Introdução ao C# (CSharp)

80 Comentários

Nos dias que correm quem está no mundo da informática urge por importantes noções sobre programação. Não menos importante é estar actualizado nessa área, pois o tempo do Pascal, e outras linguagens de programação já foi ultrapassado. Uma linguagem de programação que cada vez mais ganha terreno é o C#, pois, é uma linguagem de altíssimo nível!


O C# é uma linguagem com arquitectura .NET (dot Net). Embora existam semelhanças com o Java e com o Visual Basic, o C# é muito mais restritivo. Mas o objectivo deste post não é o de ensinar a história do C#, mas sim de ensinar a programar na linguagem C#.

Todas as semanas sairá um novo post, onde existirá evolução na aprendizagem nesta linguagem de programação.

Para começar é necessário efectuar o download do programa Visual Studio C# Express. Esta é uma versão gratuita e que servirá perfeitamente para aprender a programar em C#. Pode fazer o download através do site da Microsoft, ou do link abaixo mencionado.

Após ter instalado o Visual Studio C# Express, deve seleccionar “Create Project”.

De seguida seleccionamos Windows Application e escolhemos um nome para o projecto. Uma regra muito importante é o facto de o nome do projecto não poder ter espaços ou caracteres especiais.

Para este primeiro post, vou começar pelo mais básico possível. Depois de ter seleccionado o template Windows Application e ter dado um nome ao projecto vai surgir a Form, que é a “cara” do projecto. Clique em ToolBox, que se encontra do lado esquerdo. A ToolBox é constituída pelos itens que se podem juntar ao projecto. Neste caso vamos clicar em Button, e “arrastar” para dentro da Form.

Podemos alterar o texto do botão. Para isso clicamos com o botão direito do rato e seleccionamos Properties. Aparecerá no lado direito as propriedades do botão. No campo Text escreva o nome que quer dar.

Agora que escolhemos o texto para o botão, vamos dar indicação do que o botão vai fazer. Neste caso, e como é o primeiro post, vamos somente fazer aparecer uma textbox com texto.

Para escrever código, é necessário clicar duas vezes com o botão esquerdo do rato em cima do botão. Aparecerá o local onde podemos colocar instruções para o botão.

Para aparecer uma textbox com texto, temos de escrever o seguinte código:

MessageBox.Show

Irá verificar que quando vai escrevendo, vão aparecendo sugestões para a palavra que quer, e quando coloca o . (ponto), aparecerá as opções para essa classe.

Então o código completo será:

MessageBox.Show(“Primeiro Post sobre C#”, “Informação”);

Como deve ter reparado existem dois excertos de texto. Estes excertos têm uma lógica. O primeiro é o texto da textbox, o segundo é o título. Estes textos como são compostos por letras, devem estar sempre dentro de aspas. Outro facto importante, é no final da instrução ter de colocar o “ponto e vírgula”. No C# basta faltar um pormenor deste tipo para o programa dar erro.

Por falar em erros, podemos verificar se o programa tem algum erro. Para isso existem três formas distintas.

Pode utilizar a conjunção das teclas CTRL + SHIFT + B, desta forma só irá verificar se o código está sem erros. Caso não existam erros, no canto inferior esquerdo surgirá a mensagem Build Succeeded.

Outra forma de verificar é clicando somente no F5. Será feito um debug do programa. Vai poder visualizar o seu projecto e caso haja algum erro, será mostrada a linha onde esse erro se encontra.

A última forma, é clicando em CTRL+F5. Isto fará um debug, mas com duas diferenças em relação à anterior forma. Grava o projecto imediatamente, mas em caso de erro, não é indicada a linha do código incorrecto.

Caso o seu projecto esteja devidamente escrito, o resultado final será:

Bem, como mencionei no início, este primeiro post seria muito básico. Na próxima semana já começarei a trabalhar com variáveis.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista
Download: Microsoft Visual Studio 2008 Express Edition [2.57MB]
Homepage: Microsoft Visual Studio

Partilhar:
Tags:

Comentários

80

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Shogun
    Shogun

    Boa iniciativa, é sempre bom haver este tipo de informação e que seja colocada regularmente.Deves continuar.

