Redes – Como fazer um cabo Straight-through (directo)?

51 Comentários

Há uns tempos atrás, apresentamos aqui um artigo a ensinar como criar um cabo crossover. Hoje vamos aprender como fazer um cabo directo (também designado de normal ou Straight-through).

Como a maioria das placas dos PC’s já suportam Auto MDI-X (Media Dependent Interface with Crossover – troca automática dos pares de comunicação), não existe a necessidade de produzir um crossover para comunicação entre equipamentos que operam na mesma camada do modelo OSI (ex. PC para PC).

Como estamos em tempo de crise e tudo conta, porque não serem vocês próprios a  construir o vosso próprio cabo e assim pouparem alguns trocos?

straight_000

Para produzir cabos straight-through (cabo que usa o mesmo esquema de pinos em ambos os lados) podemos usar nas extremidades ou a norma: TIA/EIA T568A ou a norma TIA/EIA T568B.

straight

Cenários para usar Crossover ou Straight-through

Crossover

Bem, imagine que tem 2 computadores em casa e pretende  liga-los em rede. Para este efeito vamos usar um cabo cruzado (há actualmente algumas placas a gibabit que já fazem a troca dos pares de fios – MDI-X e dessa forma, podemos usar um cabo Straight-through neste cenário ).

Straight-through

No caso de ter 2 pc’s e por exemplo um Hub ou um Switch pelo meio, então o cabo a usar é um cabo directo ou straight-through .

Como fazer um cabo Straight-through?

Material necessário

Alicate de Cravamento e corte (Preço: ~25€)
image

Fichas RJ45
image

Cabo Cat 6 (Preço: entre os 0,59€/m e 1,20€/m – existe mais caro também)
image

Tendo esta material podemos começar a construir o nosso cabo Straight-through. Vamos a um exemplo mais prático. Imaginem que comprei 10 m de cabo UTP 6. Peguem num xato e descarnem as extremidades +/- 2 cm.

Se pretenderem cravar coma norma T568A, coloquem os fios segundo o esquema abaixo na ficha RJ45 e procedam ao cravamento com o alicate.

straight_A

Se pretenderem cravar coma norma T568B, coloquem os fios segundo o esquema abaixo na ficha RJ45 e procedam ao cravamento com o alicate..

straight_B

Esperamos que este artigo vos seja útil. Num próximo artigo vamos ensinar, para aqueles que ainda não sabem, a ligar dois computadores em rede sem a necessidade de um switch.

Partilhar:
Tags:

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mike
    Mike

    Atenção:
    Só descarnar a manga que cobre a totalidade dos cabos, neste caso de cor branca. Não é necessário descarnar cada um dos 8 fios, uma vez que ao cravar a ficha RJ45, os contactos “rasgam” o material isolante dando continuidade à ligação.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh..descarnar os 8 fios era “dor de cabeça”. Quanto mais adequado for a parte a descarnar, mais perfeito será cabo.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        já é dor de cabeça, simplesmente enfiar todos os fios na ordem correta!!

        1. Avatar de Manoel Pedro de Medeiros Neto
          Manoel Pedro de Medeiros Neto

          Não fiquem espantados, já vi um caso em que o camarada já tinha descascado todos os fios do cabo para depois inserir no conector.

        2. Avatar de Marcos Santos
          Marcos Santos

          Nem por isso, cravei um ainda ontem e foram 5 minutos ou nem isso 😉

  2. Avatar de RUI MARQUES
    RUI MARQUES

    Só uma nota, o preço do cabo UTP está muito cáro!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Atenção que é Cat6, pedi a uma loja essa informação 🙂

      1. Avatar de RUI MARQUES
        RUI MARQUES

        Então posso dizer que essa loja está a ganhar muito dinheiro!

      2. Avatar de cmd
        cmd

        E porque Cat6 e não Cat5?

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Também pode ser Cat5e claro!!!! Mas a esta altura do campeonato, a investir deve ser em Cat6. No manual ITED já nem se fala em Cat5e 🙂

          1. Avatar de cmd
            cmd

            Quais as diferenças?

