Guia para Entrega de IRS – Parte I

158 Comentários

Seguindo algumas solicitações dos nosso visitantes, a equipa decidiu valorizar uma obrigação do contribuinte, a entrega da declaração anual de rendimentos. Serão feitos alguns artigos onde se explicará passo-a-passo todo o processo: o pedido de senha para acesso ao serviço, algumas funcionalidades e o preenchimento da declaração.

1º Passo:

  • Como pedir a senha de acesso ao portal?

Primeiro precisamos de uma senha de acesso que pedimos através do site das Finanças. Clicamos no menu superior na opção PEDIR SENHA.

Neste quadro preencham com atenção os dados solicitados. Chamo a vossa atenção para dois campos importantes: a morada e a pergunta/resposta, imprescindível caso pretendam recuperar a vossa senha.

Morada:
Uma das dificuldades para o pedido da senha prende-se muitas vezes com a morada. Para que não tenham esse problema, aconselho-vos a ver a vossa morada numa qualquer correspondência enviada pela Administração Fiscal, por exemplo na do IRS de 2007.

A entrega da senha, será na morada existente nos serviços. Caso tenha alterado de morada e não tenha como receber nessa morada a senha, terá de se deslocar a sua repartição de Finanças onde deverá actualizar a morada.

No entanto, se conseguiu receber numa morada que já não é a sua (casa dos pais, por exemplo) poderá posteriormente alterá-la dentro do portal.

Pergunta/Respostas:
Caso mais tarde, não se lembre e não tenha consigo os códigos enviados pelos serviços, terá de solicitar a recuperação da senha respondendo à pergunta que escolheu. Insira por isso uma pergunta que lhe seja fácil lembrar, pois caso também não se recorde da resposta, terá um processo mais complicado e demorado de revalidação de dados.

Tenha em atenção que os casais deverão solicitar individualmente a senha. A senha demorará no mínimo 5 dias a chegar à sua caixa postal.

Neste post ficaremos por aqui. Existem casos especiais que não estão focados, mas num processo normal, estes são os procedimentos a seguir.

Homepage: Declarações Electrónicas

Partilhar:
Tags:

Comentários

158

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Homem do Leme
    Homem do Leme

    Muito pedagógico, à laia de serviço público. Sempre em grande, obrigado!!!

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Melhor ainda, não temos que pagar a um TOC para estes pequenos e gratuitos serviços.

    Keep up the good work.

  3. Avatar de Balanta
    Balanta

    Veio mesmo a na hora certa. Esta parte das senhas já ultrapassei, venha a parte do preenchimento, não parece dificil mas como é a primeira vez e se nos enganar-mos somos multados em duzentos e tal euros, é melhor ser orientado por quem sabe.

    1. Avatar de João A. Coutinho
      João A. Coutinho

      Há anos que me vejo “obrigado” a pagar para me tratarem da declaração electronica de IRS porque, certamente por falta de capacidades, vou ao Portal das Finanças e nunca encontro a “declaração” para preencher.

  4. Avatar de ruca
    ruca

    É só para dizer que o excelente programa IRSCAL da Jurinfor este ano voltou a ser grátis para um agregado familiar. Não devem ter vendido muitas cópias no passado. Como alternativa – muito bom – temos o escritório fiscal.

    http://www.irscalc.pt/

    http://www.o-informador-fiscal.pt/?nav=bWVudT00JnNlY3Rpb249c29mdHdhcmUmYWN0aW9uPWVmJmRhdGE9JnBhcmFtPSAg.

  5. Avatar de Nuno A.
    Nuno A.

    Wow!!!!
    Altamente! éh pa muito bem! Mesmo fixe!

  6. Avatar de R3volution
    R3volution

    vou aguardar pela parte das despesas a preencher…. há pessoas que colocam todas e quaisquer despesas, mas ainda não tenho noção do que se pode colocar, tipo despesas mais correntes do dia-a-dia….

  7. Avatar de ozie
    ozie

    viva

    só um a parte

    dia 15.03.2009 o site muda ( existe um conjugação do site dgci edeclarações electronicas), embora os procedimentos sao os mesmos.

    Rui pagar a um toc? se o serviço ficar bem feito não é um dinheiro bem aplicado? ou é como uma pessoa amiga que não queria toc e sabia tudo e depois só fez asneira? é bem feita lol

    sou assim, quando nao sei, prefiro me dirigir a quem saiba, é como na informatica e em tudo na vida

    só em nota de rodapé, as Finanças afirmam que reembolsam o dinheiro no mes seguinte ao do envio, portanto toca a enviar.

    Só um conselho pessoal, façam o download do programa irs offline e mandam por esse programa ( submeter).

    abraços

  8. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Pagar a um TOC? OK pela 1ª vez percebo que se faça, agora a partir daí acho desnecessário. Preencher o IRS é básico, basta seguir atentamente as instruções. Está tudo explicadinho, incluindo quais as despesas/rendimentos que podemos/devemos declarar. Basta estar atento e ter alguma paciência. O sistema online é super simples, preenche alguns dados automaticamente e detecta os erros. Vou fazer pela 2ª vez.

  9. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    Bom post! Muito útil para quem não está habituado a efectuar este procedimento.

    Abraço,

    ———

    http://www.best-cine.com/

  10. Avatar de marlene
    marlene

    @ruca

    No site das Declarações Electrónicas também tem um simulador e também podemos preencher declaração off-line para posteriormente enviar.

  11. Avatar de marlene
    marlene

    @ Balanta

    Não é fácil enganarmos-nos :-). O preenchimento é muito intuitivo, tem ajudas de preenchimento e informa-nos dos erros de preenchimento.

    A variedade de despesas não deve ser assim tão extensa mas o próprio programa fornece as mais usuais.

    Mas o Pplware vai ajudar.

  12. Avatar de jmtdstoc

    @rui

    “Melhor ainda, não temos que pagar a um TOC para estes pequenos e gratuitos serviços.”

    Mas nunca foi preciso pagar a um TOC para entregar o IRS (desde que não se tenha Contabilidade Organizada).
    O preenchimento da Declaração de IRS é e sempre foi extremamente simples e nunca foi preciso os serviços de um TOC para a entregar… basta ler as instruções de preenchimento (em papel ou agora online).

  13. Avatar de Ruizinho
    Ruizinho

    Quero aqui fazer uma chamada de atenção:
    Quem fizer a entrega do IRS pela net, verique se no anexo A (onde são declarados os valores pagos pelas empresas e os descontos para o IRS e a s. social), os valores que constam na declaração se coincidem com os valores da declaração passada pela empresa.

    Se os valores não coincidirem, ao pedir para validar a declaração, vai aparecer uma mensagem de erro e pede para corrigir o engano.

