Conheça as novidades do novo super router da MEO

158 Comentários

A MEO está a instalar aos seus clientes o novo super router Technicolor Gateway TG789vac v2 que possui novas funcionalidades e suporte para novos protocolos.

Como já tínhamos revelado, este novo equipamento traz Wi-Fi de última geração, garantindo um significativo desempenho comparativamente ao seu antecessor. Mas há mais novidades!


Com um design muito simplista, o novo Technicolor Gateway TG789vac v2 é bastante superior ao seu antecessor e até traz um conjunto de novas e interessantes funcionalidades.

Destaque ainda para o facto deste novo equipamento ter 4 portas Gigabit (1000 Mbps) e também suporte para as normas Wi-Fi IEEE 802.11n 2.4 GHz (2×2) e IEEE 802.11ac 5 GHz (3×3) que permitem ter via Wireless uma largura até 1300 Mbps, ou seja, 4 vezes mais rápidas do que as ligações anteriores (a 2,4 Ghz – 802.11 b/g/n).

Resumo das Especificações

  • 1 Interface Wan
  • 4 portas Gigabit Ethernet LAN
  • Wifi: IEEE 802.11n 2.4 GHz (2×2) e IEEE 802.11ac 5 GHz (3×3)
  • Funções avançadas de VoIP
  • UPnP A/V e DLNA
  • 2 interfaces USB 2.0
  • Várias funções que garantem uma melhor performance ao nível do streaming de vídeo
  • Cor: Branco
  • Saber mais aqui

E quais as novidades ao nível das funcionalidades?

Modo Bridge

Com a disponibilização do modo bridge, é possível colocar a porta da LAN (porta 4) em bridge com a interface WAN (ADSL ou GPON). Nesta configuração deverá manter a linha do acesso ligada na respetiva interface WAN e ligar o segundo dispositivo na porta 4.

Esta opção é muito interessante para quem pretender ligar, por exemplo, outro router na rede.

Rede pública

Uma das novidades mais interessantes é o facto deste novo equipamento permitir criar uma rede para visitantes. A rede a criar pode funcionar na banda dos 2,4 Ghz ou então nos 5 Ghz. Esta opção é interessante, por exemplo, quando temos visitas por casa e não queremos dar as credenciais da nossa rede principal. Outro cenário é, por exemplo, numa loja comercial, onde passa a ser possível criar uma segunda rede para clientes.

Ferramentas de Diagnóstico

Ao nível das ferramentas de diagnóstico há também muitas novidades. A partir de agora é possível fazer um traceroute, ping, analisar os ambientes de rede Wi-Fi na banda dos 5Ghz, saber informações sobre as portas LAN e também a possibilidade de verificar a conectividade.

Apesar de já estar disponível no equipamento mais antigo, destaque para a funcionalidade que permite analisar a rede WiFi do ponto de vista do router e a análise de equipamentos.

Depois, para cada equipamento, é possível ter um conjunto de informação interessante que vai desde o RSSI, até à velocidade de sincronismo de download e upload, Transições de poupança de energia, etc.

Depois há outra funcionalidade do tipo “WiFi Analyser” que nos permite ver a ocupação do espectro Wifi, seja na banda dos 2,4 Ghz e 5Ghz. Saber mais aqui.

Com esta nova versão a integração com a BOX também foi melhorada, ou seja, o utilizador pode, através da TV, mudar as configurações de acesso à rede sem a necessidade de as fazer via router.

Como viram as novidades são muito interessantes e nos próximo artigos vamos explorar todas estas novas funcionalidades e também apresentar resultados da performance desde novo equipamento. Estejam atentos.

É Cliente MEO? Já tem este router em sua casa?

Comentários

158

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Sousa
    Nuno Sousa

    Super é um bocado demais 😀 É um router normal. Temos no mercado por pouco dinheiro equipamentos que dão 10 a zero a este. Tenho 100mbps a 2 metros do router com 5ghz . 2.4mhz não passo dos 50…

    1. Avatar de David
      David

      Que routers temos no mercado que são aconselhados?

  2. Avatar de jose
    jose

    infelizmente alguns equipamentos lá em casa não são compativeis com a rede 5GHz

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Este router trabalha nas 2 bandas (2.4 / 5), tem 2 SSID por defeito.

    2. Avatar de FilipeOS
      FilipeOS

      Atenção que a rede 5GHz perde-se muito, é aconselhável para equipamentos que estão pertos e sem barreiras… tentei isso no meu Asus mas desisti.

      1. Avatar de Tiago Silva
        Tiago Silva

        Perdes de certeza? e se na tua area habitacional for muito congestionada, tenho desenas de redes a 2.4Ghz e somente apanho 1 a 5ghz a minha com isto consigo uma cobertura quase completa da minha casa coisa q não conseguia com a 2.4ghz. O 2.4Ghz lá em casa está desligado!

        1. Avatar de Tiago Silva
          Tiago Silva

          faltam umas qts virgulas e dezenas com z, sorry pela martelada nas teclas…

  3. Avatar de ze
    ze

    Este router é exclusivo para clientes com fibra ou quem tem adsl também o poderá ter? Ou para o ter tem que ser novo cliente?

    1. Avatar de Diogo Fontes
  4. Avatar de Lumia 630 DS
    Lumia 630 DS

    Esqueçam o 2′ SSID wifi. Em breve vira, MEO-WIFI.
    Foi assim com a ZON(NOS).
    Também badalavam ter router com 2 ssids e hoje temos NOS_FREE_WIFI.

    1. Avatar de pedro figueiredo
      pedro figueiredo

      nao sabes do que falas. alem da rede redidencial, tens a guest WIFI e a MEO-WIFI. com e sem certificado.

  5. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    e VPN??? pois….

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      IpSec, GRE, SSL?

      1. Avatar de JL
    2. Avatar de JL
      JL

      VPN também faz.
      É só preciso saber configura-las. pois…

  6. Avatar de Rui Carriço

    Tenho há dois dias, foi instalado com o upgrade para fibra e as primeiras impressões são muito boas.

    Estou a ter uma dúvida que é como faço para atribuir o Live a três consolas que tenho na rede alguém sabe?

  7. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    “A MEO está a instalar aos seus clientes o novo super router Technicolor Gateway TG789vac v2…”
    Assim, sem mais nem menos? Aguentem com mais uma fidelização!

