Dart – A alternativa ao Javascript, criada pela Google

28 Comentários

O Javascript é uma das linguagens de scripting mais usadas na Internet, uma vez que consegue oferecer a interactividade que é necessária na visualização de conteúdos WEB, pois é processado pelo browser do utilizador. Além disto, é uma linguagem orientada a eventos o que possibilita associar determinado código a uma determinada acção do cliente.

Recentemente a gigante Google apresentou uma linguagem alternativa ao JavaScript e à qual deu nome  Dart. Será que a moda vai pegar?

dart_02

Muito se tinha especulado sobre o nome da linguagem criada pela Google, em alternativa ao Javascript. Em Outubro de 2010, um documento interno da própria empresa anunciava que a linguagem se iria chamar Dash (ver aqui). No entanto, a Google anunciou recentemente que tinha sido alterado para Dart – Designed as an object-oriented.

Dart é uma linguagem de programação flexível e estruturada e bastante similar ao Java ou ao C++, com muitas vantagens adquiridas das linguagens de scripting como é o caso do javascript.

dart_01

Segundo Lars Bak da Google, Dart é uma linguagem class-based, direccionada para o desenvolvimento de aplicações Web e com suporte para projectos de larga escala. É simples, eficiente, escalável e poderosa.

“Developed with the goals of simplicity, efficiency, and scalability, the Dart language combines powerful new language features with familiar language constructs into a clear, readable syntax.”

Além da simplicidade ao nível da estrutura de programação da aplicações, a linguagem Dart é também simples ao nível de debug. A linguagem permite que o programador adicione variáveis sem a necessidade de definir o tipo de dado e resolve alguns problemas de escalabilidade que normalmente acontecem quando se usa Javascript.

Actualmente nenhum browser tem suporte para esta linguagem, mas está previsto o suporte para a mesma no Chrome. O código pode ser executado sobre uma máquina virtual Dart nativa ou então sobre o próprio motor javascript (recorrendo a um compilador que consegue traduzir o código Dart em Javascript).

A Google disponibilizou também um IDE de programação e alguns scripts de exemplo para que os programadores comecem a desenvolver algumas aplicações com base na sua linguagem de programação.

Download: Dart – IDE

Homepage:  Dart – Googles Programming Language

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Boa sorte!… quer bater de frente contra o javascript omfg…

  2. Avatar de Joana
    Joana

    poderá ter sucesso, basta por um anúncio em todos os seus serviços e bombar…a ver vamos.

  3. Avatar de emanuelx
    emanuelx

    vamos fazer o teste drive

  4. Avatar de Abílio
    Abílio

    A ver vamos…

  5. Avatar de João Simões
    João Simões

    Não entendo bem a vantagem desta nova linguagem.

    A única vantagem que vejo em ser class based é que vai ser strongly typed, o que evita muitos erros, é verdade, quantas vezes não criei eu variáveis sei lá onde lol, mas dai a tentar “competir” com Javascript e HTML5?
    Só se ganhar em desempenho mas eu, sinceramente, preferia que continuassem a optimizar a execução de Javascript.

    Enfim, mais uma dor de cabeça para os developers se a moda pegar. Já é o que é com a implementação das normas HTML, quanto mais se juntarmos uma nova linguagem.

    Já estou mesmo a ver o IE a suportar isto… daqui a 20 anos :p

    Ah, que me levantou algumas questões.

    Método main que faz o arranque, pelo que vi este código será inserido dentro do HTML e irá correr lá, ou seja, é como se tivessemos na página de HTML várias frames desta linguagem, uma espécie de página com vários conteudos Flash, por exemplo. Será isto uma possibilidade? Não sei se expliquei bem a minha questão.
    Basicamente se for isto, é exactamente o mesmo que colocar vários elementos canvas e detectar acções dos utilizadores, correcto?

  6. Avatar de YourPaysafe

    Supostamente o criador da linguagem (o mesmo gajo que liderou a criação do motor javascript do chrome, o V8) diz que o javascript tem falhas que não são possíveis de resolver, mesmo com futuros updates e é por isso que esta linguagem nasceu.

    A reação da comunidade programadora foi algo negativa em relação a isto.. suponho que seja a preguiça dos dinossauros a falar pois não têm vontade/tempo de aprender uma nova linguagem

  7. Avatar de Phixie
    Phixie

    Deve chocar contra o javascript como uma folha de árvore contra um comboio… digo eu, que nada sei… Espanta-me que o facto de permitir usar variáveis sem as declarar (definir o tipo de dados) seja considerado como uma vantagem. A mim parece-me mais um convite a má programação.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      “Espanta-me que o facto de permitir usar variáveis sem as declarar (definir o tipo de dados) seja considerado como uma vantagem.”

      Como já é no JavaScript (onde aliás nem têm tipo) e no C# 3?

      Porque é que escrever
      TradingServiceContractClient client = new TradingServiceContractClient();
      é melhor que
      var client = new TradingServiceContractClient();
      ?

      1. Avatar de Ricardo Santos
        Ricardo Santos

        Se a meio quiseres mudar o tipo . COm a primeira nao consegues com a segunda consegues. Vantagem é essa. e nao tens que andar a fazer castings de tipos.

        prático e logico da mesma forma como se usa no php.
        Se quero uma variavel para guardar rebuçados cria-se. Se de repente no saco onde guardo rebuçados ja os comi e quero chocolates guardo la e escuso de transformar um chocolate em rebuçados de chocolate so pelo tipo.

