Internet no emulador de dispositivos móveis do .NET

10 Comentários

Este mini tutorial tem como objectivo ensinar a configurar o emulador do .NET para que este possa aceder à rede e à Internet.

Eu sei que já devia estar de férias mas a vida assim não o permite. Tenho andado a fazer umas aplicações para dispositivos móveis e para tal uso o poderoso Visual Studio .NET.

bb964613

Certamente que este assunto não interessa a toda a gente, mas para os programadores (especialmente .NET) pode ser uma pérola (para os que ainda não sabem, claro 🙂 ).

Uma das necessidades que tive quando iniciei a programação em .NET para dispositivos moveis (ex: PDA) foi fazer com que o emulador que o .NET dispõe fosse capaz de aceder à Internet e assim ser possível testar alguns programas, que necessitem de ligação a rede.

Para procedermos as configurações vamos necessitar de 2 aplicações instaladas:

– O Visual Studio .NET

– O ActiveSync da Microsoft (Ultima versão aqui)

Vamos começar por configurar o ActiveSync

ActiveSync

1) Abrir o ActiveSync (Start-> Programs->Microsoft ActiveSync)

2) No ActiveSync ir a File-> Conection Settings e definir:

– Allow connection to one of the following: DMA

– This Computer is connected to: Internet

sshot-1

As configurações no .NET estão feitas.Vamos agora passar para o Visual Studio .NET

Visual Studio .NET

Depois de abrir o .NET e escolhermos um projecto do tipo Smart Device Project, vamos a Tools e escolhemos Device Emulator Manager

sshot-2

Em seguida escolhemos o nosso emulador (que neste caso é o Windows Mobile 5.0 Pocket PC R2 Emulator) , botão do lado direito do rato e Connect

connect

Depois dessa acção aparecerá de imediato o emulador para PocketPC

sshot-4

O Próximo passo é voltar ao Device Emulator Manager escolher Windows Mobile 5.0 Pocket PC R2 Emulator , botão do lado direito do rato e escolher Cradle

sshot-5

Agora é so experimentarem o vosso emulador e verificar se ele já têm conectividade à Internet.

sshot-6

Espero que este tutorial seja útil. Portem-se bem e boas férias.

Partilhar:
Tags:

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mauricio
    mauricio

    Excelente dica 😉

  2. Avatar de xptou
    xptou

    off topic
    Alguém conhece um software grátis para gestão de automóveis. Tipo km, viagens , gastos etc

  3. Avatar de Sílvio Horta

    @xptou
    Coloca essa questão no fórum.

  4. Avatar de hugo
    hugo

    Boas,
    Parabéns pelo assunto abordado (sim sou programador .NET), Apesar de já conhecer esta dica, gostei muito de ver assuntos deste tipo aqui abordados. Espero por mais! 😉

  5. Avatar de Sydney Fernandes

    Olá, Eu sou o Sydney, sou estudante de informática / Gestão, no IPTA – Instituto Profissional de Tecnologias Avançadas. E adorei este toturial. Se por acaso poderes fazer mais para visual basic ou então dizer-me onde posso arranjar, mas para o 2008, agradecia. pois não encontra muita informação para VB.NET.
    Estou agora no último Ano do Curso e terei de apresentar um projecto, onde avaliarão as minhas capacidades adquiridas. Obrigado.
    Fico à espera de uma resposta…

    1. Avatar de Gleison
      Gleison

      Bakana, perfeito para o que eu precisava parabéns

  6. Avatar de Mário Coutinho
    Mário Coutinho

    Boa tarde,
    Excelente tópico ajuda em muito o desenvolvimento de aplicações móveis.
    Fico a espera de mais informações.

  7. Avatar de ricardo
    ricardo

    boas.. e já agora para permitir que o emulador do VS2008 aceda à internet? é que quando faço o debug ele nao me permite aceder a internet.. Obrigado.. continuacao do bom trabalho

  8. Avatar de Marlon Pereira
    Marlon Pereira

    Valeuuuuuu!!!
    Muito obrigado pela disposição para prepar algo tão útil como esse tópico!
    Só uma pergunta!

    Moro no Japão e gostaria de saber se quando eu desenvolver os websites para os celulares daqui, se abrir normalmente no Pocket Pc, eles funcionarão também nos celulares daqui?

    Obrigado pela atenção!

    1. Avatar de Paulo Henrique Pereira
      Paulo Henrique Pereira

      Olá Malon acredito que sjamos primos, o seu Pai chama-se Luis Pereira por gentileza caso seja me retorne o e-mail pauloh.pereira@tam.com.br
      Abrçs até mais