    1. Avatar de Pedro Coelho
      Pedro Coelho

      Deve ser aos NOVOS clientes. Os outros são vacas leiteiras, largam o pagamento mensal e que se lixem…. São os que permitem pagar as promoções para aliciar os novos….

      1. Avatar de Victor F.
        Victor F.

        +1 , alguma vez a MEO ou outra operadora dá alguma coisa a alguém?
        Fui 13 anos(!) cliente NOS e quando liguei para desistir do serviço, lembraram-se que era um cliente muito antigo e então tinham uma oferta especial…mas foi preciso esperar este tempo todo e curiosamente foi logo quando liguei para desistir…

        É só corruptos!

        1. Avatar de Vasco Lopes
          Vasco Lopes

          É sempre assim, em todos os operadores, os clientes é que têm que estar atentos e estra sempre a “reclamar” para atualizar os preços e equipamentos, senão a política é está a funcionar não mexe.

          1. Avatar de FilipeOS
            FilipeOS

            Não tem haver com reclamar pois de quiseres novo equipamento ou umas migalhas quaisqueres fidelizam novamente!

      2. Avatar de VItor Martins
        VItor Martins

        Liguei para a assistência e vieram alterar o router sem quaisquer custos adicionais.

        1. Avatar de FilipeOS
          FilipeOS

          Custo é diferente de refidelizar.

        2. Avatar de marco faroia
          marco faroia

          sou cliente Nos já alguns anos antes era clix e depois com a fusão migrei para a Nos e com grandes regalias e não troco porque não tenho nada a apontar até agora. Á cerca de 2 semanas estava com problemas no router mais propriamente no wireless, praticamente sem wireless no tlm a 1 mt do router. Liguei para lá tentaram reparar via tlf, mas continuava na mesma, fiz segunda chamada e no dia seguinte vieram trocar o router e o funcionário disse que tinha a ver com a placa já ser antiga e estar desatualizada. E a partir dai não tive mais problema e sem custos para mim, note-se que sempre tive a velocidade contratada 100mbps. Por isso não me queixo

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Boas FNP.PT

      Estás errado. Pelo que sabemos para as novas instalações de fibra é instalado este equipamento, isto se houver em stock.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Boas este equipamento é instalado em fibras superiores a 100mbs salvo raras excepções

        1. Avatar de Ivo
          Ivo

          Errado. Débito igual ou superior a 100MB. Cápsulas inferiores a 100MB é instalado o v3.

          1. Avatar de Maxim
            Maxim

            Teve muita sorte o meu estragouse já vinha estragado demorei 1 ano a pedir para me mudarem o aparelho só me mudaram quando ligou mesmo e poderiam o mesmo modelo que é horrível o antes deste eu tenho 100mb e não querem mudalo ligai para lá hoje e disseram q amanhã vinha cá um técnico se não me por o novo este , vou mudar para a Vodafone

      2. Avatar de FNP.PT
        FNP.PT

        Se o dizes… mas como já fui enganado, com refidelizações, por mudar de box ou router, é a razão do meu comentário/alerta.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Informação oficial da MEO.

          1. Avatar de Fernando Machado
            Fernando Machado

            Eu tenho o Technicolor que é muito lento. Já comuniquei à Meo a pedir que me colocassem o VAC 2. Resposta: só colocam o VAC 2 emfibra superior 100 MB.
            Com este impasse, quero comprar um VAC 2 onde o psso fazer. Obrigado

    3. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Eu o router anterior a esye que so dava problemas liguei para a area de cliente e nao r que me trouxeram esse router e ainda menteocaram a box pornuma nova e mais recente e pelo que me foi dito os equipamentos podem ser trocados sem pagar mais de 4 em 4 anos

      1. Avatar de Paulo Rodrigues
        Paulo Rodrigues

        Fernando Machado a resposta está um pouco abaixo…..

        http://asus-portugal.com/isp-config/routers-meo.html

  8. Avatar de Gil M
    Gil M

    Migrei faz 15 dias do ADSL para fibra… Pensei que foi este router que instalaram. Pelo menos no Wi-Fi tenho a norma ac…
    Ainda não explorei …
    Desafio: fazer um manual para vpn,…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boa, vamos tratar disso. Mas tens de ter um equipamento adicional, tipo um Raspberry Pi?

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        eu tenho o nas synology

      2. Avatar de Fernando Machado
        Fernando Machado

        Mais equipamentos ? tenho um vizinho que colocou a fibra da Meo, 100 MB, depois de mim. Foi uma empresa diferente da minha que fez a instalação e eu vi que lhe colocaram o VAC 2.
        Perguntei ao instalador o porquê de o Router não ser igual ao meu ,tendo-me respondido que estes eram melhores. Já estive em casa do meu vizinho e constatei que em velocidade o meu PC leva 10 a zero em relação ao dele..
        Reclamar para o 16200 !!!! depende de quem encontramos do outro lado da linha.
        Não posso desistir porque ainda vou fazer um ano de fidelização, mas vou fazer uma exposição à ANACOM expondo asituação.

  9. Avatar de Fernando Almeida
    Fernando Almeida

    Pedi o novo router. Não me importava de aumentar a fidelização e mandaram-me pastar. São altos amiguinhos!

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Pode fazer como faço, desactiva o WI-FI do modem da MEO e liga um externo da marca que quiser com as características de que precisa.

    2. Avatar de prodrigues
      prodrigues

      Não precisas de aumentar a fidelização… esquece este ou outro equipamento da Meo e opta por:

      http://asus-portugal.com/isp-config/routers-meo.html

      Escolhi o AC51U, chega bem para o que pretendo. O Technicolor está ligado por causa do VOIP, se não estava na caixa. Este AC51U custa cerca de € 40, consegui, novo, por € 30 numa loja da RP.

  10. Avatar de Pedro Coelho
    Pedro Coelho

    Sou cliente desde 2008, nesse tempo o Meo só oferecia ADSL e à velocidade máxima de 8 mbits. Tenho os mesmos equipamentos desde esse ano. Equipamentos com 9 anos. As mesmas boxes, o mesmo router. Tudo…. (instalaram apenas um adicional para a fibra). Só não tenho os mesmos comandos porque troquei 1 às minhas custas. Nunca vieram substituir nenhum equipamento. Recentemente a box deixou de gravar e o meo estás prestes a ser trocado…. Noutro fornecedor dão-me equipamentos novos e gratuidades nas mensalidades….

