Hamachi + UltraVNC: Uma parceria de sucesso!

53 Comentários

Quantas vezes já precisou de ter acesso a uma máquina de um cliente, para manutenção por exemplo, mas foi barrado pela firewall ou pelo proxy?

Recentemente necessitei ter acesso a uma máquina que estava internamente na rede para fazer manutenção numa base de dados. A máquina do utilizador em causa não tinha roteamento e o utilizador não possuía conhecimentos para fazer tal configuração. Pensei em usar o LogMeIN, mas lembrei que é necessário fazer registo e o cliente não ia gostar muito disso, perder tempo dizem eles.


OK, resolvi então utilizar o Hamachi para montar uma VPN entre a minha máquina e a maquina do cliente, através dessa VPN poderia utilizar uma aplicação de “remoting” como o UltraVNC para ter acesso à dita máquina.

Enviei ao cliente os links aqui do Pplware para ele fazer o download do Hamachi e do UltraVNC, ambos são pequenos e de fácil instalação. Depois do download feito iniciei a configuração do Hamachi. Montei o servidor no meu computador. Para isso iniciei o Hamachi, cliquei em Networking Menu / Create a new network.

Escrevi o nome da minha rede e a respectiva senha.

Pedi para que o cliente iniciasse o Hamachi, clicasse em Networking Menu / Join an existing network.

Logo de seguida, o cliente informou o nome da rede e a senha.

Desta forma tenho a VPN estabelecida entre meu computador e o computador da rede interna do cliente, no Hamachi mostra o IP dado para o computador do cliente dentro da VPN. Pedi para que fosse instalado o UltraVNC e que iniciasse o servidor: Iniciar / Programas / UltraVNC / UltraVNC Server.

Seguidamente, iniciei o UltraVNC View e informei o IP mostrado no Hamachi e cliquei em Connect.

Agora coloquei a senha que o cliente definiu para o UltraVNC e pronto está estabelecida a conexão!

Esse tutorial demonstra como é simples ter acesso a um computador interno numa rede utilizando a parceria entre Hamachi e UltraVNC. Vale lembrar que o mesmo funciona com o VNC e outras ferramentas do género.

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    o Hamachi passa por cima da firewall?? e dos routers? como é?

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      Pedro…
      por firewall eu naum sei, mas pelo router passa deboa ^^
      naum sei qual a diferença, se alguem souber por favor… seria bom um esclarecimento ^^

      mas entao, eu naum estava conseguindo rodar meu server nem o site de suporte do meu server por causa do meu router que naum abre as portas nem a pau!
      dai eu lembrei hj do hamachi que eu usava numa lan q eu trabalhava, eu usava pra jogar nfsu com uma galera de fora… dai fui eu la, testei e funfo!!! simplesmente demais!!!

      eu uso ele em conjunto com o vnc tbm pra fazer uns bicos aki no povo que mora longe ^^
      eh mto bom pra resolver pequenos problemas de configuração (pequenos serviços)

      o duro eh vc conseguir que o infeliz do cara te pague primeiro ¬¬
      kkkkkkk

      ABRAX!

      1. Avatar de Dannyel
        Dannyel

        O Hamachi cria uma ‘ponte’ direta entre redes especificas (virtuais) sem precisar passar por camadas onde estão roteadores e firewalls, é como se fosse uma ligação direta cabo a cabo dentro de uma rede WAN. por isso não é preciso fazer NAT no roteador.

  2. Avatar de Francisco
    Francisco

    Como diriam na minha terra, “bem bô!”, ou então “celente!”. Em todo o caso obrigado pela dica.

    P.S.: Não estou a ver o pontuador do post; retiraram-no?

  3. Avatar de R3volution
    R3volution

    só uma dúvida: nos dados a inserir no hamachi basta pôr o nome da rede e password? então e se houver por acaso outra rede com o mesmo nome? e por coincidência também fosse a mesma password?

    é extremamente útil esta combinação, pois já tentei aceder ao meu pc do trabalho, que está numa lan por detrás de um router, e até agora nunca consegui. a ver se consigo agora em diante.

