“Esqueça” as redes 4G! Rede móvel 5G será 20x mais rápida

74 Comentários

Quem é que ainda se lembra das ligações a 56k, que nos obrigavam a esperar uma eternidade para fazer download com poucos MB (e até KB)?

Desde essa altura, as infra-estruturas de comunicação e as próprias tecnologias têm evoluído significativamente e hoje em dia temos taxas de download e upload que, na generalidade, cumprem os requisitos mínimos necessários para utilizadores/serviços.

Num momento em que as redes 4G começam a ser amplamente usadas (especialmente em Portugal), a ITU já definiu oficialmente que as redes 5G oferecerão velocidades que poderão chegar aos 20 Gbps.

5G_001


As redes 5G não são propriamente uma novidade. Em 2014 informamos aqui  que a Coreia do Sul estava já a planear disponibiliza aos seu utilizadores uma rede móvel com tecnologia 5G (quinta geração), cenário que depois foi confirmado pela União Europeia já que havia uma parceria de comunicação pelo meio.

Recentemente a International Telecommunication Union (ITU) debateu algumas especificações preliminares para a tecnologia 5G, num evento que decorreu em San Diego, tendo já definido que esta tecnologia deverá oferecer taxas de transmissão na ordem dos 20 Gbps, ou seja (teoricamente) velocidades 20x superiores  à tecnologia 4G a 1 Gbps.

O aumento da velocidade de comunicação e largura de banda na rede móvel, “abrirá” as portas às tecnologias 4K e holográfica. As redes 5G darão também, obviamente, suporte à nova internet das coisas, podendo suportar até um milhão de dispositivos, numa área de 1 km2, com uma velocidades constante na ordem dos 100 Mbps.

5g_04

Recentemente a empresa de telecomunicações Coreana KT também apresentou a sua própria tecnologia móvel (GiGA LTE), que garante comunicações até aos 1.7 Gbps (digamos que é um estilo de 4,5 G).

As especificações finais  do standard 5G deverão estar prontas em Outubro deste ano, sendo depois aprovadas por mais de 193 países membros da ITU. A implementação (em massa) do 5G está prevista para 2019/2020, mas é provável que esta tecnologia possa a vir a ser usada, em modo experimental, já em 2018, nos Jogos Olímpicos de Inverno que vão acontecer em Pyeongchang (Coreia do SUL).

Comentários

74

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Renato
    Renato

    Precisamos é de baterias que aguentem isso.

    1. Avatar de MAC
      MAC

      O que realmente precisamos é disto:

      Assim que o ecrã do telemóvel seja exposto a luz natural ou artificial, com potência suficiente para manter o nível de bateria no modo standby, a célula fotovoltaica começará a carregar a bateria do dispositivo.

    2. Avatar de luis rocha
      luis rocha

      Concordo

  2. Avatar de Catarino
    Catarino

    – Precisamos é que as operadoras baixem os preços das tarifas.
    – Melhorem a qualidade dos serviços, senão daqui a 10 anos ainda nem 3g tem cobertura no país todo e com os preços que se praticam chega apenas a 2% da população.

  3. Avatar de str
    str

    Na teoria, porque depois na prática…

  4. Avatar de Ultrapassado
    Ultrapassado

    E eu usando 3G ainda….

  5. Avatar de Jorge Cardoso
    Jorge Cardoso

    Pois na teoria e tudo muito bonito depois na pratica..
    Os smarthphones hoje em dia com o 4g ligado duram meio dia +/- entao com o 5g dura so 2 horas ou menos

    1. Avatar de Andre Alves
      Andre Alves

      Discordo!
      O meu esta sempre On em 4G
      Dura dia e meio!!!!
      é mais directo a relação da bateria a questão do Sw dos fabricantes dos telemóveis!

    2. Avatar de Hélder Almeida
      Hélder Almeida

      o meu com o 4G ligado 24H dura 48 horas.. por vezes mais… com um uso normal de um cidadão normal… chamadas, sms, facebook e messenger…

  6. Avatar de Samuel
    Samuel

    E colocarem 4g primeiro em todo o território?

    1. Avatar de JD
      JD

      E colocarem 3G primeiro em todo o território?

      1. Avatar de int3
        int3

        E colocarem 2G em todo território?

