5G e aviões! O que está a acontecer e porque se fala nisto?

25 Comentários

Um dos temas que tem vindo a ser notícia nos últimos tempos está relacionado com o 5G e com os aviões. Mas afinal o que é que uma tecnologia de comunicação tem a ver com os aviões? Fácil, a frequência utilizada pelo 5G que também é usada pelos aviões, mais concretamente nos altímetros e isso pode causar interferências.

A “boa” notícia é que aparentemente este não será um problema em Portugal e na Europa. Saiba porquê!

5G e aviões! O que está a acontecer e porque se fala nisto?


5G: radio-altímetros funcionam nas gamas de frequências de 4,2 e 4,4 GHz

Tal como já informamos, os operadoras de 5G vão atrasar a expansão do serviço por possíveis interferências na aviação. Tal acontece nos Estados Unidos, pois os chefes da Boeing e da Airbus alertaram que o 5G poderá ter um impacto muito negativo na indústria da aviação. Mas porquê?

Nos Estados Unidos, as redes de quinta geração operam na faixa entre 3,7 GHz e 3,98 GHz. Esta gama de frequências é muito próxima da que é usada pelos radio-altímetros nos Estados Unidos que é entre 4,2 e 4,4 GHz.

Em Portugal e na Europa, são usadas, entre outras, frequências na faixa dos 3,6 GHz, entre 3,4 e 3,8 GHz.

5G e aviões! O que está a acontecer e porque se fala nisto?

Em declarações ao ECO, a ANAC refere que, “de facto”, a proximidade de frequências usadas pelo 5G e pelos aviões “se traduz, do ponto de vista teórico, num risco acrescido para que ocorram interferências, dado o modo de funcionamento de um sistema de rádio-altímetro”. Este instrumento emite um sinal a partir do avião e analisa “o sinal refletido no solo para calcular a distância ao mesmo”. Se a medição ocorrer perto de estações 5G, as leituras de altimetria poderão ser “erradas”, gerando perigo na aterragem.

A ANAC refere que a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) “já desenvolveu um estudo e concluiu que não há interferência das redes europeias 5G nos radio-altímetros, tendo publicado um SIB [Boletim de Informação de Segurança] dirigido aos operadores com Certificado de Operador Aéreo autorizados a voar para os EUA”. Entre esses operadores está a companhia aérea nacional TAP, revela a autoridade.

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pivete bom
    Pivete bom

    E verdade que o 5g interfere também com vacinas pois mrna tem frequencias de onda com a mesma amplitude das redes mmwaves. Ja agora para os mais curiosos sugiro que leiam a roda de tesla e antonio volta que explica bem como as ondas dos smartphones podem acordar genes de vacinas mrna. Quem não acredita tenho um primo que nasceu sobredotado e chegou ate a enfermeiro e garante que mrma e 5g estao ligados por ondas espaciais de amplitudes quanticas modernas com base na proposta de einsten

      1. Avatar de Tiago Ferreira
        Tiago Ferreira

        Pedro Pinto aqui aparece com cada cromo que em cada comentário é um tiro no escuro loooolll

      2. Avatar de G
        G

        Ele estava a ser sarcastico…

    1. Avatar de Artemus
      Artemus

      Alguém consegue fazer-me a tradução, sff?

      1. Avatar de palhacada
        palhacada

        Se fores a lerolero.com todas as frases traduzem o comentário do Pivete bom

      2. Avatar de André R.
        André R.

        Há alguma coisa pra traduzir? Normalmente traduz-se uma língua, aquilo é uma mistura de gases quânticos gerados por células intestinais…

    2. Avatar de Zezinho
      Zezinho

      Fonte: Confia

      Pivete diz ai fontes de onde tiraste estas informações.

    3. Avatar de RPG
      RPG

      Começo é a considerar seriamente a hipótese de afetar os neurónios de alguns.

    4. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Põe tabaco nisso!! Fumares isso sem tabaco está a queimar-te a massa cinzenta.

    5. Avatar de Luís
      Luís

      Primo sobredotado… Deixei de ler

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Deve ser o Kid Bengala…
        Dizem que a dar injecções e a inocular era dos melhores…

    6. Avatar de Paco
      Paco

      Ma’friend, tens de meter mais tabaco nisso !!!

    7. Avatar de PML
      PML

      Mais do que isso. Segundo consta, o 5G pode ser usado para terapia quântica e para curas holísticas remotas. Há um guru que vive no Tibete que consegue fazer estes tratamentos usando as energias vitais planetárias e refrometeria magnética simples para curar qualquer tipo de doença ou mau olhado espiritual 😀

    8. Avatar de Adeus
      Adeus

      Se estás a falar a sério, vai procurar um médico. fico realmente preocupado com o decréscimo da saúde mental que se tem notado nas pessoas.

    9. Avatar de albino negro
      albino negro

      Ja pensaste ir ao caça ao comico? tens jeito pa

    10. Avatar de Miguel
      Miguel

      É como o meu primo, que agora consegue acender lampadas com a testa, basta aproximar!

    11. Avatar de Ide num barquinho
      Ide num barquinho

      Bem Pivete, realmente as ondas interferiram com o teu QI, deixando-te com valores inferiores ao do burro (peço desculpa ao animal).

  2. Avatar de Jumper
    Jumper

    Com esta já ganhei o dia…
    De tanto me rir caí da cadeira, bati com a cabeça na mesa e ganhei um grande galo.
    Isto do 5G tem muito que se lhe diga…

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Eu quase vi o S. Pedro de tanto RIR!!

    2. Avatar de Blackbit
  3. Avatar de Zed
    Zed

    Onde andam os maluquinhos que viram um vídeo no YouTube de um especialista censurado pelos media?

  4. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    o que mais me espanta é a possibilidade de com facilidade se poder interferir com o funcionamento de um avião… isto do 5g pelos vistos só aumentou a questão da facilidade…

  5. Avatar de Renato
    Renato

    Caros amigos, apesar do pivete estar a Trollar, a verdade é que há muitas alminhas que tem essa opinião, com teorias tão rebuscadas que até me causam espanto devido ao tempo e esforço que colocaram na sua “pesquisa”!!! Só pode ser tempo livre a mais!!! 🙂