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Conseguires Gigabit por exemplo!

          3. Avatar de Tiago
            Tiago

            Então já agora, para informação, para uma instalação de telecomunicações já não se podem cravar cabos!

          4. Avatar de 2xtreme
            2xtreme

            Com cat 5e também consegues Gigabit.

          5. Avatar de Tiago
            Tiago

            Sim, com Cat5e consegue-se Gigabit. Há pouco tempo fiz um upgrade à rede da empresa onde trabalho e ficou tudo a Gigabit com cablagem Cat5e. Só foi necessário routers/switch Gigabit e placas de rede Gigabit. Haviam alguns cabos Cat5 já muito antigos (de 2001 pelo menos) mas mesmo esses estão a Gigabit e sem problemas de comunicação.

          6. Avatar de Marcos Santos
            Marcos Santos

            Com o Cat5e também consegues Gbit,a diferença está na frequencia do sinal.
            http://goo.gl/tKNLP

        2. Avatar de Ricardo Trindade
          Ricardo Trindade

          Os cabos de cat6 mantêm a potência do sinal para uma maior distância do que os cat5. É essa a diferença fundamental.

  3. Avatar de pph
    pph

    Atenção tambem para não desenrolar os pares mais do que 1cm aprox, sob pena de o cabo não funcionar.

  4. Avatar de hm
    hm

    Apenas uma nota, os esquemas de ordem dos fios servem para situações em que as pontas ficam algo afastadas ou em que poderá haver mais do que um cabo podendo causar confusão em saber qual das pontas pertença a cada cabo, pois não há necessidade da ordem ser exactamente alguma dessas, bastando que ambas as pontas sejam iguais independentemente da ordem das cores (num cross-over já não é bem assim) 🙂
    Mas claro, convém ter tudo direitinho e organizado e usando estas normas evitamos ir espreitar a outra ponta se precisarmos de cravar de novo uma das fichas.

    Cumps

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Claro, mas as normas existem para ser seguidas 🙂

      1. Avatar de lumitoro
        lumitoro

        Sem dúvida. Tive uma grande dor de cabeça a explicar aos colegas de casa, na universidade, que os cabos eram todos iguais, que as cores serviam para não nos enganarmos nos esquemas, mas como um gajo que sabia só a norma e não a lógica da coisa disse que tava mal, trocou os cabos todos e no fim o problema era do router. Moral da história, para a próxima sigo o standard e poupo uma dor de cabeça 😀

    2. Avatar de Pedro Casalinho
      Pedro Casalinho

      Não sei se isto é totalmente verdade… A maneira como os cabos são entrelaçados não me parece que seja aleatória, e por isso mesmo tens de seguir os códigos de cores à risca.
      UTP – Unshielded Twisted Pair
      STP – Shielded Twisted Pair
      Nota no twisted, os Srº Engenheiros lá sabem como evitar interferências e campos magnéticos manhosos conforme a “trança” que se faz

  5. Avatar de Tavares
    Tavares

    Uso sempre a norma B. Quais as diferenças entre as 2 normas ??

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Por norma usa-se a B. Diferenças não há nenhumas, é preciso é ter em atenção qual a norma cravada na tomada quando criamos um chicote.

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Não entendi essa explicação.

        Seja lá qual for a norma que se cria um chicote (vulgo patch), o resultado será sempre o mesmo no final, esteja a tomada feita da maneira que estiver.
        A única diferença que existe é apenas nas cores dos condutores.
        Se repararem, a forma física da construção da ficha é a mesma.

        Mas se eu estiver enganado, tenho a humildade necessária de deixar que mo ensinem.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          @redin, referia-me a norma cravada na tomada e a norma cravada no patch panel.