    Em relação ao conteudo do artigo, percebo que para aliciar alguém que nunca tenha programado ou que tenha pouco interesser em saber e muito em ver coisas ja feitas este artigo é perfeito, mas para os que estao de facto interessados em aprender, talvez devesses ter comecado por explicar o que é um objecto e o que contem.Espero que aceites isto como uma critica construtiva inclusive se precisares de ajuda a escrever alguma parte de algum artigo estas a vontade basta deixares aqui um comentario com o teu mail que eu depois falo cnt.

    Mais uma vez é uma boa iniciativa continua 🙂

  2. Avatar de Junior
    Junior

    Muito bom, vou esperar o próximo post para acompanhar este mini-curso.

  3. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Gostei, gosto da ideia de sair todas as semanas

  4. Avatar de Barbosa
    Barbosa

    O link está para o VB e nao para o VC#.

  5. Avatar de Abel Figueiredo

    Deixo aqui o link para o http://www.portugalcode.com que já me ajudou por diversas vezes com dúvidas em C# e não só.

  6. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    @Hélio Moreira
    Boa Iniciativa.

    ppinto

  7. Avatar de DV
    DV

    Para quem quiser ter um livro à mão que contenha os tópicos principais e fundamentais sobre C# deixo aqui o link para um eBook gratuito que é fornecido aos alunos no primeiro ano de Computer Science da Universidade de Hull

    http://www.csharpcourse.com/

    Enjoy

  8. Avatar de Guerreiro
    Guerreiro

    Boas

    Tb concordo com o Shogun, realmente se calhar um pouco de teoria 1º para quem nunca viu era bom. Mas de kkl maneira bom post, e bom ver estas coisas. Os meus parabéns.

  9. Avatar de J.C
    J.C

    C# é muito mais restritivo? Essa não percebi. Ainda por cima tendo em conta a evolução que está a ser feita na direcção do C# 4.0 que está cada vez mais a par do VB.NET. Alias a paridade das duas linguagens é quase a 100% hoje em dia e mais ainda nas versões 4.0 que aí vêm.

    Pessoalmente para mim o Visual basic para quem está a começar é uma linguagem com uma curva de aprendizagem menor.

    Anyway… apenas uma pequena opinião pessoal. O que interessa aqui é a iniciativa e essa é excelente.

    PS: Não comecem um rant de VB vs C# ok malta? Comecem antes um de .NET vs Java 🙂

  10. Avatar de Sky
    Sky

    @Hélio Moreira e @Shogun
    Obrigado pela nova rubrica. Concordo que sempre que possível deverá haver uma explicação teórica e depois prática sobre comandos, objectos e essas coisas para que se percebo o porque de se fazer e o que ainda eventualmente se poderá fazer com as variantes e outras opções.
    Vou seguir a passo e passo e aprender. Gosto de programação.
    Tenho pena que tenha caido por terra a secção de PHP.
    Abraço

  11. Avatar de Vítor M.

    Sky tens toda a razão, foi mesmo uma pena o PHP ter caído no esquecimento.. A CULPA É DO PINTO… moche ao Pinto! 😛

    Hélio… boa iniciativa meu caro, esperamos por mais…

  12. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    @Vitor M.
    Olha que eu não me aguento com este pessoal todo :).
    Sinceramente eu tenho grande pena de não continuar com a rubrica PHP é as quintas-feiras, mas o disponibilidade é uma das coisas que tenho perdido ao longo do tempo. No entanto podemos sempre pedir a alguém do nosso povo, que complemente essa lacuna… alguém que queira escrever sobre PHP no pplware. Eu posso fazer a review. Candidatos????

    PPinto

  13. Avatar de Hélio Moreira
    Hélio Moreira

    @Shogun

    Tens razão, talvez um pouco de teoria não ficasse mal, mas irei compensar essa “lacuna” nos próximos posts.
    As criticas são sempre bem vindas.

