Dica – Como criar várias redes wireless no router Thomson

50 Comentários

No seguimento dos nossos artigos relativamente ao router Thomson, um colega faz-me uma questão bastante interessante: Será possível criar várias redes wireless no router Thomson?

Comecei por fazer download do manual do Thomson TG587n e no meio das especificações vejo a seguinte informação “This router supports up to 4 extra virtual wireless access point”´. Fantástico! Vamos então aprender como criar mais do que uma rede wireless no router Thomson.

thomson_mssid

A ideia de criar mais do que uma rede wireless no router Thomson, surgiu da necessidade de disponibilizar uma rede diferente (com SSID, modo de segurança e chave de acesso) temporariamente para alguns clientes de um café. O meu colega tinha o router  Thomson em casa e então surgiu a necessidade de criar uma segunda rede wireless.

Como criar uma nova rede no router thomson?

Uma vez a configuração de uma nova rede wireless tem de ser feita via telnet, podemos usar por exemplo o putty (ver aqui) para o efeito.

Depois de efectuar o download do putty, executamos o mesmo e indicamos os seguintes parâmetros:

  • Host Name (or IP address): 192.168.1.254
  • Port: 23
  • Connection type:Telnet

Para estabelecer a ligação carregamos em Open

mssid_01

É-nos solicitado as credenciais de acesso, que são as seguintes:

Utilizador: Administrator

Password: 3!play

mssid_02

Já dentro do router e considerando como exemplo que vamos criar a rede pplware-rede2 com a chave 1234567890, devem começar por introduzir o seguinte comando:

wireless mssid ifadd ssid=pplware-rede2

Em resposta devemos receber algo do tipo: “Allocated ssid id[0/1] ethernet port[wl_ssid1_local0]” onde:

  • ssid_id=1
  • ethernet port=wl_ssid1_local0

Vamos então configurar a rede pplware-rede2 propriamente dita. Para isso devem introduzir a seguinte informação:

  • wireless mssid ifconfig (iniciar processo de criação de rede)
  • ssid_id =1  (indicamos que vamos configurar o ssid1 – primeira rede)
  • [ssid]=pplware-rede2 (nome da rede)
  • [apisolation] =0
  • [any]=1
  • [secmode] = wpa-psk (Tipo de segurança da rede. Outras opções: { disabled | wep | wpa-psk }
  • [WEPkey] = 1234567890  (Necessário definir no caso de querem mudar para wep o secmod)
  • [WPAPSKkey] = 1234567890 (chave de acesso a rede…podem escolher outra)
  • [radio_id] =0
  • wireless mssid ifattach ssid_id=1 (Indicação que vamos começar a difundir a rede com os parâmetros definidos)
  • saveall (Guardar a configuração)

mssid_05

Feito os passos anteriores, falta-nos definir o encaminhamento. Para isso devem inserir o seguinte conjunto de comandos:

eth bridge ifadd intf=wlan_1 dest=wl_ssid1_local0 logging=disabled

eth bridge ifconfig intf=wlan_1 logging=disabled

eth bridge ifattach intf=wlan_1 logging=disabled

saveall

A partir deste momento pode confirmar que já têm a rede pplware-rede2 criada. Para se ligarem a mesma, basta dar duplo clique e inserir a chave que definiram.

mssid_06

Notas finais: Segundo as minhas pesquisas, apenas o Thomson TG587n tem suporte para esta funcionalidade. Apesar de no modelo Thomson TG787 ser possível criar outras redes wireless, o mesmo não suporta os comandos de encaminhamento. Para quem pretender mais informações sobre esta questão, pode dar uma vista de olhos no link seguinte.

Homepage: Multiple SSID Thomson

Partilhar:
Tags:

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Almeida
    Miguel Almeida

    Ahahahah, Obrigado!! 😀

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Ainda fica a questão, como resolver os problemas dos comandos de encaminhamento. Alguém sabe resolver isto?
      Obrigado

      1. Avatar de Ricardo Santos
        Ricardo Santos

        eth bridge ifconfig intf=wlan_3 dest=wl_ssid3_local0

  2. Avatar de Pedro

    Eu tenho um TG 784n, existe também um TG 587n?!?
    Já agora, alguem me sabe dizer porque é q não consigo aceder a uma Pen usb que tenho no meu 784n através do MACOSx Lion? No windows funciona bem!

    1. Avatar de Renato Peixe
      Renato Peixe

      Dou-te uma pista: o problema é o sistema operativo…

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Concordo com o Renato! 😀
        Tirando isso é porque provavelmente a pen está formatada em ntfs e em mac apenas funciona em fat32!
        Mas isto sou eu a dizer que gosto de dizer umas coisas! 😀

        1. Avatar de Joao
          Joao

          tu que gostas de dizer umas coisas devias saber que se a pen estivesse formatada em ntfs nem no windows abria 🙂

    2. Avatar de Diarreia Mental
      Diarreia Mental

      Se estiver em ntfs, tens de instalar um programito para o osx poder ler o ntfs.