  14. Avatar de UKN
    UKN

    Se me acontecer a mesma porcaria que aconteceu o ano passado no preenchimento, em que dizia que tinha um erro ao enviar mas não dizia nem o erro nem outra informação … desisto.

    Pego nuns euros e vou a pessoal conhecido pra entregar.

    No entanto bons posts 🙂 A ver se ajudam 🙂

  15. Avatar de pedro
    pedro

    mais uma vez tive de pedir a senha, as finanças estão sempre a expirarem-me as senhas, depois quando mudo esqueço-me delas uma treta o login mais valia ser feito com certificado digital do CU

  16. Avatar de pedro
    pedro

    cuidado as compras nas farmácias em que o iva é de 20% não entram, só os com 5% muita gente faz mal esta parte

  17. Avatar de Jokas
    Jokas

    Para quem diz que muito fácil, eu não digo que não o seja, mas para quem nunca preencheu um IRS na vida há sempre o receio, como comigo e com os meus pais, em que sempre alguém o fez por nós.
    Eu querira aprender a fazer estas coisas pela net para não ter de me xatear muito, por isso agradeço toda e qualquer info que nos facilitem a vida…
    Isto para pessoas novas como eu, que nunca preencheram IRS, que têm do preencher pela 1ª vez ainda é mais complicado, porque, pode parecer estupido, mas eu não entendo muito bem o sistema, e não há grande info disponivel para pessoas aprenderem como se fosse a 1ª vez.
    Parte-se sempre do principio que quem o faz sabe o que ta a fazer, mas para pessoas jovens como eu, que nunca se tiveram de ralar e têm de fazer o IRS pela 1ª vez na vida é uma dor de cabeça, sim porque há quem tenha de fazer as coisas uma 1ª vez e não há informação nem educação nas escolasque nos ensinem a viver na sociedade, é uma bosta…

  18. Avatar de J.C
    J.C

    Já uso isto à muitos anos e sempre com resultados impecáveis. Para além de me dizer logo quanto vou receber, valida-me a declaração toda e neste mesmo site consegue-se também fazer coisas impecáveis como ir buscar muitos documentos que normalmente obrigaria a ter de ir a um balcão.

    Ultimamente eles até preenchem logo parte da declaração com os rendimentos e descontos feitos nas empresas.

    Mais ainda tem um sistema de ajuda que embora às vezes peque por ser pouco intuitivo, raramente deixa uma questão por responder.

    No entanto para quem não está habituado a preencher o IRS pode ser um pouco complicado perceber as vezes onde se coloca que valores. Nada como pedir ajuda a quem já o tenha feito para esclarecer as dúvidas.

    Da experiência que tenho funciona melhor com o IE do que com o FF ou opera.Nao sei como está este ano.

    Parabens pela iniciativa.

  19. Avatar de Blizard

    Faço electronicamente desde que existe…
    Não há melhor..
    O pior é pagar os impostos 🙂

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  20. Avatar de Fernando
    Fernando

    Eu este ano ainda fiz em papel, vou ter que registar os meus pais e sogra no site das finanças para o proximo ano os fazer pela internet.

  21. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    @pedro

    Despesas de farmácia em que o IVA é de 20% entram, desde que acompanhadas de receita médica.

    1. Avatar de MARCO
      MARCO

      despesas medicas com iva 20% entram mas noutro campo

  22. Avatar de Rogeer
    Rogeer

    Boas pedir a nova chave já ultrapassei agora preencher já requer alguem que saiba eu cá por mim não pago nada porque e alguem de familia que trabalha com estas coisas do irs mas se não fosse o caso preferia pagar a meter nojo..

  23. Avatar de Balanta
    Balanta

    Estou a preencher para os meus pais, mas não sei onde devo colocar o valor que eles pagam de renda de casa

  24. Avatar de Napalm_death
    Napalm_death

    Boas
    E despesas com dentista não entram?
    É que o ano passado gastei umas boas massas lá…

  25. Avatar de marlene
    marlene

    @ Balanta

    É no campo 731.

  26. Avatar de marlene
    marlene

    @ Napalm_death

    Todas as despesas de saúde entram.

    Isentas ou com Iva a 5% (campo 801).

    No campo 802 só são aceites despesas de saúde com receita médica.

  27. Avatar de Lino Tavares
    Lino Tavares

    @Jokas
    Não é preciso ser tão redutor.
    Alguma vez tinha de ser a 1ª como em tudo na vida.
    Mas daí a dizer que não há informação, penso que é demasiado generalista.
    Tem havido ao longo dos anos cada vez mais publicidade, software quer online quer offline para ajuda e/no preenchimento das declaracoes.
    E se não for suficiente, existe, em quase todas as Juntas de Freguesia ou Forum de Juventude, apoio por parte da Financas.
    Esse apoio normalmente é conjugado com a presenca de um funcionario das financas que ajuda no preenchimento das declaracoes.
    Não sei se é suficiente, mas é o que temos

  28. Avatar de Miguel
    Miguel

    É possivel apresentar IRS mesmo estando desempregado e nem recebendo desemprego ? E apresentar despesas ?

  29. Avatar de marlene
    marlene

    @ Miguel

    O programa não valida o preenchimento se não inserir pelo menos um valor nos rendimentos. Dá esta informação:
       
      O Anexo A não tem qualquer valor declarado.

    Erros do Quadro 4:
       
      Tem de declarar pelo menos um Rendimento maior que zero para o Sujeito Passivo A.

  30. Avatar de claudia
    claudia

    Todos os anos ponho a declaração pela internet, mas este ano não consigo , diz-me senha incorrecta, é normal? vou ter que pedir outra senha.

  31. Avatar de marlene
    marlene

    @ claudia

    Diz senha incorrecta ou expirada?

    “A senha tem um período de validade de 2 anos. Quando esta validade terminar, deve alterar a senha, ficando a nova válida por mais 2 anos.”

  32. Avatar de Joana
    Joana

    Sempre que tento validar o irs ocorre-me um erro que diz que tenho que indicar o prazo especial ao abrigo do qual pretendo declarar ou alterar, mas ambos os artigos que lá estao so dao para declarações de substituição e eu estou a entregar a 1ª do ano. Alguem me pode ajudar?

  33. Avatar de karla aquino
    karla aquino

    olá não sei o que se passa mas no ano pasado consegui fazer online o irs e foi a 1ª vez este ano não consigo dá-me um erro a dizer que a soma de controlo esta errada mas ja fiz e refiz 2 vezes e tenho a certeza ue esta certa , e agora as despesas com educação q tb ta dando erro , podias ajudar-me

  34. Avatar de carla
    carla

    Boa tarde!Estou desempregada desde novembro 2007 e a receber subsidio desemprego. No ano passado apresentei irs, no entanto, este ano os unicos rendimentos que tenho são referentes ao subsidio desemprego. Sou obrigada a apresentar irs?

