Backtrack numa Pen-USB…e mais umas dicas

42 Comentários

Ultimamente tenho dedicado algum tempo ao backtrack com especial interesse a algumas ferramentas que esta distribuição de Linux tem associado. Todas as ferramentas podem ser instaladas em outras distribuições no entanto às vezes é complicado devido a algumas dependências/drivers.

Como sou um apaixonado pela tecnologia wireless, o backtrack é uma óptima ferramenta para se aprender mais umas coisas sobre esta tecnologia.

Nesse sentido, nada melhor que ter sempre à mão este tipo de ferramentas e para isso vamos ensinar como colocar numa PEN-USB (1GB chega).

Para tal basta seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Fazer o download do backtrack, versão USB, aqui

Passo 2 – Formatar a Pen-USB

Passo 3 – montar a .iso (Passo 1), por exemplo com o Deamon Tools e copiar as pastas boot e BT3 para a raiz da pen-usb

Passo 4 – Depois de copiadas as pastas, basta e a pasta boot (dentro da pen) e executar o ficheiro bootinst.bat

Passo 5 – Reboot à máquina, e não esquecer de ir à bios mandar fazer boot pela pen-usb

Como viram, é muito simples colocar o backtrack numa PEN USB.

Depois disso podemos fazer alguns testes. De algumas coisas que andei a ler por essa blogosfera fora deixo aqui algumas dicas.

Primeiro as credenciais de acesso ao backtrack são:

bt login: root

password: toor

sshot-3

Em seguida, podemos inicar a versão gráfica do KDE através do comando: startx

sshot-1

Em seguida, abrir uma shell e verificar se a nossa placa wireless foi detectada. Para isso usamos o comando iwconfig

sshot-2 No meu caso detectou uma placa. Ver pela figura o que está associado a wlan0.

Vamos agora colocar a nossa placa em modo de monitorização.

root@bt:~# iwconfig wlan0 mode monitor

root@bt:~# airmon-ng start wlan0

O próximo comando permite-nos saber o que anda a “pairar” no ar. Além de detectar o MAC address dos routers wireless permite ainda saber quem está associado a eles.

root@bt:~# airodump-ng wlan0

airodump-ng

Partilhar:
Tags:

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mmick
    mmick

    Grande post Pedro Pinto, super útil para quem tem a sorte de ver a wireless reconhecida.

    No meu caso com uma Intel 4965 e no da minha namorada (realtek penso) nao foram detectadas. O Backtrack poderia era trazer uma ferramenta automática de sniffing que fosse escolher a rede e no fim apresentasse a chave. Pelos tutoriais tem que se fazer demasiadas coisas por linhas de comandos…

    Mas muito bom mesmo 😀

  2. Avatar de JPedrosa
    JPedrosa

    @mmick,
    e já agora, porque não, o rabinho lavado com água de malvas, não?
    Secalhar até escolhia a rede wireless por ti.

    é por estas e por outras que hoje qualquer pessoa que tenha google acha que é hacaru e crackaru, e um entendido na matéria. Depois quando a ferramenta que usam n está a geito, não sabem fazer nada….nem ver nada, nem os conceitos percebem…

    1. Avatar de Mrodrigues
      Mrodrigues

      Ora muito bem dito…Se fosse como o mmick diz não tinha piada nenhuma hahahhaha….
      Hacarus de google….lol

    2. Avatar de Telmo
      Telmo

      Tens toda a razão! Concordo plenamente.

      Vem cá cada um – querem já agora que o programa adivinhe o que querem fazer por telepatia!

      Arranjam uma distribuição Linux e já pensei que são uns profissionais no sistema! E o Backtrack já traz muitas ferramentas de hacking! Estão agora a pedir coisas que ele faz! Não sabem e depois inventam!

      Isto é um cúmulo! Gostam de se armar – sei de gente que afirma já ter criado programas (vírus) numa linguagem conhecida por inglês!

  3. Avatar de tagravado.com

    muito bom!

    toca a roubar rede em todo o lado 😀

    http://www.tagravado.com

  4. Avatar de eddy
    eddy

    nice..
    Ja tinha tentado criar uma pen USB com o backtrack mas sem sucesso..
    Tenho de experimentar estes passos.
    Obrigado pelo post

    @JPedrosa
    de que vale ser hacker ou cracker se depois nao se sabe escrever na linha de comandos ou num editor de texto…
    “Jeito” é com “j” e nao “g” 😛

    1. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      😛

      tens razão, é o que dá escrever sem olhar 😀

      1. Avatar de AntónioPT
        AntónioPT

        Ah, és um espectáculo e tal…

  5. Avatar de tomania
    tomania

    Afinal qual e a versão ?
    bt3 ou bt4 ?

