MEO: Como configurar um router alternativo com OpenWRT (2)

75 Comentários

Muitos são os leitores que nos questionam sobre a possibilidade de trocar os routers dos operadores por outros capazes de assumir tais funções.

No passado já ensinamos aqui como configurar um segundo router para gerir a ligação à internet, através do operador MEO, e no inicio da semana mostramos como configurar um router alternativo com OpenWRT.

Hoje vamos mostrar a configuração total, com a qual é possível ter todos os serviços a funcionar corretamente.

TP_00


Tendo já configurado o Switch da forma mencionada na parte 1, bem como a ligação à internet (WAN), temos agora de configurar um interface para acesso à TV e Telefone.

Para isso vamos novamente ao menu das Interfaces e criamos uma nova Interface preenchendo conforme mostra a imagem seguinte:

meo_009

O nome da interface pode ser qualquer um, o protocolo de ligação deverá ser DHCP Client, e a interface físico deverá corresponder à VLAN 12, no caso da imagem, o eth0.12.

Após a criação da interface, devemos aceder ao separador Advanced Settings e definir os parametros da seguinte forma:

meo_010

Nota: Ter em especial atenção, adicionar a gateway metric de 10, o Vendor Class com o texto “2WHPL” e garantir que as duas checkboxs em cima (mostradas com setas na imagem) estão selecionadas.

De seguida vamos às Firewall Settings e criamos uma nova zona de firewall chamada “IPTV“.

meo_011

Note-se que na imagem já aparece uma zona de firewall denominada de IPTV mas isso é porque já temos o nosso router configurado. Devem  preencher o campo assinalado, seleccioná-lo e depois fazer Save & Apply.

Vamos agora ao ecrã das configurações da Firewall (Menu Networking -> Firewall), e procedemos à sua configuração da seguinte forma:

Meo_012

Os Forwardings ainda não vão estar como na imagem, mas a ideia a reter é que a zona wan e IPTV têm de ter o Masquerading activo, e a WAN com o MSS clamping.

Alteradas as configurações, vamos agora editar a zona lan para ficar com os Forwardings da seguinte forma:

Meo_013

Activem o forward nas zonas de IPTV e WAN e depois é só fazer Save & Apply

Ainda nas definições de Firewall, vamos editar agora as Traffic Rules. O OpenWRT já vem com algumas regras pré-definidas configuradas e não é necessário proceder a qualquer alteração nessas regras.

Vamos ter, no entanto, que adicionar 3 novas regras relativas ao tráfego:

meo_014

Para adicionar estas 3 regras, vamos então a uma zona mais em baixo que diz “New forward rule:” e preenchemos o nome da regra (no caso da imagem em cima “IPTV1”, “IPTV2” e “IPTV3”), selecciona-se como source a zona IPTV e como Destination a lan:

Meo_015

Quando clicarem em Add & Edit irá-vos aparecer um quadro mais completo com informação a preencher.

É necessário editar a parte que diz “Source Address“. A caixa que aparece para preencher o campo vem já pré-preenchida com uma lista de endereços que o router conhece, mas nós vamos escolher a última opção (– custom –) e preencher com os seguintes valores:

  • 10.173.0.0/16
  • 194.65.46.0/23
  • 213.13.16.0/20

As redes definidas terá de ser aplicada uma regra. Assim é  só repetir o processo 3 vezes para cada um dos endereços de redes . No final, deverão ter as 3 regras criadas tal como se mostra na imagem acima da anterior.
Vamos agora adicionar umas rotas estáticas para obrigar um certo tipo de tráfego a sair pelo interface da IPTV, isto porque para aceder à TV e ao telefone, o MEO utilizada a sua rede privada (interface IPTV) não permitindo acessos de outros sitios. Para isso vamos ao menu Network -> Static Routes.

Nesta interface vamos adicionar 3 linhas preenchendo da forma como mostra na imagem que se segue:

Meo_016

Mais uma vez podem verificar que são os mesmos endereços que foram preenchidos lá em cima. Não esquecer de fazer Save & Apply!

