Dicas Linux – Configurar endereço IP e DNS

29 Comentários

Muitos utilizadores que “mergulham” no mundo Linux, sentem-se por vezes que se estão a afogar e pouco ou nada conseguem fazer. Uma das coisas que me pedem com frequência é configurar o endereço IP e respectivo DNS numa máquina com Linux para poderem aceder à rede.

endereço IP


Uma vez que o Ubuntu é uma das distribuições mais populares de Linux, vamos usá-la como cobaia.

Se o utilizador tem o seu Ubuntu a funcionar direitinho com ambiente gráfico pode configurar um endereço IP e DNS facilmente indo a System -> Network ou através do comando network-admin &

Mas o utilizador Linux é mais à frente, as configurações fazem na shell indo directamente ao coração do que se quer configurar. eh eh eh

CONFIGURAR IP, MASCARA E GATEWAY
Para tal vamos editar o ficheiro onde se encontram as configurações de rede. Para isso usem o comando seguinte:

1) $ sudo nano /etc/network/interfaces

a seguir indiquem qual o endereço IP, máscara e gateway que pretendem configurar e em que placa (no meu caso configurei na placa eth0). Para quem pretender saber as placas que tem disponíveis pode usar o comando ifconfig -a e iwconfig (para placas wifi)

/etc/network/interfaces

auto lo
iface lo inet loopbackauto eth0
address 192.168.10.2
netmask 255.255.255.0
gateway 192.168.10.1
auto eth2
#iface eth2 inet dhcpauto ath0
#iface ath0 inet dhcpauto wlan0
#iface wlan0 inet dhcp

Feito isto, salvem e saiam do ficheiro de configuração. Usando o editor nano façam CTRL+X e depois y.

CONFIGURAR DNS

1) Abrir o ficheiro de configuração

$ sudo vi /etc/resolv.conf

2) Indicar os servidores de DNS (por ex: 192.168.10.5 e 192.168.10.6)

search meuisp.pt
nameserver 192.168.10.5
nameserver 192.168.10.6

3) Restart ao serviço de rede

$ sudo /etc/init.d/networking restart

E está feito. Para verem as vossas configurações podem executar o
ficheiro ifconfig -a.

– Outros comandos úteis –

Colocar DOWN uma interface (exemplo para a interface eth0)

$ sudo ifconfig eth0 down


Colocar UP uma interface

$ sudo ifconfig eth0 up


Mostrar a tabela de encaminhamento

$ sudo /sbin/route -n


Verificar ligações activas

$ sudo netstat ano


Verificar portos abertos

$ sudo netstat -tulp

Estatística de rede (TX, RX, etc)

$ sudo netstat -i

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AM
    AM

    Efeitos do copy paste???

    Colocar DOWN uma interface (exemplo para a interface eth0)

    $ sudo ifconfig eth0 down

    Colocar UP uma interface

    $ sudo ifconfig eth0 down

    1. Avatar de jubnal
      jubnal

      n tem nada a ver uma coisa cm a outra

      …..

  2. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    Só um reparo: no quadro que ilustra a opção “Colocar UP uma interface” devia estar, obviamente, “up” em vez de “down”.

    Uma boa dica para quem está “à rasca” com estas configurações, algo por que alguns de nós certamente já passaram.
    Se bem que eu optei por um simpático livro de mil e tal páginas dedicado ao Linux (que nunca li, claro, mas que uso para referência).

  3. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Gostei do tutorial,

    Thanks Pedro Pinto

  4. Avatar de Pedro Pinto

    Alterado. Obrigado pelo reparo.

    É o que dá o copy / paste 🙂

    PPinto

  5. Avatar de Gohwisk
    Gohwisk

    Em Off… Alguém aí conhece a Nopopo? A pilha japonesa que se carrega com… xixi??? A pilha pode ser recarregada com qualquer tipo de líquido, entre eles água, sucos, cerveja, cuspe e xixi… pesquisem no Google: nopopo. Só disponível no Japão por enquanto

  6. Avatar de Daniel
    Daniel

    Pegando no post do Luís Santos, queria comprar um bom livro sobre Linux, pode ser daqueles enormes com mais de mil páginas, que se possa comprar numa Fnac por exemplo, se possível em português (mas não obrigatório, não tenho problemas com o inglês) e que depois de o ler/assimilar, pudesse ficar com os conhecimentos necessários para trabalhar em Linux como se de um Windows se tratasse.

    Daniel

  7. Avatar de Pisquinho
    Pisquinho

    @Daniel

    Antes de qualquer livro, vê este site http://tldp.org/, tem tudo sobre Linux, algumas coisas já estão um pouco desatualizadas, mas é excelente.
    Quanto a livros, a FCA tem bons livros de informática, também de Linux: http://www.fca.pt

    Fica bem

  8. Avatar de UKN
  9. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    @ Daniel: há muitos livros por aí, e por acaso comprei o meu na FNAC (e é em inglês, as traduções tornam-se mais caras e não compensam assim tanto, desde que o inglês não seja um problema).