  4. Avatar de c0nflict
    c0nflict

    @ R3voluition

    pois eu ja xpriementei o hamachi e funciona mt bem, ao nivel do logmein, nao fossem eles o criadores do mesmo.. :p

    e ao criares a rede, se existir uma com o mm nome o programa não te deixa criar a rede, tens de alterar o nome..

    acho que tens a duvida esclarecida..

  5. Avatar de Crashed

    Uma boa solução mas experimentem usar o Teamviewer que utiliza o dyngate imbutido, vão ver que ainda é mais simples e até agora tem passado os firewalls e routers sem problema 😉

  6. Avatar de Evandro
    Evandro

    @Pedro, na verdade ele faz conexão direta entre os computadores. Ou seja, se o computador tiver acesso a internet você consegue conectar. Obviamente que se o firewall bloquear a porta do HAMACHI, não será possível!

    @R3volution, como c0nflict disse, ele não aceita duas redes com o mesmo nome.

  7. Avatar de Evandro
    Evandro

    @Crashed, o Teamviewer é pago. A versão gratuita dele é limitada e permite apenas 25h em um mês.

  8. Avatar de Luis Pedro
    Luis Pedro

    Eu ja utilizo o hanachi com o VNC a ja algum tempo.
    Meti para iniciar ambos os servicos quando o pc ligar e faco a gestao remotamente do meu servidor que se encontra na minha residencia universitaria. Assim sempre que saio de fin de semana tenho a opurtunidade de adicionar novos torrents para sacar e ver efectivamente se se passa alguma coisa com o pc.

  9. Avatar de dc
    dc

    Pois, mas quem estiver por trás de um Router terá mesmo que ir á Firewall do Router e dar permissões ao Hamachi, se não nada feito.

    O UltraVNC neste caso nem era necessário, tendo o Hamachi com uma ligação estabelecida o Remote Desktop do Windows chega e sobra.

    Mas fica a dica…

    CUMPS

  10. Avatar de Vitor
    Vitor

    Boas..
    Uma questão esta conjugação de programas permite aceder ao SQL Server 2005 Express em outro PC?
    É que me dava muito, muito jeito

  11. Avatar de Evandro
    Evandro

    @Vitor, permite. Basta colocar na conexão o IP do Hamachi!

  12. Avatar de Jwv

    Na minha opinião o logmein faz bem o serviço de acesso remoto. Não gosto da solução apresentada. Muitos passos e 2 aplicações instalados o que significa maior consumo nos recursos. Não sei ao certo quanto consume o UltraVNC e o Hamachi. Sei que o logmein consume pouco mais de 20mb.

  13. Avatar de ZeX
    ZeX

    E usar os 2 proggies para fazer o que se faz só com um foi só por vontade de complicar ou o técnico também não sabia fazer um portforward na maquina dele? 😛

  14. Avatar de Napalm_Death
    Napalm_Death

    Eu uso uma solução ainda + rapida e facil.
    tenho em minha casa o router a encaminhar a porta 5500 para o meu pc onde tenho o vnc VIEWER à escuta.
    Sempre que é preciso dar uma ajudinha a alguem so digo pra iniciarem o vnc server, botao direito – add new client, metem o meu dyndns e pronto, ja ta feita a ligação sem que o “cliente” tenha de configurar nada no router/firewall

  15. Avatar de Evandro
    Evandro

    @Jwv, já utilizei o Logmein, tenho 2 problemas com ele.
    1º – É PAGO!
    2º – É Lento em relação a essa solução!

  16. Avatar de JJanuario
    JJanuario

    Eu uso o hamachi + Terminal server client do windows. Até agora tem chegado p´ras encomendas.

  17. Avatar de R3volution
    R3volution

    Obrigado Evandro e c0nflict pelos esclarecimentos! 🙂

  18. Avatar de vdias

    Essa tua solução só funcionou pois o admin da “rede interna” não é muito cuidadoso… ou pouco profissional… pois se o trabalhinho de casa tivesse sido feito a brincadeira ia agua a baixo…

  19. Avatar de Joao1991
    Joao1991

    Eu ja uso o hamachi a mt tempo para varios fins… É uma aplicação mt util, para jogos e manutenção remota principalmente. E digo-vos já cheguei a controlar 3 computadores ao mesmo tempo. Uso o windows vista e com o hamachi faço ambiente de trabalho remoto e ta a andar! So a primeira vez é k demora de resto faz-se na boa xD
    Abraço

  20. Avatar de Evandro
    Evandro

    @vdias, imagine uma empresa com 3 computadores! será que ela tem um responsável pela rede? será que ela vai querer pagar um técnico para uma manutenção de 1 minutos?

