Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo…no Pplware – 55

22 Comentários

Por Luís Costa para o Pplware

Como ler um SAF-T?

Ora vivam caros leitores. Mais um Domingo e mais uma artigo da rubrica “Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo….no Pplware”. Lembramos que esta é uma rubrica “aberta” a todos os leitores que pretendam contribuir. Para tal devem enviar-nos um e-mail com a dica que pretendem ver publicada. Caso tenham também alguma dúvida ou problema a resolver no Excel, deixem essa informação nos comentários para que a comunidade Pplware ajude a resolver.

excel_00

Fala-se muito agora no ficheiro SAF-T, que todos os sujeitos passivos de IRC são obrigados a exportar dos seus sistemas de facturação e contabilidade desde 2008.

Mas o que é o SAF-T?

SAFT-PT (Standard Audit File for Tax Purposes – Portuguese version) é um ficheiro normalizado (em formato XML) com o objectivo de permitir uma exportação fácil, e em qualquer altura, de um conjunto predefinido de registos contabilísticos, num formato legível e comum, independente do programa utilizado, sem afectar a estrutura interna da base de dados do programa ou a sua funcionalidade.

A adopção deste modelo proporciona às empresas uma ferramenta que permite satisfazer os requisitos de obtenção de informação dos serviços de inspecção e facilita o seu tratamento, evitando a necessidade de especialização dos auditores nos diversos sistemas, simplificando procedimentos e impulsionando a utilização de novas tecnologias.
O ficheiro SAFT-PT destina-se a facilitar a recolha em formato electrónico dos dados fiscais relevantes por parte dos inspectores/auditores tributários, enquanto suporte das declarações fiscais dos contribuintes e/ou para a análise dos registos contabilísticos ou de outros com relevância fiscal.

Desde 1 de Janeiro de 2013, com a entrada em vigor do respectivo orçamento de estado, as mesmas sociedades veem-se obrigadas a submeter o SAF-T de Facturação do mês anterior, no site das finanças até dia 25 de cada mês.
Existem vários validadores no mercado, alguns disponibilizado nos proprios softwares, mas fica a dúvida, como é que leio um SAF-T?

Como ler um SAF-T?

O SAF-T é um ficheiro xml, com regras minimamente definidas, quer na portaria 1192/2009 quer no respectivo XSD (ficheiro de esquema) divulgado pelo portal das finanças. Para ler um SAF-T devem seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Em primeiro lugar precisamos do XSD (Schema File) que podemos arranjar aqui

Passo 2 – Preparar o ficheiro base (estrutura)
Abrimos o Excel no Ribbon/Friso > Developer e clicamos no Source

image

Passo 3 – No lado direito surge o painel XML Source, onde clicamos no botão XML Maps onde irá surgir a janela

image

Passo 4 – Clica-se no XML Maps para escolhermos o ficheiro XSD, que é o SCHEMA FILE, ou seja o ficheiro que define as regras de negócio, tipos de dados, campos, estrutura, etc.

Clicar em Add, para adicionarmos o ficheiro XSD que fizemos download do site das finanças aqui

image

Como o XSD tem múltiplos caminhos (roots), pois inclui várias tabelas (TaxTable, Products, Costumers, etc), temos de indicar ao Excel qual o caminho que queremos.

clip_image002

Desta forma, e como quero ter acesso a todos, escolho o elemento MÃE que é o AuditFile (o ficheiro inteiro).
Clico em OK, e de novo em OK.

No nosso XML Source, surge agora toda a estrutura/árvore possível de um ficheiro SAF-T (xml).

clip_image004

Agora sim estamos prontos a criar o nosso ficheiro base.
Vamos começar por criar as sheets:

  • Header – que vai conter os dados da nossa empresa
  • Costumer – irá conter a tabela de clientes
  • TaxTable – irá conter a tabela de códigos de IVA
  • Invoice – irá conter os registos dos documentos de vendas

Nota: os nomes podem ser outros

O passo seguinte é seleccionar os campos no XML Source e arrasta-los para um local na respectiva sheet, tabela a tabela, sheet a sheet.

image

Importar dados de um ficheiro SAF-T PT (XML)

Agora é só importar o nosso ficheiro SAF-T ( eu vou usar o exemplo  está no portal das finanças – aqui)

No Ribbon/Friso > Developer clico em Importar.

clip_image002[4]

Escolho o meu ficheiro SAF-T e prontos cá está.

image

Aqui tenho o meu leitor de ficheiros SAF-T, pois posso reutiliza-lo, acrescentar mais elementos, apagar outros, tudo à distância de um click.

