Dica – Como entrar em modo de segurança no Windows 8

42 Comentários

O Windows 8 trouxe até aos utilizadores um conjunto de novas funcionalidades com o objectivo de ser mais seguro, mais bonito e até ter uma melhor performance.  Apesar das inovações, são muitos os utilizadores que ainda se queixam que este não é um sistema operativo direccionado para a produtividade e que, passados alguns meses de utilização, ainda é confuso “dominar” o sistema.

Hoje vamos ensinar como entrar em modo de segurança no Windows 8.

O modo de segurança permite-nos resolver determinados problemas com o sistema, como por exemplo conflito entre drivers,malware, etc. No Windows 7, o acesso ao Modo de segurança era algo simples, recorrendo apenas a um conjunto de teclas. Para os utilizadores que instalaram o Windows e activaram a interface UEFI o processo é ligeiramente diferente.

Para entrar em modo de segurança no Windows 8 basta:

Passo 1) Carregar em Win + I e escolher Change PC settings

secure_01

Passo 2) Depois em General, vamos ao item Advanced startup e escolhemos a opção Restart Now

secure_02

Passo 3) Depois escolhemos troubleshoot (PT: “Solução de problemas”)

secure_03

Passo 4) Depois Advanced options (PT: Opções avançadas)

secure_04

Passo 5) Em seguida escolhemos Windows Startup Settings (PT: Configurações de Inicialização)

secure_05

Passo 6) …e por fim carregar em Restart

secure_06

Feito os passos anteriores, o sistema apresentará um conjunto de opções. Para entrar em modo de segurança escolha a opção 4 ou 5 ou 6, usando as teclas F4, F5 ou F6, respectivamente.

secure_07

Esperamos que esta pequena dica seja útil para as mais diversas situações. Mesmo para o utilizador Windows, a interface UEFI tem dificultado a interacção do utilizador, apesar de ser um mecanismo seguro e importante no sistema. No futuro espera-se que evolua e seja r mais “amigável” para o utilizador final.

Já alguma vez usou o Modo de segurança no Windows 8?

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Abílio
    Abílio

    já precisei dele no arranque… Mas com um problema que eu provoquei… Como tinha lá resolvi com um live cd do Ubuntu.

    1. Avatar de Abílio
      Abílio

      “como não tinha”

  2. Avatar de Joel
    Joel

    Não é preciso tanto lol xd. Escrevem “msconfig” em Procurar, abram a aba “Arranque (Boot)” e selecionem Arranque seguro Mínimo e reiniciem o computador :p

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boa , desconhecia essa 🙂 thanks pela partilha

      1. Avatar de Abílio
        Abílio

        SHIFT+restard.

      2. Avatar de Bruno Almeida
        Bruno Almeida

        Não se esqueçam de após isso ir novamente as definições do msconfig e remover a opção que activaram anteriormente senão vão estar sempre em Reboot para o modo de segurança com rede…

    2. Avatar de JG
      JG

      Pois é, mas isso é estando dentro do windows 8, e se não conseguires escreves “msconfig” onde? A ideia é arrancar sem estar lá dentro, ou não?

      1. Avatar de JG
        JG

        Ok, já estão respostas à minha dúvida mais abaixo. Ignorem a minha questão.

    3. Avatar de Francisco
      Francisco

      Obrigado pela dica 😉

  3. Avatar de Diogo R.
    Diogo R.

    Eu tenho usado este metodo, mas sao muitos passos so para abrir o modo de segurança, arrancar a partir do F8 estava muito melhor. Nem era preciso de iniciar a sessao…

    Quem estiver disposto a ceder o novo boot menu pelo anterior, parece que o menu F8 passa a funcionar 🙂

  4. Avatar de Ruben Miguel
    Ruben Miguel

    Ja precisei de usar o medo de segurança do Win8 algumas vezes e acho que devia de haver uma forma de aceder ao modo de segurança directamente a partir do arranque com o recurso a uma tecla (ou conjunto de teclas) como nas versões anteriores do Windows. Imaginemos que haja um problema que nos impeça de iniciar o sistema normalmente. Como fazemos nesses casos??? Já que tem de se iniciar o sistema para fazer todos estes passos…

    1. Avatar de Apaxe
      Apaxe

      Recentemente estive a reparar um Portátil da marca Asus, que através da tecla F9, no arranque da maquina, conseguia entrar na interface UEFI sem precisar de iniciar o Windows.

      1. Avatar de Ruben Miguel
        Ruben Miguel

        Boa dica… Irei tentar numa próxima. Thanks 🙂

  5. Avatar de irlm
    irlm

    em alguns portáteis como dell, hp, com CTRL+F11 ou então pelo legacy boot

  6. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Podes sempre chamar a consola de TroubleShoot ou opções de arranque usando a combinação Shift+F11 nem sempre arranca à primeira, mas é uma forma alternativa de acederes ao menu de recuperação/safe mode no windows 8 na eventualidade de não conseguires fazer pelo ambiente grafico!