    Obrigado

    Cumps

  14. Avatar de David Campos

    É por isto que eu gosto do pplware!
    Já não é a primeira vez que estou à procura de uma coisa na internet, e quando abro o pplware está lá a resposta, mesmo na hora certa.

    Obrigado pplware
    Obrigado Hélio Moreira

    Tenham um bom dia!

  15. Avatar de PorquinhoBranco
    PorquinhoBranco

    pplware, uma sugestao:

    ha alguma possibilidade de disponibilizarem isto assim bonitinho em pdf ou algo do genero so para o ppl depois poder imprimir e por num dossier ou encadernar??

  16. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Penso que quando o Hélio se refere ao C# como uma linguagem restritiva, se está a referir ao facto de, por exemplo, em VB .NET, tal como as versões anteriores do VB, ser possível usar variáveis não declaradas. Em C# tal não é possível.

    No entanto, acho que também é importante referir que, em programação, usar variáveis não declaradas é muito má prática!

    Também concordo que um pouco teoria sobre o que é um paradigma de programação, o que é o paradigma de programação de orientação aos objectos e em que aspectos o C# propõe este paradigma seria importante. Não muito enfadonho ou muito avançado, mas algumas palavras, de modo a quem quiser saber um pouco mais, saiba, ao menos, o que procurar.

    Acho que é de saudar artigos que entrem um pouco mais na vertente técnica e que dêem a conhecer o que existe.
    No entanto, o meu conselho a quem realmente quer aprender o que é a programação, seguindo as boas práticas, deve comprar um ou até mais livros. Digo um ou mais, porque é sempre importante ter vários pontos de vista.
    Mas para quem é, digamos, “beginner” estes artigos são sempre importantes para ter uma ideia do que é, neste caso, o C# e as ferramentas necessárias para desenvolver nesta linguagem.

    cumps

  17. Avatar de Ice-Zero
  18. Avatar de simpleton
    simpleton

    Obrigado por este post, que me foi bastante útil, porque, coincidentemente, estava a pensar em começar a aprender C#.
    Boa iniciativa.

  19. Avatar de Rui Carneiro
    Rui Carneiro

    Java > .NET
    Porque?
    * > Microsoft

  20. Avatar de LuisFIlipe
    LuisFIlipe

    Ja agora alguém esta a pensar fazer também alguns tutoriais de JAVA??
    Isso é que era…

  21. Avatar de Sky
    Sky

    Epá isto do moche funciona. Vejam lá se o Pedro Pinto não se manifestam logo… he he he.
    Se se conseguir restaurar a coluna do PHP seria muito bom. Já agora uma dica, a ideia na altura foi muito nobre mas a implementação menos boa. Achei que se falava muito naquele caso especifico mas as ditas noções e teorias básicas não foram referidas o que me levou apenas a escrever as linhas indicadas para obter aquele resultado final. No entanto, tudo o resto não percebi nada e mentalmente não evolui nada, isto é, se eu precisasse de fazer algo que estivesse naquele post era maravilha, caso contrário o resultado era 0.
    Não é suposto ser um post destrutivo para sim construtivo para restaurar o PHP e todas as novas colunas que venham a existir nesta área da programação.
    Abraço

  22. Avatar de sampaio
    sampaio

    isto e muito parecido com visual basic

  23. Avatar de Joao Machado
    Joao Machado

    Excelente! Mutio boa iniciativa!
    Uma sugestão: Post também sobre a Framework .net (3.5 preferência) e todas as suas potencialidades (MVC, LINQ) que, quanto a mim, serão dentro em breve muito utilizadas.
    Continuação de bom trabalho

  24. Avatar de mushi
    mushi

    nao gostei.
    Tuturiais deste género na net é aos montes.

    Gostava mais se expliassem os conceitos por trás do .net (assembly’s, gac, etc). e como o 21. disse, as novas features do .net 3.5

    e LINQ sucka. 🙂

  25. Avatar de Hivvu
    Hivvu

    Boa ideia!
    Devagarinho ficaremos uns experts em C#.. =)

    Se puderes também colocar links com páginas a explicar e com mais tutorials, acho que ficava bem. 😉

    Parabéns, continua!