        1. Avatar de Samuel
          Samuel

          Num imaginei que estivesse assim tao mal…

          1. Avatar de Serrano
            Serrano

            Na Serra do Açor (exemplo que conheço, mas tantos outros haverão) há meo (edge) disponível, porque Vodafone e NOS nem rede há…

        2. Avatar de Darkvoid
          Darkvoid

          A Internet 2G vai ser descontinuada nos próximos anos, conforme noticiado aqui pelo “pplware”, é pouco relevante!
          3G tem apenas uma razoável cobertura nacional, pode melhorar.
          Mas 4g é uma vergonha!
          Realmente antes de pensarem sequer em 5G, coloquem 3G e 4G a funcionar como deve de ser!

          1. Avatar de André Alves
            André Alves

            Não, quando chegar o 5G substituam em todo sitio que haja 2G,3G,4G

        3. Avatar de André Alves
          André Alves

          E colocarem 56k em todo o território?

    2. Avatar de Marcelo Barros
      Marcelo Barros

      As 5g não iram estar totalmente implementadas e aparecerão as 6g…

    3. Avatar de Imparcial
      Imparcial

      @”E colocarem 4g primeiro em todo o território?”

      Qual território? É importante saber de que território estamos a falar. Se calhar na Coreia do Sul andam todos satisfeitos com o 4G por isso é que começaram a pensar no 5G. Se estivermos a falar de Portugal, aí, a história já muda de figura.

      Ainda assim, muita gente se queixa de não ter cobertura 3G ou 4G de qualidade e culpam as operadoras. Muitas vezes é uma questão de passear um pouco pelas definições dos equipamentos. Outras vezes são os firmwares ou softwares desactualizados. Nunca é demais confirmar.

      Até agora, em geral, na zona da Grande Lisboa, não tenho problemas o acesso à rede 4G com um Asus Padfone Infinity A86.

      1. Avatar de Pais a duas velocidades
        Pais a duas velocidades

        Olha eu aqui na praia de mira, na urbanização onde moro tenho um iphone 6 bloqueado ao 2g para poder realizar chamadas telefónicas… caso contrário, as chamadas caem e o telefone fica sem rede 🙂 realidades de um país a 2 velocidades…

  7. Avatar de Manuel
    Manuel

    Depois enfiam-lhe limites de tráfico de dados…

    1. Avatar de Nuno Fernandes
      Nuno Fernandes

      Mesmo, com tecnologia de ponta mas com mentalidade do tempo da pedra (PUR’s são o maximo)
      Descarregar algo a 20Gbps (3500 MB por segundo +/-) vai ser mesmo bonito ver o povo ao fim de 1 dia estar a navegar a 128KBps LOL
      Sim ao fim de 1 dia, porque com uma net destas os primeiros dias (ou devo dizer o 1º dia de cada mes, tendo em vista as PUR’s 15GB), vai ser para “testar” as velocidades

      1. Avatar de Deolinda das Dores
        Deolinda das Dores

        Um dia? Não queriam mais nada! Têm 6 segundos e vão com sorte xP

  8. Avatar de João
    João

    Para quê 5G, se eu tenho melhores velocidades em 3G do que em 4G. Tenham mas é vergonha e criem infraestruturas como deve ser e não só nos grandes centros populacionais.

  9. Avatar de Mota
    Mota

    avançam na tecnologia e depois não há cobertura!

    Eu nem 4g tenho onde estou.. enfim. Quem está bem continua bem, quem não está continua mal.

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      É um problema com o qual temos de viver, quem vive nas cidades tem tudo o que é ofertas, nas aldeolas, temos o ar puro e o sossego 😉

  10. Avatar de rui
    rui

    quando a maioria dos backbones das antenas são 100mbits partilhados por cada macaco pendurado, não interessa muito haver os 4g e 5g

  11. Avatar de Afonso
    Afonso

    Fiz download do 1° filme do matrix a 56kb e gastei 70 contos :s

    1. Avatar de str
      str

      A SERIO ?!!!!!!!Esse download levou quantos dias? 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 dêem a esse homem um premio pela coragem demonstrada eheheheh

      1. Avatar de Alex Ferreira
        Alex Ferreira

        No velhinho tempo em que quem sabia fazer isso já era um gênio ahahahah! Parabéns pela paciência hahahaha

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Eu não o saquei na altura mas deram-me um cd gravado com o filme. Organizei uma sessão para amigos verem o filme…escusado será dizer que com os codecs da altura a qualidade de imagem era terrível 😛 Não vimos o filme até ao fim 😀

  12. Avatar de João Reis
    João Reis

    Os equipamentos que os operadores vão distribuir é que podem ou não fazer a diferença.