  35. Avatar de Denny
    Denny

    Oi!
    Estou com dificuldades em entrar no programa, visto que me aparece uma janela a dizer que tenho que configurar a proxy. Se ajudar, tenho o Avg instalado.
    Preciso de ajuda….

    1. Avatar de Cláudia
      Cláudia

      Eu tenho este mesmo problema do proxy, alguém ajuda?

  36. Avatar de marlene
    marlene

    @ karla aquino

    Como foi explicado aqui:

    http://www.pplware.com/2009/03/19/guia-para-entrega-de-irs-parte-v/

    as despesas de educação são mencionadas no campo 803 e temos de indicar no campo 812 o número de dependentes com despesas de educação.

    Quanto à soma de controlo o próprio programa faz o respectivo cálculo.

    Espero ter ajudado.

  37. Avatar de marlene
    marlene

    @ carla

    Não, o subsídio de desemprego não é tributado em IRS.

  38. Avatar de luis
    luis

    Boa tarde, Gostaria de saber quais os impressos necessários, para entrega irs
    para um casal, com um filho e recibos verdes?
    P.S.: no ano 2008 tinha recibos verdes, mas em outubro começei a trabalhar com contrato

    É só o mod3 e o anexo H?
    help please!!!

  39. Avatar de marlene
    marlene

    @luis

    Deve entregar o IRS apenas na 2 fase.

    Pode ver aqui:

    http://www.pplware.com/2009/03/19/guia-para-entrega-de-irs-parte-v/

  40. Avatar de luis
    luis

    sim eu sei que é agora na 2ª fase, mas quais os impressos mode 3 rosto, anexo H e mais algum?

  41. Avatar de marlene
    marlene

    @luis

    E o anexo B.

  42. Avatar de Andreia
    Andreia

    Boas,

    desde 1 de Abril de 2008 que estou desempregada, mas a receber subsídio de desemprego, como auferi vencimentos até 31 de Março pensei que teria que colocar o Irs na 1ª fase, junto com o meu marido que é trabalhador dependente e a contrato de trabalho, mas quando tentei submeter o Irs deu-me esta informação “De acordo com a informaçao que possuimos – Deve entregar a Modelo 3 na segunda fase porque existem elementos do agregado familiar que, durante o ano do imposto, estiveram inscritos para o exercício de actividade profissional ou empresarial”.

    Será por ter estado desempregada? É que o meu marido não sofreu qualquer alteração e eu passei de empregada para desempregada. Alguém saberá o porquê?

    Obrigada

  43. Avatar de Paulo
    Paulo

    Ola Andreia,
    Esta-me a acontecer a mesma mensagem de erro.
    No meu caso apenas desempenhei trabalho dependente e sou solteiro. Por isso julgo que é um erro do sistema que está incorrectamente a referir tal situação.

    Ha alguns anos realizei trabalho independente. Poderá ter sido isso que estão a obter na informação sem verificar que já foi efectuada a cessão de actividade.

  44. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Sempre que tento validar o irs ocorre-me um erro que diz que tenho que indicar o prazo especial ao abrigo do qual pretendo declarar ou alterar, mas ambos os artigos que lá estao so dao para declarações de substituição e eu estou a entregar a 1ª do ano. Alguem me pode ajudar?

    Este um problema que já constatei, quando é a primeira declaração deste ano. Alguém me pode ajudar?

  45. Avatar de angela
    angela

    estive a fazer o irs e o campo de rendas não é o campo 731 mas sim o 732, estarei enganada?

  46. Avatar de gomes
    gomes

    Sendo casado e o único rendimento de 2008 é o subsídio de desemprego, quando no campo 401 ponho valor zero o programa rejeita. O que fazer? Obg

  47. Avatar de João
    João

    Na minha declaração aperece o seguinte erro :Quadro 4 A soma dos Rendimentos e Pensões declarados não corresponde a soma de controlo. Que significa e como posso resolver? Obrigado

  48. Avatar de marlene
    marlene

    @gomes

    O subsídio de desemprego não é tributado em IRS.

  49. Avatar de gomes
    gomes

    Mas tenho ou não que entregar a declaração electrónica com as despesas? Obg

  50. Avatar de LUIS LIMA
    LUIS LIMA

    gomes,

    Mas tenho ou não que entregar a declaração electrónica com as despesas? Obg

    Não

  51. Avatar de LUIS LIMA
    LUIS LIMA

    Ricardo

    Este um problema que já constatei, quando é a primeira declaração deste ano. Alguém me pode ajudar?

    Na declaração esta a mencionar que é a primeira declaração que apresenta, se é tem que no campo 4 só por a alinea 1 ( primeira declaração do ano ), mais nada.

  52. Avatar de Andreia
    Andreia

    Para o Paulo,

    informei-me com as finanças e disseram-me que teria que cessar o IR referente a trabalho independente que tive em 2001, na altura só cessei o Iva, penso que não era necessário cessar também o IR, informe-se mas foi isto que me disseram. Assim que cessei o Ir pela internet, enviei o IRS e aceitou sem erros. Rápido e eficaz, espero te-lo ajudado.

  53. Avatar de Miguel
    Miguel

    Também não consigo submeter o IRS, escolho a opção de 1ª entrega de IRS e pede para indicar o prazo especial ao abrigo do qual pretendo declarar ou alterar. Não consigo escolher apenas uma opção.

  54. Avatar de aospapéis

    Não se esqueçam de que podem ajudar muitas instituições com uma parte dos impostos que pagam ao Estado

    Vejam informações em:

    http://aospapeis.blogspot.com/search?q=declara%C3%A7%C3%A3o+de+rendimentos

  55. Avatar de Lino Nunes
    Lino Nunes

    Boas

    Estou para entregar a declaração de IRS para trabalhador independente e reparei que este ano no anexo H não tem a opção para colocar o valor das despesas em rendas (no ano passado correspondia ao campo 806).

    Alguém sabe se esta despesa deixou de ser aplicada no IRS de 2009 (correspondente ao ano de 2008)?

    Se é aplicada onde e como a posso efectuar?

    Muito obrigado pela atenção.

    1. Avatar de Lino Nunes
      Lino Nunes

      Pesquisei um pouco mais e verifiquei que o campo 732 é o utilizado para este efeito.

      Cumps

      1. Avatar de miteba
        miteba

        Campo 732 de que anexo? do A e do H não existe nenhum campo 732

        1. Avatar de miteba
          miteba

          Já entendi também! :/

          Tem que se adicionar uma linha no campo 7 do anexo H

          Depois clicar no código/benefício e escolher a opção correcta.