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Se já não tens fidelização (ou mesmo que tenhas) ligas para o número de apoio e pedes que te passem a chamada para a Retenção, e explicas que estás bastante insatisfeito com os equipamentos e os preços, eles provavelmente irão te fazer uma proposta. Para os pacotes fibra 3P (Net 200/100, TV 150 ou 200 canais, Chamadas grátis para 22) o valor mínimo que ACHO que fazem é 28,99eur (clientes já sem fidelização) ou 32,99eur (Clientes ainda com fidelização). No final da chamada podes sempre pedir para te devolverem o valor da mesma caso tenhas feito a chamada via um numero MEO.

      1. Avatar de André
        André

        As chamadas para a linha de retenção não têm custo.
        16200 – Opção 4.

      2. Avatar de Pedro Coelho
        Pedro Coelho

        Obrigado pela dica. Vou fazer a chamada.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Infelizmente no novo fornecedor, vai-te acontecer o mesmo passado uns anos. Só te vão dar novos equipamentos agora porque és novo cliente. Como te percebo…

    3. Avatar de BM
      BM

      Realmente já merecias um “premiosito” de fidelidade 😉

    4. Avatar de Antonio Jose Gomes Almeida
      Antonio Jose Gomes Almeida

      pois eu ainda continuo a ter 8 mb adsl, tenho canais em hd premium que pago por fora e nem ca chegam ate ao natal chegavam agora dizem que nao é viavel , mas para pagar recebem sempre nao fazem desconto continuo a pagar 105€ + os premium a parte os quais nao chegam ca , cada vez que ligo para o departamento tecnico mando ligar para o comercial cada vez que ligo para o comercial enviam para o tecnico e vice versa, e ninguem resolve nada ja fiz participaçao a deco e nada, quemais posso fazer

  11. Avatar de belarmino
    belarmino

    este “super router” é superior ao novo huawei da vodafone?

    1. Avatar de André
      André

      Pelo que me parece é praticamente a mesma coisa.

    2. Avatar de André
      André

      Aliás, retiro o que disse. Não é a mesma coisa.
      O da Vodafone já tem o ONT integrado, ou seja, só precisas de um equipamento em vez dos dois como na MEO.

      1. Avatar de powerverde
        powerverde

        ter o ont separado do router parece-me sempre melhor. ao menos se o router pifar continuas a ter tv por rf.

        1. Avatar de André
          André

          Se o ONT pifar ficas sem as duas coisas… Big deal.

    3. Avatar de hack3r81
      hack3r81

      O Smart router da Vodafone é melhor. Em termos de estabilidade no WiFi, cobertura e velocidades máximas o smart router da Vodafone é muito melhor.. Eu testei e o da Vodafone é muito melhor… Na Vodafone também tens uma app Android e IOS para gerires o router.

  12. Avatar de Marco Vicente
    Marco Vicente

    Em Dezembro quando a minha empresa fez o uprade do adsl para fibra já instalaram este novo router. Para já 5 estrelas.

  13. Avatar de Nuno Sousa
    Nuno Sousa

    Super é um bocado demais É um router normal. Temos no mercado por pouco dinheiro equipamentos que dão 10 a zero a este. Tenho 100mbps a 2 metros do router com 5ghz . 2.4mhz não passo dos 50…

    1. Avatar de BRUNO CERQUEIRA
  14. Avatar de Xavier Soares
    Xavier Soares

    Sim, o router é bem superior ao anterior, mas infelizmente continuam a necessitar da ont à parte, a Vodafone faz tudo no seu único aparelho (router+ont) e é maneirinho, nisso a Meo está bem atrás, ou pelo menos ter uma alternativa tudo em 1 para quem pretender…

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Nem sempre. O RF vem na ONT, nalguns casos a separação de ambos os equipamentos é uma mais valia por causa da injecção de rf, de outra forma, em casas sem ITED 1 / 2, é mais cabo e mais buracos se tiveres só um equipamento. Muitas vezes a ONT fica ao pé de um ponto de injecção de RF enquanto o router já pode ir para um sitio mais eficaz.

      1. Avatar de Xavier Soares
        Xavier Soares

        Por isso disse que deviam ter as duas soluções, eu não meti Meo por causa disso, e tenho dezenas de clientes com Meo, é mais aparelhos, mais tralha, mais transformadores, é tudo a dobrar, o que se torna dois “monos” no meu caso que vivo em apartamento e quero ter na sala o equipamento, tenho um router com mais de 6 anos superior ao que a MEO lançou agora, até nas velocidades da norma AC, por isso não me diz nada esta solução, é uma melhoria que já devia existir à muitos anos e agora deviam estar a meter a solução seguinte…

      2. Avatar de Vitor Afonso
        Vitor Afonso

        Explica lá isso para quem não percebe nada do assunto. Todas as instalações que tenho visto da MEO o ONT e o Router estão no mesmo sítio. Por exemplo se tiver a caixa da televisão numa divisão da casa o ONT tem que ficar aí para injectar o RF na rede de televisão certo? O router pode ficar por exemplo na sala? O telefone pode ficar no corredor?

        O que me parece é que vão ter que espalhar pela também um cabo que ligue o router ao ONT certo? Ou dá para usar um Powerline e evitar cabos a verem-se? Já agora o ONT injecta também o sinal do telefone à rede interna de telefone ou este precisa de estar ligado ao router?

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          Vai depender imenso do que estiver pré-instalado lá em casa. Se tiveres ITED2, então a ONT e router podem ficar juntos, mas existem imensos cenários, não existe uma regra de ouro nas instalações. O canais por RF são efectivamente desmodulados na ONT, e se é para injectar na rede da casa ( se tiver), terá de ser feito numa tomada ou ponto de injecção principal. Se for uma tomada, pode-se correr o risco de se ter de andar a inverter o sentido do circuito. Numa casa construída legalmente após 2009, tens ao pé da porta de casa uma caixa que é a caixa de ITED. Ai, mesmo que fique apertadinha, pode lá ficar a ONT a injectar sinal para todas as tomadas de RF no bloco spliter. Depois comutas o sinal por cabo de rede nos encaminhamentos do ITED até ao router, onde queres que ele fique. Depois ai vai depender do projecto de ITED. Já vi ITED muito generosos , com 3 tomadas de rede e uma telefónica na ZAP, outros restringidos ao limite legal. Se tiveres mais duas tomadas RJ45 adicionais, pode encaminhar um sinal para trás de volta para o ITED para meteres lá um switch e assim alimentares com sinal por cabo de rede todas as divisões que tenham tomada. Podes também enviar para trás para ser redistribuido sinal telefónico. PLC…esquece. Só defendo PLC que cumpram as normais do espectro rádio-eléctrico, que tenham filtros NOTCH activos nas bandas de HF e só mesmo em ultimo recurso, onde é mesmo impossível passar o sinal de outra forma. Existe muita gente a defender o PLC mas poucos lhe conhecem a eficácia efectiva e sobretudo como funciona. Numa casa sem ITED, é preciso passar cabos e abrir parede, ou tentar usar o que exista a favor dos encaminhamentos de sinal: por exemplo, restos de instalações anteriores.

