Quer correr o Mac OS X El Capitan no seu computador?

109 Comentários

Um dos grandes trunfos que a Apple tem nos seus computadores é, sem dúvida, o seu sistema operativo Mac OS X. Embora seja exclusivo para utilização nos seus equipamentos, existem alguns métodos que tornam possível correr este sistema operativo num computador convencional, o chamado “Hackintosh”.

Embora estes processos sejam considerados complexos, existe um modo simples de correr o Mac OS X El Capitan através do uso de uma máquina virtual. Saiba como configurar.

Mac OS X - VMware


Quem costuma seguir o mundo da tecnologia sabe que os dispositivos Apple nem sempre apresentam o último hardware. Mas, em contrapartida, utilizam um sistema operativo bem optimizado que permitem tirar o máximo desempenho.

No caso dos computadores, o sistema operativo que acompanha estes dispositivos é o Mac OS X, actualmente na versão Sierra, que, além do bom desempenho, oferece também algumas ferramentas do agrado de profissionais de várias áreas.

Como este sistema é exclusivo para equipamentos Apple, ao longo dos tempos, várias foram as tentativas para correr este sistema operativo nos computadores de outras marcas, num processo a que geralmente se chama “Hackintosh”. Embora este processo seja possível de executar, existe uma complexidade adjacente que afasta muitos dos curiosos que pretendem testar este sistema nos seus computadores. Mas, e se existisse uma forma mais simples de correr o Mac OS X no seu computador? É isso que vamos ensinar hoje, com recurso à VMware para correr este sistema, num processo desenvolvido pelo techsviewer.

Como correr o Mac OS X El Capitan na VMware?

Para seguir este tutorial é necessário ter instalada a VMware Player, que é grátis para uso não comercial, ou a VMware Workstation Pro. Adicionalmente, é ainda necessário fazer o download de uma imagem do OS X e das ferramentas para o processo que podem ser encontradas no artigo do techsviewer já citado.

Passo 1 – Para começar deve descompactar a imagem do Mac OS X e extraí-la (caso não tenha uma aplicação para extrair veja estas alternativas).

Mac OS X 22

Passo 2 – De seguida, deve abrir o ficheiro descarregado “All Tools” e descompactar o conteúdo do ficheiro “New Unlock-er”. Após esse passo, deve abrir a pasta “unlocker208” e executar como administrador o ficheiro “win-install”.

Passo 3 – Depois de ter terminado de correr o ficheiro anterior, inicie a VMware Player ou Workstation Pro, clique em “Create a new Virtual Machine” e na janela seguinte escolha a opção “Custom”. Mantenha o Hardware compatibility em Workstation 12.0 e carregue em “Next”.

Passo 4 – No passo seguinte, clique em “I will install the operating system later” e de seguida “Next”. Na janela seguinte, escolha a opção Apple Mac OS X, na versão escolha o OS X 10.11 e, por fim, clique novamente em “Next”.

Passo 5 – Em “Virtual Machine Name” coloque o nome que pretende para a sua máquina virtual, carregue em “Next” e de seguida mantenha a opção “EFI”.

Passo 6 – O próximo passo vai depender do tipo de computador que utiliza. No meu caso, como utilizo um processador dual-core, defini a utilização de 1 processador com 2 cores. Na janela seguinte, é outra configuração que depende do computador que possuí. Como o meu computador apenas tem 4 GB de RAM, disponibilizei apenas 2 GB.

Passo 7 – Na janela de configuração do tipo de rede, escolha a opção “Use bridge networking”. No passo seguinte, mantenha a opção LSI Logic.

Passo 8 – Na configuração de tipo de disco escolha SATA e na selecção de disco clique em “Use an exisiting virtual disk”, seguido de “Next”.

Passo 9 – No passo seguinte carregue em “Browse…” e seleccione o ficheiro “OS X 10.11 El Capitan Retail” dentro da imagem do SO que descompactou anteriormente. Ao carregar, se perguntar se quer converter para um novo formato escolha “Keep Existing Format” e, por fim, carregue em Finish.