Resumindo
  • 1) Faz-se o download do ficheiro xsd do portal das finanças
  • 2) No Ribbon Developer, abra o Source
  • 3) Clica em XML Maps
  • 4) Add e escolhes o ficheiro xsd do ponto 1)
    • 4.1) Escolhe o AuditFile que é o Pai de todos os elementos, pois existem múltiplos roots/caminhos, e clicar em OK. Surgirá todos os elementos no Source
  • 5) Cria-se uma sheet para cada elemento/tabela
  • 6) Arrasta-se do source o elemento que queres (elemento a elemento, sheet a sheet).

Material de Apoio

  • As leis aqui
    Um ficheiro Demo fornecido pela equipa do Ministro Gaspar aqui
    Mas o fundamental é o XSD, que é o ficheiro de esquema (Schema file), que define as regras e a estrutura do ficheiro aqui

Bons SAF-T’s

Luís Costa

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de n_lippe
    n_lippe

    Que informaçao consegue ter a A.T. com o Saf-T?

    1. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Em primeiro lugar o SAF-T PT é uma recomendação da OCDE, em que a Alemanha e Portugal adaptaram.

      Existem vários tipos de SAF-T, de acordo com a Portaria 1192/2009:
      o C de contabilidade, o F de facturação, o I Integral, o P Parcial (facturação parcial, ex: de um POS apenas), entre outros.
      Existem dados comuns a todos os SAF-T, que são os dados da empresa, dados das tabelas de Impostos(IVA e Imposto Selo) e de Clientes (todos os clientes existentes).

      Depois caso seja de Contabilidade, acrescem os dados das contas SNC, Fornecedores e os movimentos contabilisticos

      Caso seja de Facturação junta-se apenas os produtos (serviços/portes/para-impostos, etc), Clientes e obviamente os documentos de Facturação (incluindo Guias, antigos talões, etc)

      Neste último houve alterações recentes, em especial com a especificidade da obrigatoriedade de Software de facturação certificado.

      Mas isto está tudo na Lei (mais ou Menos explicito).

      1. Avatar de Nelson Gonçalves
        Nelson Gonçalves

        Boa Tarde Sr. Luís Costa,
        Só uma pequena questão: As Guias de entrada, ou seja, aquelas que são relativas as guias que os fornecedores nos passam e que são introduzidas por nós no software de facturação para ter um controlo das guias e facturas dos fornecedores também vão referenciadas no ficheiro SAF-T??

        Grande abraço e muito obrigado pela ajuda e ao Pplware pelo fantástico site!

        1. Avatar de Luís Costa
          Luís Costa

          Caro Nelson Gonçalves,
          Com tanta legislação avulsa, muita das vezes impraticável, pelo menos em tempo útil, é uma pergunta para a AT.
          No entanto, como informático e curioso nesta matéria, a minha interpretação da lei em vigor (portaria 1192/2009 – http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/15D18787-8AA9-4060-90D5-79F168A927A4/0/Portaria_11922009.pdf) é que se os movimentos de compras devem ser extraídos pela sua contabilização (tabela de registos de contabilidade), contudo se for uma transferencia de armazem, não tenho a certeza que seja dessa forma.
          Por outro lado, pela nova lei que irá entrar em vigor a 1 de Maio de 2013, e que irá revogar esta estrutura, a situação irá mudar, pois, pelo que parece, até os documentos de confirmação assinados pelos clientes têm de ser extraídos.
          Mas sobre isso ainda aguardo que seja disponibilizado o xsd, com as regras bem definidas.
          Uma coisa é certa, vai haver trabalho para os informáticos e novos custos para as empresas.

  2. Avatar de cau
    cau

    Tutorial para execl 2007, ou umas dicas

    1. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Bem, é uma Grande dica, mas fundamentalmente é um serviço Publico por excelencia.
      Esta informação deveria ter sido disponibilizada pela AT e não é.
      Aliás se questionarmos a AT (e eu já questionei várias vezes), dizem-nos para enviar um email, aos quais por norma não respondem (pela experiencia propria).

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Como se faz o download do site das finanças? copy e paste?
    se for, guarda-se o ficheiro como word, excel, bloco notas?

    1. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      O ficheiro de esquema (Schema File) tem de ter a extensão xsd.
      O ficheiro SAF-T PT, deverá ter a extensão xml.

      Ambos são ficheiros com uma estrutura muito semelhante ao html, com tags de abertura e fecho, com valores e atributos.

      Ao fim ao cabo, o xml é a nossa base de dados, o xsd é algo que define as regras e que campos e tipos de dados podem existir num xml.

      A ideia principal do XML, a meu ver, é criar um ficheiro que permita quer às máquinas, quer aos humanos lerem os seus dados independentemente do software que utilize.

