Dica: Efeitos visuais sem Compiz activo

21 Comentários

A plataforma Compiz é responsável por efeitos fantásticos no ambiente de trabalho tais como o desenho de sombras e pequenas adições ao nível de usabilidade em Linux.

O único problema é que praticamente só as placas gráficas ATI, NVidia e algumas Intel são compatíveis com esses efeitos. Mas é por causa disso que noutras placas gráficas estão impedidas de ter acesso a alguns efeitos visuais? Claro que não!

As distribuições de Linux que utilizam o ambiente gráfico GNOME (Ubuntu, Fedora, OpenSUSE) como interface de utilizador, podem tirar partido desta pequena opção que hoje lhe apresento. O segredo reside no decorador de janelas do GNOME – o Metacity – que nas últimas versões permite renderização de efeitos por um processo de “compositing”.

As boa notícia é que este efeito funciona para qualquer controlador de qualquer placa gráfica, mesmo as de baixa gama.

Como activar? Simples… Lance a janela de “Executar Aplicação” mudando para a área de trabalho e através da combinação de teclas Alt + F2. Assim que esta caixa de diálogo aparecer escreva gconf-editor e pressione Enter.

Este comando irá lançar o Editor de Configuração. Este pequeno aplicativo é parecido na sua forma com o editor de registo do Windows, embora permita de uma forma gráfica activar parâmetros internos de configuração do GNOME.

A partir de agora expanda a árvore lateral do editor de configuração e siga a o seguinte caminho Apps > metacity > general. Active a opção “compositing_manager” e compare as diferenças.

Irá notar algumas diferenças de imediato, possivelmente o efeito de sombra nas janelas e menus das aplicações e painéis. O efeito de “explosão” ou “zooming” que verifica no Compiz quando clica por exemplo o Firefox no painel de acesso rápido, também é um dos pormenores que é activado.

Como vê, é um truque simples, mas com grandes efeitos e que lhe trás um aspecto mais moderno e sofisticado ao seu ambiente de trabalho.

Poderá agora fazer ver aos seus amigos que usam Linux, que não precisa de Compiz para ter acesso a efeitos na área de trabalho. Não se preocupe, não irá sacrificar praticamente velocidade ou estabilidade do sistema e os benefícios são imediatos.

Isto porque o activar do “compositing”, além de embelezar a sua área de trabalho, permite-lhe ainda activar pequenos aplicativos que têm como requisito esta infraestrutura, como é o caso da “dock” incluída no GNOME Do e Avant Window Navigator. que de outra forma, não teria a possibilidade de usar sem ser através do Compiz.

Artigos relacionados

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de curioso
    curioso

    off topic: O que se passa com este site? Está muito lento e até errático, carrego num artigo e ás vezes nem abre o site simplesmente está congelado 🙁

    1. Avatar de Luís
      Luís

      é de estar alojado na sapo talvez (já me vão cair em cima)

      1. Avatar de Pedro Simões

        Luís, ninguém te cai em cima.

        Mas convinha dizeres as coisas certas ou pelo menos verdadeiras.

        O site está alojado no mesmo sitio em que estava antes.

      2. Avatar de Vítor M.

        Não :S ainda não estamos no alojamento do sapo. é outro problema qualquer que andamos a ver.

        1. Avatar de CoisodoMato
          CoisodoMato

          Serei o único a não achar isto lento? Tá normal.

          1. Avatar de c.p
            c.p

            eu nao noto diferenças :SS:S:S:S

          2. Avatar de killer
            killer

            Acho mais lento sem duvida….mas também não é uma coisa abismal.

            Nomeadamente custa a carregar a barra da sapo. Pontualmente demora também a carregar algumas imagens mas nada de mais.

        2. Avatar de Simões

          Eu também tenho sentido o site muito lento.
          Não me queixo, mas o que me irrita mesmo é escrever um comentário e depois não o conseguir publicar.
          Já me aconteceu duas ou três vezes.
          Está uns 5 min a tentar enviar e depois falha. . .
          Em relação ao artigo, acho que essa opção se pode activar via Ubuntu Tweak. Não me lembro bem, e não estou em linux, mas acho que é qualquer coisas como “simple desktop effects”

  2. Avatar de deepHouse
    deepHouse

    Bom dica, bom post!
    No meu portátil com NVIDIA tenho o Compiz activo (Ubuntu 9.10), mas em outra máquina apenas tenho GNOME “cru e duro” devido à placa gráfica 🙁 este post veio ajudar, nada como ter um Desktop que seja agradável de trabalhar.
    Cumpts.

  3. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Ou então experimentam o enligthment que é muito fixe e super leve.

  4. Avatar de maurycio
    maurycio

    Excelente dica!
    O meu portátil ganhou nova vida 😀
    Obrigado!

  5. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Muito interessante isto!! Deve ser bom para o meu pc fixo que embora tenha uma nvidia já é muito velhinho e o compiz pesa-lhe bem..

  6. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    convinha referires Rui q este tipo de compositing é possivel em todas as graficas, pois nao as utiliza. em vez de os efeitos serem processados pela placa grafica sao processados com o proprio cpu (dai o facto de funcionar em todos os computadores).

    outra coisa q podias ter falado era q nao é so possivel no gnome, mas em qualquer WM, atraves do xcompmgr.(mt utilizado por quem utiliza WM *box [openbox, fluxbox, etc]).

    bom artigo de qlq das formas;)

    cumps[]

  7. Avatar de Pedro Leitão
    Pedro Leitão

    É suposto haver uma diferença nas imagens Antes/Depois??

    1. Avatar de Tozé dos Youtubes
      Tozé dos Youtubes

      nota-se um style de gheto efeito sombra na janela no Depois mas precisei de olhar uma meia hora

    2. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      as transparencias por ex das consolas ficam a funcionar correctamente;)

  8. Avatar de MiKe Rastor

    Exelente post! Costumo usar isto atravez dos screenlets, porque cada vez que o gnome reinicia a barra do gnome perde a sua sombra e tenho de desactivar-activar o composite outra vez xD

  9. Avatar de andré
    andré

    Muito legal, ficou bem melhor, sem falar que da pra ativar o windows navigator. Seria melhor ainda se desse pra ativar aqueles outros efeitos, tipo das janelas galatinosas.

  10. Avatar de Tarso Dutra
    Tarso Dutra

    Muito boa sua dica, executei em meu laptop, ficou muito bom.
    Parabéns e Obrigado!

  11. Avatar de Rodrigo Borges

    Cara… tava procurando isso há um tempão…

    tava executando o xcompmgr mas ficava pesado… Nunca imaginei que tinha essa configuração..

    muito bom msmo…

    vlw!

  12. Avatar de Cesar
    Cesar

    Ótimo post, Rui!
    Usava o linux ha tempos e nao sabia disso.
    Parabéns e continue dando dicas legais.

    Abraços
    Cesar