  6. Avatar de Daniel
    Daniel

    Boas;

    Mais 2 ou 3 comandos e esta roubada a pass wireless xD

    A ultima versao do BackTack é a 4. Mas versao para USB ainda so ha a do BT3

    Abraço

  7. Avatar de Stênio
    Stênio

    Essa ferramenta é muito boa mesmo!!!

  8. Avatar de Dinis F
    Dinis F

    Boas…
    Resposta para mmick.
    Tens o “Kismet” e evitas usar muitas ferramentas.
    Com isso seleccionas a rede que queres e já estás a recolher pacotes.
    Depois é só correr na linha de comandos o comando “aircrack-ng”.
    “http://aircrack-ng.org/doku.php”

    Cumpr.

    DAF

    1. Avatar de mmick
      mmick

      Obrigado Dinis F, é bom ver pessoal que ainda ajuda em vez de catraios como o JPedrosa que só sabem mandar bocas mas naquela cabeça anda areia da grossa LOL. Vou ver se arranjo um PC com wireless compativel com o BT4, os dois PCs que tenho á mao nao sao 🙁

      1. Avatar de JPedrosa
        JPedrosa

        lol
        já disse aqui em outras ocasiões, ajudo quando fazem algo por isso. 😉

        mas nem vou discutir, daria conversa demasiado longa.

        sabes que:
        NO PAINS, NO GAINS.
        If little labour, little are our gains:
        Man’s fortunes are according to his pains.

        – Hesperides 752

  9. Avatar de António Fortunato
    António Fortunato

    keep up the good work !

  10. Avatar de WhiteHat
    WhiteHat

    O post está porreiro. Convém relembrar que o BT tem um monte de ferramentas interessantissimas para além da trivial detecção ou crack chaves em redes wireless; já agora, tal actividade é ilegal ok? :]

  11. Avatar de Manuelito
    Manuelito

    Alguem me sabe dizer se o BT trás alguma ferramenta que permita recuperar dados de um disco externo USB que perdeu toda a informação?
    Cumps.

    1. Avatar de senfios
      senfios

      ola Manuelito eu usso o rstudio funciona muito bem para recuperar dados http://www.data-recovery-software.net/ em qualquer suporte

  12. Avatar de lookez
    lookez

    Se não me engano é com essa distro que podemos usar o Airhack plenamente 😀

  13. Avatar de Dinis F
    Dinis F

    Para Manuelito,

    “Recuva” é freeware
    Funciona perfeitamente, mas lembro que se guardaste no disco, alguma coisa, depois da perda, não consegues recuperar os dados perdidos nesse sector do disco.

    Cumps.
    DAF

    1. Avatar de Manuelito
      Manuelito

      Obrigado Dinis, mas já experimentei o Get Data Back e um software da ontrack e não tenho tido grandes resultados, mas vou experimentar com o recuva para ver se tenho mais sorte.
      É um disco USB de 500GB e ainda não gravei nada por cima, mas acho que o disco tem alguns sectores defeituosos!!!

      Cumps.

  14. Avatar de Manuel Mimoso
    Manuel Mimoso

    Artigo muito interessante…. na linha dos anteriores

    abraço

    MM

  15. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    À uns meses instalei esta distro numa pen para experimentar… como não sabia mexer muito bem nos programas que vinham instalados optei por ficar quietinho antes que desse cabo do pc… quando vou a desinstalar/formatar a pen deu-me uma montanha de erros e a pen ficou inutilizada… já aconteceu isto a mais alguém?

  16. Avatar de Paulo Pinto
    Paulo Pinto

    Boa tarde…. desculpem a santa ignorancia minha…. mas “BT” é sigla de que software… ou melhor qual é o nome correcto desse software??? 🙂

    1. Avatar de PJviana
      PJviana

      BT=backtrack

  17. Avatar de Paulo Pinto
    Paulo Pinto

    loollllll…. im so stupid…..

  18. Avatar de Erich Oliveira
    Erich Oliveira

    Dicas sensacionais como sempre!!!
    tá de parabens!!!!

  19. Avatar de jorge

    Excelente trabalho. Parabéns.

  20. Avatar de Rui
    Rui

    Para quem usa o BT3 USB, pelo que sei ao usarem num EEEPC 1000H devem escolher o modo vesa no inicio e depois escolherem a opção de video numero 6, 800×600.

