    Tenho PL em casa dos meus pais para expandir o sinal do router da Optimus (ou seja o sinal da internet) e funciona às mil maravilhas. Dado que a casa ainda tem alguma dimensão escolhi um conjunto da Devolo com wireless e não podia estar mais satisfeito, para evitar perda de sinal devido às distâncias de vez em quando troco o aparelho da sala para o quintal ou para os quartos…basta tirar de uma ficha e ligar na outra, nada mais fácil.
    Agora tenho uma dúvida, podemos dentro da mesma rede eléctrica expandir o sinal de TV e o sinal de NET? Mesmo que com conjuntos diferentes de PL?
    Obrigado

    1. Avatar de paulosousa
      paulosousa

      Não entendi bem a pergunta mas se for o que estou a pensar sim.
      Eu tenho uns aztech e o powerline wireless tem 2 rj45(cabo de rede) uso para ligar a box da meo e o wireless dele uso para ligar phone e pc/tablet a internet e funciona tudo ao mesmo tempo. Mas não sei se era a isso que te referias

  20. Avatar de Luis Carrôlo
    Luis Carrôlo

    Quando me instalaram a MEO igual à que refere no seu artigo era uso na PT não usar cabos de modo que tenho instalado desde sempre com excelentes resultados um aparelho que tem o feitio de um U deitado que é um amplificador de sinal, um em cada BOX.

    1. Avatar de Nome (Obrigatório)
      Nome (Obrigatório)

      Consegues explicar melhor o que é isso? Ou colocar uma foto do artigo em questão? Obrigado

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        Deve ser um powerline 🙂

    2. Avatar de Jonybat
      Jonybat

      São uns routers da Ruckus:
      http://www.doplim.pt/adpics/2012/05/09/64fab291cb009f-ruckus-wireless-media-router-3854.jpg

      Foram também utilizados pela PT, quer para substituir o cabo de rede tal como os PLC’s, quer para ampliar a cubertura do wifi.

      Quer os Ruckus, quer os PLC’s já não são instalados nem substituidos pela PT.

  21. Avatar de Rafael Cardoso
    Rafael Cardoso

    eu tenho o kit de 500mb/s+wireless e consigo obter +/- 300mb/s de um powerline ao outro.
    Mas quando instalei meo fibra meti a box por cabo na mesma, assim se houver problemas a meo não pode usar com desculpa as powerlines.
    Tenho é a smtartv ligada com a powerline, no entanto não uso muito.
    O que realmente me deu jeito na powerline foi o cabo de ficar com um spot wireless na outra ponta da casa, sem ter que recorrer a repetidores que nunca dão grandes resultados.

  22. Avatar de SP
    SP

    Uma correcção no artigo, podes ter 3 meobox a funcionar em simultâneo e não 2 como diz no artigo. Relativamente ao PLC pode funcionar como também pode não funcionar, depende da rede eléctrica que tenhas em casa e a maneira como está feita a instalação. Cuidado com a escolha dos PLC porque alguns provocam macroblocos nas box com DVR. 😉

  23. Avatar de Marco Areosa
    Marco Areosa

    Pedro Pinto,

    Será que este equipamento funciona com estes HDMi to RJ45 ?

    http://www.ebay.com/bhp/hdmi-to-rj45

  24. Avatar de Joao Melo
    Joao Melo

    É possivel comprar isso, numa loja, worten ou assim, testar e no caso de nao funcionar devolver e receber o dinheiro na totalidade? ou o dinheiro é obrigatorio usar na worten depois?

  25. Avatar de Miguel Silva
    Miguel Silva

    Boa tarde. Gostaria de obter uma resposta ao seguinte:
    Tenho contrato meo tv e telefone. São 2 boxes instaladas em 2 divisões diferentes
    Pretendo levar o sinal tv de uma das box para uma 3a divisão, mantendo o aparelho onde está.
    É possível com este equipamento powerlink?
    No vosso entender quais são as melhores marcas?
    Obrigado

    1. Avatar de MEO
      MEO

      Bom noite Miguel Silva,

      Um sistema de “powerlink” só transmite sinais de dados(tipos de dados que são transmitidos nos os cabos de Ethernet).
      A solução que pretende implementar é um sistema em pirâmide(modulares de RF(utiliza cabo coaxial da TV) ou moduladores WIFI(sistema sem fios)) sendo que fica limitado ao canal que está a ver na box.