Agora o passo final, e felizmente, o único que é preciso mexer num terminal. Vamos precisar de instalar um software chamado IGMPProxy. Isto pode ser feito ainda no interface web do router no menu System -> Software, e instalando a partir daí, ou através do terminal usando o comando:

opkg install igmpproxy

De seguida, editamos o ficheiro /etc/config/igmpproxy e devem colocar a seguinte informação:


config phyint
option network IPTV
option direction upstream
list altnet 194.65.46.0/23
list altnet 10.173.0.0/16
list altnet 213.13.16.0/20
config phyint
option network lan
option direction downstream
list whitelist 232.0.0.0/8

Basicamente o que esta configuração faz é dizer ao IGMPProxy para pegar em todos os pedidos multicast que tenham com source a rede LAN e fazer forward para o interface de IPTV, bem como o caminho contrário, mas apenas nos endereços em cima mencionados (que são os usados pelo stream da MEO). Se repararem vão ver que são exactamente os mesmos endereços que configurámos anteriormente na Firewall. Só nos resta agora dizer ao router que o IGMPProxy é para arrancar sempre que se faça restart ao router:

 
/etc/init.d/igmpproxy enable

E pronto, depois de realizados com sucesso os passos anteriores, têm o router com OpenWRT 100% configurado para funcionar com o MEO sem necessitarem de qualquer equipamento do ISP. Para os mais atentos, a configuração do telefone vai ficar para outro post, mas com esta configuração o telefone fixo também funciona.

Por Carlos Silva para PPLWARE.COM

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo
    Diogo

    Seria interessante e mais fácil para os Noobs se disponibilizassem um backup da configuração para download, onde depois só se teria que alterar as partes que são únicas por utilizador.

    Mesmo assim, bom artigo!

    1. Avatar de Carlos Silva

      Posso fazer isso no post original…..

      1. Avatar de Miguel Costa
        Miguel Costa

        Sempre disponibilizaste o backup? O router MEO morreu mas o meu OpenWRT não tem Luci, precisava mesmo dos ficheiro das configurações em modo texto 🙁

  2. Avatar de André Cruz
    André Cruz

    É um tópico muito bom e do interesse de muitas pessoas.

    Gostava de encontrar era um tópico semelhante, para poder substituir o router da Vodafone (fibra).

    Continuem com o excelente trabalho 🙂

  3. Avatar de Carlos Silva

    Só deixar aqui um alerta que entretanto detectei com a versão que uso do OpenWRT.

    O IGMPProxy por alguma razão estranha não arranca no inicio do router (quando é reiniciado). Os sintomas que se fazem notar é a TV em directo só funciona durante 10-15s após mudar para qualquer canal. O que há a fazer é iniciar o serviço manualmente (via WEB ou SSH/Telnet).

    Mais uma vez, isso é configuração para dual-edge e não single-edge.

    1. Avatar de KitKat
      KitKat

      Carlos, continuo a não perceber porque é que não referem que esta configuração é para dual-edge e não para single-edge.

    2. Avatar de Carlos Duarte
      Carlos Duarte

      Boas, desculpa estar a postar um pouco “off-topic”, mas como pareces perceber do assunto e tem a ver com o que falaste, podes-me ajudar neste post sff? 🙂 http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=21118
      Obrigado

  4. Avatar de Emiliano
    Emiliano

    Muito bom. Apesar de usar muito o OpenWrt noutros contextos, de momento não serve para mim porque não tenho Meo.
    Mas fico contente porque já reparei que desde há muitos anos atrás, que se procurava uma solução para poder substituir os routers originais, e nunca tinha visto uma solução definitiva e aqui está ela!

  5. Avatar de Caramelo
    Caramelo

    Muito bom. Obrigado e bom fim de semana 🙂

  6. Avatar de Guilherme

    Continuamos a ter internet na porta que vai ligar à BOX?

    No meu caso tenho o router numa caixa ited que depois ligar a um switch na sala onde se liga a BOX e outro equipamentos.

    1. Avatar de Carlos Silva

      Sim, nesta configuração pode-se ligar a box ou outro equipamento em qualquer porta.

  7. Avatar de Pedro Jorge
    Pedro Jorge

    Muito bom tutorial , isto funciona para ADSL também ? E com router Mikrotik , isso e que é …

    1. Avatar de Carlos Silva

      A configuração é ligeiramente diferente apenas na configuração das VLANs (que não existem em ADSL). Mas o restante é igual…

      1. Avatar de Nuno Jorge
        Nuno Jorge

        No que toca a ADSL single edge as regras de firewall e as rotas estaticas podem ser aplicadas ? E o IGMP proxy.
        Eu consigo ligar um Draytek Vigo 2820 e colocar tudo a funcionar. Estou a ter um problema relacionado com a passagem da box de unicast para multicast a box tem tv durante uns 5 segundos, sempre que se troca de canal volta a ter imagem, não estando neste caso a mesma a ligar Dslam em multicast.
        Acha que seguindo estas configs das rotas e do proxy igmp a coisa possa funcionar ?
        Ou consegue sugerir-me alguma alternativa?
        Cumprimentos e obrigado pelo tutorial !!