  26. Avatar de Shogun
    Shogun

    Linq ROX 😛

    @Joao Machado

    Posts sobre a framework era excelente, porque tem potencialidades enormes e é complicado sabermos todas,para mim pessoalmente seria bastante util.

    @LuisFIlipe

    Tutoriais sobre qualquer linguagem de programação é sempre util, se tiveres tempo tu proprio podes criar tutoriais,pesquisas na net fazes um apanhado de varios tutoriais e crias o teu proprio tutorial. 🙂

    @Paradigmas das linguagens

    Não me apeteceu ir la acima ver o nick 😛
    Penso que num tutorial deste nivel não seja importante falar dos varios paradigmas,basta explicar que se trata de uma linguagem orientada a objectos que tambem pode ser imperativa,sendo que a parte do ser imperativa n interessa muito.A teoria é sempre importante ate num tutorial deste nivel apenas temos que saber adaptar a quantidade de teoria e a promenorizacao ao nivel do tutorial.

  27. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boas a todos,

    Apesar de achar de uma iniciativa deste tipo fica bem ao forúm, acho que como disse o mushi, tutoriais já há por aí aos milhares.

    Em relação ao texto, não percebo porque é que o C# é mais restritivo que o Java, e também acho que o que o texto explica é como desenvolver algo em Windows Forms, e não em C# propriamente dito.

    Cumps!

  28. Avatar de Luciano

    Excelente iniciativa! Todas as semanas… fico à espera!

  29. Avatar de Rui
    Rui

    @Vitor M

    Não podes bloquear utilizadores?
    Não que eu tenha nada contra mas existem alguns que só colocam lixo sem informação util, em mau português, só o link para um site da treta…
    E não me convenceu que ele leu 4 posts, os comentários e ainda escreveu algo tudo em 4 minutos.
    EX:

    Gabriel Midao diz:

    25 de Novembro de 2008 às 8:16 pm
    oba
    muito bom
    obrigadao por me dizerem este programa
    ira me ajudar imenso

    __________________
    http://www.ntelemoveis.com

    Gabriel Midao diz:

    25 de Novembro de 2008 às 8:17 pm
    nao creio que isto possa ser verdade mas tudo bem

    __________________
    http://www.ntelemoveis.com

    Gabriel Midao diz:

    25 de Novembro de 2008 às 8:14 pm
    Nao sei como te ajudar rapaz, mas dentro em breve poderei que ajudar.

    __________________
    http://www.ntelemoveis.com

    Gabriel Midao diz:

    25 de Novembro de 2008 às 8:15 pm
    estou agora a experimentar esse novo programita xD

    __________________
    http://www.ntelemoveis.com

  30. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Criticar é fácil, fazer melhor é dificil!

    Claro que cada um de nós, experiente utilizador, sabe que existem tuturiais aos molhos. Basta chegar ao nosso amigo Google e procurar.

    O que para certas pessoas é dificil entender é que há utilizadores sem a mínima experiência ao nível de programação e este tipo de post é útil para quem nunca esteve em contacto com uma ferramente de desenvovlimento de software.

    Ganhem juízo e falem dos aspectos positivos! O povo português muito gosta de deitar abaixo as coisas boas que temos!

  31. Avatar de Sandro
    Sandro

    Muito boa iniciativa.

    é de dar os parabéns.

    Continua que para o proximo ano vou ter C# e assim já levo umas bases.

    Cumprimentos

  32. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    @ Shogun

    Se leres com atenção o meu comentário, verás que foi isso exactamente o que eu disse… mas pronto! Não disse para se falar nos vários paradigmas, mas sim explicar o que é um paradigma de programação.. o que é bastante diferente!

    Como deves compreender, quando as coisas caiem do céu fica um pouco mais difícil às pessoas que não estão dentro do assunto, sequer perceberem de onde vem a programação orientada aos objectos e qual a sua finalidade. Foi nesse sentido que eu falei nos paradigmas… não me parece nada de transcendente, até porque se tratam de coisas básicas!

    cumps

  33. Avatar de Vítor M.

    Rui não sei o que te diga… o que é que eu posso fazer?