Passo 10 – Após finalizar a configuração, vá à pasta documentos do seu computador e abra a pasta “Virtual machines”, seguida da pasta “OS X 10.11” e execute com o bloco de notas o ficheiro VMX intitulado de “OS X 10.11”. No bloco de notas, vá ao final do documento e acrescente o código smc.version = “0” e guardar.

Passo 11 – O processo está finalmente concluído. Agora é só voltar ao VMware, carregar no botão de play verde e desfrutar do Mac OS X El Capitan no seu computador.

Este é um método muito mais rápido e mais simples para quem não quer passar pelos processos complexos do tradicional “Hackintosh”. Embora o desempenho possa não ser o mais optimizado, este método já vai permitir usufruir da experiência deste SO.

Comentários

109

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sómaisum
    sómaisum

    Dependendo da build, claro está, é mais fácil ter o Mac OS Sierra ou El Capitan a funcionar num não-mac.
    É só meter as Pre Builds, tipo Niresh ou as instalações do Clover, e rapidinho, sem drivers externas, sem problemas sem nada. Claro, é preciso uma Build já +/- correcta.

    (Desabafo: porque é que ainda se referem a não-mac como PC? PC = Personal Computer, e que eu saiba, tanto o meu mac, como o desktop, são PCs, são os dois meus :D)

    1. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      e por que é que não se haveria de manter essa distinção entre PC e Mac? Os Mac foram sempre computadores pessoais e sempre se fez a distinção aos PCs.

      1. Avatar de sómaisum
        sómaisum

        Porque continua a estar errado, e deve-se educar.
        Também se diz que o céu é azul quando na verdade é mero reflexo, e não a cor dele.

        1. Avatar de Guiomar
          Guiomar

          Educar? Achas que as pessoas não sabem que um Mac é um computador? PC e Mac são usadas como designações em marketing e para facilitar a distinção entre plataformas, no mínimo serve para saber em que hardware se tem suporte para o sistema MacOS. Explica o que é que está errado?

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Porque o termo “PC” é a “abreviatura” de IBM PC (Personal Computer) Compatible, o primeiro que veio a lançar a, de longe, maior quota de mercado de computação pessoal e que encaminhou todo esse mercado numa só direcção.

      1. Avatar de sómaisum
        sómaisum

        Na verdade, e tens meia razão, foi o primeiro significado, e abreviatura, sim. Mas á décadas que isso já não existe, e que deixou de ser IBM, para ser apenas PC, bem como PowerPC na Apple.
        Á que educar, sendo isto um blog de tecnologia.

        1. Avatar de Guiomar
          Guiomar

          PowerPC era o nome do processador, não das máquinas! educar…

          1. Avatar de sómaisum
            sómaisum

            Ai ai, mandar bitaites porque sim.. Explico:
            PC, do IBM PC bla bla, estava ligado apenas a arquitectura x86. Então, na altura de PowerPC, os Macs deixaram de ser compatíveis com o resto dos “PC” x86, e vice versa. Então, ósdepois quando Apple deixou PowerPC outra vez para Intel x86, a coisa já funcionava.
            Educar -> PC = Personal Computer. Já não tem nada a ver com IBM.

          2. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            sómaisum, bitaites é contigo. PC do IBM PC estava ligado à Intel mais sistema que pudesse correr aplicações para MS-DOS – plataforma!
            Os Macs nunca tinham sido feitos com processadores da Intel antes de usar processadores PowerPC – – educar!!!
            Continuas a não perceber que PC é mais do que uma abreviatura de Personal Computer.

          3. Avatar de sómaisum
            sómaisum

            PC em tempos foi mais do que o que significa actualmente, isso sim, já ficou exclarecido e concordo. No entanto, hoje, PC = Personal Computer, bem como um Mac pode correr, hoje em dia, Dos, Linux, Windows, Mac wtv. Mantem-se, Mac = PC.