        1. Avatar de Marcio
          Marcio

          Conseguiste colocar o draytek a funcionar a 100%? Eu tenho um draytek e estou com alguns problemas na configuração

          1. Avatar de Flávio Silva
            Flávio Silva

            Eu tenho um draytek 100% funcional. Se quiseres posso ajudar Tenho meo iptv single edge.

          2. Avatar de Flávio Silva
            Flávio Silva

            O que precisas de saber? tebs meo iptv single edge ou dual edge ?

          3. Avatar de Flávio Silva
            Flávio Silva

            O que precisas de saber?

          4. Avatar de Flávio Silva
            Flávio Silva

            tens a internet lenta ?

        2. Avatar de Flávio Silva
          Flávio Silva

          Eu tenho um draytek 100% funcional. Se quiseres posso ajudar Tenho meo iptv single edge.

        3. Avatar de Flávio Silva
          Flávio Silva

          Eu tenho um draytek 100% funcional. Se quiseres posso ajudar Tenho meo iptv single edge.

          1. Avatar de Márcio Gouveia
            Márcio Gouveia

            Boas! Bom ano!

            Se não for pedir muito… gostava de ajuda sim!

          2. Avatar de Tiago
            Tiago

            Boas eu estou a tentar configurar um archer c7 com firmware LEDE, em single edge meo és capaz de me dar uma ajuda com algumas configurações?

      2. Avatar de Flávio Silva
        Flávio Silva

        Bom dia. Julgo que a minha instalaçõa já é dual-edge. O tutorial serve na mesma ? O meu router já obtem o username e password automaticamente.

      3. Avatar de Flávio Silva
        Flávio Silva

        Boa noite.
        Podes explicar como configuro ?

  8. Avatar de transcendez
    transcendez

    Esta configuração irá funcionar adoptando a PT unicamente single edge? Ou esta configuração já prevê essa “inovação”?

    1. Avatar de Carlos Silva

      Nesta configuração não. Esta é mesmo só para dual-edge. Single edge será diferente, mas como não tenho como testar não consigo ajudar :-/

  9. Avatar de Manuel Gamelas
    Manuel Gamelas

    Boa tarde,

    e uma coisa do género para configurar com o operador NOS.
    Existe? Será possível?

    Isso é que era e então com um Router MIKROTIK, espetáculo.

    1. Avatar de Carlos Silva

      Teoricamente será possível, mas sem ter uma ligação para tentar configurar é complicado ajudar :-/

      1. Avatar de Manuel Gamelas
        Manuel Gamelas

        Obrigado

  10. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Mas para usar um telefone tem de se usar um router com ficha para telefone, certo?

    1. Avatar de Carlos Silva

      Ou isso ou um adaptardor VoIP. Em casa tenho o Linksys PAP2T.

      1. Avatar de interessado
        interessado

        E como saber a password do voip meo que não é fornecida pelos instaladores para se configurar o serviço em outro router?

        1. Avatar de Carlos Silva

          Vou colocar no post original um howto.

  11. Avatar de KitKat
    KitKat

    Alerto que esta configuração é para dual-edge e em breve todos os acessos MEO serão migrados para single-edge. Depois não se admirem, se ficarem sem nada.

  12. Avatar de JBC
    JBC

    Esta questão é um pouco off-topic, mas de certa maneira está relacionada:

    Se configurar uma porta do modem da ZON Fibra em bridge e lhe ligar um router dual-band (ac), conseguirei utilizar a largura de banda de wifi desse router a 100%?

    1. Avatar de TiagoDM
      TiagoDM

      n sou especialista mas penso que sim… claro que depende da velocidade de internet contratada e também se o router da ZON tem porta gigabit caso a velocidade da internet contratada seja >=100Mb… caso sim, nem é preciso fazer bridge… fica o router da zon a gerir a internet e basta ligar o ac a uma porta do da zon e desativar o DHCP do router com ac. A partir daí o router ac funciona como um switch, mas com a particularidade de poder transmitir wifi com ac. Caso pretenda que o router com ac gira a internet, então é melhor seguir os passos apresentados acima para substituir um pelo outro. Em casa tenho um asus que o faz (não tão bem como neste tutorial, tenho uma porta dedicada à box….), mas funciona bem.

  13. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Alguém sabe dizer se é possível ver os canais do Meo ” da nossa rede ” através do vlc ?

  14. Avatar de Bob
    Bob

    É de mim, ou com a alteração obrigatória (sem escolha do cliente), de dual-edge para single edge, isto é completamente obsoleto em pouco tempo?