          1. Avatar de Vitor Afonso
            Vitor Afonso

            Resumindo e concluindo. Na minha casa não tenho tomadas de rede, apenas existem as de televisão e rádio. A caixa de distribuição do sinal está numa divisão ao lado da sala. Se quiser ter box na sala vai ter que passar um cabo dessa divisão para a sala….

            Obrigado desde já pela explicação exaustiva aqui prestada!
            Cumprimentos

        2. Avatar de eB
          eB

          O ONT pode ficar na caixa de distribuição coaxial da casa, a box numa divisão, o router noutra e o telefone noutra ainda. O sinal para a box e telefone saem do router. O ONT tem saída para coaxial (TV) e de rede UTP para o router. Claro que pode implicar o aumento de cabos a passar. A ligação entre o ONT e o router é UTP, assim como a ligação entre o router e a box. A ligação entre o router e o telefone é feito por cabo telefónico ou UTP. Óbvio que convém utilizar cabo UTP cat5E ou superior.

  15. Avatar de Joao
    Joao

    Enquanto isso ainda tenho aquele maravilhoso ADB-4000N…. se não és cliente fibra, tas feito ao bife.

    1. Avatar de Alberto Martins
      Alberto Martins

      Quem não é cliente fibra é escravo. Paga mais e tem um serviço do século passado. Enfim…

  16. Avatar de rui
    rui

    e enquanto isso, alguns clientes adls/satélite como eu continuam com estonteantes velocidades de 3mb de velocidade nos melhores dias…

    1. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      É por essas e por outras que vou optar pela net fixa 4G da Vodafone. No interior do distrito da Guarda velocidades testadas de pelo menos 50/50 nada mau comparado com as da minha adsl meo de 6.9/1… Preços a pagar com esta nova solução: 26€ contra os 39€ de adsl….

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        O pior são os limites MISERÁVEIS de trafego.
        Nos tempos atuais menos de 500GB/mês é pouco e se não for empresas apanhas com a PUR aos 15GB (uma vergonha), as empresas conseguem um pouco mais.
        Tenho velocidades de 60Mbits, mas para quê ?
        Tenho atualmente Vodafone e vou regressar ao ADSL 🙁

        1. Avatar de Joao 2348
          Joao 2348

          Antes de voltar ao ADSL veja a oferta na Internet por satélite (satinternet.com) , têm de entre 10GB até tráfego ilimitado com os preços a variar de 35,90 euros e 99,90 euros (com iva) conforme o plano escolhido com velocidades de 22 Mbps/6 Mbps.
          Não é barato, mas poderá ser uma alternativa melhor ao ADSL, que em muitos lugares é muito mais lenta e instável (em alguns locais andam a furtar as linhas todas os meses).
          Àqueles preços acresce a montagem, se não o montar por si mesmo.

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Acho muito caro, tendo em conta o que oferecem. Pode ser uma opção para zonas mais remotas, mas sendo Portugal um país pequeno, Satelite deveria ser a ultima opção tecnologica

        2. Avatar de Vitor Afonso
          Vitor Afonso

          Isso é em que tarifário? De certeza que é o tarifário net fixa ou é um tarifário de net móvel? Esses limites são os aplicados à net móvel que são casos diferentes… Com net fixa consegues limites de 200 gb sem PUR

        3. Avatar de Humberto
          Humberto

          Paulo, a Meo tem uma solução 4G que inclue TV (Meo Sem fios) sem PUR (Tráfego ilimitado). Tenho velocidades na ordem dos 32Mb, no Algarve, onde apenas tinha 3Mb em Adsl.

  17. Avatar de eB
    eB

    2 problemas que encontrei neste router:
    – o primeiro, mais óbvio e subjectivo, é a cor branca 😛
    – o segundo prende-se com o alcance do wireless, especialmente na gama dos 5GHz, que considero bastante fraco.

    1. Avatar de censo
      censo

      O 5Ghz não passa paredes. não é do router.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Então não passa? Que raio de afirmação é essa?

        Qual a diferença entre 2,4 GHz e 5 GHz?

        Falar em redes wireless é sinónimo de falar na norma IEEE 802.11. O IEEE 802.11 é uma especificação standard para as redes sem fios (WLAN, wireless local Area Network) que define um conjunto de protocolos. As normas mais usadas actualmente são o 802.11a, que permite uma taxa de transmissão de 54 Mbps e usa frequências na ordem dos 5 GHz, o 802.11g que funciona na banda dos 2.4 Ghz e permite taxas de transferência de rede na ordem dos 54 Mbps, o 802.11n que funciona nos 2.4 Ghz e 5 Ghz e permite taxas de transmissão entre os 300 Mbps e 600Mbps e, mais recentemente, o 802.11ac que funciona na gama dos 5 Ghz e permite, neste momento, taxas de transmissão na ordem dos 3.6 Gbps.

        A frequência dos 2,4 GHz é muito “congestionada” ! Hoje em dia, dentro da nossa casa, existem outros dispositivos que operam na banda de 2,4 GHz como, por exemplo, o micro-ondas, sistemas de alarme, sensores, etc, que podem interferir com a nossa rede wireless. Além disso, o espaço coberto pela nossa rede wireless é muita das vezes “inundado” por outras outras redes wireless (redes dos vizinhos) que operam exactamente na mesma frequência (mesmo canal).

        A gama de 5GHz, como não é muito utilizada, é menos susceptível a interferências, não havendo assim degradação de sinal. Além disso, usando as tecnologias adequadas, é possível ter um maior throughput em redes que operam nos 5 Ghz.

        Mas nem tudo são vantagens… pois quanto maior a frequência wireless, menor é o raio de cobertura. Além disso, as altas frequências têm um nível de penetração inferior em objectos e superfícies sólidas. Para ultrapassar tais desvantagens, existe actualmente o standard 802.11ac que recorre a técnicas de beamforming e a outras para que exista uma melhor penetração de sinal em determinados materiais de construção.

