8 Dicas para gerir os Separadores no Safari

10 Comentários

Se é um utilizador Mac sabe de certeza que o browser mais rápido que tem no seu OS X é o Safari, não há outro que consiga ser tão rápido, e sobretudo que seja tão integrado com tudo o que o sistema oferece… mas não é tão popular e abrangente como é o Google Chrome ou o Firefox, verdade?

Há algumas funcionalidades que certamente desconhece no Safari que poderão fazer toda a diferença na hora de escolher o browser, contudo, há outras que ficam mais aquém, como a gestão de separadores, mas onda ainda assim podemos “dar uns toques”. Hoje vamos deixar várias dicas para melhorar a usabilidade do Safari.

8 Dicas para gerir os Separadores no Safari


A Apple sabe que um dos problemas do seu Browser são os separadores e a forma como o próprio gere e apresenta as páginas na barra de separadores. Não é uma forma prática, não é simples quando usamos 10 ou 20 separadores carregados, algo muito comum nos dias de hoje já que o browser é a porta para o mundo e por isso o Safari precisa de rever (inspirar-se mesmo nos mais populares do mercado) este ponto crucial.

Há pessoas que simplesmente usam o Safari porque é muito seguro, o mais rápido dentro do OS X e porque está integrado de forma muito coerente com várias ferramentas da Apple. A usabilidade entre o browser da Apple num Mac e depois num tablet é algo “priceless”.

 

Abrir um Separador novo

Sim, é pelo início que vamos começar. Podemos fazer a abertura de um novo separador de várias formas. Uma delas é ir ao Menu do Safari e Ficheiro > Novo separador, outra forma é usar o atalho de teclado Comando+T ou então o mais simples, clicar no canto da barra de separadores no sinal de + (mais).

8 Dicas para gerir os Separadores no Safari

 

Fechar um Separador

Não é uma tarefa complicada, nada disso, podemos fechar clicando com o rato no botão “X” do separador aberto mas é mais rápido usar o atalho de teclado “Comando + W”.

Pode parecer uma tarefa até “indigna” de referência, mas verá que quando tiver muitos separadores abertos, o método de os fechar pelo teclado será muito mais rápido.

pplware_safari02

 

Reabrir um Separador Fechado

Se acidentalmente fechou um separador e quer voltar a abrir e este ficar exactamente onde estava, antes de o ter fechado intencionalmente, então pode usar, por exemplo, um atalho de teclado, para restaurar o tal separador. Para isso clique nas teclas “Comando + Z” (undo). Mas aqui há um problema, porque se no Chrome temos a possibilidade de recuperar vários, aqui só podemos recuperar o separador fechado se usarmos este comando imediatamente a seguir a termos fechado o tal separador. Se porventura abrir um outro… esqueça que já não tem hipótese de reabrir o que fechou por engano. De facto é pena…

 

Mover um Separador entre os outros já abertos

Esta funcionalidade torna-se importante devido à deficiente gestão que a Apple implementou no agrupamento de separadores. Quando temos muitos abertos, o Safari agrupa separadores, uma parvoíce que não tem jeito algum, daí a grande utilidade desta função de arrastar separadores de um lado para o outro.

Para fazer isso, podemos usar o rato clicando e arrastando para o lugar que o queremos, ou recorremos aos atalhos de teclado e clicarmos nas teclas “Comando + Shift + [” para alternar para a esquerda e “Comando + Shift + ]” (para alternar para a direita). Pode usar igualmente o atalho “Comando + (números de 1 a 9)” para ir rapidamente do separador 1 até ao separador 9 aberto. Se por exemplo, pressionar “Comando + 7”, irá parar no separador que está aberto na sétima posição.

pplware_safari03

 

Abril um Link num novo Separador

Esta última dica permite que com o comando ou atalho de teclas “Comando + Click” num link, este possa abrir num novo separador e esse separador aberto será o que ficará activo, contudo se usar o atalho “Comando + Shift + Click” num link, este será aberto no separador que está activo. Pode alterar a tecla “Comando ⌘” pela tecla “Opção ⌥” e o link será aberto numa janela nova, em vez de ser aberto num separador.