    É que a minha instalação já foi “migrada” sem pedir, e deu cabo de tudo, até descobrir que tinha alterado para single-edge.

    Será útil para quem ainda não migrou 🙂

  15. Avatar de Carlos Duarte
    Carlos Duarte

    Viva, parece-me ser um bom tutorial 🙂 Gostava que houvesse um parecido (extender Wi-Fi c/ outro router), mas para a Vodafone, porque estou a ter este problema: http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=21118
    Se alguém pudesse ajudar, agradecia 🙂
    Obrigado,
    Cumps

  16. Avatar de Paulo
    Paulo

    Boas,
    Alguém conseguiu montar esta instalação a funcionar na Vodafone. As configurações são iguais?
    Obrigado

    Cumprimentos

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Boas,
      Isto (em tempos), dava na MEO. Depois alteraram algumas coisas, e já não dá.

      Quanto a dar na Vodafone, é melhor ires ao fórum, e pesquisar. Ou até perguntar por lá.

      Cumprimentos

  17. Avatar de Padrinho
    Padrinho

    Bom dia, na meo disseram-me que neste momento já não podem fornecer a pass, apenas o user as****@3p.sapo.pt por o login ser feito de outra forma. Pareceu-me perceber que tinha algo a ver com o registo do router deles com o user em questão e com o IP onde seria instalado (não percebi muito bem)… alguém me sabe dizer se se mantém este tutorial mesmo sem a pass ou se neste momento é inútil dado que o login pelo que eles dizem é feito doutra forma?

  18. Avatar de Vitor
    Vitor

    Ja fez algo parecido com a Vivo Fibra TV ?

  19. Avatar de paulo
    paulo

    viva.
    caros partilho informação que pode ser muito útil.
    acabei com o Thompson da treta do meo. substituí por um fritzbox 7270 e ficou impec.
    ainda inporta dizer que a minha linha meo já está em single edge ou seja nao tenho user nem pass para o acesso.
    net e iptv a funcionar impec. Obrigado

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Obrigado pelo update!
      Eu não voltei a testar com um Router comum, mas a antiga solução de manter o VOIP e VLAN da box no Thomson já servia bastante bem.
      Mas é sempre bom saber que esse equipamento é uma opção já testada por alguém 🙂

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Mas usaste este tutorial ?como passaste a parte só usar e da pass

    3. Avatar de ECO
      ECO

      boas, podias ajudar na configuração de um fritz? alteraste o firmware?

  20. Avatar de Padrinho
    Padrinho

    Como é que vocês têm acesso aos dados para fazer o login? Eu telefono para lá e ninguém me passa essas informações…

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Padrinho,
      A que login te referes? Do router Thomson?

  21. Avatar de Padrinho
    Padrinho

    Sim, o user e a pass de login no server da meo para poder abolir o thompson e usar apenar o router asus

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Desde que mudou para Single-Edge, deixou de pedir.

      Mas talvez o Paulo posso dar mais informação.
      Eu não voltei a testar.

  22. Avatar de jp
    jp

    “irá-vos”
    ahahahahahahahahahah

  23. Avatar de Flávio Silva
    Flávio Silva

    Gostaria de um tutorial para meo cobre. Obrigado

  24. Avatar de Flávio SIlva
    Flávio SIlva

    Será que ninguém me consegue ajudar ?

  25. Avatar de Flávio Silva
    Flávio Silva

    Bom dia.
    Para single edge, alguma solução ?

  26. Avatar de Bob
    Bob

    É melhor pedir ajuda no fórum do que em posts.
    Talvez ajudem mais rápido e melhor.

    1. Avatar de Flávio Silva
      Flávio Silva

      ninguém me responde

      1. Avatar de Bob
        Bob

        Boas,
        No meu caso tenho fibra. Mas tenho isto para testar, dado que o meu router é um Asus com este firmware disponivel:
        https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Firmware-oficial-Asus-Beta-pr%C3%A9-configurado-para-os-servi%C3%A7os-Meo/td-p/70783

        Ainda não testei, mas dizem que funciona na última página. Mas será a minha próxima tentativa.

        Mas, também fica a dica do fórum da Meo. Pode ser que tenhas mais sorte 🙂

  27. Avatar de Nuno
    Nuno

    Por acaso há algum tutorial onde mostre a instalação do IGMPProxy?
    Como é que o OpenWrt vais buscar o IGMPProxy, usando o browser? Tenho de ligar a WAN do meu AC1750 a uma porta LAN do atual router?