          Obrigado de qualquer forma

  56. Avatar de fatima
    fatima

    Eu tento meter o irs dos meus pais, mas quando vou a submeter dáme um erro que diz”ocorreu um erro, central indisponivel.tente mais tarde”, mas o mais estranho é que ja meti o meu e o dos meus irmão e consegui.nao sei o que se passará!

  57. Avatar de Marcio Christo
    Marcio Christo

    O programa não valida o preenchimento se não inserir pelo menos um valor nos rendimentos. Dá esta informação:

    O Anexo A não tem qualquer valor declarado.
    Erros do Quadro 4:

    Tem de declarar pelo menos um Rendimento maior que zero para o Sujeito Passivo A.

    Mas então como devo fazer pois estou desempregado e sempre preenchi o IRS pela net. Obrigado

    1. Avatar de Luis Lima
      Luis Lima

      Boas Marcio,

      Se está desempregado e não tem qualquer rendimento não pode preencher a declaração, tem que se dirigir á sua repartição de finanças e solicitar uma declaração como não teve rendientos.

  58. Avatar de Armenio Matos
    Armenio Matos

    A minha questão é a seguinte:

    No preenchimento do IRS modelo A/H via electrónica nas deduções para a saúde, colocamos somente 30% dos valores por nós gastos na saúde como medicamentos 5% ou 20% ou colocam-se os valores totais expressos nos recibos da farmácia e de consultas?

    Muito Obrigado

    1. Avatar de marlene
      marlene

      @Armenio Matos

      Colocamos sempre a soma de todos os recibos.

      Os recibos com IVA a 20% só podem ser incluídos se tiverem receita.

  59. Avatar de sandra pereira

    estou desempregada tenho dois filhos na escola e nao consigo por o irs este ano como faco?nao necessito por irs??

    1. Avatar de marlene
      marlene

      @ sandra pereira

      Só quem recebe um ordenado ou uma pensão pode entregar o IRS.

      No seu caso, como está desempregada e não tem outro rendimento não “consegue” preencher o IRS.

      Pode pedir nas finanças uma declaração de ausência de rendimentos para apresentar nas instituições (escola, banco, …) se lhe solicitarem.

  60. Avatar de Nuno
    Nuno

    Boas. Sou trabalhador dependente do Estado e em part-time a recibos verdes. Como posso agregar os ganhos no irs?
    Obrigado

    1. Avatar de Luis Lima
      Luis Lima

      Boas Nuno,

      No seu caso so deve submeter a declaração de irs na 2 fase.

  61. Avatar de Carlos
    Carlos

    Alguém por experiência própria, me saiba dizer o que é necessário fazer quando: não me lembro da password, não tenho os códigos enviados e também não me recordo da resposta para a recuperação da senha.

    Na verdade tenho os códigos enviados, mas mão funcionam e não sei qual a resposta à pergunta, pois o IRS é dos meus pais e não foram eles que registaram pela 1ª vez, foi um TOC.

    1. Avatar de marlene
      marlene

      @ Carlos

      Deve ir ao Portal das Finanças onde diz RECUPERAR SENHA:

      http://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/recuperarSenhaForm.action

      Neste endereço aparece esta informação:

      Você está aqui Início Recuperar Senha

      Recuperar Senha

      Se esqueceu a sua senha pode efectuar aqui, o pedido de reemissão de uma nova, preenchendo os dados abaixo indicados.

      Com a aceitação deste novo pedido, será cancelada a senha anterior e ser-lhe-á enviada uma carta para o seu domicílio fiscal, contendo a sua nova senha. Considerando o tempo de expedição e distribuição pelo correio, o prazo para a recepção da nova senha não será inferior a 5 dias úteis.

      Indique, por favor, o seu NIF:

      Nº Contribuinte
      xxxxxxxxxxxxxx

      Tendo em conta que não sabe a senha dos pais, deve pedir a recuperação da senha do pai e da mãe.

      Deve ter atenção a morada porque se estiver incompleta pode não chegar a sua casa.

      Espero ter ajudado.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Obrigado, mas não consigo pedir a recuperação da senha pois pede-me a seguinte pergunta: “Pergunta: Qual é a minha cor preferida?”

        Sem responder a esta pergunta não consigo prosseguir. Já coloquei “montes” de cores e nada.

        1. Avatar de marlene
          marlene

          @ Carlos

          E as cores não são assim tantas 🙂

          Mas o procedimento é esse mas vou saber como o contornar.

          Até breve.

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Já consegui saber o que fazer.
            Tenho que pedir o canecelamento da minha senha de identificação para o seguinte e-mail:
            senhas@dgci.min-financas.pt

            E depois de me enviarem a resposta, tenho que ir ao portal e registar-me como se de um novo utilizador se tratasse.

  62. Avatar de Ana Silva
    Ana Silva

    Boa tarde,
    Para quem já entregou, já têm o comprovativo de entrega?
    é que na página das finanças o meu diz “prova entrega”, já não seria suposto dizer “comprovativo”, normalmente, depois de entregarmo leva dois dias para termos os comprovativos!!
    Se alguém estiver na mesma situação..
    Obrigada,
    Ana

    1. Avatar de marlene
      marlene

      @ Ana Silva

      Segundo contacto, hoje, com o CAT DGCI:Centro de Atendimento Telefónico, fui informada que ainda não foi emitido nenhum comprovativo. Este atraso deve-se ao facto do portal estar constantemente em baixo.

  63. Avatar de Luis
    Luis

    Olá pessoal , eu li aqui os comentários todos fiquei sem saber como fazer , estou mesmo a nora não sei que fazer alguém me pode ajudar ?

    1. Avatar de marlene
      marlene

      @ Luis

      Claro que podemos ajudar.

      Vamos começar pelo inicio:-)

      Já juntou todas as despesas (saúde, seguros, escola,…) e todos os rendimentos? Este é o primeiro passo.

      Separar e somar as despesas que têm Iva a 0% e a 5% pois as que têm Iva a 20% só com receita.

      Depois disto e se ainda precisar de ajuda pode dizer que tipo de despesas tem que nós dizemos os campo.

      E não desespere, com calma tudo se resolve.

  64. Avatar de Monica
    Monica

    Boa noite,

    Alguem me sabe dizer se devemos colocar os descontos da segurança social? se sim qual o campo?
    Obg pela ajuda

    1. Avatar de marlene
      marlene

      @ Monica

      Coloca no mesmo campo onde coloca os rendimentos ouseja:

      Anexo A

      Quadro 4

      Adicionar linha

      NIF Entidade Pagadora – Código de Rendimentos….. E onde diz contribuições .

  65. Avatar de Duarte
    Duarte

    Bom dia!

    Desde 3ª Feira que tento submeter a minha declaração só que dá-me sempre um “erro a submeter a declaração”! Começou na 3º por dar erro de proxy e agora é este!!
    Alguém me pode elucidar o que posso fazer para contornar esta situação?

