5G: Vodafone Portugal interpõe providência cautelar contra novas regras

21 Comentários

Em Portugal não está fácil a disponibilização do 5G para fins comerciais! O leilão do 5G continua a decorrer e hoje será o dia 180 (de leilão). De acordo com informações recentes, a Vodafone Portugal interpôs uma providência cautelar contra a entrada em vigor das novas regras do leilão 5G, considerando a eliminação de incrementos de 1% e 3% “ostensivamente ilegal”.

O que mais falta acontecer a todo o procedimento para que o 5G seja uma realidade?



Leilão do 5G já dura há mais de 8 meses

As novas regras para acelerar o leilão de 5G, que dura há mais de oito meses, entraram hoje em vigor e inibem a utilização dos incrementos de 1% e 3%, determinando que as operadoras licitem com aumentos mínimos de 5%.

Na passada sexta-feira, a Vodafone Portugal interpôs uma providência cautelar contra a entrada em vigor destas novas regras. Segundo o que foi referido…

A mudança de regras recentemente aprovada pela Anacom [Autoridade Nacional de Comunicações] de eliminar a utilização de incrementos de 1% e 3% é ostensivamente ilegal e redunda numa violação dos princípios que são traves-mestras dos procedimentos de seleção concorrencial, pois terá impacto na execução do leilão e, consequentemente, terá repercussões no resultado final

Não restando qualquer alternativa senão recorrer a quem compete velar pelo respeito da lei, a Vodafone apresentou uma providência cautelar para determinar a suspensão da eficácia desta modificação, estando neste momento a aguardar a decisão do tribunal

5G: Vodafone Portugal interpõe providência cautelar contra regras

Na sexta-feira, as propostas dos operadores no leilão totalizaram 371,4 milhões de euros, no 179.º dia de licitação principal. Na União Europeia, Portugal e a Lituânia continuam a ser os únicos países sem ofertas comerciais de 5G.

De relembrar que a licitação principal inclui os operadores Altice Portugal (Meo), Nos, Vodafone Portugal, Nowo (Másmovil) e também a Dense Air, e visa a atribuição de direitos de utilização de frequências nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz.

 

 

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Benedito Clair
    Benedito Clair

    No mínimo é estranha a resistência dos operadores em terminar o leilão. Desde a MEO que começou por dizer que o 5G não era preciso até a estas manobras que só servem para atrasar o processo. Vá-se lá saber.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    E continua a piada dos operadores tugas que queriam comprar as licenças a preço de amigos como no passado, mas desta vez a ANACOM quer as coisas direitas e dar vez a outras empresas, logo os 3 grandes operadores estão a fazer de tudo para o governo demitir o presidente da ANACOM.

    1. Avatar de AJ
      AJ

      com sorte, o presidente da ANACOM tem as costas quentes como o Cabrita.

    2. Avatar de Miguel Ferreira Pinto
      Miguel Ferreira Pinto

      Ainda não percebeste que o que eles pagarem a mais vais acabar tu a pagar na factura pois não?

      1. Avatar de Watcher
        Watcher

        Entendo o seu argumento, mas custa-me a querer que mesmo que as bandas fossem a custo zero os preços do 5G não fossem estupidamente caros.

        Vejam a diferença de preços/largura de banda na Vodafone Itália por exemplo.

        Vejam se faz sentido essa diferença

        1. Avatar de Alberto Carola
          Alberto Carola

          Em Portugal desde sempre pagámos das comunicações na Europa, com clara cartelização entre operadores. É como dizia o outro: “Ai aguenta, aguenta…”

      2. Avatar de Manuel Costa
        Manuel Costa

        Das 17 frequências a leilão, só 2 tem mais do que 1 operadora interessadas nelas… Por isso, é que os leilões chegaram a subir 1 euro, quando a oferta já era de 102 milhões de euros para a frequência.
        Em 2011, o leilão “igual” demorou 18 dias. Sendo que só 4 frequências passaram do 5 dia de leilão, porque as operadoras apresentaram a sua proposta e colocaram o valor na mesa. Entretanto, foi encontrado um acordo entre a Zon-Optimus e a PT, para não licitarem 3 das frequências, obtendo preços inferiores. Foram multas de 93 milhões de euros… daí a vingança actual com todas as operadoras a oferecer para todas as frequências.