        No entanto vai abortar esta linguagem… Quem manda nisto são os navegadores.. Se metem no chrome mas se nao tem suporte no firefox, opera, IE, não adianta de nada.

    2. Avatar de Viper
      Viper

      Em PHP costume não se declarar o tipo de dados e não é por isso que deixou de ser um sucesso.

    3. Avatar de Carlos Sousa
      Carlos Sousa

      O c++ tem o auto e continua a ser uma linguagem fortemente tipada.

    4. Avatar de Henrique C.
      Henrique C.

      A má programação é hoje em dia algo um pouco relativo, uns defendem “spargetti coding” outros defendem POO e liguangens que permitam uma estrutura do código perceptivel, o certo é que não há nenhuma forma optima de programar, às vezes tem de se usar de uma maneira para logo a segir usar da outra maneira.

    5. Avatar de Afonso

      Se fores por ai, PHP era uma má linguagem de programação..

  8. Avatar de click here xD

    Vamos lá ver onde isto irá dar… se calhar até irei dar uma vista de olhos nesta nova linguagem : )

  9. Avatar de Samuca
    Samuca

    O que vai fazer frente ao HTML5 e ao jjavascript não é o ‘Dart’ mas sim o facto de ter o sobrenome Google…no mercado actual conta muito…até nem pode ser nada de novo mas é da google…vamo ver, estou curioso!

    Cumprimentos!

  10. Avatar de Bruno

    Os programadores actuais já têm que saber “milhões” de linguagens, mais uma vai ser interessante, na minha opinião a base da programação é sempre a mesma, algoritmia, sabendo isto, a adaptação é fácil a todas as linguagens, ou será os meus anos de experiência a falar? Antes de aprender javascript, só sabia, c+, c++, php e perl, agora já perdi a conta de quantas linguagens, já sei, e mesmo que pare de programar durante uns tempos uma volto, a programar a mesma sem dificuldade nenhuma, por isso, penso que se a coisa “pegar”, não temos outra opção senão aprender a adaptar-nos há mudança.

    1. Avatar de Bruno

      Muito sinceramente, estive a analisar, e com a bibloteca, jquery conseguimos fazer as mesmas coisas, com muito menos código, enfim, enquanto não tiver suporte em todos os browers, é a mesma coisa que nada! É só mais uma biblioteca a utilizar.

      1. Avatar de Henrique C.
        Henrique C.

        Podes sempre começar a habituar-te e mais tarde quem sabe poderá ser uma porta que se abra para arranjar trabalho 😉

        O saber nunca é demais e é o maior tesouro que se pode ter.

      2. Avatar de xi
        xi

        anos de experiência? já agora… o que é c+? e c+++ dás uns toques?

        1. Avatar de Marcelo Barros
          Marcelo Barros

          c++ é passado, lol

          1. Avatar de Ryoga
            Ryoga

            C++ é passado?
            Diz isso pra Autodesk e Adobe 😉

            Outra coisa vocês estao no Brasil, da uma olhada no mercado um programador hoje em dia tem que saber Java, (vb,asp).NET, php, Mysql, ter ensino superior certificação o caramba a 4, pra ganhar uns 2mil na média, ridiculo isso, tem que ser um canivete suiço.

    2. Avatar de Henrique C.
      Henrique C.

      Concordo plenamente.

    3. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      Para saber dar uns toques em uma nova linguagem, ou “pegar em qualquer coisa” com um bocadinho de experiência são 3 a 4 horas focados. Para aprender e programar bem em uma linguagem, (sem andar a reinventar a roda, conhecer boas práticas) anos de experiência apenas nessa linguagem podem ser pouco…
      É que sinceramente, um “hello horld” um puto de 13 aprende sem qualquer problema..

  11. Avatar de CGabry
    CGabry

    Mais uma linguagem de programação para estudar… é que já não existem tantas parecidas…

  12. Avatar de Black
    Black

    Para quem ainda nao sabe programar em java, ou html, ou seja, para quem é novo nestas andanças esta linguagem pode vir a ter lugar na sua aprendizagem.

    No entanto, não sei se vai trazer algo de novo. Linguagens simples não faltam, por isso eles deviam ter criado algo realmente inovador, algo leve e rápido.
    Nao posso falar porque ainda nao vi os detalhes desta mais a fundo.

    O futuro o dirá!

  13. Avatar de Carlos
    Carlos

    Então e o Go? Ou Go! ou lá como é que se chama agora.

    Estes gajos da Google não falam uns com os outros? Eu percebo que é porreiro (pá!) terem 20% do tempo livre para projetos pessoais, mas podiam falar uns com os outros para não duplicar os projetos…

    E se nem a Microsoft que teve 90% do mercado dos browsers conseguiu substituir o JavaScript pelo VBScript, vai ser mesmo a Google que vai conseguir. Principalmente com 0-zero-0 browsers que a suportam.

  14. Avatar de luis
    luis

    Uma coisa é certa que o java tem muitos erros, lá isso tem e de que maneira.
    Por cada instalação do java no meu pc, o firefox fica todo atrofiado e afeta também o chrome mas não tanto como o firefox.
    Não abre as páginas como devia ou por vezes nem as abre, dá erro.
    Tudo graças ao java.

  15. Avatar de odread
    odread

    Supostamente é para combater o Node.js =)