    Em relação à continuidade, esta estará assegurada, às quintas feiras voltamos a ter C# no Pplware. 🙂

  34. Avatar de Pedro
    Pedro

    viva.

    desculpem a ignorancia.. qual a diferença entre C# e C++??

    abrç

  35. Avatar de Ricardo Felgueiras
    Ricardo Felgueiras

    Boas pessoal,

    é claro que não há nada como o site da Microsoft para programadores.

    http://msdn.microsoft.com/en-us/vcsharp/default.aspx

    Abraço

  36. Avatar de Mário
    Mário

    Esta ideia não podia vir em melhor altura lol
    Sou estudante no ultimo ano de um curso profissional de programação e depois de termos dado VB vamos agr começar com C#, vou gostar de acompanhar este post.

    Bom trabalho 😉

  37. Avatar de Cardoso
    Cardoso

    fixe continuem quero muito aprender isto

  38. Avatar de J.C
    J.C

    @Pedro Silva:
    “Penso que quando o Hélio se refere ao C# como uma linguagem restritiva, se está a referir ao facto de, por exemplo, em VB .NET, tal como as versões anteriores do VB, ser possível usar variáveis não declaradas. Em C# tal não é possível.”

    No VB.NET podes fazer exactamente o mesmo. É uma directiva que podes activar.

    A razão pela qual é assim é porque no VB6 e anteriores tal era possível e por isso por uma questão de manter a compatibilidade o VB.NET vem com isso por defeito desligado.

    Option Explicit e Option Strict a ON e está o caso resolvido.

    Curiosamente agora estamos a caminhar para as linguagens dinamicas que têm por base isso mesmo… a capaciodade de inicializar, alterar e reutilizar variaveis para diversos fins num mesmo contexto. Tando o C# como o VB.NET caminham para esse sentido. Não é o mesmo caso aqui falado, é algo ainda mais fléxivel. Aquilo que antes se via como portas abertas a má programação, agora vê-se como forma de aumentar a produtividade e dar mais flexibilidade às linguagens. Interessante não? 🙂

    Já agora deixo-vos aqui umj linq que mostra que ha programadores de C# que usam cada vez mais o VB.NET devido a algumas funcionalidades unicas da linguagem:
    http://blogs.msdn.com/vbteam/archive/2008/11/25/c-developers-move-to-vb-for-work-with-xml-lisa-feigenbaum.aspx

    A minha opinião é que tanto o C# como o VB.NET são linguagens fenomenais porque assentam numa plataforma fenomenal. Eu trabalho com as duas sendo que prefiro a syntax do VB.NET. A do C# pode parecer mais “limpa” mas o VB.NET acaba por ser mais legível. Já para não falar do background compiler do VB.NET, do XML Literals, do namespace My entre tantas outras coisas que curto no VB. Claro que no C# tem coisas muito fixes tb que o VB nao tem. Lambdas expressions em multi-line por exemplo. Embora no VS2010 o VB.NET já venha a ter isso tb a partida. Assim como mudança de linha sem o malfadado caracter “_” 🙂

    Em suma. I Love .NET (vb.net, c#, f#, etc, etc etc)

  39. Avatar de Hélio Moreira
    Hélio Moreira

    @mushi

    De facto existem tutoriais aos montes na internet, mas raramente esses tutoriais seguem uma sequência lógica, além de que por vezes temos de procurar em dezenas. Aqui, queremos que tenha continuidade, e não apenas vários tutoriais com um pouco de informação cada. Esperamos que ao longo dos posts, haja uma interacção entre o autor e o leitor, para que a informação escrita tenha qualidade e objectividade.

    Cumps.

    Hélio Moreira

  40. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    @Rui

    O teu comentário não foi mais útil que os do Gabriel Midao.. e o teu ocupou muito mais espaço, de certeza! Traduz-se em mais bytes usados para lixo! É melhor parares já por aqui, nem respondas à minha afronta!

