Redes: Cabo Cruzado, cabo direto e cabo Invertido! Quais as diferenças?

42 Comentários

Apesar da tecnologia Wi-Fi estar cada vez mais fiável e disponível na maioria dos equipamentos, as ligações por cabo continuam a ser fundamentais até porque na maioria dos cenários as redes Wi-Fi são apenas uma extensão das redes por cabo.

Relativamente ao tipo de cabo, dependendo do tipo de ligação, podemos usar um cabo cruzado, cabo direto ou um cabo Invertido. Saiba qual a diferença entre eles.


Um cabo de rede é constituído por 8 fios, 4 pares, normalmente entrelaçados. O facto de estarem entrelaçados reduz a interferência eletromagnética (crosstalk) entre o par de fios. Cada uma das pontas do cabo tem um conector RJ-45 (ou ISO 8877) macho. Um cabo de rede é categorizado de acordo com a categoria. Atualmente, o que se usa, são cabos UTP Categoria 6 – saber mais aqui.

Cabo direto (Straight-through)

Um cabo direto (também designado de normal ou straight-through) faz uso dos pares 2 e 3. Para produzir cabos straight-through (cabo que usa o mesmo esquema de pinos em ambos os lados) podemos usar nas extremidades a norma TIA/EIA T568A ou a norma TIA/EIA T568B (usualmente esta). Um cabo direto é usado para ligar equipamentos, como por exemplo, PC, servidor, router a um switch, hub ou bridge.

Cabo cruzado (crossover)

Um cabo cruzado (também designado de crossover) é usado para ligações de Hub para Hub, Computador para Computador, Switch para Switch, ou seja, entre equipamentos da mesma camada segundo o modelo OSI. Atualmente, todos os equipamentos Gigabit Ethernet e a maior parte dos novos equipamentos já suportam Auto MDI-X (Media Dependent Interface with Crossover – troca automática dos pares de comunicação), não existindo assim necessidade de fazer um cabo cruzado para comunicação entre equipamentos que operam na mesma camada do modelo OSI (ex. PC para PC).

Os cabos cruzados são finalizados com uma das pontas com o esquema T568A e a outra ponta com esquema T568B (ou seja, são trocados os cabos 1 com o 3 e o 2 com o 6 de uma ficha para a outra), em que cada um deles terá dois pares para transmissão (TX) e dois pares para receção (RX).

Cabo invertido

Um cabo invertido (rolled), tal como o nome sugere, as terminações invertidas, ou seja, o pino 1 de um conetor RJ-45 liga com o pino 8 do outro. O 2 liga ao 7 e o mesmo acontece com os outros. Este tipo de cabo é usado para nos ligarmos, por exemplo, a um router ou switch através da linha de consola.

Esperamos que tenham percebido quando usar cada um dos cabos aqui apresentados. Fazer um cabo cruzado ou direto é relativamente simples, basta que se tenha o equipamento e o material necessário. Num próximo artigo de redes iremos falar de fibras óticas. Não percam!

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BMJ
    BMJ

    Não conhecia o cabo invertido.
    Fico à espera do artigo sobre Fibra Optica, tenho curiosidade sobre como fazer as fichas nestes cabos.

  2. Avatar de Redin
    Redin

    Fiz vários diretos e cruzados, mas invertidos apenas os conhecia com outro nome. Cabo de consola. Vinha sempre um acompanhado do equipamento Cisco.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh, normalmente chamamos o cabo de Rollover

      1. Avatar de Charles
        Charles

        Eu uso cabo de consola diariamente, mas ligado a uma porta série.
        Qual a diferença para este, e como se interliga com o PC?
        Muito obrigado e excelente artigo.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Também sempre lhe chamei cabo de consola.

    3. Avatar de Nine
      Nine

      Já tive de cravar um cabo invertido/consola/rollover para ligar o portal AUX de um router à porta consola de um switch.

      Mas realmente foi um caso isolado

  3. Avatar de João
    João

    Boas a norma do primeiro cabo não deveria ser norma B? Cumps

  4. Avatar de Mc
    Mc

    Expliquem là bem essa do crosstalk que eu não percebi…. Crosstalk entre par ?? e já agora adivinhem porque é que os pares não estão lado a lado tipo 12 34 56 78

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Devido à realimentação que proporciona uma comunicação que limita as perdas. Um cabo flat tal como pretendes referir não permite que se atinjam as mesmas distâncias que os entrelaçados. É quase como se aplica-se um efeito de condensador pelas cargas indutivas.

