GLPI – Gestão total e gratuita do seu parque informático

31 Comentários

Quando se é administrador de um parque informático de escala média/grande é importante possuir as melhores plataformas para gestão e registo de todos os equipamentos/recursos que fazem parte dessa rede.

No mercado existem boas soluções proprietárias mas…no mundo open source há uma plataforma que tem toda as funcionalidades que qualquer administrador de redes precisa. Depois de apresentamos o GLPI em Dezembro de 2013, hoje vamos ensinar como instalar no Ubuntu 16.04.

telecommunication devices in the data center

O GLPI (Gestionnaire libre de parc informatique) é um sistema de gestão de recursos que oferece uma interface muito intuitiva e um conjunto de funcionalidades que permitem manter várias informações sobre todos os recursos de um parque informático.

Como instalar o GLPI no Ubuntu 16.04

A instalação do GLPI é algo bastante simples e rápido. Para isso basta abrir o terminal e executar os seguintes comandos:

Passo 1) Instalar Apache, MySQL e PHP

Para a instalação do Apache, MySQL e PHP e outras dependências devem executar o seguinte comando:

sudo apt-get install apache2 mysql-server

No caso do PHP, devem instalar a versão 5.6 pois a versão 7 dá problemas:

sudo add-apt-repository ppa:ondrej/php
sudo apt-get update
sudo apt-get install php5.6 php5.6-gd php5.6-mysql

Durante a instalação do MySQL, devem definir a password para o utilizador root.

glpi_00

Passo 2) Criação da base de dados  MySQL

Para criar a base de dados (ex. glpi) e utilizador (ex. glpi, com  a password ‘glpipasswd’) para manter toda a informação do glpi, devem seguir os seguintes passos:

mysql -u root -p
CREATE DATABASE glpi;
CREATE USER glpi@localhost;
SET PASSWORD FOR glpi@localhost= PASSWORD("glpipasswd");
GRANT ALL PRIVILEGES ON glpi.* TO glpi@localhost IDENTIFIED BY "glpipasswd";
FLUSH PRIVILEGES;

Passo 3) Instalação do GLPI

A instalação do GLPI é um processo relativamente simples. Para isso basta obter o GLPI usando o seguinte comando:

wget https://github.com/glpi-project/glpi/releases/download/0.90.3/glpi-0.90.3.tar.gz

Depois vamos descompactar para /var/www

sudo su
tar xzf glpi-0.90.3.tar.gz -C /var/www/

E definimos agora as permissões

chown -R www-data:www-data /var/www/glpi

Passo 4) Configurar o Apache2 para disponibilizar o GLPI

O Apache2 no Debian necessita que sejam feitas algumas configurações, ao contrário de outras distribuições Linux. Para isso vamos posicionar-nos no diretório /etc/apache2/sites-available e proceder a algumas alterações.

Primeiro vamos copiar o “template” de configuração para um novo ficheiro com o nome glpi.conf.

cd /etc/apache2/sites-available
cp 000-default.conf glpi.conf

Vamos agora editar o ficheiro glpi.conf e proceder à seguinte alteração:

glpi_04

Gravamos e saímos do ficheiro. Em seguida vamos executar os seguintes comandos.

a2dissite 000-default.conf
a2ensite glpi.conf
service apache2 reload

Nota: Na prática, vamos desactivar a configuração presente no ficheiro 000-default.conf e activar a configuração do ficheiro glpi.conf. Por fim reiniciamos o apache2.

E está pronto o GLPI para configuração.

Passo 5) Configuração do GPI

Vamos começar por abrir o browser e inserir o endereço http://localhost/glpi. Na primeira página apresentada escolhemos o idioma português.

glpi_05

Aceitem os termos da licença (não se esqueçam de a ler)

glpi_06

Carregar em instalar para proceder a instalação de uma nova instância do GLPI

glpi_07

E agora feita a validação de todos os requisitos. Se tiverem por exemplo problemas com permissões, indiquem o utilizador www-data como dono das subpastas do GLPI.

Nota: No final devem carregar em Continuar

glpi_08

Em seguida devem indicar as credenciais para acesso ao MySQL

glpi_09

Como base de dados vamos escolher a que criamos anteriormente. Para este exemplo a base de dados é glpi

glpi_10

Para continuar, basta carregar em Continuar

glpi_11

E temos o GLPI neste momento instalado e configurado. Para aceder a plataforma basta carregar em Use GLPI

glpi_12

Introduzam as credenciais por omissão (ver screenshot anterior)

glpi_13

E cá estamos nós dentro da plataforma

glpi_14

Num próximo tutorial iremos ensinar a instalar o Fusion Inventory (como já tínhamos prometido no passado) que permite fazer facilmente o inventário dos equipamentos numa rede. Alguma dúvida ou questão deixam os vossos comentários.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Estas aplicaçoes estao todas muito bem, mas nenhuma satisfaz um requesito que tenho que é, poder adicionar pessoas e a um equipamento (telemovel, pc, o que seja) atribuir uma pessoa….Voces conhecem algo?

    1. Avatar de Nuno Pereira
      Nuno Pereira

      sim!

    2. Avatar de sleep of the tongue
      sleep of the tongue

      O GLPI satisfaz esse requsito, ou seja é possivel indicar quem é o utilizador e/ou grupo a que está afeto.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Correcto! Mas nesta “nova versao” 😀 É uma vida nova para mim….A ultima vez que o tinha testado nao se podia.