    Exemplo:
    Actualmente distribuem hotspots 4G para utilização Fixa de casa. Claro que não aguenta, hotspot é feito para 2 ou 3 telemoveis ou tablets e para browsing.

    Sacam uma torrent o hotspot até se borra todo, e com o calor do Verão pior.

    Solução: Comprar um bom router 4G com portas de rede. Não fica barato mas comparativamente com os hotspots paga-se pouco mais e é outra loiça. O meu tem uplinks de meses sem desligar e puxo bem por ele.

  13. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    Às redes que operam no país só tenho a dizer uma coisa…Sei de sítios que nem 2g ainda têm. Quando quiserem digo-vos onde.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Serra da Lousã é um exemplo…

      1. Avatar de Pedro Almeida
        Pedro Almeida

        Precisamente Zé esse é um dos sítios bem como em muitas aldeias do concelho da Pampilhosa da Serra. E se não estiveres com a cabeça encostada à janela não obténs sequer ligação . Ridículo.

    2. Avatar de aniceto rui
      aniceto rui

      desculpa lá mas isso é impossível! o 2g veio com o gsm, antes disso , na 1ª geração, os tlm só faziam chamadas, não permitiam o envio/recepção de sms!

  14. Avatar de Vitor
    Vitor

    Devia de haver mais preocupação com a cobertura em vez de velocidades. Há ainda um défice enorme de cobertura em 3G, já para não falar nos miseráveis plafonds de dados dos tarifários. Eu se ligo o 4G desaparece-me o plafond em poucos dias (isto quando tenho cobertura). Tudo não passa de marketing…

  15. Avatar de leoni
    leoni

    daqui a seis meses: esqueçam as redes 5G agora é 6G. Mais um ano: esqueçam a rede 6G, agora é 7G. No meu país, brasil, assino 10mb, mas a noite fica em 500kbps. VERGONHA!!!!!!!!!!

  16. Avatar de knom
    knom

    lol o 4g vinha com os seus “gb’s” de velocidade e não passou de megas… continuem a acreditar nisso

  17. Avatar de bruno
    bruno

    Não sei onde vocês moram, realmente nas aldeias é difícil ter cobertura , mas por amor de Deus… em qualquer cidade ou vila há 4G. Eu vou atestar o carro a Espanha e em Vila Verde da Raia e tenho 2 tracinhos de 4G e um 3G perfeitamente estável.
    Agora virem dizer que não há 3G onde vivem, é porque vivem isolados do mundo numa aldeia com 3 habitantes, faz algum sentido instalar módulos de rádio de 5000€ para fornecer 3G a 3 habitantes e apenas 1 vai dar uso ao 3G para aceder ao email?

    1. Avatar de Alex Ferreira
      Alex Ferreira

      Olha, só não fales quando não conheces a realidade ou quando não tens noção do que dizes. Na aldeia da minha avô ( que tem para cima de 100 habitantes) para conseguires rede tens que subir a um pinheiro e se tiveres sorte. Há, convém referir que se estiver mau tempo nem vale a pena tentar, só se estiver bom tempo. E como essa aldeia, há muitas mais que não há rede…

      1. Avatar de adao nogueira castro
        adao nogueira castro

        todas as operadoras quando instalam o primeiro mes tudo bem mas depois as velocidades eles operadores guardam-nas para eles.

    2. Avatar de Marco Pinto
      Marco Pinto

      Nas aldeias?!?!?!…. Basta ir a Vila Franca de Xira, perto das antigas instalações da Marinha, junto ao rio, para ver que nem comunicações de voz se consegue fazer, muito menos as de dados… E isto a apenas alguns quilómetros da capital….

    3. Avatar de knom
      knom

      lol o 3g e o 2g continuam a funcionar mal, e nem falo em termos de internet…

  18. Avatar de Alex Ferreira
    Alex Ferreira

    Realmente é tudo muito bonito para esses países que a nível de infraestruturas estão muito acima de nós. Aqui por Portugal existem sítios que nem cobertura têm. Todos os fim de semanas almoço em casa dos meus avós e lá nem rede, quanto mais 4G ahahhaah. Acho que deviam primeiro preocupar-se em cobrir todo o território e depois avançar com essas ideias … Mas enfim…

  19. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Lolol

    com o 4G a distância antena smartphone diminuiu, e a maioria não digere sequer os 20 mbps (ou mais) do 3G H+, e aparece um 5g para os benchmark serem mais altos, autonomia mais fraca, e benefícios reais zero.