        1. Avatar de censo
          censo

          Então o que é que disse de mal??

        2. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          Master Pedro Pinto; desde já alta pinta que vocês tiveram no CC na sic Radical. Permita-me discordar ligeiramente. Os 5 ghz têm de facto maior penetração entre objectos uma vez que o comprimento de onda é mais curto do que 2.4, e assim maior penetração; Dai que o comprimento de onda do raio-x é ainda bem mais curto, e dai ionizante, mas que de facto nos dá penetração suficiente para conseguir radiografar. O problema dos 5 ghz é de facto a propagação de onda e o path loss energético desse comprimento de onda. Uma boa vista de olhos where: http://www.radio-electronics.com/info/propagation/path-loss/free-space-formula-equation.php

        3. Avatar de Carlos Esteves
          Carlos Esteves

          Teoria! Mete um em casa e vê a como é na realidade!

      2. Avatar de eB
        eB

        Essa dos 5GHz terem menos “eficiência” a passar objetos sólidos não sabia. Estamos sempre a aprender. Thanx

      3. Avatar de Ricardo Costa
        Ricardo Costa

        como recnico de telecomunicações nem sei o que te diga com tal afirmação, o pedro pinto já te respondeu, mas devias ler e testar antes de afirmares algo que desconheçes

        1. Avatar de censo
          censo

          Pois já. Passa paredes como a rede 2.4? Não passa.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      É linha Apple 😀 Está na moda, é bonito e discreto 😀

      1. Avatar de eB
        eB

        E não tem nada em comum com os restantes equipamentos que tenho em casa, incluindo a MeoBox, que são pretos! 🙂

        1. Avatar de Pedro Coelho
          Pedro Coelho

          Pode-se sempre pintar 😉 com jeitinho….

  18. Avatar de AzulNauta
    AzulNauta

    Vale a pena ligar à MEO para pedir o novo router?

    1. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      Sempre podes tentar “mandar o barro à parede para ver se cola”…. Dizes que estás insatisfeito e tal e, caso não tenhas fidelização, dizes que tiveste propostas da concorrência e tal e pode ser que tenhas sorte!

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Se tiveres Fibra, tenta 😉

    3. Avatar de André
      André

      Se quiseres nova fidelização, força!

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Não tem nada a ver com nova fidelização, se ligarem para a linha de apoio, o que vão dizer é que trocam se os equipamentos em questão tiverem alguma avaria e, repito e, se o técnico que for trocar, tiver este novo router, pode não ter e substituir pelo modelo atual ou mais antigo.

    4. Avatar de Sérgio Bastos
      Sérgio Bastos

      Já liguei.
      Se explicares que tens um pacote de velocidade com 100mbs ou mais, eles instalam-te o novo router sem custos adicionais…

  19. Avatar de tiago
    tiago

    Meo sempre em altas. Ja faz 6 meses que tenho o Smart Router da Vodafone que ja tem essas todas funcionalidades que a Meo apresenta agora. Meo sempre atras. Vodafone na linmha da frente da inovação e do servico. Melhor servico Fibra por Preço/qualidade.

  20. Avatar de Diogo J
    Diogo J

    No caso de uso doméstico, estes equipamentos são geralmente colocados perto da TV, ou seja, demasiado perto de quem esta assentado por exemplo a ver TV. Já não falo das crianças que enquanto os pais visualizam programas TV, estas brincam entre o sofá e a TV. Além disso, é pratica deixar o equipamento ligado 24H/24h só assim se terá acesso ao serviço telefone fixo!
    Pessoalmente vejo a falar de 2.4GHz, de 5GHz, mas não vejo nenhuma preocupação sobre a efeito que tal pode ter sobre as pessoas a longo termo, nomeadamente nas crianças!
    Não sou um wifi séptico, longe disso, confesso que dificilmente conseguiria viver sem wi-fi, mas daí a ter uma antena colada a 3 metros da cabeça!!!
    Acho que estas entidades deveriam colocar a antena wi-fi, não me estou propriamente a referir ao router, em zonas da casa de menor problemática, continuando contudo a ter rede em toda a casa.
    Aqui fica esta sugestão!

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Sem ofensa, mas se perceberes o minimo de fisica, perceberás que redes em 2.4GHz e 5GHz são inofensivas. A própria luz visivel tem uma frequência mais elevada do que as redes wifi.

      1. Avatar de Diogo J
        Diogo J

        Lamento discordar Daniel!
        Transcrevo apenas a seguinte informação que poderá encontrar na wikipedia:
        Em 2007, o governo alemão lançou, aos seus cidadãos, uma advertência sobre os problemas de saúde que poderiam vir associados ao uso desta tecnologia, entre outras sem fio. O ministro de meio ambiente desse país desaconselhava o seu uso e sugeria que os cidadãos usassem conexões cabeadas convencionais no seu lugar.
        Em 2011, o Conselho da Europa examinou provas de que as tecnologias têm efeitos “potencialmente nocivos” para os seres humanos, e concluiu que é necessária uma ação imediata para proteger as crianças. Para o Conselho da Europa, esta ação é crucial para evitar a repetição dos erros cometidos quando autoridades de saúde pública foram lentos em reconhecer os perigos do amianto, do fumo de tabaco e do chumbo na gasolina.
        Em 2015, o parlamento francês aprovou lei referente ao comércio e uso de telefones celulares e equipamentos com Wi-Fi. De acordo com a lei:
        É proibido rede wi-fi em ambientes dedicados a atividades com crianças menores de 3 anos;
        nas escolas, os equipamentos wi-fi devem ser ligados somente quando necessário  em aulas;
        a publicidade sobre telefones celulares deve incluir mensagem referente aos riscos e modo seguro de uso.
        Governos de diversos países estão seguindo o Princípio da precaução e adotando leis que limitam o uso de redes wi-fi em escolas: Alemanha, Itália, França, Bélgica, Espanha, Israel, India, entre outros

      2. Avatar de censo
        censo

        Infelizmente só daqui a muitos anos teremos as certezas absolutas sobre o que afirmas. Hoje há uma indústria muito poderosa em torno desta questão, e que não tem alternativas. Quando houver alternativa fiável, quando houver interesse em fazer evoluir esta área das comunicações, saberemos se a exposição a estas frequências é mais benéfica ou prejudicial.