    2. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      Cada um dos quatro pares têm tranças diferentes entre si. Por exemplo, o par verde teria 50 tranças a cada metro de cabo; o azul teria 75 tranças/metro; o laranja, 100; e o marrom, 125 – números hipotéticos apenas para ilustrar o exemplo.

      Assim, quando a informação é enviada no cabo verde, vai também o sinal inverso no cabo verde/branco. Isso acontece em todos os pares.

      Com os sinais enviados em cada par, teremos uma proteção eletromagnética ao redor de cada par. Como o número de tranças de cada par é diferente dos outros pares, essa proteção eletromagnética evita que o ruído de um par interfira na transmissão de sinais em outro par.

      Existem ainda os cabos blindados que garantem ainda menos ruído entre os pares. Um dos modelos tem um separador em forma de cruz que deixa os pares mais afastados entre si, e ainda pode ter uma camada de “papel alumínio” envolvendo cada par – e até mesmo uma malha de alumínio envolvendo todos os quatro pares. Isso garante melhor qualidade do sinal em cabos próximos a motores elétricos, cabos passados em canaletas junto à rede elétrica, e ainda podem garantir mais alguns metros na distância máxima que se pode utilizar o cabo.

      Além disso existem também conectores blindados que ajudam a atenuar o ruído na ponta dos cabos, que talvez seja a parte mais frágil do sistema.

      1. Avatar de Redin
        Redin

        “Cada um dos quatro pares têm tranças diferentes entre si.”
        Estou com dificuldade em aceitar essa premissa como verdadeira. Trabalhei durante alguns anos a criar rede estruturada e nunca me apercebi dessa diferença que pela “imagem” transmitida pela tua explicação, decerto daria para que um detalhe desses não me escapasse.
        O resto de que falas no teu comentário já é facil de concordar.

        1. Avatar de DOUGLAS FERREIRA
          DOUGLAS FERREIRA

          Veja na imagem como o par verde é bem mais enrolado do que o par marrom.

          https://www.faritel.com.br/produtos/cabo-elet-gigalan-u-utp-23awgx-4p-cat-6-cm-vm

          Esse cabo do link é um Furukawa, uma marca em conceituada no mercado, mas já vi cabos de qualidade bem inferior onde o número de voltas é quase o mesmo nos pares.

          Antigamente não existia um número mínimo de voltas, mas parece que a TIA deixou isso mais claro nos padrões mais modernos.

  5. Avatar de Eu
    Eu

    desculpem a minha ignorância, mas a primeira imagem não está errada?

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Não fui claro, a imagem do cabo direto..

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, essa mesmo. Podes cravar com uma das duas normas: TIA/EIA T568A ou norma TIA/EIA T568B

    2. Avatar de Pedro Pinto

      É de um cabo direto. Mesmo esquema de pinos de um lado e do outro

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Estava a ver na wiki..;)
        costumo usar a norma TIA/EIA T568B.

  6. Avatar de Filipe Coelho
    Filipe Coelho

    Então tendo os novos equipamentos a troca automática é seguro usar sempre cabos diretos?

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Sim geralmente falando sim é.

      Nos dias que correm é raro teres de usar um crossover.

      1. Avatar de Filipe Coelho
        Filipe Coelho

        Obrigado pelo esclarecimento Louro 🙂

  7. Avatar de Marcelo Fares
    Marcelo Fares

    Hj em dia a maioria dos Switches modernos já fazem o chaveamento no momento que vc liga as pontas entre as interfaces dos devices. Costumo sempre usar o 568B sendo ambas ponteiras dos cabos iguais de cada lado.

    1. Avatar de marocas
      marocas

      E agora em português!

  8. Avatar de António Francisco
    António Francisco

    Cabo direto por defeito vem sempre com a norma B apesar de o podermos criar um com a norma A. O rollover Cable tem como designação correta Cabo de consola. Convém saberem os termos e normas corretos… Continuação de bom trabalho pplware.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas António

      Cabo direto podes usar uma das duas normas, ou a norma TIA/EIA T568A ou a norma TIA/EIA T568B (usualmente a norma TIA/EIA T568B…depende como foram cravadas as tomadas…se forem na TIA/EIA T568A aquilo transforma-se num cross).
      Quando à designação, o termo é mesmo rollover…em portugues adaptado…cabo de consola. De referir que há cabos de consola que são diferentes.