        1. Avatar de sleep of the tongue
          sleep of the tongue

          Caro Luis,

          Pelo menos deste 2008 que é possivel fazer a associação entre equipamento e utilizador/grupo

          v.g. http://i1-win.softpedia-static.com/screenshots/JumpBox-for-the-GLPI-IT-and-Asset-Management-System_2.png

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Dá sim. Costumo usar as “reservations” para esse efeito ( data de receção de equipamento e data de devolução, por exemplo ) . Mas desde que o utilizador exista ( tanto pode ser local como utilizador de domínio ) qualquer objeto pode ser associado a um utilizador.
      No site do produto existe uma DEMO Online que podes testar essas funcionalidades.

    4. Avatar de Ruben
      Ruben

      Podes testar o Samanage, se bem que, não é gratuito.

    5. Avatar de Luis
      Luis

      Manwinwin
      Mas é pago

    6. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      Sim, conheço.
      snipe-it – Open Source
      https://github.com/snipe/snipe-it

    7. Avatar de Paulo F.
      Paulo F.

      O Lansweeper faz isso e muito mais. Já usamos há muito na multinacional em que trabalho e vai muito além do resto. Não é opensource mas tem uma componente grátis, para ter mais funcionalidades é preciso pagar. A maioria das empresas vive sem a parte paga. Gestão de licenças, de inventário de todos os equipamentos, desde impressoras a equipamentos de rede ou servidores. http://www.lansweeper.com/

  2. Avatar de XX
    XX

    Para mim Open Source o melhor é mesmo SpiceWorks, tem tudo, gestão do parque informático, helpdesk, troubleshuting e melhor que tudo isto uma comunidade excelente sempre pronta a ajudar.

  3. Avatar de J
    J

    E qual seria o objectivo disso tens pessoas diferentes para equipamentos diferentes na tua equipa ?

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Mais que uma equipa em escritorio, tenho cerca de 300 Portateis espalhados por colaboradores e tenho de ter algum control sobre esses equipamentos, ou seja um novo colaborador entra, eu compro portatil e so ja o volto a ver quando sai da empresa, nessa altura eu tenho de saber que material lhe pedir que devolva, e nao encontro nada que me faça isso, este GLPI so ter essa opçao era tudo o que preciso, alem disto: Assignment of the hardware by geographic area (room, floor…) ter por exemplo Assignment of the hardware by Person, que podia ir buscar a parte de recursos humanos que o GLPI tambem pode ter

      1. Avatar de VP
        VP

        O Lansweeper permite associar equipamentos a colaboradores. Também permite associar periféricos a computadores, ele até faz isto automaticamente na maioria das vezes.

      2. Avatar de K
        K

        Sem querer tirar mérito ao programa, mas isso parece ser algo tão simples que até uma folha de excel serve.

        Pessoa X – Asus XPTO (intel i3, etc…)

      3. Avatar de Alfie
        Alfie

        Nada que uma simples folha de cálculo não resolva (Excel, Calc, etc.)

  4. Avatar de Edgar
    Edgar

    Bom Artigo 🙂

  5. Avatar de nm3k
    nm3k

    Ter software para isso até tens. Chama-se EXCEL 😀 crias uma folha de excel onde cada Sheet é uma pessoa….

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Isso e o que tenho, nao dessa forma, mas sim uso um excel

    2. Avatar de lol
      lol

      Pelo amor da santa nao usem o excel para base de dados usem o access que serve para isso

      1. Avatar de LUMIA 630 DS
        LUMIA 630 DS

        +500

    3. Avatar de Charniks
      Charniks

      O Excel, sendo uma ferramenta válida, não serve para gerir parques informáticos de média/grande dimensão. Isso era o que se fazia há 20 anos atrás. Parques deste tipo não são geridos à moda de “escrita de merceeiro”.

      1. Avatar de Charniks
        Charniks

        Correcção: *não podem ser geridos à moda de “escrita de merceeiro”

  6. Avatar de Carlos Neiva
    Carlos Neiva

    E quando sairá esse tutorial para a configuração do fusion inventory?
    É que se trata duma parte importante para se poder testar depois e sem isto fica bem mais dificil configurar os equipamentos! Fico a aguardar!
    E obrigado por este tutorial importante e útil!

  7. Avatar de TICgal
    TICgal

    Se precisam suporte a TICgal oferece na Galiza, em português 😉
    http://tic.gal/glpi

  8. Avatar de Ric
    Ric

    Spiceworks!!

  9. Avatar de Francisco Esperto
    Francisco Esperto

    OCS Inventory – http://www.ocsinventory-ng.org/en/
    É uma boa opção e é gratuito

  10. Avatar de Teclinus
    Teclinus

    Quando verificamos as componentes do GLPI obtenho a seguinte mensagem:

    Web Access to the files directory, should not be allowed Check the .htaccess file and the web server Configuration

    Poderão explicar como posso ultrapassar esta dúvida?

  11. Avatar de Tiago Frutuoso
    Tiago Frutuoso

    Pegando num thread antigo como o raio…
    Será boa ideia ter o GLPI instalado num hosting dedicado, aberto à web (com as permissões todas correctas conforme essa checklist do GLPI, e ainda estou a pensar instalar um certificado SSL dedicado)
    Ou é demasiado arriscado?

  12. Avatar de Machado Videos
    Machado Videos

    Para quem quer a instalação passo a passo do GLPi com OCS Inventory:

    https://www.youtube.com/playlist?list=PLd0vq9hECVKy97Jjvhs0a6Pw12h3zuj6C

  13. Avatar de Fábio
    Fábio

    Bom dia,

    Estou a tentar fazer upgrade do GLPI 0.84.50 para o GLPI 9.2.1 no centOS 7.

    Aparentemente corre tudo bem e não tenho qualquer erro durante o upgrade. Quando vou ao menu Software nunca chego a obter resultados, a página fica sempre à espera do resultado. Depois só consigo aceder novamente ao GLPI reiniciando o apache. Alguém sabe o que pode estar a acontecer?

    Obrigado.