  21. Avatar de Xico Bandito
    Xico Bandito

    Estou como o @JJanuario Hamachi + Terminal Services do Windows, a partir do 2000. E mais nada!

  22. Avatar de Jwv

    @Evandro “1º – É PAGO!”.

    O logMeIn é free! Não sei onde e que viste que é pago! Claro se quiseres mais funcionalidades como transferências de ficheiros é a pagar. Mas neste caso é apenas para manutenção da maquina.

  23. Avatar de vdias

    Uma empresa com 3 computadores ou com 1 ou com 50 mil… tem que se preocupar com o minimo de segurança…

    Configura uma vez em menos de 1 hora e fica pronto para quase toda a vida…

    Mas pronto… em Portugal infelizmente (ou felizmente para uns) estas coisas ainda são vistas como coisas de pouca importancia…

    Depois admiram-se que eles andam aí…

  24. Avatar de dc
    dc

    @Evandro

    É lento porque a tua Internet é lenta e o terminal onde estás a aceder também é lento!

    Eu por aqui não tenho esses problemas, excepto na escola e nalguns AP públicos, mas se estiver em casa de um colega meu com fibra-óptica, e eu também tenho fibra-óptica e como temos taxas de Upload na ordem dos 3/5Mbps até consigo ver vídeos de HR.HDTV e jogar CS 1.6 a uns miserrimos 20 FPS (com muitos brakes á mistura).

    Mas isto tudo a partir de acesso remoto! E porque? Porque temos boas ligações á Internet, e consequentemente uns PC’s que fazem o seu trabalho.

    CUMPS

  25. Avatar de Carlos
    Carlos

    Essa dica e muito boa
    Hamachi é multplataforma
    VNC também é multpaltaforma
    Oi seja, LINUX com WINDOWS, WINDOWS e WINDOWS, LINUX e LINUX, etc…
    É bom apoiar-se em programas multplataforma.

  26. Avatar de Evandro
    Evandro

    @Carlos, disse tudo. Hoje o LogMeIN não permite acessar em Linux, ou permite?
    Inclusive o próprio site do LogMeIN disponibiliza uma versão com Hamachi.

    @dc, aqui no Brasil a largura de banda não é tão grande assim!

  27. Avatar de Jwv

    @Evandro

    Claro que o LogMin funciona e permite aceder ao linux! O serviço e feito em java e o view e por HTTP, ou seja, qualquer browser permite ter acesso.

    Para ambas as soluções ( LogMeIn | Hamachi + UltraVNC ) é necessário uma boa ligação á internet.

  28. Avatar de Anonimo #3
    Anonimo #3

    Porque é que não aprovaram a mensagem que coloquei aqui com um pedido de ajuda para a instalação manual do hamachi?

    Publicaram todos menos o meu 🙁

  29. Avatar de peopleware

    Anonimo deve-se ao facto desse nick não ser válido para o spaminator. Mas podes colocar a questão que alguém irá responder.

  30. Avatar de Anonimo_3
    Anonimo_3

    Thanks Vitor.

    Isto é um pedido de “socorro”. Cá vai:

    Nunca consegui correr o hamachi.
    Consigo instalá-lo mas quando tento executar obtenho sempre:
    «Falha ao conectar ao adaptador de rede Hamachi»

    Julgo que o problema estará relacionado com o facto do meu PC não funcionar como cliente DHCP. Sempre que instalo um router tenho de fazer a configuração manual (atribuir um endereço IP à máquina), senão o PC fica eternamente à espera da atribuição de um endereço.

    Tenho demasiados programas instalados e nunca consegui descobrir exactamente aonde está o problema. Será do ZoneAlarm?

