Domingo é dia de dicas do Microsoft Word

41 Comentários

Como é comum ao Domingo, hoje trazemos mais algumas dicas sobre a potente ferramenta que é o Microsoft Word. Uma vez que esta rubrica tem vindo a tornar-se cada vez mais popular, decidimos torná-la uma rubrica de fim de semana e “aberta” a todos os leitores que pretendam contribuir.

Hoje não vamos deixar uma dica, nem duas…mas sim quatro dicas!

word_000

Dica nº1 – Mostrar e ocultar marcas de formatação

No último artigo (ver aqui), ensinamos a criar secções num documento. No entanto, alguns utilizadores perguntaram-nos como ver essas “marcas de formatação” ao longo do texto.

Para tal basta irem ao separador superior e escolher Home (Base) e em seguida seleccionar o botão Show/Hide. Como podem ver pela imagem seguinte, a partir desse momento todas as marcas de formatação escondida, aparece no texto. Para desligar, basta carregar novamente no botão.

word_00

Dica nº2 – Subscript e SuperScript

Recentemente questionaram-me como colocar texto pequeno acima e abaixo da linha (base) de texto. Essa opção está disponível através do separador Home (Base) e escolhendo o botão Subscript ou SuperScript como mostra a figura seguinte.

word_01

Dica nº3 – Format Painter (Pincel)

Quando elaboramos um documento no Microsoft Word, é comum formatarmos por várias vezes o texto. Imagine por exemplo que numa determinada parte do texto decidiu definir o tamanho 11, cor azul, tipo de letras Verdana e itálico.  Depois de mais algumas linhas, precisa da mesma formatação. Como aplicar a mesma formatação de forma rápida e simples? O Microsoft Word disponibiliza o Format Painter que permite copiar a formatação de uma parte do texto e aplicar a outra. Para isso basta seleccionar a formatação de origem, carregar no botão Format Painter e depois passar o “pincel” no texto de destino para aplicar a formatação.

word_03

 

Dica nº4 – Guardar formatação (criar estilo)

A semana passada recebi um e-mail de um leitor a questionar se era possível criar uma determinada formatação, uma vez que tinha de a utilizar por várias vezes no documento.

Considerando o exemplo anterior, podemos guardar a nossa formatação acedendo através do separador Home (Base) à parte dos estilos. Depois de seleccionada a formatação que pretendemos guardar, na parte dos estilos devemos escolher a opção “Save Selection as a New Quick Style

word_04 Em seguida atribuímos um nome à nossa nova formatação.

word_05

De seguida, se pretendemos aplicar o novo estilo, basta seleccionar o texto e escolher o novo estilo criado.

word_06

Por hoje é tudo! Esperamos que as dicas sejam úteis e que vos ajudem a criar de forma mais simples os vossos documentos. Como referi anteriormente, esta dica está aberta a todos os que pretendam contribuir. Enviem-nos as vossas dicas para ppinto @ pplware .com para publicarmos em próximos artigos.

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Andrew

    Não existe dicas para Word para Mac?

    1. Avatar de Pedro Pinto
      1. Avatar de M1ST4K3
        M1ST4K3

        LOL, esse foi o comentário mais MACómaniaco que vi desde há uns tempos… 😀
        Bom artigo… Por acaso conheço bastante bem o Office, mas encontro muitos amigos a perguntarem-me coisas do género… Agora reencaminho-os para o pplware 😛

  2. Avatar de ssh.wolf
    ssh.wolf

    Muito fixe … Tou a fazer Eng. Informatica reparei que a muitos cracks a programar não sabem bem mexer com isso 😉

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Programas no word? Deve haver muitos secretários que devem saber mais de Word que engenheiros Informáticos. Por isso não vejo o porquê de compara um programador e mexer no Word

      1. Avatar de ssh.wolf
        ssh.wolf

        Por acasso eu não uso MS Word, LaTex

      2. Avatar de M1ST4K3
        M1ST4K3

        Não vejo a ligação, sinceramente… É que nem as interfaces gráficas são criadas assim… Tbm estou em engenharia informática, no IST e não me lembro de ter tido uma cadeira em que precisasse do Word… Preciso sim para os relatórios, entre outros, mas isso, o bom conhecimento geral chega… É claro que ir para além do básico nunca matou ninguém… Mas como desde o 8º ano que trabalho com o Office, deu para aprender muita coisa…

        1. Avatar de ssh.wolf
          ssh.wolf

          Estou a falar no sentido de aplicar as tecnicas de usabilidade e Analise de tarefas ; o MS Word é um bom casso de Estudo

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Não sabem porque não querem, basta dedicar tempo.

