Joomla! 1.5.2

19 Comentários

Joomla é um CMS (Content Management System) que permite a construção e gestão de sites e portais. Trata-se de uma solução de código aberto, sem qualquer custo e com uma grande comunidade de utilizadores espalhados pelo Mundo.


O que é um CMS?
Um CMS é um software orientado à web usado para organizar, gerir e facilitar a criação colaborativa de documentos, portais e outros conteúdos.

O Joomla, permite través de uma interface simples, assente nas tecnologias web, a criação e gestão de conteúdos num website. Esta ferramenta foi criada de forma, a que de forma fácil, seja possível a inclusão de novas funcionalidades num website ou portal. Para isso, contribuem os milhares de desenvolvedores em todo o mundo ao criarem módulos e componentes que podem ser adicionados a uma instalação de Joomla.

Para saber um pouco mais leia este artigo da autoria do Helio Wakasugui em Joomla Brasil

Alguns exemplos de Módulos e Componentes:

• Geradores dinâmicos de formulários
• Fluxos de trabalho de empresas e negócios
• Gestão de documentos
• Galerias de Imagem e Multimédia
• Sistemas de Comércio Electrónico
• Fórums e Chats
• Calendários
• Blogs
• Serviços de Directório
• Newsletters
• Gestão de Dados e Relatórios
• Controlo de Banners

Mais exemplos podem ser encontrados em Extensões Joomla

Página do projecto

São muitas as páginas espalhadas pelo Mundo e dedicadas ao Joomla, umas orientam-se mais a uma finalidade ou a outra. mas o melhor sítio para começar é mesmo a página do projecto Joomla


Página do projecto em Português

Tal como acontece para outros Países, em Portugal existe um portal dedicado ao Joomla. É o joomlapt

Aqui pode encontrar tudo o que precisa para começar a trabalhar com este CMS.
O grupo Português é o responsável pela tradução do Joomla em língua portuguesa. Possui um fórum onde os utilizadores podem colocar as sua dúvidas, na zona de downloads podemos sempre descarregar as versões mais actualizadas quer do pacote principal quer das traduções, assim como outro tipo de informação como manuais e outros documentos.

Texto: Carlos Ferreira – eLojas.com.pt
Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows 9x/2k/XP/Vista
Download: Joomla! 1.5.2 [5.34MB]
Homepage: Joomla
Homepage: Joomla PT

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LemoN

    Estou a pensar em mudar o meu site Postnuke para Joomla. Alguém alguma vez fez isso? Alguém sabe como fazer?

    Não precisaria de “portar” grande coisa, mas pelo menos os artigos (notícias) uma vez que ainda são bastantes e um-a-um leva uma eternidade a fazer.

    Se alguém puder ajudar… agradeço.

  2. Avatar de Miguel Jeri

    Ainda bem que começam a acompanhar as versões do Joomla! Usa-se e recomenda-se… e é software livre 😉

  3. Avatar de RicardoKRIPTON
    RicardoKRIPTON

    trabalho em Joomla quase diariamente!!
    é sem dúvida o melhor CMS existente… muito bom mesmo!
    ja para não falar em toda a vasta gama de componentes, módulos e temas que existem para ele!!!

    Ao experimentarem isto, aconselho também a experimentar a galeria multimédia “Exposé4” e o “Flipping Book”!!

    Cumps

  4. Avatar de KaiserSoze
    KaiserSoze

    eu uso diariamente no meu trabalho e ainda não migrei para a versão 1.5. Estou na versão 1.0.15 e vou manter-me pois tenho imensos modulos componentes e afins que não funcionem bem com a nova versão… para não falar dos templates.

    É um excelente CMS apesar de volta e meia dar uns problemas levados do diabo… o maior problema é a falta de qualidade e de suporte de alguns componentes. A malta instala aquilo toda contente e depois é so chatisses pois o tipo que escreveu aquilo não está para se chatear mais com aquilo… enfim, em todo o caso, a cavalo dado nao se olha o dente

  5. Avatar de José Socrates
    José Socrates

    Seria porreiro se vocês inserissem aqui um tutorial detalhado que explica-se como instalar o joombla no computador

  6. Avatar de HeartLess

    Não é preciso muito para instalar. Precisas de ter o apache, o mysql e o php instalado. Podes instalar por exemplo o EasyPHP que te instala esses 3 serviços. Depois descomprimes o joomla para a pasta de acesso web, e acedes a ela através de um browser. por exemplo http://localhost/joomla e segues os passos de instalação.