    Tenho instalado o Norton Antiv2004 que não uso mas nunca consegui desinstalar (é uma versão OEM de 90 dias, daquelas “simpáticas” que não dá para remover através do “adicionar/remover programas” do painel de controlo)
    O antivírus residente é o AVG (já tive o AVAST mas tornava o PC mais lento).

    Voltando ao assunto, activar o “adaptador Hamachi” não é facil.
    Nas “ligações de rede”, clico com o botão direito do rato e faço “propriedades”, depois “configurar” e “activar dispositivo”.
    O problema é que de seguida o status deste adaptador é “cabo de rede desligado” (quando não está!) pois a “Ligação de área local” está activa.

    Alguém sabe como configurar o Hamachi manualmente?
    Há algum bom software para analisar a conectividade de rede e as falhas nas configurações de rede?

    Thanks in advance 🙂

  31. Avatar de conhecimento
    conhecimento

    Caros amigos pra facilitar a ajuda deixem seus respectivos msn so assim as dúvidas são tiradas na hora ai está o meu fiquem a vontade é assim cada um que que instala o programa por menos conhecimento que teje com ele acaba aprendendo alguma coisa diferente e so em um papo vamos ter uma troca de conhecimentos até +++ espero que vcs add ai vai o outro eu_y@hotmail.com
    quando adicionarem manda um e-mail dizendo pra eu ficar por dentro de quem me add até ++ abraços

  32. Avatar de Conhecimento
    Conhecimento

    Caros colega tou com uma duvida aqui olha eu instalei o hamachi na máguina de casa e na do trabalho e logo que instalei o firewall bloqueiou veio um aviso do firewall eu eu desbloqueei depois instalei o ultravnc e tudo funcionou perfeito o hamachi estabilizou a conexão e consigo fazer acesso remoto entre as maquinas.
    Mas fui fazer o mesmo com uma amiga que tem net velox ou banda larga naõ sei direito so sei que são essas mas tipo o hamachi ta funcionando eu falo com ela pelo chat do hamachi mas so que quando eu coloco o endereço no ultravnc vem uma mensagem dizendo failed to connect to partner não encontra o server do vcn ja liberei ele no firewall e nada ai eu fiquei confuso pois se o hamachi ta funcionando que consigo usar o chat por qeu o ultravnc nao encontra o servidor do vnc me ajudem por favor meu e-mail ta aqui eu_y@hotmail.com
    estou aguardando a ajuda de vcs que lerem esse pedido de ajuda

    pessoal coloquem o msn de vcs pra facilitar mais

  33. Avatar de JoNeS
    JoNeS

    Eu uso o Hamachi e o VNC as vezes quero acessar o meu pc do serviço ou teh mesmo na faculdade além dele ser seguro pelo que dizem, pois tem a criptografia AES-256-SHA.

    ENTAUM QD VC FAZ UM ACESSO REMOTO NO VNC UTILIZANDO O HAMACHI NA VERDADE VC ESTÁ SEGURO, POIS A CRIPTOGRAFIA DELE ESTÁ JUNTO NESSE CASO ENTAUM É IMPOSSIVEL ALGUEM QUERER TE INVADIR PELO HAMACHI

  34. Avatar de cnv
    cnv

    Oi pessoal mi ajudem nao estou conseguindo usar os dois sempre da erro ao conectar com meu cliente alguem mi ajuda ai preciso muito disso
    por favor envie um e-mail para franco_valentina@hotmail.com ou mi add no msn

    vlw
    Abraço!

  35. Avatar de Evandro
    Evandro

    @cnv, qual é o erro?

  36. Avatar de pedro
    pedro

    para eu poder ver outro computador da minha tela a pessoa q eu qero entra no pc tambem tera de ter os programas ???
    por favor se possivel responder no hallu@terra.com.br

  37. Avatar de Beto

    Olá pessoal.
    Instalei o Hamachi e o Ultr@VNC em duas máquinas de rede, ambas ligas em roteadores diferentes. Porém não tô conseguindo conectar meu micro com o ultr@VNC, mesmo utilizando IP da internet ou o IP da Hamachi. Fiz o redirecionamento das portas 5800 e 5900 no modem, porém quando tento conectar dá erro de conexão.
    Como posso saber onde é o problema?
    Alguém quér compartilhar o conhecimentos via MSN?