  41. Avatar de CAP

    Acho que é uma boa ideia. Parabéns pela iniciativa

  42. Avatar de Spulva
    Spulva

    Defacto eu tambem ia dizer que e muito bom o toturial pois incentiva o ppl a estudar essa linguagem, mas e que ha mt pratica e pouco teoria o que e mau… mas ja bateram no ceguinho ta tudo dito 😛 continua coma iniciativa na desistas heinn 😛 e continua com os bons toturiais…

  43. Avatar de Antonio Coutinho
    Antonio Coutinho

    Eh, lá! Eu até tenho 1 projecto para entregar brevemente.

    Bem jogado.

  44. Avatar de J.C
    J.C

    Já agora… querem entusiasmar os mais novos para a programação?
    http://msdn.microsoft.com/en-us/beginner/bb308754.aspx

  45. Avatar de Pedro Fernandes1
    Pedro Fernandes1

    hehe olha olha a outro Pedro Fernandes por estas bandas ^^

    Bem gostei muito do vosso tutorial, continuem assim.

    Sei que é muito fácil criticar por parte de outros membros, pois como tenho visto em outros posts, alguns visitantes do site assim que vem qualquer coisinha mal, jogam se logo de unhas e dentes para cima do erro e da equipa responsável! Pois mas a esses só tenho é que dizer mal e muito mal, pois por muito que procure e procure, não se encontra em mais nenhum site nacional a qualidade e quantidade de informação que se encontra aqui no pplware, portanto só tenho de vos dar os parabéns por isso!

    Bem voltando ao tema inicial, são muito boas estas iniciativas, tanto a nível de programação como de design…

    como ai foi dito, anteriormente, deverão fazer antes do inicio de cada programa de tutoriais, um post inicial com uma pequena apresentação teórica ao programa em questão e mesmo em pdf o poderão disponibilizar para download.

    Acho que também seria interessante fazerem no vosso fórum uma área onde todos pudessem disponibilizar tutoriais, que depois serião com certeza supervisionado por vocês, fazendo assim com que os visitantes do vosso site pudessem interagir mais com o site, e assim se o tutorial fosse bom, teria a oportunidade de o ver exposto no vosso site num dos respectivos dia da semana!

    Bem espero que gostem das dicas,

    Sem mais para dizer,

    Pedro Fernandes

  46. Avatar de Rui
    Rui

    @Gonçalo

    Alertei o vitor para um problema que acontece ocasionalmente, mas com a maior dimensão do pplware tem vindo a tornar-se mais frequente. Acho que é construtivo, mas são opiniões, bastava tu dizeres que não concordas ou simplesmente abserte de responderes.

    Partes do principio que te vou responder porquê? Sabes que devias levar resposta, mas conhecendo-te a ti próprio tens consciencia que não o mereces..

    Respondeste de forma tão bruta porquê?
    Tambem costumas usar o trabalho dos outros para promover o teu é?

    É que eu nem comecei, não me meti contigo, mas no entanto ofendeste-te…

    “É melhor parares já por aqui, nem respondas à minha afronta!”

    Se não sabes o que é afrontar, informa-te, porque eu não te tratei mal.

    “Traduz-se em mais bytes usados para lixo” Se consideras dessa forma então o que é o teu comentário!!!

  47. Avatar de Helder
    Helder

    Muitos parabens pela iniciativa.

    😀

    Abraços
    Helder

  48. Avatar de GG
    GG

    Boa iniciativa.
    Tou a espera do proximo 😀

  49. Avatar de André Silva
    André Silva

    Não sei se já alguém disse, mas apesar de concordar com este tipo de iniciativas (que, no fundo, aliciam aqueles que querem aprender C#), acho que é importante esclarecer o seguinte: à semelhança do que acontece com outras linguagens de alto nível (ex: JAVA) é essencial haver bases de POO (Programação Orientada a Objectos) não só para programar como também para compreender verdadeiramente como funciona a linguagem em si. Se tal não existir, mais tarde ou mais cedo vão acabar por se perder quando confrontados com problemas/projectos de maior complexidade.