  3. Avatar de badboyboogie
    badboyboogie

    Olá Pedro!

    Obrigado desde já pela dica 😉

    Aproveito a “boleia” para perguntar se sabes se é possível usar QoS no TG787?

    Mais concretamente dar prioridade a determinado dispositivo ligado via wifi ou desactivar o acesso à internet para determinado IP, 2 situações diferentes.

    Obrigado e Cumprimentos!

  4. Avatar de Abílio
    Abílio

    Boa!
    Obrigado

    1. Avatar de badboyboogie
      badboyboogie

      Já li a informação contida no site e obtive as respostas que procurava. Perfeito!

      Realmente os routers thomson principalmente o TG787 fazem muito mais que o esperado.

      Melhor só combinando com uma fonera a correr DDWRT 😉

  5. Avatar de rui
    rui

    olá Pedro, obg pela criação destes manuais!!
    atrevo-me até a colocar-lhe uma questão que n consegui resolver:
    tenho em casa este router Thomson e recentemente arranjei outro router igual e pensei então colocar um de cada lado da casa para melhorar a qualidade da ligação wireless. dum lado tenho a entrada da linha onde fica o router incial e na sala do outro canto tenho uma ficha onde ligo este 2º router ao 1º… acontece que n consigo ter internet neste 2º router!! já andei a navegar pelas configurações e n encontrei resolução 🙁 alguma ajuda? obrigado

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Rui,

      Pois, não é uma questão trivial. Na prática o que precisarias é de um Access Point para apenas “replicar” o sinal. Qual o modelo do teu router? Já espreitaste aqui:
      http://npr.freei.me/together.html

      1. Avatar de rui
        rui

        obg Pedro Pinto
        vou testar
        abraço

    2. Avatar de bifektm

      rui…no 2º router tens de meter ip static e adicionar os DNS’s que estão no 1º

      espero ter ajudado

      1. Avatar de Red Ace
        Red Ace

        Boas, no segundo router se tiveres um cabo de rede ligado o 1º ao 2º, no 2º basta desactivares o servidor DHCP 😉

        Cumprimentos

        1. Avatar de rui
          rui

          pedro pinto, bifektm e red ace
          vou testar as vossas sugestões
          o meu obrigado a ambos

  6. Avatar de ElectroescadaS

    Não é esse modelo de router que a MEO nos disponibiliza para o serviço deles?

    1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      Yap…

  7. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Mt jeito vai dar, tks Pedro ;D

  8. Avatar de Nuno Pereira

    Este router faz mais do que o inicialmente previsto 🙂

  9. Avatar de Courela
    Courela

    O router da D-Link disponibilizado pela Sapo também é capaz de ter esta funcionalidade não?

    1. Avatar de Rui Cardo
      Rui Cardo

      O DVA-G3170i/PT suporta multiple ssids (no router, Advanced > Multiple WLAN SSIDs e configuras em Setup > Wireless Setup).

      Eu tenho a rede normal, wpa-psk e uma aberta, para usar com a nds. Não sei porquê, mas se definir um nivel de segurança no 2º ssid (no caso, a nds só suporta wep) só esta rede fica visível. Mesmo ocultando-a, a primeira e principal rede não aparece. Já procurei imenso e não consigo resolver. Esta foi a única solução que me permite as duas redes a funcionar em simultâneo. Para ser menos insegura a rede da nds, só permito acesso aos mac addresses dos equipamentos ca de casa, entre eles a nds. :s

      1. Avatar de Courela
        Courela

        Sim, o multiple SSID dá para configurar pelo WebGUI, agora os encaminhamentos penso que não (não tenho o router acessível).

        De qualquer maneira a minha ideia era mesmo permitir que o router funcionasse em WDS, ou como cliente, à semelhança do que os firmaware’s DD-WRT, OpenWRT, Gargoyle, etc. permitem.
        Penso que seria apenas necessário compilar o firmware com outra versão do Wireless Tools, mas não tenho conhecimentos a esse nível.

  10. Avatar de não digo
    não digo

    daqui a uns tempos isso não vai ser possivel de fazer.

  11. Avatar de Christian
    Christian

    Boas,

    quando quero definir o encaminhamento, i.e., fazer:

    eth bridge ifadd intf=wlan_1 dest=wl_ssid1_local0 logging=disabled
    eth bridge ifconfig intf=wlan_1 logging=disabled
    eth bridge ifattach intf=wlan_1 logging=disabled
    saveall

    Não consigo. Diz-me sempre “Command not allowed”. A minha versão do router é o “TG784n”.