      Cracks a programar não precisam disto -.-

      1. Avatar de ssh.wolf
        ssh.wolf

        Olha que não e bem assim, meu caro, si o gajo não tem muitas experencia em criar interfaces vai lhe custar a besa

    3. Avatar de João Nascimento

      Eu por exemplo, detesto mexer no Word mas adoro programar. Claro que muito que não preciso me passa ao lado, mas quando preciso, pego no google e procuro o que precisao saber sobre o word.

      1. Avatar de ssh.wolf
        ssh.wolf

        Ta que Uma reposta de Jeito 😉

        1. Avatar de Pedro Pinto

          E dicas ninguém tem? 🙂

          1. Avatar de ssh.wolf
            ssh.wolf

            Criar uma identica para o OpenOffice …. Explorando os plugins e tdo … so uma ideia

          2. Avatar de João Palma

            k tal VBA no word? andam ai muitos programadores…xD impressao em serie…

  3. Avatar de Miguel Rodrigues
    Miguel Rodrigues

    Boa iniciativa era fazerem dicas para software livre como o LibreOffice neste caso, para mostrarem as pessoas que existe muito bom software livre por ai e que evitam de gastar dinheiro.

    Dicas sobre Software pago = ZERO

    1. Avatar de Diogo
    2. Avatar de Say
      Say

      Discordo.

      É importante divulgar e bendizer os programas das grandes empresas que têm grandes orçamentos em marketing para que não digam que o pplware não fala do que é importante. Aquilo que não tem publicidade não é muito importante.

    3. Avatar de Vítor M.

      Miguel, o software pago é importante. Quem achas que faz girar a roda da evolução tecnológica? Será a pseudo-indústria do software livre? Ou será que é a indústria do software pago?

      Quem cria postos de trabalho para os programadores, engenheiros, técnicos e afins que saem da faculdade? Será quem oferece software livre ou será quem vende software e soluções pagas para o mundo da tecnologia?

      O segredo está no equilibrio. Se ninguém quiser pagar por software… então a indústria do software morre.

      Muita gente que produz software livre ganha dinheiro a produzir software pago e só essa fonte de rendimento permite que ele produza software livre.

      Claro que não é só, mas é também o que eu falei… por isso o Word da Microsoft é uma dessas ferramentas. É sobre ela que se produz grandes trabalhos que já deram origem a projectos incríveis, é uma ferramenta que tem serviço de inspiração a muitas outras ditas livres, dentro do mesmo segmento. É uma ferramenta (dentro da sua suite) que faz as empresas gerarem receita e com isso produzirem fluxo monetário… necessário para os países evoluírem.

      Mas claro, existe espaço para as aplicações “livres”, temos falado delas mas o Word é mais usado, é mais completo… é melhor. 😉

      Mas a tua sugestão foi tida em consideração.

      1. Avatar de Miguel Rodrigues
        Miguel Rodrigues

        Vitor, a industria do software livre não é uma pseudo-indústria, é uma industria com provas do seu sucesso como é o caso do LibreOffice e de muitos outros.

        O software livre não cria postos de trabalho é certo mas permite que muito mais pessoas possam ter acesso ao mesmo que tu e eu temos. Permite até que países poupem balúrdios em gastos com software pago fazendo assim uma ajuda relevante para a economia do pais.

        Pena não fazerem essa troca em Portugal. Andamos sempre a ver noticias acerca dos servidores nacionais a falharem e sabemos que eles usam software pago, não era suposto as coisas funcionarem bem sendo ele pago?