  26. Avatar de António Dias
    António Dias

    Existe algum limite de PowerLines ligados em casa? Ou seja, um deles insere o sinal na corrente e quantos é que podem estar a receber? Apenas um equipamento noutra divisão ou posso colocar vários? Estes precisam de ser todos da mesma marca e modelo ou, por exemplo, a receber pode estar um de outra marca?

    Obrigado a quem puder esclarecer.

  27. Avatar de Vasco
    Vasco

    Eu comprei um kit da Sitecom e rebenta-me a rede toda cada vez que a ligo. Eu e um amigo a tentar configurar não conseguimos, com todos os enfarilhamentos no router (TG799 da meo) ou na powerline. Basta ligar a powerline e….
    -O telefone perde o registo e deixa de se conseguir registar no meo

    -Não consigo aceder a sites da Microsoft (!!! TLS?)

    -O meo (TV) fica intermitente

    No entanto, do outro lado da powerline tenho rede e com boa velocidade… lol

  28. Avatar de Lina Fernandes
    Lina Fernandes

    Alguém já usou powerline da marca Corinex? Têm bom desempenho?

  29. Avatar de Nuno
    Nuno

    Olá, eu tenho uma duvida, se me poderem ajudar

    tinha um pack powerline da Cisco linksys ple400, so que um deles avariou. é possível com outro tipo de powerline continuar a aumentar o sinal ? serão compatíveis? alguma ideia?

    obrigado

    Nuno

  30. Avatar de José Sousa
    José Sousa

    Uma dúvida: o cabo a ligar entre o PL e a tv terá de ser rj45 ou há outra forma de ligação (por exemplo, algum adaptador)?

    Obrigado.

  31. Avatar de Romeu
    Romeu

    Um questão, posso ter um powerline a servir de AP de uma marca e outro a servir de EP com outra marca ? Ou têm de todos ser da mesma marca e modelo ?

  32. Avatar de Francisco
    Francisco

    Será que isto funcionaria no caso da ZON? Eu gostava de mudar a tv de sitio na sala, mas nao tenho tomada do outro lado e a box usa um cabo coaxial e nao de rede.

    O que acham?

    Obrigado

  33. Avatar de David Benrós
    David Benrós

    Boas
    Tenho Vodafone em casa e gostaria de ter internet na garagem , a casa é no 4º andar e a garagem fica no -3 !
    Só há aqui uma dúvida na zona das garagens há um quadro electrico que ele é que “manda” na luz ali das garagens , mesmo assim dá para usar o sistema powerline ?
    Aguardo uma ajuda e se não der se há alguma alternativa !

    Cumps

  34. Avatar de flatrone
    flatrone

    Bom dia,

    Isto também funcionará com a box da NOS Iris? Tenho router e box na sala e queria expandir o sinal de TV até a cozinha.

    1. Avatar de António Eduardo Marques
      António Eduardo Marques

      Esta solução funciona com qualquer solução IPTV, como é o caso das STBs da Meo ou Vodafone, que carecem de uma ligação direta com o router – mas não é o caso da NOS/Iris.

      1. Avatar de Ricardo Gomes
        Ricardo Gomes

        Boa tarde,

        No caso de ter MEO ADSL, como se deve fazer a ligação direta ao router?
        Tem algum esquema?

        1. Avatar de António Eduardo Marques
          António Eduardo Marques

          Um par de adaptadores powerline funciona com uma cabo Ethernet muito comprido! Ou seja, basta ligar um dos adaptadores à porta RJ45 da “box” e outro ao router. E já está. 🙂

  35. Avatar de Diogo
    Diogo

    Viva.

    É verdade que, havendo mais do que uma box, pelo menos uma tem de estar ligada diretamente ao router por cabo de rede?

    Se houver apenas uma pode estar ligada por PLC?

    1. Avatar de Jonybat
      Jonybat

      Não é obrigatório, apenas aconselhado. Funciona sem problemas desde que os aparelhos e a ligação sejam boas

  36. Avatar de Frederico Oliveira
    Frederico Oliveira

    É possível usar os plc com fibra óptica para transmtransmissão de televisão sem perda de qualidade de imagem e interferências?