    Alguma sugestão? O user com o qual fiz login no telnet é o utilizador padrão e tem privilégios de Administrador..

    Christian

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Não dá, está no artigo.

      “Notas finais: Segundo as minhas pesquisas, apenas o Thomson TG587n tem suporte para esta funcionalidade. Apesar de no modelo Thomson TG787 ser possível criar outras redes wireless, o mesmo não suporta os comandos de encaminhamento.”

    2. Avatar de Christian
      Christian

      Ups… Com a pressa de querer por a funcionar esqueci-me de ler as notas finais!

    3. Avatar de jtorres
      jtorres

      para conseguires criar uma rede virtual guest no router tg784n v3 tens que fazer root ao mesmo, e só depois de ter a conta root criada no router é que consegues usar esses comandos via telnet, inclusive podes criar uma dmz e isolar a rede guest da tua default. faz uma pesquisa no google por “Ter acesso total ao Thomson TG784n “

  12. Avatar de maneu
    maneu

    Alguém me pode especificar a vantagem de ter dispositivos wireless virtuais, para além do basico, diferentes passwords, Qos possivelmente… Até onde podemos configurar isso?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @maneu
      Não percebi bem as tuas questões. Podes reformular sff?

      1. Avatar de maneu
        maneu

        Qual a vantagem de ter várias redes wireless virtuais, e até onde podemos configurar isso?

  13. Avatar de Helder
    Helder

    Eu querai era ter Fon no meu router Meo!
    é das poucas coisas q tenho saudades da Zon, e n me apetece comprar 1 router

    1. Avatar de Ruben
      Ruben

      @Helder.

      Não sei se o teu objectivo é poderes usufruir de uma rede de diversos Hotspot’s espalhados pelo país e pelo mundo, mas se for essa a razão pela qual tens saudades talvez as possas colmatar pela rede que a Meu disponibiliza que é a WiFi PT;

      Posso-te dizer que ja a usei e até me parece um pouco melhor a nível de acesso e navegação que a Zon@Fon.

      Deixo aqui o link para quem se alguem quiser mais algum tipo de informação sobre esta rede de hotspot e sobre como a podem utilizar:
      http://www.meo.pt/conhecer/net/servicosadicionais/Pages/wifipt.aspx

      Até tinha curiosidade de ver um post aqui no pplware, onde se podessem comparar as características destas duas redes de hotspots de forma a que os utilizadores podessem ter conhecimentos da existência e das suas características, porque acho que as operadoras não divulgam muito, ou pelo menos correctamente, a existência das mesmas.

      PS.: Quanto ao post sobre o router Thomson, o meu muito obrigado pela informação prestada porque me será muito útil.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Isto é que era bacano para safar o meu velhote (moro a 4 quilómetros dele)…

        Deixa cá cuscar o site…

  14. Avatar de jpng81
    jpng81

    Nem posso ver estes routers á frente…. são uns cancaros todo tamanho, tenho isto na empresa e só tenho pena de não poder trocar de router.
    Só para se poder fazer um dhcp nestes routers, tem de se andar a entrar por telnet so para alterar as defenicões para poder clicar num botão… enfim routers com firmware super desactualizado.

  15. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    Alguem que tenha ou saiba, me pode dizer por favor se este router suporta WDS (Wireless Distribution System)

    A minha ideia seria usar um AP em modo bridge entre este router e a box da meo, isto é, ter a box e o router em locais fisicamente distintos.

    Já alguem testou essa hipotese?

    Obrigado

    1. Avatar de kabacs
      kabacs

      @Pedro Almeida, de facto existe a possibilidade de efectuar WDS nos modelos TG, pelo menos nos TG78x e no TG1700. Confesso que é um pouco confuso em relação a outros equipamentos, mas é possível. Nem todos os Firmwares têm na GUI essa possibilidade e por isso pode haver a necessidade de configuração “mista” – um HGW pelo GUI e o outro pela CLI.

  16. Avatar de André
    André

    amigos…… com a pressa criei uma 2ª rede wireless mas esta não permite ligação à net podem ajudar-me? em alternativa podem ajudar-me a cancelar esta 2ª rede wireless? o meu router é um TG784 simples. obrigado desde já

  17. Avatar de Diogo Viana
    Diogo Viana

    Boas tardes, tenho um pequeno problema…. tal como foi dito acima..devido a uma pressa extrema não li as notas finais e consegui colocar o meu meo TG784 a difundir uma nova rede mas a qual nao possiblita acesso à rede pois nao consigo configurar o encaminhamento. Ora a minha questão é: como remover esta rede do router de modo a que este nao difunda mais esta rede.