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          Percebo a tua preocupação, mas a radiação não ionizante não deverá ser letal. O campo de influência é que ainda poderá mais aprofundado. Todos os dias levas com rádio-frequência em cima com campos muito mais intensos que não imaginas. As rádios comerciais bombardeiam tudo e todos com kilowats para todo lado, se bem que numa frequência mais baixa. Os retransmissores de TDT a mesma coisa, e ai numa gama de frequências mais alta. Por fim, o teu télélé, em 4G, tirando a banda 20, o mesmo também está na casa dos gigahertz, com potência de tx até 2w, e tu tens este menino ao pé dos tlins tlins todo o dia quando vai no bolso! Portanto, não sãos os 50 / 100 mw de potência do wifi, cujo TX não é constante que te vai fazer mal á saúde; á outros bem piores como vês e não dás conta 🙂

          1. Avatar de censo
            censo

            MEu caro, para tudo existe uma variável com a qual temos de saber lidar : tempo ! E não me refiro a meteorologia, não venha alguma mente mais fechada chamar nomes ao meu comentário. Não tens tempo suficiente para avaliar os reais riscos de exposição a estas frequências. Se é verdade que as frequências rádio, das rádios comerciais já se propagam há muito tempo, as redes wi-fi, os 4G’s, as TDT , etc, etc ainda são muito recentes para se afirmar com toda a certeza de que são inofensivas. O tempo dirá. Não sabemos de no teu, se no meu tempo, mas haverá um momento em que se irá ter certeza.

  21. Avatar de user xpto
    user xpto

    sao todos super, ja o da vodafone supostamente é, mas depois, tirando umas mariquices na parte de gestão, é tudo igual aos routers de 30 euros. Cobertura dentro de portas continua a ser fraca, tendo de recorrer a repeaters. a capacidade do trafego por wifi, so fica a funcionar em valores aceitaveis se passarmos de 20mhz para 40mhz, perdendo com isso estabilidade. enfim.. venda da banha da cobra.

    1. Avatar de FilipeOS
      FilipeOS

      Faz como eu, queriam refidelizar e pagar para meter o novo router e ficava com serviço pior! (camanha) então gastei 140€ no Asus RT-AC66U e mandei-os pastar.

  22. Avatar de cs
    cs

    A criação de uma segunda rede para visitantes não é novidade nenhuma. Os anteriores 784nv3 sempre tiveram essa possibilidade, só não tem interface para configuração, tem que ser feito por telnet. Uso as duas redes há anos num 784nv3 sem quaiquer problemas, ligo e desligo a rede das visitas com um simples script.

    Até o velhíssimo 784 (o 802.11g) consegue gerir 3 redes virtuais, mas neste caso 2 delas estão ocupadas, mas desactivadas, com o Meo-wifi, mesmo em ADSL onde o Meo-Wifi não existe. Nunca percebi a razão.

  23. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Ja o tenho a algum tempo com um tplink c50 ligado e sinceramente e como alguem mais acima disse existem routers bem melhores a venda. As falhas continuam, em frente ao router perco ligacao. Enfim nao sei qual o pior se este se o anterior.

  24. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    pelo que me foi dito o bridge so serviria para ligar este router como secundario hummmm serabem assim?

  25. Avatar de anónimo
    anónimo

    USB 2.0, ainda?

  26. Avatar de Diogo
    Diogo

    Já tenho este router mas não sei como aceder às suas configurações. Se alguém poderia ajudar agradeço. Cumps

    1. Avatar de cybergoth
      cybergoth

      Se for igual ao antecessor é abrir a pagina de um browser e colocar: 192.168.1.254

    2. Avatar de André
      André

      Se for como o da Huawei será o 192.168.1.1

    3. Avatar de SLC
      SLC

      Aceder ao router através do browser (IP: 192.168.1.254).
      username: meo
      password: meo

  27. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    tudo que venha do MEO e para desconfiar desses intrujas

  28. Avatar de Dmap
    Dmap

    Este upgrade ja vem uns largos meses atrasado.
    E relativamente ao titulo nao vejo nenhumas novidades.
    Para mim uma novidade seria a propria STB (BOX) fazer de repetidor de wifi, visto que inutiliza uma porta eth, ou varias, dependendo do numero que se tenha em casa. E por regra a STB nao fica ao pe do HGW, logo uma vantagem para o cliente. A propria ONT deveria de ficar no PDO (porque é que tenho de ser eu a pagar a transformacao do sinal digital para analogico? Ja me chega parar a mensalidade do servico.

  29. Avatar de Sérgio F. Pereira
    Sérgio F. Pereira

    Só para dizer que mesmo a 2.4G (norma n) o sinal é fraquissimo estando longe do router (basta passar uma parede). Nao consigo mais do que 54 mbps numa morma n (tanto router ocmo dispositivo). E mesmo ao pe do router so consigo 65 mbps. Acho este router muito fraquissimo nesnte aspecto comparando com o que tinha da NOS o ZonHub v.3. Neste conseguia 150 mbps na minha sala que tinha que passar 2 divisoes da casa.
    Quanto ao resto….. que dizer, a unica vantagem que tenho neste momento, e mesmo sendo fibra, é que consigo ter 120 canais (nais precisamente 122) nas outras tv’s sem o recurso ao aluguer de uma box, como tinha na NOS, e foi isso que mais me fez mudar.

    Ai se o arrependimento matasse….

    1. Avatar de user xpto
      user xpto

      Tive NOS durante anos, a Vodafone pode não ser muito melhor, mas é melhor. Só para começar, a box não bloqueia a cada 10min, nem é lenta para fazer seja o que for. Agora, uma coisa é certa, nenhum é fantástico como todos anunciam 🙂

  30. Avatar de Luís Rafael
    Luís Rafael

    Já tenho este router… Quanto a cobertura wireless acho que devido a ter 4 interfaces wireless ( 2×2.4 e 2×5 ) sempre ativas acaba por criar conflito tendo um cobertura inferior na banda 2.4Ghz comparativa ao seu antecessor porém tem muitas mais capacidades em termos de tratamento de dados pois tem mais memória e melhor processador o que permite ter uma latência um pouco mais reduzida tanto em wireless como em cabo. Ainda tenho muitos testes a fazer ao router inclusive ter acesso debug PQ pelo que consegui perceber até agora todas as configs que ponho seja por telnet seja na página de config do router passado um dia já foram alteradas para as default e penso que isso seja a MEO a fazer logo tenho de lhes bloquear o acesso como fiz com o router anterior

