CloudShark – o Sniffer Wireshark na Web

9 Comentários

Nos últimos tempos, tenho participado em alguns eventos no âmbito da apresentação de novos produtos por parte de grandes empresas (Cisco, HP..), a virtualização e os serviços na cloud são as palavras de ordem.

Actualmente já são muitas as empresas que apostam na cloud e existem cada vez mais serviços. O que vos trago hoje é um bom exemplo disso, o CloudShark.

cloudshark_01

A ideia do CloudShark consiste basicamente em disponibilizar na web a informação captada pelo sniffer Wireshark.

Para tal, basta termos instalado no nosso PC o Wireshark, efectuar uma captura de tráfego, guardar num ficheiro e posteriormente partilhar essa informação na web.

O ficheiro captado no wireshark pode ser importado para a web através de um simples upload, url ou enviando o mesmo via e-mail para cap@cloudshark.org

Depois de feito o upload, podemos visualizar a informação capturada via wireshark na Web, tendo assim a possibilidade de partilhar a mesma com quem o utilizador pretenda.

cloudshark_00

Para quem pretender ver de imediato o serviço a funcionar, pode aceder ao seguinte exemplo.

Este é sem dúvida um serviço interessante e útil, por exemplo para quem lecciona na área das redes, podendo este ser um bom serviço para partilhar informação com os alunos.

Experimentem, e partilhem os vossos “snifs” connosco.~

Artigos relacionados

Homepage: cloudshark

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    Bom dia,
    será que me podiam dizer qual o “social plugin” que estão a usar em todos os artigos que, inclusivé tem botão para e-mail, impressora, facebook, twitter, etc.

    Cumprimentos,
    filipe

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Obrigadíssimo!
        Cumprimentos e bom fim-de-semana

    1. Avatar de Filipe
  2. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    “(…) partilhem os vossos “snifs” connosco.”
    0000 c2 02 69 49 00 00 c2 01 69 49 00 00 08 00 45 c0
    0010 00 2c c1 1a 00 00 ff 06 e5 ee 0a 00 00 01 0a 00
    :mrgreen:
    Fora de brincadeiras, parece que agora está a passar tudo “para lá para cima” (Cloud)… 😛
    Infelizmente, redes não é comigo, mas parece ser nos interessante.
    Bom trabalho! 😉

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @avlis rotiv
      E eu a pensar que era tu eras o homem dominavas redes 🙂

  3. Avatar de Nelson Carvalho
    Nelson Carvalho

    isso de partilhar os sniffs é muito bonito e tal…
    mas sabiam que uma simples ligação por FTP sem as devidas normas de segurança as passes são lá gravadas?
    sim, mesmo o filezilla, por defeito não usa ligação com TLS (acho que é assim que se chama)
    quem fala em ftp, fala também em Outlook, que só a partir da versão 2007 é que dá prioridade às ligações encriptadas.
    claro que os utilizadores revelam muita informação ao publicar os seus sniffs. estes casos que estou a falar a password vai mesmo como “titulo” do pacote de rede.
    aconselho mesmo a não publicar qualquer tipo de sniff, e a moderação de todos porque isto pode ser uma optima ferramenta para terem as vossas passwords nas mãos de quem não quer.

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    Engraçado!

    Em relação à partilha de sniffs, não é coisa que eu aconselhe, o utilizador mais desatento pode involuntariamente disponibilizar dados sensíveis de navegação (passwords, cookies) assim como informação sobre a sua infraestrutura.

  5. Avatar de DreamWave
    DreamWave

    Sniff e partilhar não ligam mt bem não 😀