    Obrigado.

    1. Avatar de marlene
      marlene

      @ Duarte

      Provavelmente o problema não é seu. P portal como está constantemente em actualização provoca erros. Tente um pouco mais tarde ou na hora provável de estarem menos pessoas on line.

  66. Avatar de Isabel
    Isabel

    Bom dia. Estou desde sexta-feira a tentar submeter a declaração do IRS e é simplesmente impossível. Já tentei a todas as horas do dia (e madrugada) e o erro aparece sempre. Após preencher tudo correctamente e validar, tento submeter e dá erro sem explicar do quê. Desconfio que seja algum problema na minha internet. Alguém sabe como posso resolver isto? Obrigada.

  67. Avatar de liliana
    liliana

    como declarar rendimentos do cônjuge falecido?

    1. Avatar de marlene
      marlene

      @ liliana

      Falecimento

      1. No caso de ter ocorrido o falecimento de um dos cônjuges durante o ano a que respeita a declaração, o cônjuge sobrevivo deve apresentar uma única declaração, assumindo-se como sujeito passivo A, na qual deve incluir os rendimentos auferidos por ambos.
      O óbito deve ser assinalado no Quadro 7A da folha de rosto da declaração Modelo 3, através da indicação do Número de Identificação Fiscal (NIF) do cônjuge falecido.
      No que respeita aos rendimentos, deve ser seguido o seguinte procedimento:
      1. O cônjuge sobrevivo deve incluir os rendimentos auferidos em vida pelo falecido, indicando como titular a letra “F” (F = falecido), cujo número de identificação fiscal deve constar no Quadro 7A do rosto da declaração.
      2. Se o falecido não for casado, deve o cabeça-de-casal apresentar a declaração de rendimentos Modelo 3 em nome do falecido, com a totalidade dos rendimentos que aquele tenha auferido nesse ano, desde 1 de Janeiro até à data do óbito.

      Espero ter ajudado.

  68. Avatar de liliana
    liliana

    e o estado civil qual é que coloco?

  69. Avatar de Filipe Raposo
    Filipe Raposo

    Desde o dia 17 de Março que estou para submeter a declaração, mas continua a dar-me erro: «Ocorreu um erro na submissão da declaração. Por favor, tente mais tarde».
    Isto tem sido normal?

  70. Avatar de F. Nunes
    F. Nunes

    Olá boa tarde, já ando à vários dias a tentar submeter a minha declaração de IRS e não consigo, da-me sempre erro de comunicação.
    será que alguém me consegue esclarecer.
    Obrigado.

    1. Avatar de Luis Lima
      Luis Lima

      Boas, se estiverem a fazer a declaração em on-line o mais provavél é dar esse erro, pois o portal está muito subcarregado, aconselho a fazerem o downlood do irs e fazerem em off-line e depois submeterem.

  71. Avatar de Rui Duarte
    Rui Duarte

    Boas.
    Tentei enviar o irs do meu irmao que é casado e da “sistema central indisponivel”, tentei enviar o meu de seguida e consegui,tento novamente enviar o do meuirmao e dá o mesmo erro…
    Já ando nisto é 7 dias…
    Continuem com o forum

  72. Avatar de bATUCO
    bATUCO

    Boas,

    Para quem está com problemas em conseguir enviar a declaração como eu, estive cerca de 4 dias a tentar e sempre a dizer erro de proxy, etc, etc, experimentem desligar as firewalls e depois enviar, comigo, foi logo a seguir.

    1. Avatar de João Paulo
      João Paulo

      Pois eu entreguei a declaração sem problemas mas preciso agora de entregar a de substituição e nem por mais uma a coisa entra. Já desliguei firewall, avg, tudo e mais alguma coisa. Já tentei ontem de manhã, hoje o dia inteiro e isto está pelas costuras. Alguem da DGITA tem inforamação relevante? Dicas? É que é suposto amanhã ir para fora e queria deixar isto tratado. Obgd.

  73. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boa noite.
    Tanto eu como a minha esposa estivemos desempregados no ano de 2009, no entanto tivemos um rendimento predial.Pelo que percebi temos que preencher o modelo 3 juntamente com o anexo F, a minha duvida é se tenho que prencher mais algum anexo, se posso apresentar despesas de saude ou isso é so quando ha rendimento dependente ou independente.

    1. Avatar de Luis Lima
      Luis Lima

      Boa tarde,

      Sim tem que preencher o anexo F e pode e deve apresentar as despesas que teve com saude e seguros etc..
      Cumprimentos

  74. Avatar de Duarte
    Duarte

    Bom dia!

    Após várias tentativas, durante dias a várias horas continuei sem conseguir. Voltei a preencher a declaração… Desliguei as Firewalls e também não deu. Só consegui através de download off-line. É o que recomendo, principalmente se já tiverem os dados gravados e é mais rápido do que pensava.

    1. Avatar de Luis Lima
      Luis Lima

      Boa tarde,

      Isso foi o que eu já tinha dito é muito mais fácil de submeter.

    2. Avatar de Rui Martins
      Rui Martins

      Estava a ter o mesmo problema com o Microsoft Internet Explorer 8.0

      Consegui ultrapassar utilizando o chrome (Google)

  75. Avatar de Raul
    Raul

    Tenho um problema.
    Tenho estado a tentar submeter o IRS desde o dia 12, mas aparecia sempre erro do proxy, depois só aparecia que o sistema central estava indisponivel… Como consigo enviar o IRS ?

  76. Avatar de Hugo Paz
    Hugo Paz

    Boa tarde.

    Estando desempregado desde 2008 e a receber o subsidio de desemprego, sem mais nenhuma forma de rendimentos, mas com despesas escolares, próprias, posso colocar o IRS, devido às mesmas?

    Obrigado

    1. Avatar de Luis Lima
      Luis Lima

      Boa tarde,

      Se não teve rendimentos não podera apresentar a declaração de irs nem as despesas tidas.

  77. Avatar de Ana P
    Ana P

    Bem já reparei que quem esteve o ano de 2009 com subsídio de desemprego, não pode apresentar IRS, correcto?
    E as desespesas de saúde que tive, e o crédito habitação, e o seguro de vida obrigatório que vem com a casa, e um PPR que tenho, não vou receber nada do Estado? Tenho despesas e pelo facto de ter estado com o subsídio de desemprego, não posso receber nada do Estado? Se assim é a lei é fantástica, porque eu só recebi o subsídio de desemprego, porque tb descontei para ELE, e agora, mandam-me passear?!!!!!!!!! Podem-me confirmar estar informação.

    1. Avatar de SIlva
      SIlva

      Ana P,

      Não sou especialista na matéria, contudo, o valor que alguns contrubuintes recebem aquando da entrega do IRS, apenas reflecte o valor de imposto que é pago a mais, tendo em conta as retenções na fonte (de IRS) que vão fazendo.