          4. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            sómaisum, e tu a teimar. PC continua a significar mais do que Personal Computer, de tal modo que há muito software a ser distribuído usando PC para identificar máquinas que correm Windows. Para além disso há tantas máquinas que podem ser identificadas como computadores pessoais e, no entanto, imagino que nem tu lhes chamas de PCs (ex: smartphones e muitos tablets). E para terminar identificar como Mac continua a ser justificado, pois são as únicas máquinas que têm suporte para o sistema MacOS e com uma filosofia de integração diferente da restante oferta.

          5. Avatar de Marco
            Marco

            @sómaisum: em que modelos é que a Apple usou intel?

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          Eu não quis dizer que o termo, históricamente, quer dizer isso… eu quis dizer que o termo comummente usado como PC é relativo ao “IBM Personal Computer compatible” e não somente ao mero “Personal Computer”. Foi o que “ganhou” pois foi o x86 que arrancou a sério com o mercado dos Personal Computers.

          Antes da IBM já a Xerox tinha feito usar o termo, mas não foi por isso que passou a ser usado.

          Dito isto, não é meia razão, é razão por inteiro. O termo “PC” que é usado desde o início da década de 80 quer dizer extritamente e exclusivamente IBM PC Compatible (x86 compatible e o que daí evoluiu), embora que em termos históricos os “personal computers” genéricamente é tudo, incluindo um spectrum ou os computadores que se vendiam em kits na década de 70.

        3. Avatar de joao magalhaes
          joao magalhaes

          Desiste, este gajo é fanático, vai-te fazer baixar ao nivel dele e vai-te ganhar em experiência, deixa-o ficar com o PC/MAC

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Não sei se a resposta era insinuação para mim, mas não me vês entrar na guerra PC/MAC… os computadores Apple actuais são todos PC em toda o alcance do termo que é usado desde a década de 80 (toda a gama que tenha saído, sem excepção, desde 2006 para a frente são x86… os powerpc e os motorola m68k morreram para a Apple).

        4. Avatar de tUfFaS
          tUfFaS

          “Há” que educar, é pena o blog não ser de Língua Portuguesa xD tUfFaS já “fostes”

    3. Avatar de Kalebe
      Kalebe

      Vai tirar teus vírus do Windows Nojento. kkk

    4. Avatar de SoulReaver
      SoulReaver

      Passas o ano novo a jogar ao solitário? Com tantas cenas fixes para fazer…nerd 🙂

    5. Avatar de Lourenço
      Lourenço

      imac tambem é um desktop.. =O

      1. Avatar de sómaisum
        sómaisum

        Mas o meu não 😀 devia ter explicado.. o meu mac é um mbp, e o desktop é uma torre normal com hackintosh e windows.

        1. Avatar de Cláudio Esquisito
          Cláudio Esquisito

          Oh esperteza, a própria Apple distingue os Macs dos PCs dessa forma: https://www.youtube.com/watch?v=DZSBWbnmGrE

  2. Avatar de Joao
    Joao

    Em vez de ensinarem a instalar de forma nativa, ensinam a usar VM’s que é uma das piores coisas que pode existir

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Certamente não sabes o que são VMs.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        VIrtual Machine, a pior coisa para comer recursos de um pc

        1. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          Mas dá uma flexibilidade enorme.

        2. Avatar de Christian Nogueira de Faria
          Christian Nogueira de Faria

          Acho que está na hora de um upgrade!, não?

          1. Avatar de joao magalhaes
            joao magalhaes

            Pois, é o melhor, classificar algo de “pior coisa” só porque come recursos, bem , então alimenta-o de recursos.

    2. Avatar de Joao Ferreira
      Joao Ferreira

      Concordo inteiramente…. VM’s (VMware ou VirtualBox) são engraçados mas não dão acesso a todas as funcionalidades do SO nem conseguem aceder directamente ao hardware do PC….

      1. Avatar de Rudy
        Rudy

        Há vários sistemas de virtualização que permitem o acesso nativo ao hardware.

    3. Avatar de Pedro Aires
      Pedro Aires

      Instalar de forma nativa? Mas mostras logo que não percebes nada. O processo nativo é feito com “seguinte, seguinte seguinte”, no BootCamp podes seguir um guia que eles lançaram há umas semanas e num VM o método é está aí. Simples.

