Escrever o primeiro programa em Java

19 Comentários

Para programar em Java é necessário termos a JDK instalada (veja artigo). O código pode ser escrito em qualquer programa que salve em Plain Text, mas é comum utilizamos programas que facilitam a nossa vida complementando o código e realçando-o.



Os mais comuns são jEdit, Eclipse e NetBeans, sendo que o JEdit é o mais simples de todos. O Eclipse e NetBeans são ferramentas poderosas para o desenvolvimento Java e possui imensas funcionalidades. Como não pretendemos fazer nada muito complexo, vamos utilizar o JEdit, ele dificulta mais a codificação, mas aumenta o aprendizado porque necessita escrever tudo.

O jEdit e multi-plataforma, OpenSource e foi escrito em Java (isso mesmo um programa feito em Java para escrever programas em Java), podes obter o jEdit aqui:

Depois de descarregado e instalado, basta abrir o jEdit para começar a programar.
O Java é uma linguagem de programação Orientada a Objectos (POO), então tudo que vais criar, tens de criar uma Classe.

Não me vou prender em conceitos, pois estes levariam muito tempo e seria uma leitura cansativa, caso queiram um artigo sobre conceitos de OO, poderemos publicar futuramente.

Mas algumas definições são necessário para entender este primeiro passo, vou dar uma explicação resumida:
** Objecto: é tudo aquilo que é palpável, ou seja, tudo que se pode ter. O objecto é composto de ATRIBUTOS (características) e ACÇÕES (comportamentos). Um exemplo simples é uma pessoa. A pessoa é um objecto, e tem atributos (altura, peso, cor do cabelo, sexo) e acções (andar, falar, trabalhar, descansar).

** Classe: é o molde do objecto, ou seja, é o que é utilizado para fazer o objeto. Na classe que determinamos os atributos e acções que o objecto terá. Por exemplo: tenho uma classe chamada Pessoa, quando utilizá-la vou criar um objecto (no caso você) com as características determinadas na classe Pessoa.
Desta forma o Objecto terá os atributos e acções definidos na classe.

Depois de uma pequena introdução, vamos criar a nossa primeira classe.
A estrutura de classe é a seguinte:

Em:
– <> é colocado o nome da Classe, por definição a primeira letra do nome da classe deve ser em maiúscula.
– <> é declarado os atributos da classe
– <> é declarado as acções da classe

Vamos criar uma classe que mostra seguinte texto apresentado nessa imagem:

No código acima, estou a criar uma classe chamada Peopleware, declarando um acção (main) e o atributo url.
A acção main é uma acção definida pela SUN para ser executada sempre que a classe é chamada.
1- Para testar, salve o código com o nome Peopleware.java (importante: o nome do ficheiro obrigatoriamente deve ser o mesmo nome da classe, inclusive com a letra maiúscula).
2- Entre na Prompt do DOS
3- Encontre onde está guardado o código
4- Compile: javac Peopleware.java, será gerado o ficheiro Peoplware.class. Esse ficheiro é o ficheiro compilado chamado de ByteCode. A Java Virtual Machine interpreta esse ficheiro.


5- Execute utilizando: java Peopleware (importante: não deve colocar .class no final)

Assim temos o nosso primeiro programa feito em Java.
Caso tenham alguma dificuldade durante a execução, deixem um comentário.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de gravity00
    gravity00

    Bem, sendo eu um amante incondicional do Java e de tudo o que se pode fazer com esta linguagem, recomendo fortemente o Eclipse para programações gerais, mas se quiserem desenvolver aplicações para telemóveis ou para gerir dados de redes ou coisa parecida usem o NetBeans que tem disponivel na sua pagina alguns plug-in que oferem logo classes base para estes tipo de aplicação, totalmente funcionais, alterando ou acrescentando apenas o necessário.

    Não querendo fazer qualquer publicidade, até porque podem encontrar na net, penso eu, aqui está o meu livro favorido de Java para iniciantes. Penso que uma busca na net deverá dar pa encontrar algum PDF.

    “JAVA: An Introduction to Problem Solving and Programming, Fourth Edition”

    é em Inglês mas para mim, nunca vi um livro explicar tão bem as bases.

    Espero ter ajudado

    Cumps a tds

  2. Avatar de Covenant
    Covenant

    Não existe nada para Java tipo o Visual Studio para VB em que podemos criar graficamente as nossas aplicações ?