  7. Avatar de Alex Ribeiro

    @José Socrates

    O colega Heartless já deu a dica. Use o XAMMP, vem o servidor Apache e o MySQL já prontinhos para usar, cria-se um usuário do BD que será usado pelo Joomla e depois é só copiar os arquivos de instalação para a home do XAMPP e acessar via http://localhost/instalation para seguir a rotina de instalação.

    No site oficial há roteiros prontos.

  8. Avatar de Paulo Ribeiro

    Vitor devias fazer um pequeno aparte neste ou noutro post e falar sobre os problemas de segurança que a joomla apresenta constantemente no que diz respeito aos seus ADDONS e nao propriamente ao motor principal do joomla.
    Quem anda a usar addons, componentes e modulos para joomla tenha cuidado, é facilimo fazer um dump directo ao SQL de diversos modulos, aceder como administrador ao site e fazer o que muito bem vos apeteça.
    Lista de exploits actualizada e futuro site de uma empresa privada de segurança:
    http://see-a.com/crawler/
    ps: o site nao vai ser este isto é apenas uma fase inicial do projecto

  9. Avatar de Nastase

    Já que anda aqui tanta gente informada: estou a pensar em meter-me em mais um projecto web e andamos a hesitar entre joomla e drupal. Alguma sugestão?

    ————————————-
    http://www.revolucaodigital.net

  10. Avatar de kirion

    Existe também o DotNetNuke (http://www.dotnetnuke.com). É igualmente open-source, tendo uma base de funcionalidades bastante alargada (forum, blog, shopping, media).

  11. Avatar de Luís Paulo
    Luís Paulo

    Boa tarde.

    Já várias vezes vi aqui falarem do Joomla e numa delas decidi experimentar. Surgiram-me alguns problemas que acabei por não resolver e, devido à falta de tempo, colocar o Joomla de lado.

    Queria voltar a pegar nele e ver os meus problemas resolvidos. Assim, queria perguntar aos entendidos e àqueles que usam o Joomla diariamente como configuram o mail no joomla, que servidor SMTP têm instalado, quais as configurações, que configurações usam no Joomla para depois ele usar esse servidor.

    Cumprimentos,
    Luís Paulo

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    @Nastase

    Vai pelo Drupal… O Joomla pode ser mais bonitinho e tal mas não é melhor em [quase] nada. Só por si já tem vários problema de segurança e quando associado a alguns componenetes, o teu site torna-se uma verdadeira mina para hackers. Além disso, se quiseres usar Joomla, vais perder horas e horas a navegar à procura de bons temas e componentes. A maior parte dos temas são pagos (os melhores diga-se) e os componentes vão pelo mesmo caminho.

  13. Avatar de w3blink

    @Ricardo

    Nada se faz sem trabalho!:)
    podes sempre corrigir alguns bugs que saibas que vao existindo pois tens acesso ao codigo fonte!
    é tudo uma questao de trabalho!:)

  14. Avatar de rocha
    rocha

    Boa tarde.
    Alguém pode indicar um CMS onde se possa dar permissões aos utilizadores para apenas colocarem conteúdo em determinadas secções.
    Por exemplo: o “homem” de Ruby apenas coloca e gere o conteúdo da secção “ruby”, o de php na secção “php” e assim por diante?

  15. Avatar de ozzy
    ozzy

    e ai galera,

    tô disposto a “avaliar” alguns CMS, alguém pode me informar onde consigo um tutorial pro joomla 1.5.2..

  16. Avatar de kikas
    kikas

    alguém me sabe dizer, se tb é possivel criar uma loja online com o joomla? se sim onde posso encontrar os files, ja agora e como aqui temos pessoal excelente, pergunto se alguém me pode aconselhar um programa para criar e enviar newsletters com o Outlook.
    Obrigados
    kikas

  17. Avatar de silvio
    silvio

    Nao consigo colocar seção de comentarios nos meus artigos esse joomal é muito ruim, baixeis uns 3 componentes nenhum deles funcionou de forma adequada. arghh

  18. Avatar de Rodrigo

    Olá Pessoal,
    Nem preciza instalar o Joomla pessoal!!! O Joomla tem no cPanel de vcs!!! è moleza!

  19. Avatar de Cláudia
    Cláudia

    Oi. Sou nova no Joomla e estou agora a descobrir o que é!
    Tenho apenas uma dúvida: Estou a pensar criar de raiz uma plataforma para uma tv online. Será que o vou conseguir com o joomla? Obrigada.