      2. Avatar de Marcos Santos
        Marcos Santos

        @Redin, muitos diziam que as cores são colocadas assim, por causa das cores usadas na electricidade e pelos electricistas, que são mais fáceis para depois fazerem o tratamento de um cabo 😉

    2. Avatar de cassio_fd
      cassio_fd

      pelo q sei, nenhuma diferença

    3. Avatar de Marcos Santos
      Marcos Santos

      No caso dos directos, norma A ou B funciona igual, as cores é só para te coordenares, porque por teres cores diferentes, o fio que está dentro faz todo o mesmo trabalho 😉

      Se tiveres norma A na parede e conectares um B vai-te funcionar igual ao teres B-B ou A-A, é só por dizer que o trabalho foi ou não bem feito, nada mais lol

      Por ser castanho primeiro ou azul primeiro, não vai diferenciar em nada, até podes meter as cores que mais gostas em primeiro e fazer do outro lado igual que funciona na mesma 😉

    4. Avatar de bigkax
      bigkax

      A diferença são as cores. Uma coisa que notei foi que sportinguistas prefere a A e Benfiquistas a B.

  6. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    Fiz muitos no meu estágio de 12º ano 😉

  7. Avatar de Joao
    Joao

    25€ dá para comprar meia duzia de alicates

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Manda vir :), Queres que te dê a morada, tenho por aqui bastantes interessado. Alicates bons!!

    2. Avatar de cassio_fd
      cassio_fd

      Aqui no Brasil, um bem vagabundo custa R$40, jah cheguei a pagar R$100,00 num alicate…

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Atenção que os alicates baratos não funcionam bem ! digo te que por experiência dar 12 euros num alicate é deitar dinheiro fora que depois não crava !!! ou se dá dinheiro mais a sério e compras um alicate a sério ou é deitar dinheiro fora ! fica o aviso e se tiverem dúvidas peçam para experimentar na loja antes de o trazer.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        sem duvida, concordo plenamente até pk ja me aconteçeu, mais vale gastar 30ou40€ num em condiçoes du k ir aos chinokas hj, i voltas lá amanha para dar com o alicate na cabeça du chinoka, pk akilo ja nao crava!! 🙂

        1. Avatar de Blackbit
          Blackbit

          Não crava ou partiu-se! 🙂

  8. Avatar de LMSS
    LMSS

    Dá trabalho construir-los mais vale comprar já feitos pois os preços até não vão muito por ai além comparado com a uns anos atrás 🙂
    De ínicio quando tive de os construir e saber as cores por ordem e tudo mais foi uma carga de trabalho.

    1. Avatar de Diarreia mental
      Diarreia mental

      Certo, mas não arranjas em lado nenhum um cabo cat5e com 3 cm (para ligar a ONT ao router), ou se arranjas, tens de ir aos confins de “Narnia”. Mais vale fazer e não ter “carradas” de cabo pendurado….

      1. Avatar de Melga
        Melga

        Atenção que também há NORMAS a ter em conta para s DISTANCIAS a aplicar nos cabos de REDE sob pena de perda de sinal (NORMA essa que já existia nos anteriores (julgo BNC))
        Pois se teem pares twisted PAIR with shielded e pares UnShieled twisted por alguma razão será, se tivermos em conta o alongamento do cabo e a robustez deste será para manter a condutividade e proteção dos cabos no seu interior e seus vizinhos cabos (uma das questões muito ignorada é a MASSA/Malha envolvente que tem muita importaâcia na fieldade da sua função, claro que deveremos ter em conta o tipo de cabo com as fichas a aplicar) Se for colocar Cat5 ou Cat6 com Malha e as fichas forem vulgares a MASSA fica ligada ao Orvar*…. , e passa a haver uma perda. Mas se a ficha tiver qualidade e tiver onde ligar e fazer MASSA fica tudo impecável (Já nos anteriores cabos nós mediamos sempre e havia terminais para fechar e ampliar sinal na cablagem. Ou seja não haver perda de sinal).

  9. Avatar de Fil
    Fil

    Hmm eu li aqui pessoal que, caso n respeitassem a norma pelo menos que cumprissem a mesma ordem das cores dos fios usadas em cada ficha. Ora isto é obvio, o que já n é obvio é dizer que o cabo vai ter o mesmo comportamento. Os fios estão entrelaçados entre si de uma forma especifica para evitar o contagio de ondas electromágneticas exteriores. Se isso se nota numa comunicação?Sim, se tiveres um cabo para CAT5,cravado com uma das normas para um Link 1Gbps, e comparares com um cabo caseiro sem respeitar nenhuma norma, irás observar quebras de velocidade.