    P.S.: tenho ainda outra questao…Ja tentei colocar um outro router que possuo de modo a ter outra rede. Desliguei o servidor DHCP do router que adicionei e configurei com IP estatico e com os DNS que estao no router TG784. A questão é que a net é muito lenta (ja mudei de canais em ambos os routers de modo a nao haver interferencias).

  18. Avatar de Daniel Leitao

    Alguma novidade sebre os encaminhamentos no TG784

  19. Avatar de kabacs
    kabacs

    @Diogo Viana; @Daniel Leitao:
    Provalvelmente as permissões regulares não permitem o acesso a este tipo de comandos, mas através de uma BRIDGE virtual interna (que efectua a ligação dos VPI e VPC) existe a possibilidade de encaminhamento do tráfego WLAN para o conector WAN, que por sua vez encaminha o tráfego PPPoE para o RADIUS. Uma espécie de “ficha tripla” que agrega em jeito de funil toda a payload WiFi.

  20. Avatar de s0x
    s0x

    MSSID TG784n v3 FW 8.4.H.F

    Script: wlbrintfadd
    0: eth bridge ifadd intf WL_$1_$2 dynamic enabled
    1: eth bridge ifconfig intf WL_$1_$2 dest wl_ssid$1_$2
    2: eth bridge ifattach intf WL_$1_$2

    :wireless mssid ifadd=teste-wifi
    :wireless mssid ifconfig ssid_id=1 ssid=teste-wifi etc…
    :wireless mssid ifattach ssid_id=1
    :eth bridge ifadd intf WL_1_local0 dynamic enabled
    :eth bridge ifconfig intf WL_1_local0 dest wl_ssid1_local0
    :eth bridge ifattach WL_1_local0
    :saveall

    :eth bridge iflist
    (…)
    WL_1_local0: dest : wl_ssid1_local0
    Connection State: connected Retry: 10
    Priority Tagging: Disabled
    PortState : forwarding Interface: up
    PortNr : 7
    Multicast filter: disabled
    WAN : disabled
    IGMP snooping : enabled
    Transparent Prio: disabled
    BPDU Filtering : disabled
    Extra Tagging : none
    Dynamic VLAN : disabled
    VLAN: Default VLAN: default Ingressfiltering: disabled
    Acceptvlanonly: disabled
    Priority: disabled IP Prec: disabled Priority: 0
    Regeneration table : 0 1 2 3 4 5 6 7
    RX bytes: 14121 frames: 88
    TX bytes: 15297 frames: 93 dropframes: 0

    1. Avatar de Ghost
      Ghost

      Boas, com este script fica a funcionar no Thomson TG784n???

      Como insiro o script?

      Obrigado

    2. Avatar de Click3rs
      Click3rs

      è so copiar e colar o block todo via Telnet ou linh a linha? Alguem sabe?

  21. Avatar de Óscar
    Óscar

    Para quem, como eu, tentou adicionar uma rede no router thomson tg784:

    wireless mssid ifdelete

    Os seguintes parâmetros são os mesmos da criação da rede!

  22. Avatar de Hugo Monteiro
    Hugo Monteiro

    Muito útil a criação de uma SSID. Mas mais útil ainda seria se conseguisse-mos colocar essa segunda rede wireless numa gama de IPs totalmente diferente da primeira.
    Imagine-mos a primeira gama de ips para a local network e wireless na gama 192.168.0.0 e a recem criada SSID na 10.0.0.0
    Há maneira de conseguirmos isso?

  23. Avatar de Ivo
    Ivo

    Boa

    Fiz uma segunda rede e agora gostava de a desativar…como posso fazer

  24. Avatar de Afonso Santos
    Afonso Santos

    Uma dúvida, no caso de querer remover esta rede criada, como devo de proceder, quais os comandos a efetuar?

  25. Avatar de Diego Guimaraes
    Diego Guimaraes

    Após ser resetado, modem/roteador passou a exibir dois nomes de rede (SSID). Um está configurado e funcionando normalmente. Como fazer para remover o outro nome de rede que nem aparece nas configurações do modem(192.168.0.1)?
    Foi resetado mais de uma vez e o modem continuou exibindo duas SSID (certeza que vem do mesmo modem).
    Tech_D00…

    • Tech_G00…

    O primeiro consigo configurar normalmente.

    Os dois apresentam sinais fortes e um cadeado indicando que tem senha.

    Depois que mudo o tipo da segurança da primeira SSID a segunda permanece na padrão do modem WPA/WPA2.
    . Pesquisei e descobri a segunda rede só pode ser criada via comando telnet.
    como faco para desativar ?