Este comportamento é exactamente inverso no Chrome. Se estiver habituado ao Chrome e quiser ter a mesma resposta no Safari, então vá ao menu Safari (em cima na barra de menus) e escolha “Preferências -> Separadores” remova a opção “Ao abrir um novo separador, ou uma nova janela, torná-lo(a) ativo(a)”.

pplware_safari04

 

Fixar Separadores

Como já referido, é importante saber gerir bem os separadores no Safari, até para ter um ganho efectivo no desempenho ao usar este browser da Apple. Assim, por vezes temos a necessidade de fixar separadores para termos acesso aos mesmos sem ter de andar a “picar” um a um dos que estão agrupados à direita do browser. Isto fará com que esses separadores fiquem sempre presos do lado esquerdo da barra de separadores do browser.

pplware_safari05

Se reparar na imagem, os separadores fixados aparecem como ícones, o que dá uma arrumação interessante, desde que consiga depois descobrir a que site corresponde o ícone, claro. Dá jeito para ter aqueles sites que usamos sempre, o Email, o Pplware, o Netbanco, o Facebook, o Twitter, etc.

Para fixar um separador, basta dar um clique em cima do separador com o botão direito do rato e usar a opção Fixar separador, tal como pode ver na imagem em cima. Pode ir igualmente ao menu do Safari Janela > Fixar separador.

 

Desactivar o som dos Separadores

Esta dica é simples e útil. Actualmente há conteúdos multimédia que, sem pedirmos, disparam som que se pode tornar incomodativo. Contudo, os browsers têm um indicador no separador a indicar que o seu conteúdo está a emitir som. Para desligarmos esse som basta, com o botão direito do rato, dar um clique em cima da “coluna de som” no canto do separador e usar a opção “Desactivar o som deste separador”.

pplware_safari07

 

Dica Extra…

Reduzir consumo de memória dos separadores abertos

Tal como o Firefox e o Chrome têm um add-on, o OneTab, que ajuda a reduzir significativamente o consumo de memória dos separadores carregados pelo browser, também existe um add-on para o Safari que pode ter alguma influência ao nível do desempenho e da gestão de memória. Isto porque todos sabemos o quanto estes separadores usam e abusam da memória RAM do nosso computador.

pplware_safari06

Para que possa gerir melhor os separadores e o seu consumo de memória RAM, deixo hoje esta sugestão: TabLister.

Este software não é tão rico nem tão poderoso (nem mesmo tão eficaz) como o OneTab, mas vai ajudar de certeza a libertar alguma memória do seu Mac quando o Safari estiver a consumir Gigabytes de memória RAM por causa dos separadores abertos.

 

Se tiver mais algumas dicas… deixe nos comentários, são sempre bem-vindas para melhorar a usabilidade de quem usa o Safari como ferramenta.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    “. Mas aqui há um problema, porque se no Chrome temos a possibilidade de recuperar vários, aqui só podemos recuperar o separador fechado se usarmos este comando imediatamente a seguir a termos fechado o tal separador”

    Podem adicionar uma nota que futuras versões do Safari (com macOS Sierra) vão poder fazer isto nativamente

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Tenho o Sierra.

      Confere.

  2. Avatar de vaiDarBanhoAoCao
    vaiDarBanhoAoCao

    Dica #9 – Instalar o chrome

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      e a generalidade dos utilizadores ou o utilizador comum querem a bosta do chrome em vez do safari, para quê exatamente?

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Deves pensar que isto é o Windows, que não tem um browser de jeito!

      1. Avatar de Duke
        Duke

        LOL. Como se o safari fosse alguma coisa de jeito.
        Uso firefox no mac.

  3. Avatar de iKnow
    iKnow

    Exite uma extensão “Retab” que permite recuperar mais que um tab e também fica com o atalho cmd + Shift + T

  4. Avatar de vaiDarBanhoAoCao
    vaiDarBanhoAoCao

    Bosta do chrome… Claro… Exato… Apenas o browser mais utilizado e não é imposto por nenhum sistema operativo, tem de ser o utilizador a instalar! Mas esses utilizadores são burros e tu és esperto… Um Xico esperto!

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      É uma bosta, é a única opção de jeito no Windows, é só uma questão de ser o menos mau.

  5. Avatar de o melhor
    o melhor

    usem Maxthon!