      Neste contexto, como quem está desempregado, não desconta para IRS, não terá nada a receber, uma vez que nada pagou.

      1. Avatar de Luis Lima
        Luis Lima

        Boa tade,

        Correctissimo, tanto não recebe como quem não teve rendimentos não pode meter a declaração de irs e as suas despesas, terá sim que se dirigir á sua repartição de finanças e pedir uma declaração como não teve rendimentos.

    2. Avatar de Hugo Paz
      Hugo Paz

      Boa tarde.

      entrei em contacto com as finanças através do email dsirs-apoio@dgci.min-financas.pt

      recebi a resposta para proceder à sua entrega via papel no serviço de finanças.

  78. Avatar de Linda
    Linda

    Alguém me pode ajudar? Tenho a declaração preenchida e gravada. Não consigo validar porque aparece mensagen de erro grave. Diz para reiniciar a aplicação no caso do problema persistir. Já reiniciei net e pc várias vezes em dias diferentes. Continua a aparecer o mesmo erro. Estou desesperada.

    1. Avatar de marlene
      marlene

      @ Linda

      Desinstale e volte a instalar a aplicação como estão constantemente a fazer ajustes pode resolver o problema.

      1. Avatar de Linda
        Linda

        Olá boa tarde,

        já voltei a instalar a aplicação. Agora dá a mensagem de erros mas na descrição dos erros diz que nao apresenta erros.

        Sempre pensei k isto fosse menos complicado…

        1. Avatar de marlene
          marlene

          @ Linda

          Tente fazer a declaração on-line para ver se o problema é ultrapassado.

  79. Avatar de Raquel Lucas
    Raquel Lucas

    Boa tarde!

    Estou aqui com uma dúvida que começo a pensar que é tola…
    Vou tratar do IRS via net pela 1ª vez. Registei-me e agora é esperar pela senha. Só que recebi uma sms a pedir para eu validar o contacto do NIF em http://www.portaldasfinanças.gov.pt e confirmar com os dados: *******(nº telemovel) e um codigo.
    De facto quando acabei o registo apareceu um texto em que a parte final era :”Informamos que de modo a confirmar os dados inseridos vamos dar início ao processo de fiabilização do seu telefone. Irá receber um código no seu telefone e deverá depois utilizar a funcionalidade Confirmação de Contactos para terminar o processo.”

    Mas aí não emcontro os campos onde posso pôr o nº de telemovel e o código que recebi, só o NIF e a senha que hei-de receber em casa….

    O meu receio é não receber a senha se não valiar o contacto.
    Alguém me sabe esclarecer?

    Desde já um grande obrigado. (nabices minhas!)

    1. Avatar de Liliana
      Liliana

      Tambem andei com essa duvida bastante tempo. Mas nao te preocupes porque nao precisas fazer mais nada. a carta vai ter a casa 😉

      1. Avatar de Raquel Lucas
        Raquel Lucas

        Thanks! Recebi hoje, passei o fim de semana fora, daí não agradecer antes. 😉 Era mesmo isso que me preocupava.

        Obrigada!!

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      De facto esta mensagem não faz sentido nenhum. O site da DGSI até está bem estruturado e os acessos são, em geral, lógicos e fáceis.
      Esta mensagem é a excepção a esta regra. Se tem alguma utilidade, esta não é evidente e faz as pessoas andar às voltas no site para que se perceba que, afinal, mais vale esperar pela carta com os códigos.

      Cumprimentos

  80. Avatar de Linda
    Linda

    Já percebi.

    Ele abre a janela dos erros da declaração mas informa que a mesma não apresenta erros.

    Entretanto ao submeter aparece aviso a dizer que os valores declarados das despesas com imóveis são superiores para o contribuinte. Uma vez que tinha a certeza que os valores estavam correctos, liguei para o HD. Confirmaram comigo as informações relativas ao imóvel e disseram que podia submeter à vontade apesar do aviso.

  81. Avatar de Peter
    Peter

    Estive desempregado em 2009 e não recebi qualquer rendimento, no entanto, o meu filho que é estudante e está a meu cargo, fez alguns trabalhos por recibos verdes.

    -Devo entregar IRS na primeira ou na segunda fase?
    -Consigo colocar 0 no sujeito passivo e x.xxx€ no dependente?

    Como devo proceder?

    Agradeço a vossa ajuda.

  82. Avatar de domingos lario

    Exmº senhores
    Domingos Dias de Sousa Lário, contribuinte nº. 153317809, vem expor o seguinte:
    È a terceira vez que os serviços de finanças detectaram erros centrais de preenchimento na declaração de IRS entregue em 11-03-2010. Na primeira comunicação de erro, logo me dirigi à repartição de finanças que na presença deles corrigiram o erro. Na segunda comunicação do mesmo erro, voltei à repartição de finanças e depois de averiguarem os números de contribuinte inscritos no quadro 7-H, verificaram que apenas o o nº. contribuinte 980308933, CNP Assurances, com sede em França mas autorizada para o exercício da actividade seguradora em Portugal em regime de liberdade de prestações de serviços, possuia outro nº. contribuinte 502105070, tendo o funcionário corrigido novamente o erro colocando por iniciativa dele este último nº. de contribuinte, avisando-me caso voltassem a informar de novo erro para os contactar através deste email.
    Se um funcionário qualificado por vós não consegue corrigir o erro mencionado por v. Exas, como poderei ser eu a corrigir se não sei qual é o erro indicado?
    Agradecia uma resposta rápida, pois na falta de esclarecimento estou na disposição de ir ao portal do governo e outras entidades a denunciar mais um caso de incompetência dos serviços de finanças.
    Com os melhores cumprimentos e uma páscoa feliz são os votos cinceros deste contribuinte Domingos Lário

  83. Avatar de Neto
    Neto

    Depois de validar o IRS, ao enviar aparece sempre a mensagem: Sistema central indisponível – por favor tente mais tarde.
    O que devo fazer?

  84. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boa tarde. Ja tentei enviar a declaraçao online varias vezes, mas continua a dar a mensagem “ocorreu um erro, tente mais tarde.”.
    Estando dentro do prazo de entrega via online, se continuar a dar este erro, quem se responsabiliza se assim continuar? Se é para funcionar, nao devia o sistema estar preparado para um elevado numero de entregas online? Enfim…

  85. Avatar de Xana
    Xana

    A quem esteja com problema de erro e diga apenas para “tentar mais tarde”, tenha feito a validação e a informação esteja toda correcta, tentem em vez de entregar pela opção “Entregar declarações a partir de sistemas com software compatível”, gravar a respectiva declaração, e depois escolher a opção “Entregar declarações previamente gravadas e validadas”.
    Estava aflita com a entrega, e resultou logo desta forma.