  37. Avatar de José Carlos Freitas
    José Carlos Freitas

    Bom dia.
    Tenho um equipamento powerline 5000 que funciona na perfeição no que diz respeito ao sinal da intenet. A minha questão é a seguinte: Tenho uma box que recebe o sinal TV por satélite é possivél passar o sinal TV pela rede (powerline). Que equipamentos serão necessários? Obrigado pela atenção.

  38. Avatar de mara
    mara

    Hellpppp!!!
    Descobri hoje que a meo apenas disponibiliza 2 boxes. E eu tenho 3 tvs. Disseram que não havia forma da terceira tv ter os canais disponíveis. Mas mesmo assim pesquisei e aqui encontro algumas situações parecidas. Portanto só para ver se compreendi, é possível certo? Agradeço a disponibilidade

  39. Avatar de bruno
    bruno

    Imaginemos o seguinte cenario

    A B -> piso 1
    C D -> piso 0

    Eu estou no D e tenho um serviço de net e tv por iptv, mas quero pedir uma 2ºa box e colocar no A que fica ligueiramente ao lado mas no piso de cima, e não ha hipotese de passar cabo, porque cada letra é uma habitação de donos diferentes!
    Ainda assim do D ao A consigo apanhar o sinal do wireless!

    Como é que eu posso fazer a ligação entre eles (sem fios) por forma a colocar a box em cima?

  40. Avatar de Mafalda
    Mafalda

    Eu uso um Powerline da TP-Link, mais precisamente o Powerline TP-LINK AV500 TL-WPA4220KIT e tenho quebras na imagem e no som. Alguém sabe de alguma coisa que possa fazer para melhorar isso? (Sem ser comprar um novo equipamento claro)

  41. Avatar de pedro
    pedro

    Na minha casa tenho um compartimento sem tomada de tv, isso quer dizer que com o power line tenho acesso a uma tv, na cozinha netes caso? obrigado

  42. Avatar de elizabeteclaudia@gmail.com
    elizabeteclaudia@gmail.com

    A ver se alguém me ajuda…
    Tenho vodafone TV + Net + Telefone, mas apenas a box na sala. Todas as divisões tem TV.
    Como tenho uma menina pequena, ela quer ver os programas que estão para trás e monopoliza a TV da sala… Existe alguma forma sem ter que alugar mais uma box para o quarto, que possa adquirir para solucionar este problema.

  43. Avatar de pedro beato
    pedro beato

    Fibra meo não tenho entrada coaxial e não kero por a 2 box, o powerline funciona só na repetição ou posso tar a ver canais diferentes nas tvs? obrigado.

  44. Avatar de Hernâni
    Hernâni

    Bom dia..Com um repetidor de sinal dá para ligar outra box ??

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, e funciona na perfeição.

  45. Avatar de Filipe Machado
    Filipe Machado

    Tenho uma box que recebe o sinal TV da MEO por satélite é possivél passar o sinal TV pela rede (powerline). Que equipamentos serão necessários? Obrigado pela atenção.
    Também tenho MEO ADSL para Telefone e Internet.
    agradeço informações obrigado

  46. Avatar de Antonio Alves
    Antonio Alves

    Onda posso comprar esse equipamento posso ver os canais abertos diferentes em cada TV ou ficam todas como mesmo cansl

  47. Avatar de Jose Teixeira
    Jose Teixeira

    Boas….eu tenho smart iptv na televisao e gostaria de transmitir para outra smart tv…é possível com os power lines….

  48. Avatar de adelino pernao moga
    adelino pernao moga

    pretendo ligar uma segunda televisão em outra sala
    este kit depois de montado, tenho os mesmos canais na ( 2ª televisão)
    que tenho na (1ª)televisão que esta ligada á box da Cabovisão

    o preço do kit é elevado, e não posso falhar.
    obrigados

  49. Avatar de Fátima silva
    Fátima silva

    Bom dia,
    Posso usar esta solução para o seguinte:
    Tenho uma saida de TV numa parede. Neste Momento não tenho operador TV (não existe ligação no local da casa).
    Quero mover a TV desta parede para outra exatamente em frente. Tudo isto sem calhas.
    Quando vi estes dispositivos sem fios pareceu-me boa ideia. Mas funciona?
    Obrigada.