  3. Avatar de Nuno Peralta
    Nuno Peralta

    Não há nada melhor que C++

    =P

  4. Avatar de Pedro Cerdeira
    Pedro Cerdeira

    O netbeans faz isso. De qualquer maneira para java, o programa eclipse tambem

  5. Avatar de Lupe
    Lupe

    Ja utilizei a muito tempo o JAVA mas agora encontro me rendido ao C#.
    Mas de qualquer maneira o Java continua a ser uma lingagem de progamacao muito forte em termos de funcionalidades

  6. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    QUal eclips qual netbeans.
    vI o Emacs é que é.

  7. Avatar de ruminante
    ruminante

    Covenant, o eclipse possui plugins que disponibilizam aquilo que pretendes…
    espreita isto:
    http://www.eclipse.org/vep/WebContent/main.php

  8. Avatar de Psycho
    Psycho

    e para linux como faço?

  9. Avatar de Evandro
    Evandro

    @Covenant, o NetBeans tem uma ferramenta chamada Mantisse que chega perto do Visual Studio.

    @Psycho, é o mesmo procedimento, a unica coisa que muda é como irá executar. Caso o javac não funcione, deverás configurar a variavel de ambiente PATH para apontar para o binário do javac.

  10. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Um bom programa, bastante usado a nivel académico, é o BlueJ. Bastante bom para quem quiser começar em Java.

  11. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Já agora… http://www.bluej.org

    Só mais uma nota:
    Para além de ser bom para aprender Java, é melhor ainda para aprender a programar no paradigma de orientação ao objecto (OOP).

  12. Avatar de Christophe Silva

    Eu aprendi java com o eclipse e com o javadoc da Sun.
    LOL
    😀

  13. Avatar de Nuno
    Nuno

    Brutal !
    Com o exemplo da pessoa voçê fez-me compreender finalmente o conceito de classe
    coisa que ate agora inda nao tinha conseguido absorver!
    muito muito bom ! voce devia escrever mais !!!
    Bem haja !

  14. Avatar de Evandro
    Evandro

    @Christophe Silva, aprender com o javadoc é bem dolorido, mas dá para aprender muito!

    @Nuno, esse exemplo da pessoa é muito claro, sempre utilizo quando vou ensinar OO para alguém. Tempo me falta para escrever mais. Mas espero logo logo publicar mais um belo artigo.

  15. Avatar de Tiago
    Tiago

    Como é q faço para construri um construtor ???

  16. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    @Tiago

    public class MyClass{

    private int myPrivateVar;

    // Este é o constructor por defeito, sem argumentos. Normalmente todas as classes possuem um.
    public MyClass(){
    this.setMyPrivateVar(0);

    }

    // Constructor que permite definir o valor da variável de instância da classe que estamos a criar.
    public MyClass(int privVarValue){
    this.setMyPrivateVar(privVarValue);
    // Pq usar o método setter e não a variável directamente? Se mudamos a implementação da variável, como por exemplo o tipo ou nome, só temos de alterar o tipo no constructor, se for esse o caso

    }

    public int getMyPrivateVar()
    {
    return myPrivateVar;
    }

    public void setMyPrivateVar(int privVarValue)
    {
    this.myPrivateVar = privVarValue;
    }
    }

    Nota: a keyword ‘this’ é facultativa.

    Agora um constructor mais avançado:

    public class MyClass(){
    this(0);
    // A keyword this representa esta instância. Se a usarmos como um método, estamos a aceder aos seus constructores. Assim podemos codificar o constructor nulo através de outro mais genérico.

    }

    // Constructor que permite definir o valor da variável de instância da classe que estamos a criar.
    public MyClass(int privVarValue){
    this.setMyPrivateVar(privVarValue);

    }

    public int getMyPrivateVar()
    {
    return myPrivateVar;
    }

    public void setMyPrivateVar(int privVarValue)
    {
    this.myPrivateVar = privVarValue;
    }

    }

  17. Avatar de Pedro Luiz

    Como abrir o programa ECLIPSE e como colocar dentro do programa um arquivo Java.
    Um abraço.

  18. Avatar de Lucas
    Lucas

    Quando vou declarar um numero escrevo
    int e o numero
    quando quero declarar um nome o que eu escrevo?

  19. Avatar de Evandro
    Evandro

    @Lucas, escreva String s = “Nome” 😉