  86. Avatar de Bruno
    Bruno

    Estou com o mesmo problema, erro e tente mais tarde… já tentei da maneira que aqui foi dito anteriormente e também não consigo salta fora.Começo a desesperar.

  87. Avatar de Márcia
    Márcia

    Olá boa noite,

    estou à 2 dias para tentar enviar o IRS de uma amiga mas não consigo. Depois de submeter dá o seguinte erro “Código de resposta desconhecido. Por favor tente mais tarde”. Já submeti 4 declarações mas esta não consigo. Será que alguém poderá ajudar-me?

    Obrigada.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Ola Marcia,

      Eu estava com o mesmo problema, e so consegui entregar atraves do site mesmo. Quando escolhes entregar IRS, metes a 3 opção.

      1. Avatar de Márcia
        Márcia

        Obrigada Ricardo,

        dessa maneira já consegui entregar. 🙂

    2. Avatar de Brunex
      Brunex

      Olá,

      Quem estiver a receber o erro “código de resposta desconhecido. por favor tente mais tarde”, deverá fazer o download da nova versão da aplicação modelo3 irs2009 1.0.12 do dia 7 de abril, disponivel no portal das finanças.

      PAra quem recebeu o erro H196 caracter inválido ou desconhecido (ou algo similar) significa que tem um erro de escrita dentro do proprio ficheiro guardado. Basta abrir na respectiva aplicação e Validar/verificar se tem caracteres diferentes de letras ou numeros ou espaço. (ex:. “/”, “-” não são aceite)

  88. Avatar de ss
    ss

    ultrapassei as 3 tentativas da senha o k posso faxer ?

  89. Avatar de ss
    ss

    alguem me consegue ajudar?????

    1. Avatar de marlene
      marlene

      IRS – SENHA NA HORA

      Deixo aqui uma dica para ajudar aqueles que entre hoje e amanhã não se vão lembrar da senha e terão de a recuperar.

      Recuperar a senha implica esperar nada menos que 5 dias para a termos em casa.

      Problema: daqui a 5 dias já passou o prazo de entrega do IRS.

      Solução: dirija-se a uma qualquer Repartição de Finanças com o seu BI e NIF e peça a “SENHA NA HORA”. Esta senha fica de imediato disponível e tem a validade de 5 dias, ao fim de cinco dias recebe uma nova senha.

      https://pplware.sitedev.pt/pessoal/guia-para-entrega-de-irs-parte-v/

  90. Avatar de Lu
    Lu

    Ajuda!!

    Faltam praticamente 24h para terminar o prazo de entrega e não estou a conseguir enviar. Dá sempre a mesma frase “OCORREU UM ERRO NA SUMISSÃO DA DECLARAÇÃO. Por favor tente mais tarde.”
    Estou a desesperar.

    1. Avatar de Vítor M.

      Boa noite Lu.
      Tente submeter directamente no portal, online. Escolha a primeira opção.

  91. Avatar de Lu
    Lu

    Obrigada, já consegui! mas foi com a opção 3.
    Boa noite

  92. Avatar de HSA
    HSA

    Boa Noite

    No ano de 2009 auferi de um rendimento predial, renda de Dezembro paga pelo inclino que tenho na minha habitaçao secundaria (habitação que coloquei em secundaria em DeZembro 2009), efectuei o download do site da DGCI do software para simular o IRS deste ano, contudo não me é permitido adicionar o modelo F (rendimentos prediais), é normal? Só terei acesso a este anexo se colocar o IRS directamente no site da DGCI ?

    Obrigado.

    HSA

  93. Avatar de Elizabeth
    Elizabeth

    Boas! Estou a tentar enviar a minha declaraçao de IRS. O prazo termina dia 17, amanha. Casei no inicio de 2009 e agora constatei que como selecciono o regime casados, o programa pede-me para inserir o nome e NIF do conjuge. Quando tento inserir o programa nao permite. É o meu unico erro e nao condigo entregar por causa disto.Ja tentei fechar a aplicaçao e iniciar novamente, mas no inicio pede o meu NIF e senha e o mesmo para o meu marido e ele nao tem senha uma vez que nao trabalha e nunca trabalhou…
    Alguem me pode ajudar?
    Obrigada!
    Parabens pelo forum!

    1. Avatar de marlene
      marlene

      @ Elizabeth

      Como pode ver o prazo não termina hoje mas a 28/5.

      Se pretender entregar a declaração via Internet os prazos são :

      * De 10 de Março a 18 de Abril, caso apenas tenham sido auferidos rendimentos do trabalho dependente ou pensões (1ª Fase).
      * De 19 de Abril a 28 de Maio, sempre que tenham sido obtidos rendimentos de outra(s) natureza(s) (2ª Fase).

      Para entregar a declaração via Internet o seu marido tem, obrigatoriamente, de possuir senha mesmo que nunca tenha trabalhado.

    2. Avatar de marlene
      marlene

      @ Elizabeth

      Como pode ver o prazo não termina hoje mas a 28/5.

      Se pretender entregar a declaração via Internet os prazos são :

      * De 10 de Março a 18 de Abril, caso apenas tenham sido auferidos rendimentos do trabalho dependente ou pensões (1ª Fase).
      * De 19 de Abril a 28 de Maio, sempre que tenham sido obtidos rendimentos de outra(s) natureza(s) (2ª Fase).

      Para submeter a declaração pela Internet o seu marido tem, obrigatoriamente, que ter senha mesmo que nunca tenha trabalhado.

      1. Avatar de Elizabeth
        Elizabeth

        Obrigada Marlene! De facto fiquei mais descansada.
        Agora acontece que estamos a tentar pedir a senha atraves do site e nao estamos a conseguir. Como nao nos encontramos em Portugal, nao temos outro meio de pedir a senha?

        1. Avatar de marlene
          marlene

          @ Elizabeth

          Aqui temos: IRS – SENHA NA HORA

          Deixo aqui uma dica para ajudar aqueles que entre hoje e amanhã não se vão lembrar da senha e terão de a recuperar.

          Recuperar a senha implica esperar nada menos que 5 dias para a termos em casa.

          Problema: daqui a 5 dias já passou o prazo de entrega do IRS.

          Solução: dirija-se a uma qualquer Repartição de Finanças com o seu BI e NIF e peça a “SENHA NA HORA”. Esta senha fica de imediato disponível e tem a validade de 5 dias, ao fim de cinco dias recebe uma nova senha.

          mas como se encontram no estrangeiro é mais complicado.

          Sugiro q liguem para o 707 206 707 ou por mail senhas@dgci.min-financas.pt e coloquem o vosso problema.

