GNS3 1.3 – A ferramenta perfeita para quem gosta de redes

19 Comentários

A versão mais rápida e estável desta fantástica ferramenta

O GNS3 é um simulador de redes  bastante “real”, que emula os mais diversos equipamentos activos de uma rede: routers, switchs, PCs, telefones, firewalls, etc. Considerando por exemplo um router, o GNS3 permite-nos emular o IOS (sistema operativo dos equipamentos Cisco) de um router real e proceder às respectivas configurações.

Recentemente foi anunciada a versão 1.3 que se destaca por oferecer uma fluidez fantástica e por implementar algumas melhorias gráficas e ao nível das funcionalidades.

gns3_001


O GNS3 é sem duvida uma ferramenta bastante útil para quem trabalha no mundo das redes, mas também para quem se está a iniciar nesta área (ex. estudantes de CCNA, CCNP e outros cursos).

O GNS3 integra bem com as ferramentas de virtualização VirtualBox e  Qemu. Além disso, há já um conjunto de imagens, com sistemas operativos, prontas a seres descarregadas e usadas – ver aqui.

gns3_002

Esta nova versão além de seguir o “novo” design do GNS 3 .1x, oferece também um desempenho fantástico.

Principais melhorias
  • Preferências do GUI guardadas no formato JSON
  • Todas as comunicações mostram uma barra de progresso
  • Quemu pode correr em servidores sem interface gráfico
  • Crashs são automaticamente reportados
  • Saiba tudo aqui

Nos próximos dias vamos publicar alguns tutoriais, com base nesta nova versão, e também lançar alguns desafios. Estejam atentos.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/MacOS/Linux
Download: Escolha aqui o seu sistema operativo
Homepage: GNS3

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de transcendez
    transcendez

    Muito fixe.;)

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Alguém me sabe dizer qual o parser usado para JSON??

      Estou num projecto em que estou a usar um parser JSON, no fundo para os mesmos efeitos( o XML para estas coisas…já era! ), o problema do meu parser é que é LGPL…mesmo usando este perser numa shared lib…não sei não…devido claro há licensa..

      Por isso gastava de saber qual o parser usado no GSN3.. se souberem agradecia 😉

      cmps

  2. Avatar de Fábio Ribeiro
    Fábio Ribeiro

    Para simular redes de grande escala arranjem uma boa maquina 😉

    1. Avatar de André
      André

      Pesquisa sobre GNS3 IOU.

  3. Avatar de Daniel
    Daniel

    GNS3 + VirtualBox = Perfeito.

    Só tenho pena da limitação do VBox em 4 NICs, mas quanto ao GNS3, juntado os IOS da cisco, é fantástico para prototipar redes.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Há ja muito tempo que nõ uso gsn3…

      Para mim o problema está na emulação do IOS..não percebo porque é que a malta usa o Virtualbox??

      Eu usava gsn3 directamente na minha maquina linux…claro para as imagens usava qemu, mas tirando as imagens, porque teem que correr utilizando Virtualbox??

      correm as imagens em virtualbox?Virtualbox já tem suporte a arch MIPS??

      cmp

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        O VBox tem sempre a opção de usar as redes internas, mas até por questão de facilidade e escalabilidade, é mais facil para mim usar um router cisco dentro do GNS3 e fazer as configurações para ter conectividade que andar a definir rotas sempre que preciso de alterar ou acrescentar alguma coisa.

        Eu uso o GNS3 no Windows nativo da máquina, não dentro da VBox, a pergunta era essa ?

        1. Avatar de lmx
          lmx

          “Eu uso o GNS3 no Windows nativo da máquina, não dentro da VBox, a pergunta era essa ?”

          era mais ou menos 😀

          A malta refere o Virtualbox, mas ainda não percebi porquê…

          O que correm eles no Virtualbox? as imagens do ios?
          Se não correm nada para que precisam do mesmo??
          É para usar as interfaces virtuais do mesmo??
          Ou correm o GSN3 virtualizado no Virtualbox?mas ai fica ainda uma questão…como emulam então as imagens do IOS?
          qemu dentro do SO que corre no virtualbox?

          Nesse caso usam uma maquina virtual(virtualbox), que por sua vez contém uma maquina virtual desntro(qemu)..

          Eu para as imagens do IOS usava qemu, porque emula processadores MIPS…nos quais correm as imagens do IOS…e depois usava o GNS3 na meu SO Linux

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Falo do VBox, porque instalo o Windows Server (exemplo), na VBox, e depois nas ligações de rede, as NICS do Server são geridas pelo GNS3.

            Ele (GNS3) cria as ligações e configura para que haja conectividade. Em vez ver usar as “intranets” do VBbox, ele configura os nics como “generic”.

    2. Avatar de Luís GOmes
      Luís GOmes

      Viva,
      “Estou à luta” já há alguns dias para por a correr esses dois programas no meu MacBook mas atrações nada. Por acaso não sabe onde posso procurar os passos para uma boa configuração? Estou a praticar para o Ccna e isto é imprescindível para o meu estudo. Obrigado

  4. Avatar de Rei do gado

    troco isso por 1l de azeite.só dá dores de cabeça!

  5. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Pelo que eu vi a licença do programa é: GNU General Public License version 2.0 (GPLv2)… logo é diferente de freeware.

  6. Avatar de Nádir
    Nádir

    Com certeza uma das melhores ferramentas para simulação de redes 😀

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Procurem por Cisco Packet Tracer, super fácil de usar… exelente…

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Não tem nada a ver.
      Aqui simulas a rede, podes ter maquinas física e virtuais.

      1. Avatar de José
        José

        Pelo contrário, o GNS3 é um emulador. Packet tracer é que simula uma rede e por isso mesmo está limitado.
        Na maior parte dos cenários básicos, e estudo, o packet tracert chega e sobra, se for para simular cenários reais já se tem q usar algo tipo GNS3 ou IOU.

        1. Avatar de Hélio Cabral
          Hélio Cabral

          Embora o PacketTracer seja um simulador muito bom é limitado a nível de equipamentos e comandos no próprio IOS. Já o GNS pode acabar por ser muito mais completo, isso porque é possível emular por completo os próprios IOS da CISCO. O mais espectacular na minha opinião é o facto de ser possível criar um cenário qualquer com routers, switchs e até firewalls no GNS e interagir com qualquer máquina na rede , por outras palavras se precisar de ter uma firewall na minha rede, configurar roteamentos ou mesmo umas ACLS, bastará criar e configurar um cenário no GNS3, mapear as interfaces dos equipamentos com as físicas e voilá. Na altura que estive a fazer a minha certificação em CCNA Security corríamos VMware em 3 máquinas virtuais ubuntu (1 para GNS, outra designada como servidores, para correr serviços diversos, como TFTP, APACHE entre outros e uma ultima designada de clientes com aplicações do tipo wireshark entre outros) através desta configuração foi possível ter um ambiente de testes bem completo sem limitações excepto com os licenciamentos dos ASA na configuração IPS e IDS, mas fora isso 5*

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          Alhos, Bugalhos… mas sim, é isso. Obrigado pela correção.

  8. Avatar de Ricardo Tavares
    Ricardo Tavares

    ppl alguém sabe me dizer as melhores apps para administração de redes para debian (não para sistemas baseados em debian mas pro próprio debian) obrigado 😀