      1. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        Bootcamp é um utilitário no MacOS para facilitar a instalação do Windows num Mac.

    4. Avatar de pph
      pph

      Não estas bom da cabeça so pode…

    5. Avatar de xanclas
      xanclas

      Ainda bem que tendo VMs, é possível adicionar recursos ao SO (disco, cpu, ram…), à medida da necessidade.
      Ainda bem que consigo fazer um snapshot para o caso de alguma instalação/update correr mal, possa reverter para um estado consistente.
      Ainda bem que consigo testar um SO sem sequer formatar uma máquina fisica.
      Com isto tudo que é possível fazer com VMs (e é possível fazer mais coisas), ainda bem que são mesmo as piores coisas que podem exisitir. 😐

  3. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    A versão actual acho que é a 10.12 Sierra e não a 10.11 El Capitan.

    1. Avatar de Daniel Jesus

      É verdade. Corrigido, obrigado 🙂

      1. Avatar de Daniel Jesus

        Leia com atenção o guia. Toda a informação que necessita está no artigo.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Diagonal reader detected!

  4. Avatar de Pedro Pereira
    Pedro Pereira

    É mesmo o método Simples, mas só deve suportar apenas processadores da Intel.

    1. Avatar de bola
      bola

      De qq forma AMD em laptop è terrível nem aconselho a instalar sistemas de virtualização neles.

  5. Avatar de rc_joaopedro
    rc_joaopedro

    Pois o desempenho é que sofre mas dá sempre para experimentar o sistema e ficar a conhecer.

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    É bom para ver como funciona, mas é preciso uma excelente máquina, caso contrário arrastaaaaa.

  7. Avatar de Techguy
    Techguy

    Pois é… Apesar do sistema operativo em causa não ter custos para os proprietários de Macs, a obtenção do SO através de outras formas e para fins que não instalação numa Mac não é legitimado pela Apple. Assim este artigo está a prevaricar os termos e condições de licenciamento impostas para o SO em causa:
    “(…) (i) to download, install, use and run for personal, non-commercial use, one (1) copy of the
    Apple Software directly on each Apple-branded computer running OS X Yosemite, OS X
    Mavericks, OS X Mountain Lion, OS X Lion or OS X Snow Leopard (“Mac Computer”) that
    you own or control;” — retirado de: http://images.apple.com/legal/sla/docs/OSX1011.pdf

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    Os SO da Apple são gratuitos… Não há pirataria neste tópico, nem creio o pplware fosse promover isso. E se não quiserem usar VMware, podem usar VirtualBox que também é gratuito.

    1. Avatar de Luisbad
      Luisbad

      Sim, há. Ao desrespeitar o EULA (que não permite a instalação do SO em máquinas não Apple).

      1. Avatar de Pedro Aires
        Pedro Aires

        Não é verdade, podes instalar numa VM.

        1. Avatar de Luisbad
          Luisbad

          Não, não pode.

        2. Avatar de Techguy
          Techguy

          “(…) (i) to download, install, use and run for personal, non-commercial use, one (1) copy of the
          Apple Software directly on each Apple-branded computer running OS X Yosemite, OS X
          Mavericks, OS X Mountain Lion, OS X Lion or OS X Snow Leopard (“Mac Computer”) that
          you own or control;” — retirado de: http://images.apple.com/legal/sla/docs/OSX1011.pdf

        3. Avatar de Techguy
          Techguy

          (iii) to install, use and run up to two (2) additional copies or instances of the Apple Software
          within virtual operating system environments on each Mac Computer you own or control
          that is already running the Apple Software, for purposes of: (a) software development; (b)
          testing during software development; (c) using OS X Server; or (d) personal, noncommercial
          use.

        4. Avatar de Guiomar
          Guiomar

          Pedro Aires, a licença só permite instalar numa VM em hardware e sistema da Apple, não é permitido a instalação em PCs e a correr em Windows

        5. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          Se essa VM estiver a correr no TEU Mac, sim, estás correcto.

        6. Avatar de joao magalhaes
          joao magalhaes

          Claro que pode, tanto pode que instala, provavelmente não deve .