      2. Avatar de Elizabeth
        Elizabeth

        No seguimento do meu email anterior, quando tentamos pedir a senha diz “Sistema central indisponível. Por favor tente mais tarde.” E nao conseguimos fazer nada…

  94. Avatar de Dário
    Dário

    Olá a todos!

    Marlene eu sou o Dário e estava aqui com um problema ao preencher o meu irs.
    Tenho ca varias facturas por ter ido ao dentista, mas a factura diz Iva-isento-artigo 9º-1-b do Civa. Isto vai ser colocado em que campo? é que ja ouvi para ai dizer que não é dedutivel, mas parece-me estupido não ser.

    Agradeço a atenção

    Já agora se tiverem algum tipo de dúvida relativamente ao desporto, treino, ginásio algo relacionado também posso ajudar.

    1. Avatar de marlene
      marlene

      @ Dário

      Como pode ver aqui

      https://pplware.sitedev.pt/tutoriais/guia-para-entrega-de-irs-parte-v/

      No Campo 801 do Anexo H

      …iremos mencionar as despesas de saúde (bens e serviços) e juros contraídos para o pagamento das mesmas.

      Exames médicos, consultas, medicamentos desde que tenham IVA a 5% ou estejam Isentos de IVA. (As despesas de farmácia por exemplo que tenham IVA a 20% ou 21% não entram).

      1. Avatar de Dário
        Dário

        Obrigado Marlene.
        Vou então colocar isso na parte dos 5 por cento.
        Só mais uma coisa, eu so lentes de contacto e tenho ca a factura respeitante as lentes de contacto com iva a 20 por cento, mas vou apenas compra-las ao optometrista que não é um medico e portanto não tenho receita médica, não coloco?

        1. Avatar de marlene
          marlene

          @ Dário

          Não pode colocar pois no campo 802
          apenas entram as despesas de saúde justificadas através de receita médica.

  95. Avatar de Dário
    Dário

    Olá mais uma vez,
    Olha hoje reparei que numa zona que pede para colocar o rendimento do ano passado eu me enganei e não coloquei o valor certo.
    Acho que hoje é o ultimo dia, ainda posso substituir sem prejuizo? Como faço isso?

    Obrigado,

    Dário Gomes

  96. Avatar de Miguel
    Miguel

    Caros, preciso que alguém mais entendido em questões fiscais me esclareça o seguinte:

    Recebi um oficio das finanças a comunicar a falta de entrega do Mod. 3 IRS de 2007 do meu falecido Pai. A cata é dirigiga a mim, Cabeça de Casal da Herança, para regularizar a situação no prazo de 30 dias.

    Ora, a data do óbito ocorreu em Dezembro 2007 e nos 3 meses seguintes tratei de todo o expediente legal nas finanças relativo ao óbito.

    Sucede que, o meu Pai apenas auferia rendimentos de pensões e não possuia qualquer estabelecimento comercial, industrial, agricola, etc., como menciona o Art.º 57º do CIRS. Nunca existiram portanto quaisquer rendimentos gerados ou obtidos.

    Tenho pesquizado no Portal do Cidadão e noutros sites da net onde está mencionado a obrigatoriedade, da Herança em entregar o Mod.3 IRS do meu falecido Pai e nada encontro. Acresce ainda que não possuo quaiquer declarações de rendimentos nem documentos nem despesas de saúde ou outras para abatimentos.

    Agradeço antecipadamente se alguém puder esclarecer-me do que se trata?

    Cumprimentos
    Miguel

  97. Avatar de nuno costa

    eu comprei uma casa no dia 15-7-2010 ,foi uma permuta na qual perdi até algum denheiro ,agora queria saber como e quando posso faser o irs?sera que tanho que fazer na segunda fase? cumprimentos Nuno

  98. Avatar de Carlos
    Carlos

    Boa noite! Será que alguém me poderá a judar? Gostaria de saber se um PPR dá para “colocar no IRS” sendo o contribuinte já reformado, mas estar a trabalhar com contrato de trabalho e a fazer descontos para a Segurança Social.

    No caso de não dar beneficios fiscais e o contribuinte o ter colocado no IRS do ano passado, o que fazer?

  99. Avatar de José
    José

    Bom dia! Preciso que alguém me esclareça, estou desempregado e recebo subsídio desemprego pelo regime contributivo, gostaria de saber se preciso entregar a declaração de IRS? Se tiver que o fazer, o que meto como rendimentos? Cumprimentos José

  100. Avatar de Cidália
    Cidália

    Boa tarde,
    gostaria de saber se os impressos de IRS disponíveis online através do Diário da República se são considerados válçidos se imprimidos e preenchidos, ou se é necessário a compra dos mesmos no serviço de finanças.

    Obrigado

    1. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      Para entregares em papel tens de adquirir os papeis numa papelaria ou nas finanças.
      Não são aceites fotocópias.

  101. Avatar de guida
    guida

    bom dia!
    Hoje ao entregar a minha declaração pela net verifiquei que a minha senha estava inválida, já pedi outra, mas o prazo de entrega termina amanha, será que vou ser multada?

  102. Avatar de sofia pereira
    sofia pereira

    JA PEDI A SENHA DOS MEUS PAIS ADA MINHA VEIO PARA A MORADA ONDE ELA RESIDE DE MOMENTO MAS A MORADA DO MEU PAI DEVE ESTAR INCOMPLETA POIS JA PEDI SEGUNDA VEZ E NÃO RECEBI?

    1. Avatar de marlene
      marlene

      Boa tarde como o prazo para entregar o irs está a terminar deve ir a sua repartição de finanças e pedir uma senha provisória e rectificar a morada que lá está. Depois vai receber uma nova senha e a provisória deixará de funcionar. O pedido da senha tem de ser feito pelo próprio.
      Em realação a senha que recebeu e que a morada esta desatualizada pode fazer a alteração no site das finanças.

      Espero ter ajudado.

  103. Avatar de Rui
    Rui

    Bom dia. Fiz o download do programa IRS – Modelo 3, pois pretendia fazer o preenchimento offline. O programa funciona aparentemente bem, contudo quando tento gravar aparece sempre a seguinte mensagem de erro: “ocorreu um problema na escrita do ficheiro” e não consigo gravar.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Tem que executar o programa como administrador.

  104. Avatar de José Militão
    José Militão

    Boa tarde. Com a aplicação offline fui buscar o modelo pre-preenchido e salvei para disco. Quando tentei voltar a abrir deu o Erro “Ocorreu um problema na leitura do ficheiro” “Erro: Formato do ficheiro inválido para esta aplicação”

  105. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    O erro “ocorreu um erro na submissão da declaração” é devido por vezes à versão de SW das finanças não ser a mais recente. Confirmem a versão no site.
    No meu caso ao fazer o download da ultima versão, resolveu o problema

    Cumprimentos.