Download de filmes 4k em 4 minutos? Conheça o Talon AD7200

9 Comentários

A tecnologia 4k começa a ser a tendência na área do entretenimento.  Nesse sentido as restantes tecnologias têm de acompanhar a evolução e no segmento do wireless há já um router capaz de oferecer velocidades de transmissão bastante aceitáveis para ‘lidar’ com este tipo de conteúdos.

Vamos conhecer o TP-Link Talon AD7200, um router apresentado recentemente pela TP-Link na CES 2016 e que se destaca por conseguir descarregar um filme 4k em apenas 4 minutos.

tp-link_05


Existem vários routers no mercado e agora existe o TP-Link Talon AD7200, um equipamento super poderoso e o primeiro a ter suporte para a tecnologia 802.11ad.

O que é a tecnologia 802.11ad?

Três vezes mais rápido que o anterior standard N, com uma maior eficiência energética e uma segurança robusta, o 802.11ac (norma actual) é a forma perfeita de acelerar uma rede doméstica multimédia e resolver os congestionamentos causados por vários dispositivos ligados à rede. Mas, a empresa coreana Samsung anunciou em Outubro de 2014 o 802.11d que garante velocidades 5 vezes superiores (isto se estivermos a falar em 802.11ac wave 1).

Mas como pode o 802.11d garantir velocidades na ordem dos 4.6 Gbps?

O segredo está em abandonar as frequências sobrelotadas dos 2,4 Ghz e 5Ghz. O novo 802.11d funciona na faixa de frequência dos 60 GHz. Na verdade, o 802.11d não é propriamente uma novidade pois, no Pplware, já o abordámos em vários artigos (ver WiGig). No entanto, como também já referímos, as altas frequências têm várias limitações no que se toca à penetração de sinal, ou seja, uma solução deste tipo deverá ser usada em cenários de curta distância (ex. passar informação do PC para a TV).

Relativamente ao router TP-Link Talon AD7200 como referido anteriormente, este traz já suporte para a norma 802.11ad mas também para a norma 802.11ac, combinando assim as gamas de frequências dos 60GHz, 2.4GHz e 5GHz. Tudo junto, o Talon AD7200 terá um throughput (taxa efectiva de download) na ordem dos 7 Gbps.

4k_01

Assim, com este equipamento, o utilizador poderá descarregar um filme 4k em apenas 4 minutos (obviamente que tudo depende da ligação à Internet) e cerca de 1000 fotos em apenas 5 segundos. Este equipamento tem 8 antenas, 4 portas ethernet a gigabit e duas portas USB 3.0.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de KitKat
    KitKat

    Não basta apenas a velocidade de acesso à Internet, a máquina que recebe o tráfego também tem de ter capacidade de processar todo esse tráfego.

    1. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      Grande parte dos roteadores nas residências têm capacidade de gerir com sobra as muitas conexões com a internet. Atualmente, o que ocorre é que o hardware tem sua velocidade muito maior que a velocidade de conexão disponível em grande parte dos países.

      A grande vantagem real desses equipamentos é no uso da rede interna. Pode-se transferir arquivos entre dispositivos da mesma rede em altíssima velocidade. A velocidade é tão alta que me arrisco a dizer que é desperdício de velocidade quando se usa aparelhos do padrão ac ou deste novo padrão ad em redes domésticas. Apenas a nível empresarial se aproveitaria tal velocidade.

      Esclareço que esta minha opinião é com base no cenário atual, claro que no futuro a conexão vai ser tão rápida que serão necessários novos padrões com velocidades ainda mais altas.

      Um detalhe é que o padrão “ac” ainda nem se popularizou no Brasil, e acredito que noutros países também não, principalmente por dois motivos:

      – o preço cobrado pelos novos roteadores é extremamente alto, principalmente considerando a baixa velocidade de conexão à internet disponível no Brasil; e

      – qualquer roteador, por mais simples e barato que seja, possui um tempo de vida útil muito longo. Isso faz com que raramente alguém precise comprar um novo.

      1. Avatar de luis
        luis

        o padrao 802.11ac podera nao ser ter popularizado no brasil… em portugal, falando do meu caso e dos meus conhecidos, as operadoras instalam routers fracos normalmente 802.11n, que os mesmos conseguem ir até aos 150mbpts de ligaçao, mas efetivos, ficam-se pelos 65mbpts…. as ligações de acesso á internet cá… no meu caso, tenho uma com 130mbpts/8mbpts e outra com 200mbpts/20mbpts… logo nao consigo atingir o maximo de velocidade da minha ligação com o router de origem, e o maior problema é a saturaçao da rede, qnd estou a fazer downloads… logo tive de comprar um router com a norma ac, agora consigo fazer streaming do disco ligado ao proprio router para a minha TV, pois a mesma tb suporta 802.11ac, enquanto faço downloads, e o resto da rede continua a funcionar, incluindo camaras IP a utilizar largura de banda, com nvr na rede…
        depende do uso que se queira dar…
        um router norma ac, barato é o da xiaomi… e tem bom alcance…..
        em questao de um router simples e barato, tem um tempo de vida longo… opah… nao faz muito tempo, e dizia-se que 20gb nunca mais acabavam… existem routers a precos intermédios, que para quem está constantemente a aumentar a rede de casa, e necessita mais e melhor serviço, tb precisa de mudar…

        a meu ver, comprar um router excessivamente caro, vamos ter o problema, de ser descontinuado no espaço de 2 anos, falta de firmwares actuais, falta de desenvolvimento de 3rd party firmwares, pois o equipamento é caro para os dev… a menos que seja doado…
        e no caso de dar barraca, a garantia só dá para 2 anos…
        assim em vez de comprar um router de 150€, um de 60, passado 2 anos compro outro de 60…. e mantenho a rede actualizada a baixo custo…

        1. Avatar de Cristiano
          Cristiano

          Como configuras um outro router para deixar de lado o que te é fornecido pela operadora?
          Ou seja, ligar logo o ONT ao router 802.11ac.

          1. Avatar de Douglas Ferreira
            Douglas Ferreira

            Depende da operadora, mas normalmente é fácil trocar. Tem que ver se a operadora usa algum tipo de autenticação (geralmente PPPoE) e se esta alteração está no modem no roteador.

            Se a autenticação for feita no modem, geralmente se resolve conectando um cabo RJ45 no modem e a outra ponta na porta WAN do router.

            O que eu recomendo sempre é ligar para a operadora.

            No Brasil os router/modens fornecidos pelas operadoras são péssimos, geralmente no padrão 802.11g.

  2. Avatar de censo
    censo

    O problema maior, tal como o artigo refere, está na penetracao do sinal destas frequências, que sendo muito baixa, obriga a estar muito perto do router, eliminando para já o cenário que hoje tantos utilizadores conhecem, de ter um router por habitação e a servir esta na sua totalidade. Nestas frequências, não vai ser assim.

  3. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Que grande router.Deve ser é caríssimo!!Nem daqui a anos deve ter um preço considerado aceitável,vocês irão ver.Mas é a minha opinião.Já agora,bom artigo,Pedro Pinto,como sempre é bitola.Um abraço. 🙂

    1. Avatar de Dinis Coelho
      Dinis Coelho

      Daqui a uns anos é ele obsoleto.