  31. Avatar de Luís Rafael
    Luís Rafael

    Já tenho este router… Quanto a cobertura wireless acho que devido a ter 4 interfaces wireless ( 2×2.4 e 2×5 ) sempre ativas acaba por criar conflito tendo um cobertura inferior na banda 2.4Ghz comparativa ao seu antecessor porém tem muitas mais capacidades em termos de tratamento de dados pois tem mais memória e melhor processador o que permite ter uma latência um pouco mais reduzida tanto em wireless como em cabo. Ainda tenho muitos testes a fazer ao router inclusive ter acesso debug PQ pelo que consegui perceber até agora todas as configs que ponho seja por telnet seja na página de config do router passado um dia já foram alteradas para as default e penso que isso seja a MEO a fazer logo tenho de lhes bloquear o acesso como fiz com o router anterior

  32. Avatar de tocor71
    tocor71

    Compras o Xiaomi router 3……..por 30€!!!! E é bem melhor do que este lixo……novo???? só se for em cada dos clientes!!!!

    1. Avatar de Luís Rafael
      Luís Rafael

      Sim ao menos tem antenas e não omnidirecionais Internas que não fazem nem metade do trabalho que deviam

    2. Avatar de user xpto
      user xpto

      e ainda consegues que todos os teus dados sejam enviados para os chineses 😀

      1. Avatar de tocor71
        tocor71

        Tens razão…..o router da Vodafone, Meo, Nos e tb as outras marcas são fabricadas aonde?
        Na China, claro…..

        1. Avatar de user xpto
          user xpto

          claro, é tudo igual, só muda a cor e o formato

  33. Avatar de Antonio
    Antonio

    Criei a rede pública para os meus convidados.
    Dei nome é password. Dei permissão para tudo em AVANÇADAS.
    Acontece que os equipamentos não se ligam. Ou ligsm-se 3 segundos e desligam. O que se passará??

  34. Avatar de JJ
    JJ

    Por acaso, já tenho estes router.
    E ao fim de um mês de utilização, a única coisa que reparei é que por vezes o wifi fica instável. Entretanto já mudei o canal da rede, para ver como fica. Mas, ainda tenho de fazer alguns reajustes… como melhorar a localização do router.
    De resto, acho que esta porreiro.
    Outra coisa que reparei, em comparação ao meu Thomson anterior, é o alcance da rede wifi, acho que este tem um alcance mais pequeno. Pelo menos é a ideia que tenho.

    1. Avatar de Alexandre Queiroz
      Alexandre Queiroz

      +1
      Concordo com tudo o que disseste, o alcance é mais pequeno que o do Thomson.
      O meu Wifi também é instável.

  35. Avatar de Tiago Silva
    Tiago Silva

    Xi que grande canhão! Tenho um router com estas características há 3 anos!

  36. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    Mais um fantástico rooter MEO… ah ah.
    Para quando um Rooter a sério? Tipo ASUS RT-AC5300 ( http://www.asus.com/pt/Networking/RT-AC5300/ ) mas com saída para telefones claro e preparados para a IPTV.

  37. Avatar de Rui Diogo
    Rui Diogo

    E como é que se processa esta troca? Parte diretamente da MEO, ou tem que ser o cliente a pedir o novo router?

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Tem de ser o cliente a pedir.

  38. Avatar de michael
    michael

    Esse router está a ter bastante sucesso nas ilhas faroé

  39. Avatar de Miguel Ferreira
    Miguel Ferreira

    já o tenho para resolver alguns problemas que o anterior dava.. mas já verifiquei que mesmo este não +e grande espiga… metendo a passar dados entre 2 dispositivos em 100mbit ele deixa de responder, em giga a wifi entra em pause… por isso, como router até se aguenta razoavelmente bem, mas como SW de GB não presta

  40. Avatar de Carlos Vieira
    Carlos Vieira

    Mas afinal qual é o router que podemos comprar que valha a pena e seja superior a este ?

    1. Avatar de tocor71
      tocor71

      Xiaomi router 3…….30€!!!

  41. Avatar de Alexandre Queiroz
    Alexandre Queiroz

    Eu até gostava deste router, se a 5 metros de distância dele não apanha-se apenas 1/4 da net que apanho se tiver junto a ele.
    Se é super equipamento? Talvez, mas com cabo, o que não se pretende atualmente.

  42. Avatar de Alexandre Queiroz
    Alexandre Queiroz

    Eu até gostava deste router, se a 5 metros de distância dele não apanha-se apenas 1/4 da net que apanho se tiver junto a ele.
    Se é super equipamento? Talvez, mas com cabo, o que não se pretende atualmente.

  43. Avatar de Celso
    Celso

    Pergunta de noob em redes:

    Relativamente ao modo Bridge, pelo que percebi liga-se o ONT ao router MEO (porta WAN) e depois um 2º router à porta LAN 4, correcto?

    No 2º router a ligação é feita na porta WAN, ou numa numa das portas LAN?

    1. Avatar de Luís Rafael
      Luís Rafael

      Na porta wan do 2o router

      1. Avatar de Celso
        Celso

        Obrigado pela reposta.

        Só mais uma questão:

        Após este processo é possivel aceder às configurações do router MEO a partir de um dispositivo ligado à rede do 2º router (seja por cabo ou wifi)? Ou é necessário ligar directamente à porta LAN 4 com um PC?

        As outras portas LAN do router MEO basicamente ficam inutilizadas, certo?

  44. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Boas tenho um Archer C50 e activei o bridge neste e liguei lan 4 a lan 1 do C50 e tenho falhas, paragens de imagem etc. Seria possivel a pplware criar um tutu para os mais leigos tipo eu?!?!? Desde ja o meu agradecimento por existirem

  45. Avatar de VP
    VP

    Mais do mesmo, quem tem ADSL é sempre o entalado, à um ano e meio quando a MEO actualizou as firmwares para dual edge deixou de ser possível ao ADSL fazer bridge, até hoje sem solução.
    Quando finalmente lançam um router novo com possibilidade de briddge, não vai ser aplicado a quem tem ADSL, pior clientes novos ADSL estão a levar com o TG784n pois as instruções é que os routers TG789vac e TG784v3 são apenas para clientes fibra.
    Resumindo à três anos quando aderi ao MEO ADSL deram-me um TG784v3 novo, à duas semanas atrás com mudança de residência resolvi fazer contracto novo e o técnico que foi lá instalar trouxe um TG784n já usado e não me deixaram usar o primeiro router pois tenho que o entregar, porque como é melhor vai para clientes fibra, palavras do tecnico.