  20. Avatar de str
    str

    Isso é só para cobrarem mais nas mensalidades porque na pratica as velocidades reais são de 1 ou 2g. E essas velocidades anunciadas de não sei quantos Gbps e outras estonteantes apenas são alcançadas em “laboratório” porque no mundo real é treta existem muitas variáveis que condicionam a velacidade

  21. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    Por alguns comentários que vi (tipo “E colocarem 4g primeiro em todo o território?”) parece que quem inventa/cria/desenvolve estas tecnologias, neste caso o 5G, é que tem culpa de não haver coberturas depois da implementação! dêem-se de contentes de alguém as desenvolver, a implementação é outra coisa e outras pessoas, reclamem é das operadores oferecerem essa mesma tecnologia e não darem cobertura, não com quem as cria.

    1. Avatar de Alex Ferreira
      Alex Ferreira

      A questão não está em quem faz, mas sim em quem investe… Acho que é mais por ai, os investimentos deveriam direcionar-se um pouco mais para áreas com pouca cobertura, pois assim aumentam-se os utilizadores e aumenta-se o lucro xD
      + clientes + lucros + dinheiro para investir 😉

    2. Avatar de knom
      knom

      marketing já ouviste falar? onde esta o 1gb/s que o 4g tanto prometeu?? ah… espera esta nos 100mb’s… é parecido
      eu não me dou de contente porque isto é só para enganar patos.. tecnologias que so tendem a enriquecer magnatas… e vocês todos papam essas coisas

      1. Avatar de qq coisa
        qq coisa

        1 Gb = 100 MB sim senhor
        1 Gb é diferente de 1GB

  22. Avatar de João Terra
    João Terra

    Eu ainda nem 4G existe cá e é uma miragem, quanto mais 5G.
    Agora nem sei se existe ou está a existir 4G na minha aldeia

  23. Avatar de Bruno Francisco
    Bruno Francisco

    Isso! Isto era fantástico em portugal! 😀
    Ainda mais quando há pessoas como eu conseguem fazer downloads a velocidades estonteantes de 100kbs por segundo!

  24. Avatar de Luis Pires
    Luis Pires

    Em Portugal há diferenças na qualidade/opções/preços em função da localização geografica. Claro que vai haver sempre diferenças e compreende-se, mas em França não encontro tantas variações e por lá 4G é o normal, nem nada que se compare cpm a nossa realidade. Por outro lado as condições do suposto regulador (ANACOM), são completamente anti concorrencia (em vário países da europa já ha acessos gratuitos à Internet)

  25. Avatar de Bernabe M. T
    Bernabe M. T

    Querem introduzir 5G e o meu pais ainda nao se dispoem de 4G, realmente e uma vergonha.

  26. Avatar de Strangled. Neto
    Strangled. Neto

    Fixe… Espero que chegue aqui à Bélgica onde eu vivo! É um país do tamanho do Alentejo mas ainda navego em 56k na maior parte do tempo mesmo em muitas cidades (exepto Centro de Bruxelas e mais algumas) . Além dos preços serem altos não consigo viajar 10 km seguidos sem ficar sem rede (nem 56k). Não se queixem. Vá lá.! Lol

  27. Avatar de Mario
    Mario

    Ha pessoas que nao se enxergam… entao querem ter 4G ou 3G em aldeias!!! ahaha esta é para eu rir! 4G só existe em cidades, PONTO FINAL!

    1. Avatar de João terra
      João terra

      Estás enganado porque o 4G existe nas aldeias sim. Onde moro a nós e a Vodafone tem recepção 4G só a meo é que ainda não tem disponível para a zona toda. antes de falar informar-te

  28. Avatar de António
    António

    Melhorem é os serviços existentes, o preço a pagar deveria ser em função da velocidade real e não da máxima teorica.

  29. Avatar de TiagoDM
    TiagoDM

    A tecnologia 4G nem funciona ainda…. só há a LTE… que é uma espécie de “pré-4G”… estou para ver primeiro o 4G a sério (de acordo com as especificações certas do deve ser o 4G)…

  30. Avatar de joao
    joao

    sinceramente nao tem bases para 3g para todo o pais muitas vezes vou para as serras e vilas em caminhadas e em grupos e digo tlm é para esquecer pois rede é para o teto agora andamos mais com walkie talkieesses sim nao deixam ficar mal claro para distancias curtas 10km no máximo mas assim todo a gente e os grupos nao ficam sem comunicações poriço primeiro 3g em todo pais o vicio do português quer estar a frente e esquece as bases

  31. Avatar de Hugo
    Hugo

    Espetaculo… 4G… 5G… 20Gbps… e depois temos pacotes de internet de 200Mb… adianta-nos de muito essa velocidade… para estourarmos com os limites de trafego em alguns segundos e depois termos de pagar couro e cabelos por uns míseros MBs extra…
    Se melhorassem as mas é as infraestruturas existente e oferecem pacotes de internet decentes é que faziam bem…

  32. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    56kbps, que na verdade não passava dos 36kbps = Cerca de 20 minutos para sacar um .mp3 de 3 MBytes.