    Fica a recomendação 🙂

  50. Avatar de Ferranxo
    Ferranxo

    Excelente. Continuem 😉

  51. Avatar de Pedro Fernandes1
    Pedro Fernandes1

    @Andre silva

    Eu tive que fazer um trabalho sobre a programação orientada a objectos á umas semanas atrás, no qual apanhei 17, se acharem sensato, eu posso meter o trabalho em .rar e fazer upload e meter aqui para fazerem download.

    E so dizerem que faço.

  52. Avatar de Joaquim Almeida
    Joaquim Almeida

    Boa Iniciativa – como sempre

  53. Avatar de aver
    aver

    Ouvi dizer que havia gente interessada no SmallBasic e em ensiná-lo aos filhos.

    http://msdn.microsoft.com/en-us/devlabs/cc950524.aspx

  54. Avatar de Pedro
    Pedro

    o PHP não segui, mas estava muito fice.

    Gosto muito de programação apesar de saber apenas coisas muito simples aprendidas no curso.
    Só dei pascal, e C++, mas muito pouco, o básico. qualquer criança faz o que eu faço.

    Agora vamos ver se aprendo C#, mais do que na escola.

    Continua

  55. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    “Embora existam semelhanças com o Java e com o Visual Basic, o C# é muito mais restritivo.”

    Hum… eu diria: C# = Java + C++, e não entra VB nem VB# nesta conta

    Foi buscar o conceito de maquina virtual a uma e objectos à outra. Se bem que a framework .NET noutros SO’s tá quieto, já pra não falar da não retrocompatibilidade das versões, enfim.

    Relativamente ao post, foi uma boa escolha esta linguagem, claro que faltam uns conceitos fundamentais para dar lógica à coisa, mas nada como um “Hello World!” para começar, neste caso “Hello pplware!” 😀

    cumps.

  56. Avatar de J.C
    J.C

    @aver: ja experimentei. aquilo tem ali umas funcionalidades engraçadas e puxa pela imaginação dos mais novos. É esperar para ver mas acredito que será uma ferramenta bem interessante para distribuir em computadores tipo o Magalhães por exemplo 🙂

  57. Avatar de aBIp
    aBIp

    Desde já os parabéns por mais uma excelente iniciativa.

    Tal como ja foi referido anteriormente, faltou uma pequena introdução ao paradigma e aos conceitos de Programação Orientada a Objectos (POO).

    Confesso que sou fã de POO e trabalho com C# todos os dias, apesar de ainda não ser um utilizador muito experiente. Apesar do meu tempo estar muito limitado estou disposto a dar uma ajuda na continuidade desta aposta. Caso precisem de ajuda contactem-me no fórum.

    Cumps,

  58. Avatar de Pedro Simões

    Tarde e a más horas mas não posso deixar de meter a minha colher!!!

    Não pude deixar de reparar que nos estão a pedir algo que já disponibilizamos…

    Alerto para o facto de esse símbolo de PDF no fim do artigo, o que está junto à impressora não é apenas e só a indicar “querias PDF, não era?? Pois fica sabendo que não te dou!!”.

    Serve para indicar exactamente o oposto “Queres em PDF? Não fazes ideia se sim ou se não? Pois o pplware antecipa a tua possível vontade e disponibiliza já o PDF!”

  59. Avatar de Filipe Silva
    Filipe Silva

    O programa não e freeware mas sim shareware. :S

  60. Avatar de GG
    GG

    Apenas uma observação:

    No meu código tive que tirar o “;” para funcionar, ficando:

    MessageBox.Show(“Esta é a nova mensagem”, “Mensagem”)

    1. Avatar de Luiz R.
      Luiz R.

      Realmente GG, isto ocorre pois o link que foi postado aqui é para VB e não C#. No VB, não se utiliza “;” enquanto que no C# deve-se utilizar “;” no fim de cada comando.

  61. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    @ Filipe Silva

    É Freeware sim. Se leres com atenção, trata-se da versão Express do Visual Studio e esta é totalmente Freeware.