    2. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      Os SO são gratuitos como updates ao sistema instalado em Macs.

      1. Avatar de neok
        neok

        o MACOS é tão gratuito como o WINDOWS OEM.

  9. Avatar de Pedro Aires
    Pedro Aires

    Não há pirataria nenhuma. Podes usar o SO da Apple para correr numa VM.

    1. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      A Apple não dá licença para correr numa VM em Windows.

      1. Avatar de Pedro Aires
        Pedro Aires

        Permite usar para uso académico sim. Até podes fazer uma instalação de uma versão desse SO no parallels e até numa VM em Windows no bootcamp.

        1. Avatar de Guiomar
          Guiomar

          Pedro Aires, por favor lê a licença da Apple, parte dela até já foi colocada num dos comentários por aqui.
          A Apple só dá licença para instalar numa VM a correr em sistema da Apple e computador da Apple, duas condições não opcionais. Ou seja a licença não permite que seja instalado numa VM a correr em Windows. É de tal maneira assim que a VMWare e a Parallels não permitem de origem que sejam instalados sistemas da Apple nas versões das suas VMs para Windows.

        2. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          Pois, mas no TEU Mac.

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Se essa VM estiver a correr no TEU Mac é legal. No caso apresentado não é legal.

  10. Avatar de Ricardo Costa
    Ricardo Costa

    ai e tal tudo muito bonito!
    e quem usa linux? o processo é o mesmo?

    1. Avatar de Leonardo Teodoro
      Leonardo Teodoro

      a mesma coisa… o que penso que será diferente será só o jeito de instalar o vmware… mas a instalação do MacOS será o mesmo do tutorial!

  11. Avatar de Freitas
    Freitas

    ???? Que saiba em França criticam também, ou não sabes ir a fóruns franceses. Mas acho que nem sabes o que estás a dizer.

  12. Avatar de Fábio
    Fábio

    Não vejo graça no Mac OS… Se a Apple não o lança para uso em qualquer PC deve ser por… medo do Windows.

    1. Avatar de bola
      bola

      Não é mesmo por causa de status. Os macs têm componentes iguais aos outros, só vem com boots bloqueados.

      1. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        Os macs não têm o boot bloqueado

  13. Avatar de Traveller
    Traveller

    dah eu tenho Mac e corre é Windows o portátil(Hardware) é bom o sistema operativo é uma porcaria.

  14. Avatar de César
    César

    O povo é pobre e mal agradecido aprendem de borla e tiram dúvidas com o pessoal do Pplware. E dp reclamam que é pirataria deviam era agradecer pelo tempo perdido e paciência para vos entreter e cultivar o conhecimento. Invés de spam deviam era dar dicas para melhorar ou acrescentar conteúdo.
    Em relação ao post está bem feito é uma boa opção mas podem sempre fazer um hackintosh com dualboot Windows /osx ou um trio com Linux e sempre bom usar o que cada sistema tem de bom invés de fazer careta ao que não se conhece

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      O Tuga é assim. Reclama se não ensinam, se ensinam reclamam. E se funciona reclamam porque não é rápido como num hardware nativo mas não querem pagar o hardware nativo. Reclamam se é pirateado mas depois tem os filmes e jogos a voar dos torrent por fibra. No comments

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Não é reclamar, é alertar.

  15. Avatar de Fábio
    Fábio

    Consegue-se ter uma resolução razoável com este método? Já fiz isto há uns anos mas estava bloqueado a um rácio 4:3 com uma resolução assim um bocado baixa.

    1. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      A última vez que fiz isso continuava com esse problema. Mesmo com boas specs na máquina.

  16. Avatar de Filipe Teixeira
    Filipe Teixeira

    Outro triste, parecem cogumelos aqui.

  17. Avatar de Bruno
    Bruno

    Isso é tudo muito giro mas mas as coisas não são bem o que parecem. Falo por experiência própria. Tenho várias VM’s instaladas no Pc, e reconheço que é uma boa solução para testar os muitas aplicações no sentido de evitar sujar ” o registo/regedit do Windows” neste caso específico há que ter um bom Pc (com bons requisitos) para que as coisas funcionem fluidamente por exemplo no caso da gráfica é algo que em muitos Pc não conseguimos atribuir mais memória para o ambiente gráfico das vm’s

  18. Avatar de irlm
    irlm

    também dá para instalar em KVM no Linux?