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      Exactamente, este pessoal poêm-se a cravar fichas á toa nem respeitam o código de cores… é que não sei se ja repararam no entrelaçamento dos fios são completamente diferentes uns dos outros. é que se não respeitarem a norma B, experimentem fazer um cabito á toa e estendam-no por 100metros a ver se não vão ter montes de falhas de comunicação. Ás vezes vejo com cada cabo de uns artistas que até me assusto com as combinações de cores que escolhem :S fdx nao inventem.

  10. Avatar de Miguel Augusto
    Miguel Augusto

    O cabo de rede até não tá nada caro (pelo menos no cítio onde eu compro as minhas bobines elas tão a 0.32€/metro o cat6) o que me foi um bocado mais caro foi o alicate (28€), descarnador (17€) e a maquina de testar cabos (15€).

    1. Avatar de Jorge Alves
      Jorge Alves

      a minha” maquina para testar cabos” só custou 6800€ com promoção e o alicate que uso custou 640€ ejá foi á 6 anos, as cores dos cabos são para respeitar porque tem a ver com a forma como os cabos interagem com as interferências electromagnéticas,

      nos USA utilizam o codigo A enquanto na Europa é mais vulgar usar-mos o codigo B, ambos são standard, e desde que não se misturem não tem grande problema,
      Jorge

  11. Avatar de José Carlos Reis
    José Carlos Reis

    Ainda sobre o alicate adequirir, a maoria das vezes não compensa. Pois o que se poupa em euros, vamos perder em tempo, a resolver um problema de comunicação, que no final é o alicate que não crava bem.
    Muitos alicates cravam bem no inicio, mas passados uns tempos falham. Eu tenho um desde 1997, utilizou com regularidade e nunca falhou, no entanto não foi barato.

  12. Avatar de Diarreia mental
    Diarreia mental

    Aproveito para fazer aqui um pequeno reparo. Nas imagens onde se descreve quais os pares para fazer o cabo (as imagens de baixo), note-se que é preciso inverter a ficha, ou seja, na imagem de cima, temos as cores ordenadas da esquerda para a direita com a patilha para baixo, e nas imagens de baixo, temos as cores ordenadas da mesma maneira, com a patilha também para baixo, MAS visto de frente.

    Se rodarem a imagem de cima para a ficha ficar na posição das imagens de baixo, vão ver que a ordem das cores está invertida.

  13. Avatar de QualquerUm
    QualquerUm

    Nunca fiz nenhum cao para estas aplicações…
    Mas segundo li algures, os pares são torcidos com passos diferentes uns dos outros para evitar interferências e acoplamentos entre eles.
    Em princípio, quanto mais altas as frequências em jogo, mais crítica é a questão.
    Portanto, não devem ser trocados os pares, porque não é indiferente usar um ou outro, como já li noutro comentário anterior.
    Falei bem?

    1. Avatar de Fil
      Fil

      Falas-te, tal como tentei dizer acima :p

  14. Avatar de Jose Lindo
    Jose Lindo

    Mesmo respeitando as cores, já tive uma situação em que a 70 Metros não conseguia Link.
    O problema estava na trança dos cabos.
    os pares tinham pouca trança, provocando uma quebra elevada de sinal.

    Apartir do momento de troca do cabo por outro de melhor qualidade, o problema simplesmente desapareceu.

  15. Avatar de Victor C
    Victor C

    Este o artigo sobre Cabos de Rede mais esclarecedor. Obrigado!

  16. Avatar de Ary
    Ary

    Boa tarde.
    Gostaria de saber de que forma devo cravar o cabo de rede na tomada que se encontra numa sala e de que forma devo cravar o mesmo cabo no patch panel? Tem que ser cruzado ou directo?
    Saliento que para ligar o computador depois uso cabos normais, comprados no AKI por exemplo.

    Cumprimentos.