    1. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Correcção queria dizer combinação Shift+F8

      1. Avatar de eu mesmo
        eu mesmo

        o problema é conseguir, eu NUNCA consegui abrir o modo de segurança através do Shift+F8, devo ser eu que tenho os dedos lentos.

  7. Avatar de Midepa
    Midepa

    Pplware, people.
    From what country you are?
    I think that Microsoft made a Portuguese version of Windows 8.
    So why do make a tutorial in ENGLISH and not in PORTUGUESE?

    1. Avatar de Vítor M.

      Ensinamos nas duas versões 😉 assim potenciamos mais e melhores utilizadores. Use and abuse 😉

      1. Avatar de Midepa
        Midepa

        Caro Vitor,

        O que está em causa não isso, o ensino, mas sim o uso de imagens com o windows em inglês. Quando nós vemos o Português a ser atropelado diariamente, acho que devemos fazer algo para que a MS e outras marcas continuem a apostar nesta língua, senão qualquer dia acabam-se as versões em PT europeu.
        Abraço.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Tens razão, mas se eu tenho o Windows em inglês…o que vou fazer? No Pplware defendemos o NOSSO PT, claro…mas trabalhamos com os sistemas que temos.

  8. Avatar de Emanuel R
    Emanuel R

    Aguardo pacientemente pelo W9…

  9. Avatar de Sergio
    Sergio

    Meu Windows é o 8 não consigo entrar nele instalei o Avast e tirei o pcbadu e depois disso ele só deu bloqueio, não consigo entrar no Windows e iniciar os trabalhos

    obrigado

    1. Avatar de Bruno Almeida
      Bruno Almeida

      Ja tentou fazer um restauro do sistema??

  10. Avatar de Bruno Almeida
    Bruno Almeida

    Deve entrar em modo de segurança com linha de comandos e executar o seguinte comando rstrui.exe.
    Tente efectuar restauro para dia anterior às operações efectuadas.

  11. Avatar de Samuel Figueira
    Samuel Figueira

    Te Amo! Essas soluções são mais do que úteis, caíram como uma luva. Muito obrigado!

  12. Avatar de oxodor
    oxodor

    Clicar com o botão direito do rato no prompt de comando e, na parte inferior da página, clicar em “Executar como Administrador” (Importante)
    Digite “bcdedit /set bootmenupolicy Legacy” (sem aspas) e pressione a tecla Enter.

    Fechem o prompt de comando e reiniciem o computador.
    Como no Windows 7, no arranque, pressionem a tecla F8 e modo de segurança.

    O Windows 8.1 está em modo de segurança.

      1. Avatar de Oxodor
  13. Avatar de Bruno
    Bruno

    Existe alguma forma para inicializar no arranque?

  14. Avatar de cristiano
    cristiano

    Olha tem muita gente que quer saber e não tem informação de como recuperar o Windows etc…
    para iniciar o modo recuperação do pc positivo Union PCTV k3260 é só ligar o pc e ficar pressionando a tecla TAB …..

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Já consegui, “Cristiano”, mas muito obrigado na mesma.

  15. Avatar de maicon
    maicon

    não é tab e sim barra de espaço aqui no meu foi assim…

    1. Avatar de vitor
      vitor

      obrigado champs;ajudou muito!!!!!!!!!1

  16. Avatar de renato
    renato

    o positivo Union tive que restaurar pelo dvd eles não avisam que pra iniciar pelo cd tem que pressionar F11 demorei uma eternidade pra descobrir essa ai do tab ou barra de espaço nem sabia fiz aqui e com a barra de espaço ele mostra uma tela tentando realizar reparos muito útil outra coisa que descobri é que pra entrar na tela de opções ou modo de segurança basta segurar shift e clicar em reiniciar sem soltar o shift blz….

  17. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    No ecra do login, mantenham premido SHIFT, depois cliquem em Reiniciar e resulta.

  18. Avatar de Zero
    Zero

    Premir Y e Z antes de ligar o PC.

  19. Avatar de Tiago
    Tiago

    Bom dia … Tenho o Dell inspiron m5030 e fui instalar o win 8 no lugar do seven. Instalei mas ele não carrega ( fica na tela preta) . Tentei shift f8 . Vou em troublrshoot e advanced options mas não aparece a opção win startup …
    E estou com o cpu parado …. O q posso fazer . Obrigado

  20. Avatar de JACQUES
    JACQUES

    bom-dia como proceder para dar o boot pelo cd no modelo positivo union k 3260

  21. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boa tarde , fiz uma grande asneira. Tenho o windows 8.1 e antes de o reiniciar, fui ao msconfig e tirei a opção ” carregar serviços do sistrma” e ” carregar itens de iniciação”. Agora quando meto a passe não passa dali. O que posso fazer agora? Usar o cd do Windows? Abraço

  22. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Ola a todos os presentes
    Gostaria que me respondessem a uma questao! comprei o lenovo com windows 8, porem a minha mulher quis instalar o skipe e com a instalação mudou me a pass de entrada e não se lembra dela pois escreveu no movel, gravou, mas agora ja nao o tem.!!
    como entro sem saber a que conta esta assuciado