    @ CG

    Isso não é possível. O mais provável é não tares a utilizar o Visual C# Express, mas sim o Visual Basic Express.

    cumps

  62. Avatar de Hélio Moreira
    Hélio Moreira

    @Pedro Silva

    Ora nem mais 🙂

    Como foi mencionado no artigo, basta faltar um “;” para dar erro. Isto em caso de ser C#. O programa é freeware na versão Express.

    Cumps

  63. Avatar de ORiOn

    Podias era meter o projecto para download, penso que seja uma boa ideia…

  64. Avatar de Pedro
    Pedro

    usem sharpdevelop… muito bom também

  65. Avatar de Begas
    Begas

    boas…
    gostei mt do post, e eu por sinal ando a tentar aprender a programar c# pra um trabalho.
    o problema é k n tenho quaisquer bases. se por acaso alguem tiver uma sebenta com explicação sobre as funções, rotinas etc… basicamente, tudo o seja primordial pra começar a entender, ficava mt agradecido…
    cumprimentos

  66. Avatar de tiago
    tiago

    Precisava de fazer um simples programa em C# para a disciplina de programaçao.
    So que o nosso professor nao ensina grande coisa e andamos todos a boiar…
    a maior parte já mandou fazer por fora… já tentei por muitas vezes fazer eu mas nao consigo. Se você aceitar me ajudar nisto… eu pago para me fazerem… contactar tiagofaia@gmail.com

  67. Avatar de o cara que mora do lada da casa de esquina
    o cara que mora do lada da casa de esquina

    otimo
    “perfect-line”
    nao sei na versao de voces mais aqui precisei digitar cada palavra informada, para dar certo
    nao sei se é so comigo que ocorreu isso

    mais valew ai

    hi, C# my name is “o cara que mora do lado da bocada”
    hehehehee

  68. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Ae pessoal ….

    alguem sabe ai mais post sobre c#????

    se souberem de tutorial em PDF para download me informem por favor….

    abraçoooo

  69. Avatar de Marcos
    Marcos

    Fala galera, estou começando a programar em c#, mas tá um pouco dificil de aprender e este tutorial é mutio bom . Quando irão lançar mais etapas, pois quero aprender muito.
    Se alquem souber, favor me ajude!!!!
    valeu!!!

  70. Avatar de --

    Encontrei uma cópia deste artigo neste local:
    http://www.g6-team.com/f332/introducao-ao-c-csharp-123354/

    Afinal quem é o autor ou de quem é a autoria…? Ou é do mesmo…?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não eles copiaram e não nos deram crédito. Mas se reparares até usaram as nossas imagens como o nosso nome… enfim :S

      1. Avatar de --

        É que estão lá as cópias de todos os guias que temos aqui publicados! Enfim!

  71. Avatar de Black
    Black

    Excelente iniciativa 🙂
    Obrigado…
    Ja existe outro tutorial para c#?

  72. Avatar de Yuri Castro
    Yuri Castro

    Gostei muito, funcionou aqui certinho. mas infelimente nao entendi o código, só funcionou mesmo porque copiei. acho que o mais importante é entender o que esta se fazendo.
    mas de qualquer forma é muito interessante começar a programar . valew.

  73. Avatar de Vania Santana
    Vania Santana

    Boa tarde,
    eu estou a fazer um trabalho na linguagem C# sobre um Software de uma biblioteca. Só que nao tou a conseguir fazer :s seria possivel alguem me ajudar?? Porque este trabalho é para final de curso e sem este trabalho o meu curso nao fica terminado…Se alguem me pudesse ajudar dizer alguma coisa para este mail:

    vania.filipa@hotmail.com

    Agradeço imenso pela ajuda…

  74. Avatar de kelly
    kelly

    boas?
    estou num curso de informatica!!!
    em que o meu professor nao sabe ensinar nada e gostava de saber se algum de voces me pode ajudar ?
    seja pelo msn ou por outra coisa qualquer para poder aprender melhor???

  75. Avatar de kelly
    kelly

    kell_txeiks@hotmail.com deixo aqui o meu mail para me poderem responder

  76. Avatar de António
    António

    Livro – Aprenda a programar com C#