        Isto é o que se supõe mas que não acontece. Não é por nada que o Linux seja tão utilizado em servidores, que é mais um bom exemplo do bom software livre que se faz.
        Já para não falar no que o país poupava.

        https://pplware.sitedev.pt/informacao/brasil-poupa-123-milhoes-com-software-livre/

        Para mim o equilíbrio está no claro declínio até a extinção desses monopólios, desse roubo descarado que favorece uma pequena percentagem de pessoas. Isto sim é necessário para os países evoluírem, acabar com a exploração.

        Continuo é sem perceber como é que se continua a fazer tanta publicidade e se dá tanto valor a quem mais explora, principalmente no meio deste problema todo económico global.

        1. Avatar de Vítor M.

          Estás enganado. Tens servidores com distros linux pagas…e bem pagas.

          Depois tudo o que é pago pode falhar, o teu carro falha e é pago.

          Em relação ao que eu referi… eu não disse que a indústria do software livre era uma pseudo-industria… disse que o software é pseudo-livre.

          O software livre tem custos maiores que o software pago… principalmente em desenvolvimento e manutenção. Mas ok é apenas a minha opinião e é baseada em senso comum sem números que suportem esta minha ideia.

          O artigo que citaste… bom acho que é não é um exemplo de sociedade que saiba poupar… e deve haver nessa acção de marketing alguma coisa por trás.

          Agora concordo contigo que determinado software gratuito é a chance de muita gente ter determinadas aplicações de forma legal mas isso, voltando ao meu comentário, nasce do equilibrio do que é pago e produz riqueza para se produzir o gratuito… ou pseudo-livre.

          Haja muito software gratuito, é sinal que se produz muito pago ou se produz software livre rentável 😉

          1. Avatar de Miguel Rodrigues
            Miguel Rodrigues

            São opiniões e nada mais, esta conversa podia demorar a semana toda 😛

            Cumprimentos e continuação de um bom trabalho 😉

          2. Avatar de jo§e

            “Miguel, o software pago é importante. Quem achas que faz girar a roda da evolução tecnológica? Será a pseudo-indústria do software livre? Ou será que é a indústria do software pago?”
            Eu aqui li “pseudo-indústria”.
            E afinal, gera ou não gera dinheiro?
            (“O software livre tem custos maiores que o software pago… principalmente em desenvolvimento e manutenção”)

    4. Avatar de Pedro Pinto

      Continuamos à procura de alguém que queira assumir essa rubrica…parece-me bem.

      Quanto a esta afirmação: “Dicas sobre Software pago = ZERO”….discordo em absoluto…por esse ordem de ideias não falamos sobre windows, MacOs e por aí fora…

    5. Avatar de Joddys
      Joddys

      Com certeza, sinto falta de dicas para o OpenOffice.

  4. Avatar de Luís
    Luís

    Simple and Effective for professionals.

  5. Avatar de Manuel Mimoso
    Manuel Mimoso

    Muito Bem Pedro

  6. Avatar de Emannxx

    Era importante que o Office utilizado nesta rubrica fosse em Português, acredito que nem todas as pessoas que visitam o Pplware saibam ler Inglês.

    Quanto à rubrica em si, acho a ideia mesmo muito boa (penso já ter dito anteriormente…), mas o que gostava mesmo mesmo era algo deste género, mas do Excel. Adorava saber criar aquelas formulas esquisitoides que os professores utilizam para calcular as notas finais dos alunos, onde basta colocar os dados na tabela e está feito… O problema é que não tenho paciência (nem tempo) para ir pesquisar sobre isso… oh, santa preguiça. ahah

    1. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      Em relaçao a isso do ingles… como foi mostrado aqui a tempos o pplware é visitado maioritariamente por pessoal ligado a informatica… e como diria um prof meu (em resposta a um colega meu) “meu amigo se nao sabes Ingles, o que é que andas a fazer em Informática??” – e atenção que este era dos piores professores que alguma vez conheci, mas de facto aqui tem toda a razao..ainda mais nos tempos que correm TODA a gente TEM OBRIGATORIAMENTE de saber o minimo de ingles… alem disso nao é assim tao dificil quanto mais nao seja através dos icones de saber qual é o correspondente no office portugues.