    2. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      O xsd gravas como .xsd
      O SAF-T, que é um ficheiro xml, gravas como .xml

      dica:
      clicas com botão direito e fazes “salvar ligação como”

  4. Avatar de João
    João

    É um ficheiro XML e permite à AT ter o apuramento normalizado das contas! Pedro: guarda-se como xml se for o SAF-T ou xsd se for o de esquema

  5. Avatar de João
    João

    Ao fim ao cabo estamos a falar de nada mais nada menos que webservices. Podem dar aqui uma vista de olhos: http://www.sistemasideais.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=5%3Afacturacao-certificada&catid=3%3Aartigos&Itemid=33&lang=pt

    1. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Nop, estamos a falar de estruturas de ficheiros, que são passiveis de serem extraídos para um suporte qualquer (disco, pen, etc), e que todos os sujeitos a IRC são obrigados a extrair desde 2008, com os dados de facturação e de contabilidade, quando solicitados pela AT (ex: inspeção das tributária) e para dados de um determinado período fiscal.

      É sobre a sua estrutura, e não webservices.
      Um webservice engloba mais coisas, por exemplo servidores e clientes, onde há pedidos e respostas num determinado formato (com base no XML), ou seja utilizam o formato XML.

      Os ficheiros xml, por si só são legíveis, sem estarem sujeitos a uma tecnologia.

      É como um carro. Um carro não é uma roda, mas sim utiliza a invenção da roda… é mais isso!

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Obrigado Luís Costa.

  7. Avatar de Luís Costa
    Luís Costa

    Resumindo e baralhando,

    Quando temos de partilhar informação entre sistemas, em vez de utilizarmos tecnologias como o csv, txt ou outras do genero, que têm as suas limitações, podemos faze-lo através de um ficheiro xml.
    Da mesma forma que conseguimos abrir o SAF-T PT, também podemos abrir um outro ficheiro.

    1
    12-07-2013
    1123.45

    2
    12-07-2013
    1123.45

    1. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      pois este ultimo post falhou…. os elementos foram-se … é uma questão de tags …

      ah e tal…..

      sempre tag de inicio, valor e tag de fim….
      também há outras formas, mas esta, para mim é a mais limpa e perceptivel ao olho humano.

  8. Avatar de Ricardo Simões
    Ricardo Simões

    Caros,

    Como faço para exportar um XML saft depois de importado para o excel?
    Quando o tento fazer tenho sempre um erro que diz “Não é possível guardar ou exportar dados XML. Os mapas XML deste livro não são exportáveis.”

    Quando faço “Verificar mapa para exportação” tenho:

    AuditFile_Mapa não é exportável porque contém o seguinte:
    -Listas de listas
    -Dados não normalizados
    -Não é possível preservar a relação do elemento mapeado com outros elementos

    1. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Não podes, não só pq o Excel não permite diretamente, mas tb porque é ilegal. Só o software que regista as faturas é pode extrair.
      No entanto, para abrirmos xml há vários softs como por exemplo o xml notepad da Microsoft, é gratuito.

      1. Avatar de José Pedro
        José Pedro

        Boa tarde,
        passo pelo mesmo problema, será que hoje não encontraram uma solução?

  9. Avatar de Ricardo Simões
    Ricardo Simões

    Caro Luís Costa,

    Vou trabalhar com uma aplicação online de faturação que permite o upload de um ficheiro saft para carregar listas de clientes produtos e serviços.
    O que pretendia era organizar os meus clientes produtos e serviços em excel e exportar um xml em formato saft para depois o poder carregar.

    À primeira vista não me parece haver nenhuma ilegalidade nesta manipulação de um saft uma vez que não estou a alterar nenhum parâmetro de facturação, ou a lei é tão abrangente que não permite toda e qualquer utilização deste, que não seja a de exportar do software de faturação e importar nas finanças?
    E quanto aos desenvolvedores de software de facturação? Serão todos uns fora da lei?

    1. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Calma. A manipulação é ilegal para reporte às finanças. Se usarmos o SAF-T como reporte de integração é somos inteligentes e usamos uma potencialidade que eu vi logo desde a primeira versão em 2008.
      Quando à exportação, o vba ajuda muito, só tens de seguir as regras da portaria e do auditdile, xsd.
      Para faturação é fácil. Já fiz um módulo para um erp que foi certificado. Para sistemas integrados a coisa complica.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Pode dar alguma dica, como conseguimos exportar informação colocada no excel para o ficheiro saft, através desta formatação. Necessitava de converter as faturas do portal das finanças que estão em Excel num ficheiro saft, pois não consigo importar através do excel.
        Será possível uma ajuda?

  10. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Pretendia importar as fatutras recibos emitidas no portal das Finanças, mas só consigo se converter o ficheiro excel em xml do formato saft. É possível esta conversão?

    Obrigado