      3. Avatar de PML
        PML

        No passado (3G) não houve leilão. A Anacom disse que haveria preços mais baixos de forma a garantir melhores preços ao utilizador final. A verdade é que isso não aconteceu. Acham que uma Vodafone vai fazer mais barato em Portugal do que noutro país só porque cá pagou menos pela licença? Isto só ocorreia se houvesse concorrência a sério, mas os preços das telecomuncações parecem aqueles das diversas gasolineiras em Portugal…

    3. Avatar de Jone
      Jone

      O meu amigo informe-se antes de dizer disparates, já estamos com preços mais caros que grande parte dos paises da europa.

  3. Avatar de paulo
    paulo

    eles é que deviam pagar uma parte durante o servico activo para o cidadao que vai estar exposto a radiocao a antena!

    1. Avatar de Alberto Carola
      Alberto Carola

      E cuidado também com a radiação solar, causa cancro

  4. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Acabou-se a mama, agora choram.
    Fizessem o mesmo com a EDP e as suas rendas e o país explodia.

  5. Avatar de Watcher
    Watcher

    Cada vez concordo mais com a ANACOM, um leilão não deixa de ser um leilão, ou seja enquanto houver licitações, melhor para quem vende.

    Também entendo que as operadoras queiram pagar o menos possível mas se querem sempre licitar à base do mínimo, é normal que as coisas demorem.

    Eu começo a achar que as operadoras estão a engonhar isto de propósito e criar agitação social à volta do tema para haver pressão na ANACOM para acabar o leilão mais cedo e as operadoras ficarem com o espectro a preço de saldo.

    Tendo em conta a diferença de serviço entre o que é oferecido cá e no estrangeiro, não tenho pena nenhuma das operadoras, se nos tratassem melhor e com preços justos podia ser que ficasse do lado delas.

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      As operadoras estão a ver os péssimos resultados dos EUA, Inglaterra e França, onde, mais de, 7 em cada 10 clientes, voltaram para tarifários 4G, por não terem utilidade para o 5G e ficar mais barato usar 4G.
      A MEO tem quase 100 antenas 5G guardadas e não as coloca, mesmo porque não está interessada, pois tem estado a comprar antenas 3G, à Altice França, que estão a ser montadas em vários pontos do país. A NOS tem umas dúzias e não as montou ainda. A Vodafone montou meia dúzia e parou. Daí que não se interessam…
      Quanto mais tempo o leilão decorrer, mais as operadoras se podem queixar e dizer que não é culpa delas.

      1. Avatar de luis baker
        luis baker

        Na França? Desculpe mas voce nao sabe o que deve estar a falar ou esta a falar da grande operadora ORANGE que e mais cara do mercado a free todos os clientes passaram para a rede 5g sem custos 😉 fora que a operadora com maior cobertura ate ao final do ano deve chegar a 90% de cobertura

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Se não passassem para 5G sem custos é que seria muuuuito estranho…

      2. Avatar de Jone
        Jone

        Ó Ti Manel antenas 3G ahahah
        Já existem dezenas de estações 5G instaladas pelo pais fora.

  6. Avatar de Loltrue
    Loltrue

    A ANAC que carregue neles, eles (Operadoras) que vão para o caralh*!

  7. Avatar de JL
    JL

    E quando a novela 5G chegar ao fim, vamos ter nova novela 6G. Portugal no seu melhor.

  8. Avatar de RatazanaDoPunjab
    RatazanaDoPunjab

    Quando isto chegar ao fim vão ter que fazer outro leilão novamente, mas para o 10 G…

  9. Avatar de João
    João

    Por mais que se odeie as operadoras o que a ANACOM está a fazer neste processo desde o início é vergonhoso.
    Desde a atribuição do software do leilão, a regras do mesmo notoriamente mal elaboradas até ao ponto de alterar regras a meio de concursos desta natureza é uma vergonha absoluta. Sem esquecer que ofereceu uma subvenção a novos operadores à custa das existentes.

    Quem tem de assegurar os procedimentos é a ANACOM. Os operadores fazem o que lhes compete dentro das regras.

    Mais uma.vez o regulador tem zero interesse em proteger o consumidor preocupando-se antes em andar em guerrinhas de treta com os operadores.