      Fica bem.

      1. Avatar de Emannxx

        Não poderia concordar mais contigo, eu amo (mesmo) o Inglês… no entanto, sou demasiado altruísta 😛

        Acredito mesmo que hoje sem dia, se não soubesse o que sei de Inglês, não teria aprendido 1% do que aprendi em todos estes anos de paixão pela informática 😀

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      O excel é uma ferramenta ainda mais poderosa que o word. Para aprenderes algo sobre as fórmulas tens a ajuda do excel e do google, encontras lá tudo o que precisas. Já dei muita cabeçada no excel para fazer o que programas como o microsoft project, autodesk robot,…, devido a imposições académicas. Devido a isso é que posso dizer que o excel é das ferramentas mais poderosas que existem e pra quem souber programar, pode criar macros que facilitam bastante o trabalho. 😀

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, o Excel também pode ser uma excelente rubrica. Aliás, o Pplware não é “virgem” nesse assunto:

        Dica: Como somar horas no Excel
        https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/dica-como-somar-horas-no-excel/

        1. Avatar de vicio
          vicio

          Gostei da hipótese de ver uma rubrica sobre Excel!
          Apesar de ser a minha ferramenta, de trabalho, diária e movimentar-me nela com algum à vontade (na óptica do utilizador) gostava de conhecer mais e sei que há sempre mais para conhecer.

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Excelente artigo!

    Alguém sabe qual é o atalho para utilizar o Subscript? Sei que para o SuperScript é: “ctrl +”

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Rui, se passarem o cursos sobre esse botões vais ver o atalho:

      Subscript: CTRL+=
      SuperScript: CTRL++

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Obrigado pela resposta.

        Contudo, no Office 2010, ao fazer CTRL+=, ele faz subscript de toda a linha e não do carácter que está seleccionado. Será que só me acontece isso a mim?

  8. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    @ jo§e
    (“O software livre tem custos maiores que o software pago… principalmente em desenvolvimento e manutenção”)
    E não só! Veja-se um caso prático:
    Fui administrador neste prédio durante alguns anos; compramos um PC e para o serviço que é, pensei em instalar o Ubuntu de raiz. Os recibos (cerca de 50) eram feitos no OpenOffice, papel A5 Horizontal; se não os imprimisse logo, bastava fechar o programa, ou nos dias seguintes estavam todas as páginas de pernas para o ar. Mais meia hora pelo menos a pôr tudo no sítio. E para imprimir? o Ubuntu reconhece a impressora e o modelo, mas é duma lentidão de arrepiar; e se fosse uma empresa onde o tempo é dinheiro?

    1. Avatar de jo§e

      Sabes que podes imprimir directamente para PDF a partir do OpenOffice? No MSWord nas novas versões não sei se já dá, não uso, mas não dava.
      Desformatação automática? 🙂 isso é um luxo…que nem o MSWord tem 😀
      Também já perdi muitas formatações por não gravar ao saír, mas isso por erro meu, pois não liguei aos avisos.

    2. Avatar de jo§e

      Atenção, não estou a dizer que o OpenOffice é melhor que o MSWod, nada disso. Apenas digo que em determinadas situações é uma hipótese muito válida a ser considerada.
      Até porque eu uso o MSWord 2003 de uma forma que provavelmente muitos de vocês nem sequer sabem ser possível. Com o OpenOffice não sei como o poderia fazer, ou se é sequer possível(penso que que talvez), mas em casa uso quase exclusivamente o Linux.

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    [OFFTOPIC]

    Existe algum add-on para Word 2010 que permita reabrir automaticamente os últimos documentos que tinham sido abertos?

    Cumps.

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Antes de mais Muitos parabéns pelo site.

    Por acaso alguém sabe se é possível agrupar imagens e caixas de texto no office 2010??? Já tentei e não consigo… mas no office 2007 era possível.

    Alguém me pode ajudar?

    Cumps