      1. Avatar de tiago
        tiago

        Um cabo direito (seja por que norma for) não fica diferente (cross) só porque as tomadas estão cableadas pela norma oposta, isto porque, apesar da cor do cabo mudar, a posição no terminal (numa visão ponta a ponta) mantem-se a mesma. Isso só aconteceria se a cablagem na parede já fosse cross por construção.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          É isso que estou a dizer.

      2. Avatar de Louro
        Louro

        Bem, em mais de 15 anos sempre lhe chamei um console cable.

        Aliás tenho um ainda fechado da Cisco aqui em cima da secretária e na embalagem diz “Console Cable”

  9. Avatar de António Francisco
    António Francisco

    Boas Pedro,
    Se fores comprar um cabo direto a qualquer casa de material informático podes constatar que só se vende com a norma B em ambos os lados pois ficou assim convencionado para as empresas que fazem os respectivos cabos e daí quando se dá formação nesta área se use a imagem da norma B em ambos os lados.
    Em relação ao rollover Cable não se usa o termo invertido em formação mas sim Cabo consola. Continuação de bons tutoriais… Abraços para todos vocês.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      boas Francisco
      Sim, a norma B foi a escolhida. Quanto ao rollover podes sempre chamar rollover console cable 😀 ou apenas rollover ou apenas cabo de consola.

  10. Avatar de António Francisco
    António Francisco

    Pedro inclusive uma boa ferramenta para o pessoal verificar a pinagem quer destes como doutros cabos é o electrodroid o qual indico aos meus alunos para ter esta ferramenta sempre à mão caso queiram fazer um cabo ou um adaptador para outro tipo de cabo…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tchiiii boa dica! Escrevi sobre essa ferramenta há 7 anos !!!! Estou a ficar velho…
      https://pplware.sitedev.pt/smartphones-tablets/android/electrodroid-2-0-electrnica-no-android/

  11. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Hoje em dia o cabo crossover ainda se usa? Com a disponibilidade de hub, router, etc não vejo a sua utilização

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tipo, ligares 2 switchs (dos mais antigos). Os atuais já suportam MDI-X

    2. Avatar de Nine
      Nine

      É bastante utilizado para interligar firewalls, nomeadamente as portas de failover.

  12. Avatar de arc
    arc

    Informações pertinentes, onde o saber não ocupa lugar.

    OFF TOPIC…

    A todos que desejem, acaba de ser lançado o Linux Mint 19 Tara en Cinnamon, Mate e XFCE.

    https://blog.linuxmint.com/?p=3598
    https://blog.linuxmint.com/?p=3597
    https://blog.linuxmint.com/?p=3599

  13. Avatar de Jose
    Jose

    Boa tarde.
    Apenas um pequeno reparo. Esse esquema de cabo cruzado salvo erro apenas funciona para ligações a 100Mb para uma ligação a Gb tem de se cruzar os pares dos pinos 4,5 e 7,8.
    Quanto ao cabo consola os da Cisco têm uma ficha RJ45 numa das pontas e uma DB9 na outra para uma ligação série RS232.
    Esse cabo invertido nem sabia que existia, nem para que serve.

  14. Avatar de antonio
    antonio

    E um cabo de dados normal a terminar em duas fichas, em cada extremidade – uma RJ45 e uma RJ11?
    Há quem não saiba para que serve cada par de fios.
    Querem ligar um segundo router e um telefone ao modem/router (do operador) usando só um cabo de dados. Como fazer:

    – O par 1: azul+azul e branco (o do meio) é o de voz, pode-se separar para ligar só o telefone ao modem/router (com fichas RJ11).
    Ou seja, um cabo de dados tem 8 fios, nas fichas RJ45 ficam apenas 6, e nas RJ11 os dois fios do par 1. Desde que se mantenha a ordem dos fios ao cravar as fichas funciona lindamente.

    PS. Esqueçam a 568A, só se usa a 568B

  15. Avatar de Arcanjo_Gabriel
    Arcanjo_Gabriel

    gostava de entendero o pk de no utilizarem so um tipo.

  16. Avatar de Hugo Oliveira
    Hugo Oliveira

    Bom dia. Peço desculpa por desenterrar o tópico. Ao usar uma união Rj45 fêmea/ fêmea, devo usar crossover ou invertido?
    Isto porque já usei Straight e dá conflito.
    Obrigado

  17. Avatar de Ciria Melissa
    Ciria Melissa

    Oi bom dia, amei tanto o artigo e gostaria de saber qual a importância de se usar redes feitas com cabo?
    Obrigado

    1. Avatar de Vítor M.

      Maior velocidade e maior alcance. São duas principais características únicas neste veículo de condução de sinal.