    Nunca li o livro todo: está muito bem estruturado por tópicos e consegues usá-lo como referência, que é como quem diz, vais lá consultar à medida dos problemas que vais encontrando. O nome e a editora é que já não sei de cor, só vendo em casa. Se não me esquecer, logo coloco-o aqui.

  10. Avatar de Pedro Pinto

    @Daniel

    Procura via google por ebooks Linux. O que há mais por esta Internet fora é livros, bíblias do Linux, etc etc

    Aqui vai um site free…mas há muitos mais
    http://freebooks.homelinux.org/

    PPinto

  11. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    alo pedro pinto ! acho que agora vou desencalhar na minha experiencia com o linux
    estou rodando o ubuntu 7.10 na maquina virtual vmware, windows xp host e ubuntu guest. ele já entrou conectado na rede, uma beleza…..mas preciso de instalar o vmwaretools e não consigo de jeito nenhum, claro por pura falta de intimidade com o linux.
    cliquei no instalar vmwaretools, ai aparece tipo um cd virtual, copiei o conteudo
    com o final .tar gz ou algo parecido na pasta home, la desenpacotei e surgiu o vmware distrib e dentro o arquivo executavel vmwaretools.pl. clico nele e aparece as opções executar do terminal, abrir como texto cancelar e executar
    bom em executar nada acontece, em texto claro aparece um texto tecxnico de programação,imagino, em executar do terminal acontece o seguinte, eu clico e o terminal aparece por uma fração de segundo e desaparece para sempre.
    abri o terminal root ai dou o comndo ./vmwaretools.pl ou algo assim e ai da a mensagem de comando não reconhecido.

    ou seja estou uma bosta mesmo porque não sei sequer instalar um pacotinho.

    nas maquinas virtuais com windows é só clicar que ele instala, mas eu sei linux is different e precisa de uma dose alta de adrenalina para se usar…….

    se algume puder me ajudar ficarei agradecido sem falar nos créditos que voces terão por ter descabaçado mais um usuario para o linux world……………

    hasta la vista

  12. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    @Carlos Rajas
    Ora experimente executar o comando como administrador usando o comando:
    sudo ./vmware-install.pl

    verifica se la tens esse ficheiro e as permissões do mesmo. podes ver isso facilmente através do comando ls -la

    Até ja
    PPinto

    1. Avatar de elcidio jaime mausse
      elcidio jaime mausse

      boa noite,
      sou iniciate do curso, grupo linux gostaria de aprender muito com
      voces porque apartir de ja faco parte deste grupo linux,
      este e o meu desejo.

      muito obrigado

      elcidio j mausse

  13. Avatar de Fernando
    Fernando

    Será que com este tutorial poderei partilhar internet com outro pc(com o XP)?
    bem hajam e obrigado.

  14. Avatar de Pedro Pinto

    @fernando,

    Precisas de algo mais.
    Dá uma vista de olhos no seguinte link: http://www.debuntu.org/iptables-how-to-share-your-internet-connection

    PPinto

  15. Avatar de Rui Marques
    Rui Marques

    Qual a melhor distro para instalar o Ubuntu Ou o LInux Mint???

  16. Avatar de Fernando
    Fernando

    @Pedro Pinto,

    Obrigado pela ajuda.
    Pelo que vi vai dar um bocadinho de trabalho, mas sem trabalho nada feito.

  17. Avatar de mpf
    mpf

    Então e instalar o novo ubuntu 8.4 dentro do windows, numa pasta na raiz do disco??? Dava jeito?? A Canonical vai pensar nisso…

  18. Avatar de Márcio Santos
    Márcio Santos

    ora viva…

    Já agora que se fala em redes em ubuntu, alguém sabe como ponho a partilhar pastas numa rede windows de forma a que me possam aceder a uma partilha no meu linux sem pedir identificação???

    Abraço

  19. Avatar de Pedro Pinto

    @Márico,

    A partilha de ficheiros entre Linux e Windows faz-se recorrendo ao Samba. É tudo uma questão de configurações no ficheiro smb.conf que normalmente se encontra em /etc/smb.conf.

    Pode ser que num próximo post escreva sobre isso.

    Um abraço

  20. Avatar de Márcio Santos
    Márcio Santos

    Agradeço a resposta…

    Vou ver se pesquiso melhor…

    Abraço

  21. Avatar de daniel etstevam

    eu tenho uma mita vontade saber como colocar ip msscara gw e dns no reminal inux , já tentei de varias formas e nao dar certo. tambem gostaria de saber quando eu coloco o enderelo, como faço para salvar?
    vlw

  22. Avatar de manel
    manel

    http://www.scribd.com/
    É só inscrever e pesquisar. Há de tudo como na farmácia

  23. Avatar de silvana n, da silva

    o meu msn esta em ingles, gostaria de passá-lo para portugues, windows live messenger.Será q é possivel?

  24. Avatar de SalvadorJorge Magaia
    SalvadorJorge Magaia

    Gostei muito porque deu para aprender como montar os IPs no linux

  25. Avatar de Wellington

    Ótima dica, direto e sem enrolação.

    Funcionou ok.

    Obrigado.