  28. Avatar de Flávio Silva
    Flávio Silva

    Boa noite.
    O meu sistema Meo faz atenticação automatcamente. Não sei qual é o nome dado a isso se é single edge ou dual edge.
    Gostaria se possível de uma configuração para isso .
    Obrigado

  29. Avatar de Flávio SIlva
    Flávio SIlva

    Boa noite.
    O meu sistema é single edge(meo iptv). Alguém pode ajudar ?

  30. Avatar de Flávio Silva
    Flávio Silva

    Já consegui or o meo iptv funcionar. Apenas temos que alterar as vlan’s.

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Ainda bem.
      Já agora, partilhar para quais, para quem tiver o mesmo sistema e estiver com a mesma dúvida 🙂

  31. Avatar de Flávio Silva
    Flávio Silva

    Preciso de ajuda para conigurar wr841n iptv meo. Alguém disponível ?

  32. Avatar de pardaluxo
    pardaluxo

    Boas pessoal. Também estou com um pequeno problema e creio que alguém me vai dar um dica. Tenho um Draytek 2820Vn , já meio configurado . Ou seja, tenho net, e wireless a funcionar bem e IPTV quando abro un canal, fica uns segundos e congela, mudo para outro e o mesmo. Será que tem que ver com a configuraçao de alguma VLAN , melhor poderá fazer-se uma VLAN para a NET e outra para IPTV?
    A minha ideia era parar o Thomson784G , mas de todo mesmo assim não posso, pois fico pendurado no VOIP, pois por enquanto , ainda não há soluçao.
    Logo como deixar o o Thomson só com telefone e o Draytek com net e tv?

    1. Avatar de Flávio Silva
      Flávio Silva

      Em applications/igmp ativa o igmpproxy e o igmpsnopping

  33. Avatar de Flávio Silva
    Flávio Silva

    Em applications ativa o igmpproxy e o igmpsnopping

  34. Avatar de pardaluxo
    pardaluxo

    Obrigado FS, mas acho que isso já tenho estas duas opçoes activas . Li algo sobra VLAN , alago assim:
    – Podem activar a bridge para as portas 2 a 4
    – Podem configurar uma vlan para a navegação e outra para a IPTV.

    Também ainda não vi no router , mas amanhã vejo tudo.

    Tens algo como isto configurado? ou sabes como fazê-lo?

    1. Avatar de Flávio Silva
      Flávio Silva

      tenho meo iptv single edge configurado, sem vlan’s configuradas. Pois não sei quais são as vlan’s a atribuir.

  35. Avatar de pardaluxo
    pardaluxo

    Sim também tenho assim, aliás com o single edge que a Meo já tem implementado , sobretudo na fibra, não precisa autenticação . Ao mudar o ONT para o draytek atribui logo o IP. Só que no meu caso depois o draytek , no IPTV, abre o canal uns segundos e congela. Terei que arranjar uma soluçao com um swich, pelo meio e em vez de ficar só com aparelho ligado, irei ficar com 3 !!!!!!!!!

  36. Avatar de pardaluxo
    pardaluxo

    Flávio , tinha perdido esta informaçao e já vi tanta coisa sobre o tema que depois no dia a seguir não consegui encontrar. Só para dizer que fiz umas pequenas alteraçoes, como desligar tudo e passar os cabos, para o draytek . Depois na TV tive que alterar o IP para a gama do draytek e o gateway.Depois ligar o ONT e o draytek . E aparentemente tudo iria funcionar, o resto internet , Wirelesse e outras configurações tudo a funcionar bem, excepto que depois de 15 / 20 segundos bem, a imagem congela. E neste estou com o Thomson.
    A minha questão agora tem ver se será a alteraçao que tens aqui da alteraçao das Vlan´’ , é que soluciona a questão. Ainda não vi como está no meu draytek. mas de manhã vou liga-lo e ver essa questão.

    Só agora li mais abaixo “tenho meo iptv single edge configurado, sem vlan’s configuradas. Pois não sei quais são as vlan’s a atribuir.”. Mas afinal em cima até publicaste um print das Vlan’s , suponho que seja ou seria a configuraçao para o draytek. Esclarce por favor.

  37. Avatar de pardaluxo
    pardaluxo

    Só para confirmar a algum atrasado que o draytek , já funciona .
    Em applications ativa o igmpproxy e o igmpsnopping, áfinal é só primeiro , com os dois acontece a paragem.

  38. Avatar de Lopes
    Lopes

    Alguem tem estas configurações a bombar num draytek? tiveram de tirar o ont?