  38. Avatar de sandro
    sandro

    como faço para deixar o ultravnc iniciando com o windows?

  39. Avatar de Dunames
    Dunames

    pow caras sempre que eu instalo o hamachi aqui em casa da a mesma coisa.
    ele instala normalmente mas quando eu vou iniciar o programa abri uma janela derrepente e aparece uma mensagem disendo que houve uma Falha ao conectar ao adaptador de rede hamachi. se alguem souber como eu resolvo isso me add pelo o msn yuri_saar@hotmail.com ou deixa a solução em forma de comentario ou me manda um e-mail.

    VLW

  40. Avatar de Snake
    Snake

    Galera a minha duvida eh a seguinte, eu consigo comunicação entre computadores com diferentes empresas de banda larga? Tipo eu tenho net e o cliente usa o velox, ou eu uso a radio e o cliente uma predial qq ?? Ou seja um tem login ou outro nao, isso influencia alguma coisa?? Esse fato faz com q seja necessario mexer nas configuraçoes sempre qdo for acessar um cliente diferente??
    Ou isso nunca vai importar em nada??
    Um abraço a tds.

  41. Avatar de Toni
    Toni

    Olá Galera!!!

    Eu já usa o Logmein para suporte tecnico em meus clientes, é uma ferramenta fantastica, mais conheço muito pouco sobre o Hamachi, ele pode ser usado como o no-ip? fazer uma conecção de dados?

    Um abraço a todos.

    Toni

  42. Avatar de Isaias

    Acho que o pessoal por ai não conhece uma ferramenta do VNC que já utilizo a muito tempo que é o Ultr@vnc listening.Você cria um executavel e manda para seu cliente com o telefone e o Logo de sua empresa, tudo personalizado.
    Estou mandando o link: http://www.uvnc.com/addons/singleclick.html o programa se chama singleclik você deve entender um pouco de inglês pois a página é toda neste idioma, qualquer duvida posta ai que eu vou dando alguna dica como incerir o logo da empresa no programa e outras coisitas mas, sou técnico em rede e comunicação Voip.

  43. Avatar de Vinicius
    Vinicius

    Instalo o Hamachi e quando vou executá-lo aparece uma mensagem indicando “Falha ao conectar ao adaptador de rede Hamachi”. O que pode ser isso?

  44. Avatar de Murillo
    Murillo

    Se não tiver o UltraVNC, tem como estabelecer uma conexão de rede tabem? Pq nos meus clientes eu não intalei o UltraVNC, tb té hj nunca precisei ajudar nem um por rede.

  45. Avatar de Diego
    Diego

    Pessoal aconteceu um problema, eu esqueci a senha como faço para recupera-la, estou prescisando de ajuda o mais breve possivél, quem puder ajudar eu ficaria grato……..

    Diego,
    obrigd.

  46. Avatar de Rui Sério
    Rui Sério

    Olá pessoal, alguem sabe como conecto ao sql server via hamachi?
    Um abraço

  47. Avatar de Elias
    Elias

    Ola pessoal alguem poderia disponibilizar um tutorial de como configurar o Hamachi + Ultravnc versões nova?

    Obrigado
    Elias

  48. Avatar de leandro
    leandro

    Dae,

    é possível instalar apenas o hamachi e conectar-se ao pc utilizando “conexão de área de trabalho remota” do proprio windows ou realmente é necessário instalar o vnc ou algum similar?

    obrigado

  49. Avatar de Evandro de Castro Melo

    Prezado Chará:
    As suas explicações me ajudaram muito a fazer minha rede de manutenção de PC’s. O seu tutorial é claro e de fácil aplicação, mesmo eu usando versões mais novas de 2010.
    Obrigado e Parabéns!
    Evandro from Brazil.

  50. Avatar de Ana
    Ana

    Eu quero fazer um habbo pirata mais tenho medo do hamachi ser pago ou aumentar a conta da internet por que outras pessoas estão usando ! O hamachi e pago ? Preciso de ajuda !!!!
    Desde já agradeço !