Domingo é dia de dicas do Microsoft Word

16 Comentários

O novo acordo ortográfico no Microsoft Word 2010

Como já é habitual ao Domingo, hoje trazemos mais algumas dicas sobre a potente ferramenta que é o Microsoft Word. Uma vez que esta rubrica tem vindo a tornar-se cada vez mais popular, decidimos torná-la uma rubrica de fim de semana e “aberta” a todos os leitores que pretendam contribuir.

word_000

Na sexta-feira, o nosso leitor Agostinho Fernandes enviou-nos o seguinte e-mail:

Sou fã há já vários anos e gostaria de vos dar os parabéns pelo trabalho desenvolvido.

Eu suponho que a falta de ideias para artigos não seja um problema mas, mesmo assim, permitam-me sugerir:

com o novo acordo ortográfico o word permite utilizar a nova ortografia. Será que podiam fazer algo dedicado ao tema?

Ora vamos lá então. O Microsoft Word já traz nas opções a possibilidade de “activar” o corrector ortográfico de acordo com o novo acordo. Para o activar basta seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Ir a File (Ficheiro)—>Options (Opções)

word_001

Passo 2 – Depois no menu do lado esquerdo escolhemos Proofing e na opção When Correction spelling and grammar selecionar Post-reform

(Em PT ir a  Verificação e seleccionar Pós-Acordo)

word_002

E está feito. Vamos a ver se funciona. Para isso aconselho a criarem um pequeno texto e a verificarem que o word começa a sugerir palavras que fazem parte do novo acordo ortográfico.

word_03

Nota: Para quem ainda tem o Word 2007, pode proceder à actualização do corrector instalando o seguinte ficheiro aqui – Atualização para o Verificador Ortográfico, Dicionário de Sinônimos e Verificador Gramatical do Microsoft Office 2007

Obrigado Agostinho por nos lembrarem desta dica. Espero ter ajudado.

Por hoje é tudo! Esperamos que as dicas sejam úteis e que vos ajudem a criar de forma mais simples os vossos documentos. Como referi anteriormente, esta dica está aberta a todos os que pretendam contribuir. Enviem-nos as vossas dicas para ppinto @ pplware .com para publicarmos em próximos artigos.

Veja aqui todas as dicas para o Microsoft Word.

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas.
    O link indicado remete para o corrector ortográfico PT-BR e não para o PT-PT.

  2. Avatar de Julio Damasceno
    Julio Damasceno

    Boa dica!
    Já configurei meu word para pós-reforma.

  3. Avatar de DoContra
    DoContra

    Óptima ajuda!

    Mas há uma ferramenta gratuita e oficial para Windows, Mac e Linux: http://www.portaldalinguaportuguesa.org/lince.html

    Claro que, no caso do Word, é mais prática a utilização directa de um diccionário enquanto se vai escrevendo. Mas a vantagem do Lince é, para além de não se limitar ao Word nem ao Windows, permitir pós-edição de documentos já existentes.

    (Este texto não foi escrito ao abrigo do acordo ortográfico)

    1. Avatar de Pedro Pinto

      SIm, o Lince também é uma ferramenta fantástica 🙂

  4. Avatar de João Marcelino
    João Marcelino

    Apesar de ser a primeira vez que comento, sigo com regularidade o blog.

    Tenho o MS Word 2007. O link na Nota actualiza para pt-br. Existem diferenças no acordo entre pt-br e pt-pt.

    Para ficar com pt-pt, ver:

    http://www.microsoft.com/downloads/pt-pt/details.aspx?FamilyID=470338AC-EF76-436A-B62E-35C8955A9874

    Na página estão as instruções.

    Continuem o bom trabalho!

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      Ora aí está mais uma acha para a fogueira! O “acordo” é tão perfeito que nem sequer é adoptado exactamente da mesma forma, havendo versões PT e BR. Não percebo, então, para que se mexeu na Língua Portuguesa! É como uma partida de futebol em que as equipas joguem respeitando regras ligeiramente diferentes…

      Só quando for obrigado a tal adoptarei as novas normas ortográficas. Mas isto é a minha opinião e vale pelo que vale.

      De qualquer modo, saúdo como bem vindas as ferramentas que ajudam, ou ajudarão, quem desde já adoptou as novas normas.

  5. Avatar de Agostinho Fernandes
    Agostinho Fernandes

    Perfeito! Nada a acrescentar. Bom fds

  6. Avatar de Maxim

    Porquê que não colocam no título o tema do tutorial? É que se quiser encontrar algum em específico não dá, é tudo com o mesmo título, imagem e descrição :s

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boa ideia, vou começar ja por este e brevemente farei um índice de artigos

  7. Avatar de clica aqui =D

    Estava mesmo a precisar disto! Obrigado!

  8. Avatar de bintoito
    bintoito

    Boas,

    Tenho o 2007 e desde a actualização há algumas semanas que isto me activou o novo acordo automaticamente…Quero manter o “nosso” português enquanto for possível dado não ir em cantigas de uns broncos quaisquer universitários que de repente decidiram que “é assim que se escreve em bom português”!

    No 2007 dá para desactivar isto (é que não encontro mesmo tal opção…)

    grande abraço e obrigado

  9. Avatar de Master of Menir
    Master of Menir

    Meus amigos, que barbaridade esta a imposição que a MSFT “discretamente” nos carregou nos nossos computadores, isto é inaceitável e carece de protesto veemente.

    Alguém sabe dizer como poderemos abandonar esta imposição ?

    Um user com XP e Office2007, como poderá sair desta trapalhada ?

  10. Avatar de André Lopes
    André Lopes

    Boas!

    Pessoal, tenho uma questão que talvez me possam ajudar.

    Preciso de predefinir para todos os utilizadores de um computador o novo acordo ortográfico (opção: pós-acordo), é possível?

    Pois, se configurar o acordo para a minha conta, não fica para outros utilizadores que lá se logarem…

    Obrigado.

    1. Avatar de André Lopes
      André Lopes

      Ninguém me pode ajudar?

      1. Avatar de André Lopes
        André Lopes

        Já vi que não 🙁