    P:

  21. Avatar de Miguel Ferreira

    Bem, já testei por várias vezes o BT, coisa que achei é que para live é razoavel, mas pra instalar… bem, aconselho que não testem numa maquina com dados que não queiram perder.
    quanto as incompatibilidades, acontece em todos, mas como é obvio, não é preciso usar uma distribuição especifica para ‘brincar’ com as redes dos vizinhos, um debian ou um ubuntu são bem melhores 😉 basta depois instalar alguns pacotes aircarck(-ng) airodump(ou algo parecido, não me lembro de cor, mas o google continua nosso amigo)

  22. Avatar de Dicii
    Dicii

    Duvida: tenho uma pen de 8Gb onde ja la tenho instalado o ubuntu, posso por o BT e no arranque do bios optar pelo o OS que kero correr?

    1. Avatar de AirCrack

      Não! Ao executar o “bootinst.bat” do BT, altera o boot do ubuntu.
      Respondendo à tua segunda pergunta; Nunca explorei essa opção, e julgo ser possível.

      1. Avatar de Dicii
        Dicii

        Obrigado!

        do pouco que explorei, o BT parece mais atraente que o Ubuntu, por isso devo de optar por ficar com o BT. Continuem com estes excelentes post pplware! 😉

    2. Avatar de rexet
      rexet

      Boas.

      Não sei se posso pôr links desta forma, mas para quem queira vários OS a correr de uma pen sem ter que de os alternar:
      http://dicasdopedrodias.blogspot.com/2011/02/multisystem-varios-isos-numa-so-pen.html

      Cumps

  23. Avatar de AirCrack

    Este software é muito bom para fazer auditorias à segurança das empresas!

    Faltou dizer um aspecto importante… para tirar o máximo de proveito do BT (principalmente o aircrack-ng suite), é necessário que as placas wireless (neste caso o chipset) permitam injectar pacotes. Alguns casos passam por alterar os drivers de instalação.

    http://www,aircrack-ng-org/doku.php?id=compatibility_drivers

  24. Avatar de hacktheplanet
    hacktheplanet

    Concordo que em vez de ficar perdendo tempo em quebrar as criptografias das chaves alheias devemos entender os conceitos e compartilhar o conhecimento. É claro que de vez em quando é interessante crackear uma chave ou outra, mas o q mata é aquele cara que só sabe ficar nessa. Mas aew alguém sabe quais são as placas que funcionam bem no Backtrack em modo RFMON? Eu uso a Atheros e funciona legal, mas é sempre bom ter algumas opções.

  25. Avatar de WebCracker
    WebCracker

    Boas

    Ao inicializar o backtrack 3 numa pen, não sei se vos ocorre um problema do tipo:
    “FATAL ERROR:
    No Screens Found”

    Não sei se me podem ajudar, mas se conseguirem explicar seria mt bom.

    Tb já tentei iniciar o bt4 pela pen e instala sem problemas mas ao verificar na shell se reconhece a minha placa de wireless com o comando “iwconfig”, ele não reconhece. Como a minha placa wireless é a 4965 da intel e como é sabido ocorre problemas de compatibilidade com essa placa, eu procurei pela net e encontrei k da para contornar esse problema, mas não entendi la mt bem. Caso alguem já tenha conhecimento sobre isto, se não importasse poderia postar como consegui contornar o problema.

    Pedro Pinto mt bom post, 5*.Continua assim.obrigado!

  26. Avatar de rogerio
    rogerio

    Pessoal fiz o passo a passo mais o meu esta parando na mensagem a baixo.

    kiijubg for data directory.
    e a luz do cd-rom fica piscando o que pode ser, sendo que eu coloquei para dar boot pelo USB e desabilitei tudo do cd-rom

  27. Avatar de Jk
    Jk

    http://www.infosecramblings.com/backtrack/backtrack-4-usbpersistent-changesnessus/

    Neste site estão os passos para criar um Backtrack4 USB Boot Persistent. Deste modo, cada vez que reiniciarem, todas as alterações que fizeram ou programas que instalaram, serão guardados.

    PS: Para todos aqueles q se acham Hackarus melhores do que os do Google: Deviam tentar ensinar os cachopos novos, e não manda-los procurar. Se vieram até aqui, foi porque andavam a procurar e afinal só encontram Hackers “Grandes” (que não usam Google (Deve ser verdade)), e que se revelam mais inuteis que o Google (são os Hackers Grandes Inuteis)

    SHARE YOUR KNOW HOW – Someone has shared with you

  28. Avatar de SRD
    SRD

    Preciso de uma preciosa ajuda! o backtrack não encontra interface, tenho uma Intel® PRO/Wireless 3945ABG. Já tentei de tudo e nada!

    Aguardo respostas!