  19. Avatar de RAFAEL OLIVEIRA
    RAFAEL OLIVEIRA

    “Embora o desempenho possa não ser o mais optimizado, este método já vai permitir usufruir da experiência deste SO.”

    A experiência fica extremamente comprometida usando VM. Tal e qual instalar o Windows via VM no OSX.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Pior…. A gráfica não fica instalada correctamente.

  20. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Quer correr o Mac OS X El Capitan no seu computador?
    Não!
    Obrigado e bom dia 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Olha o Gerardo 😉 ó tu não queres o 10.11 😀 sabes que o último é o Sierra, 😉

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Aqui onde trabalho deram-me um mac book pro (ou qualquer coisa com uma maça estampada) novinho. Agarrei nele, sem sequer abrir e foi ao departamento de IT pedir um computador a sério para trabalhar 😀
        Por isso não, não estou mesmo interessado. Abraço mister Vítor
        PS: Gostava mais de ti se os meu comentário não fossem sempre para moderação 😀

  21. Avatar de Nope
    Nope

    Niresh numa chave usb….. feito.
    VM para quê?

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Como se faz isso?

  22. Avatar de André
    André

    Boa tarde,
    Acabei de instalar num:
    HP Elitebook 840 G1 – 16 GB / 480 GB SSD
    Porta-se bem…
    Estou a escrever no Safari …
    Ainda me estou a habituar… lol

    A minha dúvida, n\ao estará para aqui um keylogger… que fica com “tudo” o que fazemos?

    … nao há almoços grátis …
    fica a dúvida …

    Isto era excelente para desenvolvimento de aplicaç\oes para iPhone / Apple Watch

    Atentamente

  23. Avatar de Moreira
    Moreira

    Nerds que ganham muito dinheiro… Abre os olhos rapaz.

  24. Avatar de lp
    lp

    Alguém que ensine a fazer hackintosh em motherboards asus? ISSO É QUE ERA! 😀

  25. Avatar de Nuno
    Nuno

    Excelente tutorial, para fazer uns testes e verificar se vale a pena alguma vez adquirir um Mac é excelente.

  26. Avatar de pedro
    pedro

    Não me aparece a opção apple quando devo escolher o tipo de SO

  27. Avatar de carlitos
    carlitos

    Agradeço este Post pelo mérito de facilitar de forma pedagógica, o conhecimento do MAC OSX a quem nunca o experimentou:

    – e gostando e tendo posses financeiras, poder adquirir um sistema integrado, diminuindo assim o risco, que ficará sempre melhor servido; caso contŕario pode continuar usando de forma virtual que ninguém perde negócio com isso;
    – e não gostando, tira daí as dúvidas.
    Fica ainda o desafio de aprender sobre máquinas virtuais.

    O mundo só fica mais rico e pacifico com a educação, mas cada um tem de se esforçar para isso!

  28. Avatar de César
    César

    para quem quiser aprofundar fica aqui a dica tonymacx86

  29. Avatar de Tico
    Tico

    O PPLWARE já sabe quando é que tem previsto fazer o artigo sobre como instalar o Libreboot project? Ou algo parecido? Existem milhares de pessoas que ainda só usam windows porque são obrigadas, a bios/uefi está bloqueada, só permitindo instalar versões diferentes desde que sejam do windows…

    1. Avatar de Nope
      Nope

      Quando dizes milhares, referes-te a duas ou três pessoas?
      Pareces o outro que diz ter mais de 150000 sócios mas as contas mostram apenas menos de 30000 e que ganhou 4 campeonatos em 6 meses….

