Aceda e configure routers e switchs Cisco verdadeiros

15 Comentários

Como já referi em outros artigos, a minha actividade profissional está ligada ao mundo das redes e nesse sentido gosto de realizar e testar os mais diversos cenários de rede. No Pplware já apresentamos aqui algumas soluções, como é o caso do GNS3  e Csco L2/L3 IOU Rack, que permite implementar e configurar uma infra-estrutura de rede no nosso computador.

E se pretendermos testar essa configuração em equipamentos empresariais verdadeiros?

cisco_00

Quem pretender colocar em prática as suas configurações de rede em equipamentos verdadeiros, hoje o Pplware dá a conhecer dois laboratórios gratuitos, com equipamentos Cisco, e disponíveis a qualquer utilizador. Vamos conhecer o laboratório de rede Packet Life Community Lab.

Lab Packetlife

O Lab do PacketLife está disponível através de marcação online e é provavelmente um dos mais completos laboratórios de rede online. Para utilizar o laboratório, o utilizador deverá proceder a um registo (ver aqui) e posteriormente proceder á respectiva reserva (ver aqui).

Para aceder ao laboratório remotamente, o utilizador deverá aceder via Telnet ou SSH aos equipamentos, usando para isso o Putty ou outra ferramenta para o mesmo efeito. As informações sobre as ligações SSH ou Telnet aos equipamentos, pode ser consultadas aqui.

lab_packetlife

Equipamento disponível no laboratório:

O laboratório encontra-se dividido em vários blocos, de modo a permitir que múltiplos utilizadores acedam a parte do laboratório comunitário. Os utilizadores pode reservar um bloco ou então todos os blocos.

Bloco A

Bloco B

Bloco C

Topologia Ethernet

ethernet_topology_00

Topologia de ligações Serial

serial_topology

Pessoalmente gosto bastante deste projecto e sou um utilizador assíduo do mesmo. Para quem não tem a disponibilidade financeira de ter todo este “arsenal” de equipamentos, aqui está uma boa solução, pelo menos para colocar em prática configurações e avaliar equipamentos. Quanto a nós, resta-nos aguardar pelo vosso feedback relativamente a este projecto.

Homepage: PacketLife LAb

Partilhar:
Tags:

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rfas
    rfas

    Brutal. Isto é óptimo para quem estuda CCNA e afins!

  2. Avatar de Gonçalo Manuel Nunes Lampreia
    Gonçalo Manuel Nunes Lampreia

    Alguém conhece um software de monotorização de rede para o windows xp?

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      bleh , dava-me jeito que tivessem um 6500 só para matar saudades 🙂

      Abc

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Monitorização em que sentido? A partir do windows monitorizares a tua rede?
      Se for isso, o melhor dos melhores é o Nagios
      https://pplware.sitedev.pt/networking/nagios-%E2%80%93-monitorizacao-open-source/

      1. Avatar de Gonçalo Manuel Nunes Lampreia
        Gonçalo Manuel Nunes Lampreia

        Obrigadão é mesmo isso.

        Cumprimentos

  3. Avatar de Pedro Leal
    Pedro Leal

    Muito bom 🙂
    Felizmente na minha escola temos um laboratório de redes com montes de equipamentos Cisco (e ainda alguns Enterasys) 🙂

  4. Avatar de Rui Felicio
    Rui Felicio

    Muito Obrigado pelas dicas Pedro Pinto!
    Estando a preparar me por (auto estudo) para o CCNA, e futuramente para o CCNP (via presencial) este Lab Packetlife irá dar certamente muito jeito 🙂
    Obrigado
    Cumprimentos
    Rui Felioio

  5. Avatar de Marco Vital
    Marco Vital

    Grande topologia em estrela.

    Aconselho quem gosta de redes usar hp ou cisco, seja nas réguas como no core.

    Pedro tb podias meter aí software para configurar a rede?

    Parabéns pelo trabalho

  6. Avatar de Fernando Fernandes

    Boa dia,

    Necessito de uma informação, eu em 2006/2007 conclui um ccna(1,2,3,4) mas desde então nunca mais “peguei” em coisas semelhantes ao cisco.

    Necessito de uma “grande” actualização pois com o tempo já esqueci-me de muita coisa, é possível faz actualização dos conteúdos novos?! Existe descontos para um “upgrade” ?!

    Cumprimentos

    1. Avatar de João
      João

      A certificação CCNA tem um prazo de 3 anos, pela data que referes, já expirou e apenas com a recertificação é possivel voltar a ter o CCNA e continuar o percurso de certificações da Cisco que existem actualmente, quanto a descontos ou preços, eu pessoalmente tiro apenas os exames, mas se estiveres interessado em cursos, as escolas mais conhecidas serão a Rumos ou a Galileu, de qq forma, depende de onde moras, poderás ter outro tipo de escolas diferentes.
      Abraço

      1. Avatar de Rui Felicio
        Rui Felicio

        Sr. João fez por acaso o CCNP apenas por exame?
        Abraço

  7. Avatar de João
    João

    Sr Rui Felicio, sim, tenho o CCNP e tirei apenas os exames para o efeito, 3 neste caso.

    1. Avatar de Rui Felicio
      Rui Felicio

      Sr. João muito obrigado pela resposta! 🙂
      Abraço

  8. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Eu já tive redes na universidade só que fiquei com pouca coisa de conhecimento como vou começar a estudar e a fazer o curso CISCO CCNA Partner não academia podem me ajudar qual o melhor metodo de estudo? :S

    Pf estou um bocado perdido após as primeiras aulas de CISCO e não sei muito inglês :S

    Cumprimentos