Dica: Vamos ligar 2 PCs com Windows usando um cabo de rede

8 Comentários

Certamente que já necessitou de passar informação de um PC para outro numa rede local. É verdade que com os serviços de armazenamento atualmente disponíveis tudo é mais simples mas se o volume de informação for muita o melhor mesmo é interligar as máquinas através de um cabo de rede.

Hoje ensinamos como podem ligar 2 PCs, com o sistema operativo Windows, usando um cabo de rede.


Cabo Straight-through ou Crossover?

Atualmente a maioria das placas dos PCs já suportam Auto MDI-X(Media Dependent Interface with Crossover – troca automática dos pares de comunicação). Assim, não existe a necessidade de possuir um cabo crossover para comunicação entre equipamentos que operam na mesma camada do modelo OSI (ex. PC para PC) podendo ser usado um cabo de rede “normal” (Straight-through).

Um cabo direto (também designado de normal ou straight-through) faz uso dos pares 2 e 3. Saber mais aqui.

Configuração dos PCs com Windows.

Depois do cabo ligado às respetivas placas de rede dos PCs, vamos considerar que o PC1 terá o endereço 192.168.1.1 (mascara: 255.255.255.0 ou /24) e o PC2 terá o endereço 192.168.1.2 (mascara: 255.255.255.0 ou /24).

Para realizarem essa configuração no Windows devem seguir os seguintes passos:

Passo 1) Abrir as Definições

Passo 2) Depois carregar em Rede e Internet > Ethernet (menu lateral) e depois carregar em Centro de Rede e Partilha 

Passo 3) Depois carregar Alterar definições da placa

Passo 4) Selecionem a placa de rede e, carregando no botão do lado direito do rato, escolham a opção Propriedades.

Passo 5) Selecionem agora o Protocolo IP Versão 4 (TCP/IP)

Passo 6) Procedam à configuração do PC1 tal como mostra a figura seguinte. Devem fazer o mesmo no PC2, só que o IP será 192.168.1.2.

E está feito! A partir deste momento o PC1 está apto a comunicar com o PC2 e vice-versa. Não se esqueçam de desativar temporariamente a firewall do Windows. Para testar a comunicação podem sempre usar o comando ping – ver aqui exemplo.

Como partilhar uma pasta no Windows?

Partilhar uma pasta do Windows na rede é algo bastante simples.  Para tal basta que sigam o tutorial que publicamos aqui. As pastas partilhadas irão aparecer no Explorer do Windows, carregando em Rede no menu lateral. Caso pretenda, por exemplo, aceder direto do PC1 às pastas partilhas no PC2 pode ir a executar e inserir \\192.168.1.2. Alguma dúvida? Se sim, deixem em comentário que nós teremos todo o gosto em ajudar.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Crossover User
    Crossover User

    Recentemente tive que usar um cabo para passar dados entre 2 PCs. No meu caso usei um cabo cruzado e foi tudo automático, não necessitei de fazer alterações.

    1. Avatar de Carlos Costa
      Carlos Costa

      É preciso fazer o mesmo, ou deixar nas definições pré-definidas.

    2. Avatar de k
      k

      Quando não há um servidor DHCP para distribuir ips na rede, entra o fail-over e o computador assume um ip na gama 169.254.0.0/16

      O que aconteceu no teu caso foi uma de duas coisas. Ou as tuas duas máquinas já tinham um ip fixo na mesma gama de antemão ou então acabaram as duas na mesma gama de endereços 169.254.0.0/16 e conseguiram ligação entre si. Não sei como fizeste para ligar as 2 máquinas a seguir, se foste por ip, se o sistema operativo que usaste conseguiu detectar a outra maquina e as respectivas pastas partilhadas, etc. Pelo nome da máquina acho dificil, neste esquema não há servidor DNS para resolver o ip pelo nome da máquina, mas como não sei mais detalhes…

      De qualquer maneira é sempre aconselhavel definir ips manuais fixos neste caso do que confiar no ip fail over. Eu não esperava ligar um cabo e que tudo funcionasse automaticamente, na fé, sem fazer mais nada…

    3. Avatar de Rui Silva
      Rui Silva

      É possível, pelo que sei, existem placas de rede, capazes de fazer esse gerenciamento sozinhas, nem é necessário um cabo especial, mesmo sendo um “normal”, a placa consegue dar a volta e torná-lo num cabo para transferência de dados entre dois PCs.

      Apenas quem tem placas mais “antigas” é que tem de ter em atenção estes procedimentos.

  2. Avatar de Régis Coimbra
    Régis Coimbra

    Nesse caso, após a conexão, um PC pode acessar ao outro sem nenhuma restrição?
    Caso sim, como fazer para o PC que estará conectado ao meu, acessar apenas algumas pastas específicas?
    Muito obrigado!

    1. Avatar de Natanael
      Natanael

      Só vai acessar as pastas compartilhadas.

  3. Avatar de Nuno Viegas
    Nuno Viegas

    ola boa tarde
    Gostaria se pudessem me ajudar o meu pc tem ecrã azul ele arranca mas da erro 0x0000001. Queria salvar os meus ficheiros para outro pc, através de cabo de rede, mas não consigo ter acesso ao pc avariado. como posso resolver esta questão?
    cumprimentos, e obrigado.

  4. Avatar de Antonio
    Antonio

    Procure tutoriais mais simples, esses cara complicam muito as coisas simples de se fazer