      1. Avatar de Tico
        Tico

        Se alguém é obrigado a usar um sistema operativo, se já não for obrigado pode usar outro… é por isso um potencial utilizador, como tal não se compreende a sua indignação… Os violadores tem uma atitude muito semelhante, se eles querem o desejo da vítima não interessa…

  30. Avatar de Rafael
    Rafael

    Eu instalei o El Captain e ainda consegui realizar o upgrade para o Sierra, funciona como uma máquina nativa, aliás, em full screen e exclusive mode fica perfeita.

    Apenas algo me incomoda e gostaria de saber se podem me ajudar, referente as transparências. Imagino que tenha algo haver com drivers ou quantidade de memória gráfica, segue um print do desktop atual.

    https://s28.postimg.org/ybuh9onfh/Captura_de_Tela_2016_12_29_a_s_12_28_03_AM.png

    Antes que perguntem, realizei a instalação do El Captain by TechReviews, fácil de encontrar no YT.

  31. Avatar de Hugo Silva
    Hugo Silva

    No caso do Ubuntu, como faço naquela parte do unlocker?

  32. Avatar de HenriqueM
    HenriqueM

    Em vez de usarem o trial da versão PRO do Vmware podem usar o VmWare Player que é gratuito e funciona da mesma maneira

  33. Avatar de Ricardo Soares
    Ricardo Soares

    Boas, a mim aparece-me o seguinte erro: “Mac OS X is not supported with binary translation. To run Mac OS X you need a host on which VMware Workstation supports Intel VT-x or AMD-V”
    Alguma solução??

    1. Avatar de HenriqueM
      HenriqueM

      Boas,
      Tens que entrar na BIOS do teu computador e activar a virtualização

      1. Avatar de Ricardo Soares
        Ricardo Soares

        Já o fiz e continuo com o mesmo problema :/

        1. Avatar de HenriqueM
          HenriqueM

          Qual é o teu processador?

          1. Avatar de Ricardo Soares
            Ricardo Soares

            agora ja apareceu outro erro:
            VMware Workstation unrecoverable error: (vcpu-0)

            vcpu-0:VERIFY vmcore/vmm/main/physMem_monitor.c:1180

            A log file is available in “C:\Users\rsoar\OneDrive\Documentos\Virtual Machines\OS X 10.11 (5)\vmware.log”.

            You can request support.

            To collect data to submit to VMware support, choose “Collect Support Data” from the Help menu.

            You can also run the “vm-support” script in the Workstation folder directly.

            We will respond on the basis of your support entitlement.

            o meu processador é Intel Core i5 @ 2.60 ghz

  34. Avatar de Ricardo Soares
    Ricardo Soares

    Aparece-me isto antes:
    “Binary translation is incompatible with long mode on this platform. Long mode will be disabled in this virtual environment and applications requiring long mode will not function properly as a result. See http://vmware.com/info?id=152 for more details”

    1. Avatar de HenriqueM
      HenriqueM

      Falta-te fazer o passo 10 deste tutorial

      1. Avatar de Ricardo Soares
        Ricardo Soares

        Já o fiz e aparece Value “”0″” for variable “smc.version” is not a valid integer value.
        Using value -1.

        1. Avatar de HenriqueM
          HenriqueM

          Tem atenção às aspas.
          Não copies e coles daqui. escrevo mesmo…. smc.version = “0”

  35. Avatar de HenriqueM
    HenriqueM

    Tendo a virtualização activa, a minha suspeita será que o teu processador não é compativel com VT-x, processadores mais antigos por norma não funcionam.
    Mas talvez isto ajude:

    https://communities.vmware.com/docs/DOC-8978

  36. Avatar de Sara Costa
    Sara Costa

    Acho que ainda não foi um assunto abordado aqui.
    Podemos compilar as APPs numa máquina virtual desde que essa máquina esteja a correr em software da apple e se tiver num Windows a correr uma máquina virtual apple é ilegal?
    É verdade que tem de ser compilado em software genuíno apple?

  37. Avatar de Ricardo Gomes
    Ricardo Gomes

    Ainda a semana passada construi um hackintosch passado 8 anos desde a última vez que o fiz… não o fiz com máquinas virtuais mas sim directamente no hardware… a próxima fase vou construir um hackintosch mas com um Ryzen 2400g 😉