4 dicas para ver o que passa na sua rede

18 Comentários

Ao longo dos anos, fomos apresentando no Pplware as várias versões e respectivas novidades do sniffer mais popular para redes informáticas, o Wireshark.

Esta ferramenta permite a captação, em tempo real, de pacotes de dados e apresenta essa informação num formato legível para os utilizadores. Hoje reunimos aqui 4 dicas para que possam usar melhor o Wireshark e saber o que passa na vossa rede.

sniffer


Para que é que eu preciso de um sniffer?

Para muitos, é uma poderosa ferramenta de trabalho, para outros é aquela ferramenta capaz de capturar umas passwords na rede (em plain text de preferência), alguns dados confidenciais, decifrar chaves de rede, etc, etc, se esses dados não são encriptados antes de serem enviados pela rede… maravilha… passam em “claro” na rede, perceptíveis por qualquer utilizador. Quanto ao Wireshark (antigo Ethereal), para mim é simplesmente o melhor sniffer grátis!!!. O Wireshark permite analisar os pacotes recebidos e transmitidos por qualquer interface de rede, sendo possível aplicar vários tipos filtros.

 

Dica 1 – Usar Filtros

Tal como nome sugere, os filtros permitem seleccionar, de um conjunto de informação, aquilo que pretendemos. Podemos filtrar por protocolo, por endereço de rede, por porta, por endereço MAC, etc, etc.

wireshark_04

 

Dica 2 – Como detectar tráfego “abusivo”?

Um dos maiores inimigos de qualquer administrador de sistemas é o tráfego abusivo que deriva de torrents, streaming de dados, downloads ilegais, etc. Apesar de existirem várias ferramentas que permitem “controlar” o tráfego abusivo, o Wireshark também poderá dar uma ajuda.

De referir que o wireshark só consegue monitorizar e trafego unicast, broadcast e multicast no caso de estarmos ligados via switch (ver mais aqui).

wireshark_05

 

Dica 3 – Hierarquia de Protocolos

Além da informação anterior, podemos ainda saber as estatísticas de utilização de um dado protocolo. Para isso, vamos a Statistics > Protocolo Hierarchy

wireshark_06

 

Dica 4 – Esquema de cores nas linhas

Quando um utilizador vê pela primeira vez o funcionamento do wireshark, questionar-se-á qual o significado das cores no output. De uma forma geral e por omissão, as linhas a :

  • Verde – significa tráfego TCP
  • Azul escuro – Tráfego DNS
  • Azul claro – Tráfego UDP
  • Preto – Segmentos TCP com problema

wireshark_07

E são estas algumas das dicas que podem desde já experimentar no poderoso Wireshark. Se têm problemas na vossa rede, especialmente na rede sem fios lá de casa, partilhem connosco pois podemos tentar ajudar a descobrir e a solucionar o problema. Já agora, o novo wireshark traz várias funcionalidades para avaliar redes e protocolos associados ao wireless (vamos explorar em novos artigos).

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RC1
    RC1

    fantastico artigo, parabens!

  2. Avatar de Jose
    Jose

    Excelente artigo, parabéns.

    Muito interessante este tema.

    Podia fazer um artigo por cada dica, principalmente esses dois primeiros.

  3. Avatar de joao
    joao

    Bom dia,
    Uma questao. O wire só monitoriza o trafego que entra e sai da minha placa de rede certo?
    Ou monitoriza todo o trafego que anda na rede, como por exemplo quem ta a usar torrent´s na rede, ou o trafego de um pc para outro na rede,sem ser o meu?
    Obrigado

    1. Avatar de Manuel Azul
      Manuel Azul

      Sim monitoriza a placa de rede, mas também apanha tudo que for “broadcasted”.
      Protocolos que usem o broadcast, também aparecem no wireshark.
      No caso do computador monitorizado ser um router, pode monitorizar comunicações que não são para o próprio (as que tem de passar por ele).

    2. Avatar de Andrey Oliveira
      Andrey Oliveira

      Bom, primeiramente é preciso saber que o Wireshark não é uma ferramenta de monitoramente de rede, é um capturador e analisador de pacote.

      Pra responder tua pergunta depende de onde você está executando ele.

      Se estiver executando na sua máquina vai capturar somente o tráfego de origem/destino da sua máquina.

      Se estiver executando num computador que funcione como gateway da rede, você captura o tráfego de todo mundo.

      Porém se o teu swtich permitir monitoramento, você pode configurar ele para espelhar todo o tráfego que passe por ele para a sua máquina. Aí nesse caso, à partir da sua máquina, você pode visualizar o que está acontecento em todos os dispositivos que estão conectados nele.

      Nesse caso, é mais recomendável o uso do NETFLOW.

    3. Avatar de int3
      int3

      Para ver quem usa torrents tinhas que monitorizar um ponto de acesso físico do todo o tráfego: Switch central por exemplo. No switch podes, se der, configurar port mirror e ligar na porta mirror ao teu PC e com o wireshark vês tudo incluindo tráfego de todos os computadores.
      Se estiver “na ponta” não consegues ver esse tráfego obviamente senão seria uma grande vulnerabilidade….

    4. Avatar de joao
      joao

      Ok Obrigado pelos esclarecimentos

  4. Avatar de Marco
    Marco

    vcs não deveriam mostrar estas coisas, depois o pessoal começa a utilizar https, e a cifrar os emails.

    1. Avatar de int3
      int3

      Wi-Fi públicos <3 adoro.

    2. Avatar de Lucas
      Lucas

      A internet toda devia ser https.

  5. Avatar de Edgar
    Edgar

    Boas,
    Façam um tutorial para o Fidller4
    🙂

  6. Avatar de mirkud
  7. Avatar de skylle
    skylle

    O wireshark é imenso, mas o que gosto mais é poder adicionar as bases de dados da GeoIP e exportar as ligações para captura.kml (Google Earth File)..

  8. Avatar de Redin
    Redin

    Para seguir…

  9. Avatar de Abel Coelho
    Abel Coelho

    Capturar passwords que sigam pela rede em plain text? Honestamente nunca procurei por elas, mas ainda há sw que as envie em aberto? 😮

    1. Avatar de skylle
      skylle

      Se a aplicação nao encriptar os dados consegues escutar em texto todos os pedidos/envios.
      Isso é explicado pela organização do Modelo OSI, se as camadas superiores (AES,MD5…SSL/TLS) nao encriptarem as proximas camadas apenas as transportam.
      Como a WIRESHARK trabalha nas camadas 3 e 4 apanha as mensagens, se precisares descodifica-las teras que inserir as chaves nas opções da Wireshark (IPv4/IPv6).

  10. Avatar de Dimitri
    Dimitri

    Passei a utilizar o Windows 10 Firewall Control. Não passa nada.
    http://www.sphinx-soft.com/Vista/order.html

    1. Avatar de Mazola
      Mazola

      Excepto o tráfego da Microsoft que a Microsoft não quer que tu vejas. (os relatórios de utilização do windows 10 por ex.)