  33. Avatar de ricardo costa
    ricardo costa

    Boas….eu na minha aldeia (zona do Sabugal) nem rede telemóvel existe…..internet pelo Meo nem a 1 mega,quando esta boa…..

    1. Avatar de Pedro Pinto

      SAbugal tem boa rede 😀

  34. Avatar de Vasco
    Vasco

    Deixem lá os G, temos falta é de GB!!

  35. Avatar de Jose Vasco
    Jose Vasco

    Como já aqui disseram, para quê publicitarem tecnologias 3G, 4G ou mais, quando a maioria das pessoas só tem 200 MB, de tráfego, por mês?

    1. Avatar de Catarino
      Catarino

      +1
      é bom para fazer teste de velocidade a 4G e ficamos logo sem os 200mb 😀

  36. Avatar de Marco Ferreira
    Marco Ferreira

    Fico doido com a burrice e ignorância da maior parte das pessoas que comentou este assunto…
    Mas chegaram a ler o artigo?
    Ou é mesmo falta de intelecto e Bom Senso !?
    Podem relatar factos verdadeiros, mas utilizam-nos em justificações de ideias descontextualizadas. Malta portugal nada tem haver com o que se falou.. Eu, amante da tecnologia, fico extremamente contente por ja se terem iniciado estes projetos que tanto nos permitiram realizar num futuro tão próximo.
    Estão a Criticar o quê ? o trabalho da equipa de engenheiros que está a desenvolver todo o projeto? é que se o problema é nosso então deveríamos partir por aí… mas como? a criticar ? o que ganhamos com isso? se calhar há motivos (que eu sinceramente desconheço), mas e vocés? sabem quais são? se tanto vos aborrece porque não se indagam sobre isso aqui? certamente alguém conseguirá dar uma luzes dos diversos motivos associados a este atraso tecnológico que se evidencia em certas zonas de portugal! que forma de pensar tão retardada…
    ter tanto gosto em criticar assuntos pelos quais nenhum interesse de os conhecer existiu.
    Pelo o pouquíssimo que sei, existem normais formalmente extrínseco das companhias, ou seja normas da anacom a respeito dos limites de tráfego, e (não tenho a certeza) mas deve-se ao facto de evitar sobrecarga das infraestruturas .. ou algo assim, certamente alguém aqui saberá melhor que eu 🙂 eu por exemplo utilizo o serviço de Internet móvel da Vodafone com um modem 3g/4g onde tenho um limite de 100 GB de Tráfego (pacote empresarial), ultrapassando a velocidade é reduzida aos tais 125Kb/s. NO ENTANTO a Vodafone não permite qualquer tipo de extensão ou aditivo, simplesmente não esta legalmente autorizada a isso pela anacom (na verdade era de todo o interesse para eles fazer mais um trocos, mas simplesmente não podem!).
    Quanto a não haver coberturas em certas zonas, quantos de vós se perguntaram se a Coreia do Sul nao tem o mesmo problema (não sei se sim, ou se não)? e mesmo que tenha, mais uma vez conhecem alguns dos motivos ? se calhar talvez devessem começar por ai..
    P.S.: Eu nao trabalho para a vodafone ou outra empresa de comunicaçoes, eu sou apenas um jovem com vergonha de viver num pais com tantas pessoas deste tipo…

  37. Avatar de Fernando
    Fernando

    Vocês se queixam aqui no Brasil ainda é pior 3g é miragem dizem que tem 4g mas não se vê e mesmo em são Paulo no centro da cidade muitas vezes nem se consegue fazer uma ligação nem a rede aparece.

  38. Avatar de Luis Tavares
    Luis Tavares

    Deixem lá isso… o que importa é investir nuns ajustes directos no SIRESP… é só para os amigos.
    Foi fazer a 1ª adjudicação, comprovadamente um bom negócio para o estado e para os (alguns) portugueses, que agora ainda conseguem sem concurso gastar ” à grande e à francesa”…