  46. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Através do portal de cliente solicitei que me fosse trocado o meu router por este novo modelo. Ligaram-me a dizer que este modelo só é instalado em clientes com fibra com o 1 gibabyte de velocidade, o que é mentira. Sugeriram-me que passa-se a minha ligação para gigabyte e que nesse caso já me colocariam o novo router.
    Como é obvio disse que não.
    Como os pedidos via pagina de cliente ainda são grátis, vão pedindo a troca pode ser que eles percebam a porcaria de routers que colocam nos clientes.

    1. Avatar de Rogério
      Rogério

      Boas, telefonei para o 16200 na 6ª feira, perguntei o que era preciso para ter o novo router como os novos clientes estão a receber, e disse que os motivos eram, ver resolvido os problemas de instabilidade da rede, lags no zapping, e para poder tirar proveito dos equipamentos que tenho e que podem trabalhar na frequência dos 5ghz. passaram-me para o apoio técnico, expliquei tudo novamente.
      Disseram que em até 48 horas avaliariam a situação.
      No sábado à hora do almoço recebi uma chamada, já era o técnico que estava à minha porta, então sem perguntas trocou-me o velho pelo novo. Pela boa disposição dele ainda dei 10€ para o café.

      1. Avatar de Antonio Jose Gomes Almeida
        Antonio Jose Gomes Almeida

        és um felizardo, a mim nem canais em hd tenho e pago canais primium que nao recebo, este fim de semana houve uma avaria tecnica deles e fui o unico clinte que so me resolveram o problema ao fim de 2 dias, enquanto os meus vizinhos ja todos tinham serviça a 2 dias atras…

        1. Avatar de Rogério
          Rogério

          É uma pena não tratarem todos os clientes da mesma forma. No seu caso só posso aconselhar que reclame, seja chato, insistente e caso já não tenha fidelização pondere ameaça-los com a desistência do contrato.

  47. Avatar de Charlie
    Charlie

    Foi-me me instalado um equipamento destes a semana passada, após muita insistência para reformarem o meu velhinho 784. Qual foi o meu espanto quando percebi que (instalado no mesmo local) o alcance dimiuiu drasticamente (2.4Ghz). O meu routerzeco da velha guarda conseguia penetrar 3 paredes (daquelas à antiga) até ao quarto e mesmo com o sinal fraco a ligaçao era estavel. Este “super router” nem passa da 2ª parede… A meu ver os 5Ghz são a unica mais valia confesso.

  48. Avatar de Hugo Rebelo
    Hugo Rebelo

    Trabalho num espaço comercial e instalaram este router a pouco tempo, o dispositivo ate é muito bom mas na zona onde estamos “interior” nao consegue ter resposta, esta vai muitas vezes a baixo, varias vezes por dia. Apenas queria dizer, temos algo muito bom, mas pagamos por algo que nao conseguimos aproveitar

  49. Avatar de Paulo C
    Paulo C

    Caros amigos será q alguém me pode dar uma dica?
    Comprei um repetidor da XIAOMI (Tipo pen usb) que é configurado via telemóvel por wireless, para um familiar que tem este novo router fibra do Meo. Porém não obstante as várias tentativas dava-me sempre time out quando se tentava configurar com o router.
    No entanto, a seguir experimentei-o em minha casa, onde tenho o novo smart router da Vodafone, e autoconfigurou-se num minuto.
    Será algum parametron (tipo canal) no router do Meo q tem de ser modificado?

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Configuracao de segurança.
      Experimenta alterar para WPA, ou WPA2….procura alternar entre as varias opçoes que te aparecem.

      1. Avatar de Paulo C
        Paulo C

        Obrigado, vou experimentar, também já me deram a dica de alterar o canal de auto para 11, que por acaso é o q tenho no da vodafone

      2. Avatar de Paulo C
        Paulo C

        Obrigado amigo e não era que era mesmo isso

  50. Avatar de Luisa
    Luisa

    Boas pessoal, preciso da vossa ajuda.
    Instalei na semana passada fibra meo (tinha adsl) e o técnico deixou apenas 1 telefone fixo ligado ao router, ficando sem sinal nos outros dois que tenho nos quartos. Como é que consigo ligá-los? Já tentei ligar um cabo rj11 na porta 2 voip do router e na tomada da parede para injectar sinal para os outros dois telefones mas não deu nada. Alguém sabe como se faz? ou se ligar à meo eles mandam um técnico resolver o problema sem custos?

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Provavelmente retirou os cabos Rita para poder passar a fibra por dentro da parede para não te esburacar a casa toda nem enchela de cola. Não se pode ter tudo. Arranja outro telefone sem fios igual ao que está na base e assim já podes ter depois. Isto é teoria, depende muito da estrutura da tua casa e da necessidade que ele teve para trabalhar.

      1. Avatar de Paulo C
        Paulo C

        No meu caso passaram a fibra e deixaram os cabos rita, e tiveram de passar a fibra por todas as tomadas de telefone da casa até chegar ao ponto onde queria o router. Ou seja não estragaram nada, e os telefones ficaram todos a funcionar

        1. Avatar de Paulo Rodrigues
          Paulo Rodrigues

          É de louvar… louvar o subempreiteiro da PT e o electricista aquando da construção da habitação.

  51. Avatar de Msoares
    Msoares

    Caros,

    Estou na NOS à uns anos mas estou tentado mudar para a MEO Fibra. Acham que é uma boa opção?
    Acho que a box da NOS está cada vez mais lenta e bloqueia muito e ás vezes perco sinal em alguns canais.
    A MEO dizem que termos internet e box são muito melhores….mas não sei. Na NOS consigo ter os Tvcine de borla e na MEO não, além do cartão do cinema que também dá jeito.

  52. Avatar de Rafael Costa
    Rafael Costa

    Da para abrir portas a jogos? Porque se não der prefiro o antigo router!

  53. Avatar de Luis Caldas
    Luis Caldas

    Por acaso ja alguém configurou este router para passar VPN e protocolo GRe etc etc?

  54. Avatar de Pedro N
    Pedro N

    Tenho uma antena de amplificação do sinal de wifi, mas hoje instalaram-me este router e não tem porta para a antena de amplificação.

    Alguém sabe se existe um acessório para instalar a (Antena TP-LINK TL-ANT2409CL, com base de secretária).

    Obrigado